IPB

Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registrar )

2 Páginas V   1 2 >  
Reply to this topicStart new topic
> Variações táticas para 2017.
Lex Babyface
post Dec 18 2016, 10:21 PM
Post #1

Categoria Estrela

Grupo: Membros
Membro N°: 441,319

Fala galera, tô criando esse tópico para aqueles que gostam de debater acerca dos aspectos táticos do jogo e comentarmos sobre como as nossas peças podem ser usadas em 2017. Acho que o tópico vai pegar mais lá pro começo do ano que vem, mas pra dar a saída vou re-postar o que coloquei no tópico dos reforços:

Já dá pra imaginar um time bastante competitivo com:

Prass

Jean
Mina
Vitor Hugo
Zé Roberto

Gabriel

Tchê Tchê
Moisés
Raphael Veiga
Dudu

Lucas Barrios

Acho que o Eduardo começa com algo parecido com isso, 4-1-4-1, deve implantar a marcação por zona (o que não deve ser difícil dada a consciência tática sobretudo dos componentes da primeira linha de 4). No meio acredito que o Gabriel deve tomar a vaga do Thiago Santos, já que tem mais qualidade no passe pra sair jogando e na marcação por zona a pequena vantagem do Thiago no 1x1 não deve compensar esse outro aspecto.

Na segunda linha de 4, Tchê Tchê e Moisés devem seguir comandando as ações no miolo central, com Dudu e Veiga (acho que ganha a vaga na equipe) atuando como meias abertos, Dudu pela esquerda, Veiga pela direita.

Precisando usar mais a linha de fundo o Róger Guedes aparece como opção ao Veiga, já que chega como ninguém do elenco até lá. Jogo truncado, precisando mais do arremate de média distância, o Keno pode entrar na esquerda, centraliza o Dudu (ou o Veiga, jogando o Dudu pra direita) e puxa o Tchê Tchê ou o Moisés pra fazer o homem à frente da primeira linha de 4, sacando o Gabriel. Se vier o Scarpa, tudo o que se disser do Raphael Veiga pode se aplicar ao atual meia do Fluminense, só que com uma dose de certeza maior de que ele não vai refugar com a nossa camisa. O Guerra seria uma opção ao Moisés, num dia em que este não estiver bem.

Tudo leva a crer que a versatilidade seguirá sendo a tônica do Verdão em 2017.
Go to the top of the page

+Quote Post
Prutton
post Dec 18 2016, 11:10 PM
Post #2

Categoria Craque

Membro N°: 179,531

Barrios? Barrios!?

+Quote Post
Alex (EUA)
post Dec 19 2016, 08:56 AM
Post #3

Categoria Craque

Membro N°: 25,364

Lex, se o EB realmente implanta este esquema, acho que realmente teremos uma quantidade excessiva de "volantes" (teoricos "1) no elenco, nao?
E quanto ao "1" do ataque, o EB tem tido preferencia por um "de area" ou um que tambem se movimente? O GJ teria sido teoricamente este jogador. Eu nao estou convencido de que o esquema da' certo com esse 1 sendo "de area" porque acho que esses jogadores acabam gastando energia tentando dar combate nao saida e bola adversaria...

+Quote Post
Léo B.
post Dec 19 2016, 09:50 AM
Post #4

Categoria Estrela

De: Foz do Iguaçu
Membro N°: 25,374

Se Eduardo for estudioso, ele dará uma olhadinha no esquema de 3 zagueiros do Chelsea.
Super moderno, 11 vitórias consecutivas, futebol vistoso. Passou por cima do City de Guardiola e do United do Mourinho, sem dó nem piedade. Nesse esquema até David Luiz tá jogando um bolão.

--------------------

+Quote Post
BWeninger
post Dec 19 2016, 09:56 AM
Post #5

Categoria Profissional

De: São Paulo
Membro N°: 433,015

Acredito que o 1 (volante) será um organizador de jogo. Por isso, acho que o Moisés acabará sendo esse jogador, com um outro meia armador na segunda linha do meio campo. Sobre o centroavante, acredito que será um de mobilidade, como Pottker era na Ponte Preta, André no Sport. Se não vier ninguém, penso que o Erik faria bem esse papel, tendo experiência dos tempos de Goiás. Posto isto, segue o esboço tático com algumas contratações:

Fernando Prass

Jean (William-Inter)
Mina
Vitor Hugo
Zé Roberto

Moisés

Keno/Guedes (Gustavo Scarpa)
Tche Tche
Raphael Veiga (Alejandro Guerra)
Dudu

Erik (Miguel Borja/Diego Tardelli/Lucas Alario)

+Quote Post
Lex Babyface
post Dec 19 2016, 10:19 AM
Post #6

Categoria Estrela

QUOTE(Prutton @ Dec 19 2016, 12:10 AM) *
Barrios? Barrios!?

É o que tem p hj, né? kkk

Mas falando sério, eu ainda acredito no futebol do Barrios e o Eduardo demonstrou que gosta dele naquele esboço que ele fez do Palmeiras pré-Cuca.

+Quote Post
Cascavel
post Dec 19 2016, 10:22 AM
Post #7

Categoria Profissional

Membro N°: 34,250

QUOTE(BWeninger @ Dec 19 2016, 10:56 AM) *
Acredito que o 1 (volante) será um organizador de jogo. Por isso, acho que o Moisés acabará sendo esse jogador, com um outro meia armador na segunda linha do meio campo. Sobre o centroavante, acredito que será um de mobilidade, como Pottker era na Ponte Preta, André no Sport. Se não vier ninguém, penso que o Erik faria bem esse papel, tendo experiência dos tempos de Goiás. Posto isto, segue o esboço tático com algumas contratações:

Fernando Prass

Jean (William-Inter)
Mina
Vitor Hugo
Zé Roberto

Moisés

Tche Tche
Dudu

Concordo! Boa análise!
Gostaria muito de ver o Moisés jogando de primeiro volante.
Ele tem capacidade marcação para esta função e tem qualidade absurdamente superior a qualquer volante do Brasil.

+Quote Post
Lex Babyface
post Dec 19 2016, 10:32 AM
Post #8

Categoria Estrela

QUOTE(Alex (EUA) @ Dec 19 2016, 09:56 AM) *
Lex, se o EB realmente implanta este esquema, acho que realmente teremos uma quantidade excessiva de "volantes" (teoricos "1) no elenco, nao?
E quanto ao "1" do ataque, o EB tem tido preferencia por um "de area" ou um que tambem se movimente? O GJ teria sido teoricamente este jogador. Eu nao estou convencido de que o esquema da' certo com esse 1 sendo "de area" porque acho que esses jogadores acabam gastando energia tentando dar combate nao saida e bola adversaria...

Sobre a primeira pergunta: Sim e Não. Vamos ter muitos jogadores p essa função, mas quase todos podem atuar também na segunda linha de 4... acho que só o Thiago Santos fica mais restrito a essa função. Mas de fato acho que ao menos 2 "volantes" devem dar linha na pipa, acredito que Arouca e Rodrigo.

Quanto ao homem de ataque, o Eduardo usou na Ponte o Róger pirulito em boa parte do campeonato e ele é mais centravantão estilo Barrios, mas em outros tantos jogos usou o Potker (que é mais móvel) por ali, bom mesmo é ter as duas opções pra usar dependendo do adversário e perfeito é quando se tem um fenômeno como o Gabriel Jesus que tem mobilidade e sabe fazer pivô com alta qualidade. Mas a minha aposta é que ele começa o ano com o Barrios (se este ficar e estiver inteiro, é claro).

QUOTE(BWeninger @ Dec 19 2016, 10:56 AM) *

Fernando Prass

Jean (William-Inter)
Mina
Vitor Hugo
Zé Roberto

Moisés

Tche Tche
Dudu

Ultra ofensivo hein biggrin.gif

Se conseguir encaixar esses jogadores com uma marcação eficiente vira uma máquina rs Mas tenho dúvidas se dá pra encaixar esse 11 especialmente p jogos fora de casa.

+Quote Post
BWeninger
post Dec 19 2016, 10:58 AM
Post #9

Categoria Profissional

De: São Paulo
Membro N°: 433,015

QUOTE(Lex Babyface @ Dec 19 2016, 11:32 AM) *
Sobre a primeira pergunta: Sim e Não. Vamos ter muitos jogadores p essa função, mas quase todos podem atuar também na segunda linha de 4... acho que só o Thiago Santos fica mais restrito a essa função. Mas de fato acho que ao menos 2 "volantes" devem dar linha na pipa, acredito que Arouca e Rodrigo.

Quanto ao homem de ataque, o Eduardo usou na Ponte o Róger pirulito em boa parte do campeonato e ele é mais centravantão estilo Barrios, mas em outros tantos jogos usou o Potker (que é mais móvel) por ali, bom mesmo é ter as duas opções pra usar dependendo do adversário e perfeito é quando se tem um fenômeno como o Gabriel Jesus que tem mobilidade e sabe fazer pivô com alta qualidade. Mas a minha aposta é que ele começa o ano com o Barrios (se este ficar e estiver inteiro, é claro).

Ultra ofensivo hein biggrin.gif

Se conseguir encaixar esses jogadores com uma marcação eficiente vira uma máquina rs Mas tenho dúvidas se dá pra encaixar esse 11 especialmente p jogos fora de casa.

A ideia da marcação por zona é vc não depender de individualidades, como o Thiago Santos que é ótimo de desarme, mas sim da capacidade do coletivo ocupar os espaços certos e fazer pressão coordenada na bola. Os times do Eduardo tem essa característica. De qualquer maneira, caso o time perca poder de marcação nos jogos fora de casa, o Gabriel pode entrar para aumentar isso.

Sobre Thiago Santos, vejo ele como zagueiro com Eduardo.

+Quote Post
Biel_Beltrão
post Dec 19 2016, 12:27 PM
Post #10

Categoria Estrela

Membro N°: 365

No cenário ideal não vejo nosso time jogando com volantes, Moisés e Tchê Tche comporiam o meio campo, junto com Scarpa ou quem vier para essa função. Isso só não foi implantado definitivamente por Cuca por que Cleiton Xavier não teve condições físicas de suportar esse jogo. Um atleta mais inteiro supre essa carência.

Pelas pontas, mas com liberdade para flutuar ofensivamente, e com responsabilidade de recomposição teríamos Dudu e Roger Guedes (aqui eu buscaria uma contratação para pelo menos disputar essa posição, mas dizem que Veiga faz bem esse lado e seria essa opção).

O importante é Eduardo Baptista ter humildade para aproveitar ao máximo o melhor do trabalho de Cuca. A principal missão dele neste início é dar continuidade, para aos poucos ir aprimorando.

+Quote Post
Eduardo SEP 1914
post Dec 19 2016, 12:41 PM
Post #11

Categoria Master

Membro N°: 440,291

Eu imagino que de inicio o Eduardo não mexerá nos titulares.
Penso que ele vai iniciar no seu esquema favorito, o tal 4-1-4-1, e o volante será o Gabriel, embora não descarte o Thiago Santos.
E acho que na linha de 4 ofensiva, vai manter o Guedes.

--------------------------- Alecssandro------------------------------------

-Guedes------------------------------------------------------------Dudu-
--------------------Moisés---------------------Tchê Tchê-------------------
--------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------Gabriel--------------------------------------
--Zé --------------------------------------------------------------------Jean-
-----------------Mina-----------------------Vitor Hugo----------------------
--------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------Prass-----------------------------------------

Eu gostaria muito de um esquema com 3 zagueiros, liberando o Mina pra atuar como volante num momento ofensivo. O Mina jogou como volante na Colombia, e acho que um trio defensivo com Vitor Hugo, Dracena e Mina seria algo fantástico.

+Quote Post
Renan-1992
post Dec 19 2016, 12:46 PM
Post #12

Categoria Estrela

Membro N°: 440,527

Acho que o Scarpa vem. Agora CA não faço ideia, então por enquanto vai de Alecsandro mesmo.

--------------------

+Quote Post
Lex Babyface
post Dec 19 2016, 08:59 PM
Post #13

Categoria Estrela

QUOTE(BWeninger @ Dec 19 2016, 11:58 AM) *
A ideia da marcação por zona é vc não depender de individualidades, como o Thiago Santos que é ótimo de desarme, mas sim da capacidade do coletivo ocupar os espaços certos e fazer pressão coordenada na bola. Os times do Eduardo tem essa característica. De qualquer maneira, caso o time perca poder de marcação nos jogos fora de casa, o Gabriel pode entrar para aumentar isso.

Sobre Thiago Santos, vejo ele como zagueiro com Eduardo.

Concordo com você, é possível que dê pra ser implantado, mas requer um envolvimento muito grande de Keno/Guedes, Raphael Veiga e Dudu... esse ano em alguns momentos nós chegamos a jogar com: Moisés, Tche Tche, Dudu, Érik, Guedes e Jesus, mas foi em circunstância que precisávamos correr atrás do resultado, não lembro qual o jogo ao certo. Em todo caso, se o Eduardo usa no começo do ano e toma uma goleada nego vai querer a cabeça dele numa bandeja kkkkk

+Quote Post
Lex Babyface
post Dec 19 2016, 09:20 PM
Post #14

Categoria Estrela

QUOTE(Biel_Beltrão @ Dec 19 2016, 01:27 PM) *
No cenário ideal não vejo nosso time jogando com volantes, Moisés e Tchê Tche comporiam o meio campo, junto com Scarpa ou quem vier para essa função. Isso só não foi implantado definitivamente por Cuca por que Cleiton Xavier não teve condições físicas de suportar esse jogo. Um atleta mais inteiro supre essa carência.

Pelas pontas, mas com liberdade para flutuar ofensivamente, e com responsabilidade de recomposição teríamos Dudu e Roger Guedes (aqui eu buscaria uma contratação para pelo menos disputar essa posição, mas dizem que Veiga faz bem esse lado e seria essa opção).

O importante é Eduardo Baptista ter humildade para aproveitar ao máximo o melhor do trabalho de Cuca. A principal missão dele neste início é dar continuidade, para aos poucos ir aprimorando.

Acho que o Raphael Veiga ficaria um pouco sacrificado na ponta direita num 4-2-3-1, já que se exige bastante dos pontas nesse esquema e ele é muito mais meia do que ponta. Pra ficar no 4-2-3-1 sou mais o Guedes por ali mesmo. No 4-1-4-1 esses pontas são na verdade meias mais abertos e os laterais ficam com essa incumbência de descer mais até a linha de fundo. O próprio Eduardo Baptista usava Régis e Diego Souza como esses "pontas" no Sport, O Tite usava o Jádson no lado direito e o Renato Augusto caía muito pelo lado esquerdo às vezes, apesar de não ser o extremo do lado esquerdo.

Pra jogar no 4-2-3-1 eu iria de Tche Tche, Moisés e Raphael Veiga centralizado, Dudu, Guedes ou Keno e Barrios/Alecsandro/Érik

+Quote Post
Lex Babyface
post Dec 27 2016, 09:52 PM
Post #15

Categoria Estrela

Bom, com a confirmação do Guerra o meu time ficaria com:

Prass

Jean
VH
Mina
Zé Roberto

Moisés

Tchê Tchê
Guerra
Raphael Veiga
Dudu

Lucas Barrios

Vejo o Dudu pela esquerda, Veiga pela direita, Tche Tche e Guerra atuando como os meias centrais da segunda linha de 4 e o Moisés mais atrás fazendo a transição da defesa pro ataque (mas revezando com Tche Tche na segunda linha).

Se chegar o Felipe Melo já começa a dar dor de cabeça kkk laugh.gif

+Quote Post
Yusuke
post Dec 27 2016, 10:18 PM
Post #16

De: Ilhabela-sp
Membro N°: 38,460

Com o Guerra confirmado podemos ter variação sem volantes..... Mesmo assim começaremos um esboço do mesmo time que terminou ano passado com quase todos os titulares, mas quando tudo estiver engrenado

Acredito

Prass
Jean (vai ter de continuar por ali)
Mina
V. Hugo

Moisés
Tchê Tchê
Guerra
Dudu
Guedes ou Keno
Barrios ou Alecsandro

--------------------
" Palmeiras minha vida é você !!!!!! "

+Quote Post
DoLLarS_VerDãO
post Dec 27 2016, 10:20 PM
Post #17

Categoria Estrela

Membro N°: 173,102

----------prass-------
jean---mina----torugo---zé
---------FM-------------------
dudu,tche tche, moises guerra
----------CONTRATAÇÃO-------

--------------------

Seja Sócio e Curta o FACEBOOK da Brahma pois reverte curtidas em Dinheiro.

Estamos no caminho correto seria 28 jogadores

Time titular: prass, jean, mina, torugo, zé, Felipe melo, tche tche e moises, Guerra , dudu, Borja

Time reserva: jailson, fabiano, dracena, thiago, egidio, thiago santos, gabriel, veiga, keno, roger, willian.

vagner, vitinho, hyoran, erik, michel basto, antonio carlos, arouca, rafa marques, barrios

SEGURA A SELEÇÃO

+Quote Post
Lex Babyface
post Dec 27 2016, 11:06 PM
Post #18

Categoria Estrela

Penso que se chegar o Felipe Melo, dá pra jogar com os 5 (Felipe, Tche Tche, Guerra, Moisés e Dudu), sendo o Felipe Melo mais preso entre as duas linhas de 4 e a segunda linha com Guerra e Moisés centrais, Dudu na esquerda e Tche Tche na direita... ele já fez essa no Audax.

+Quote Post
Maurizio
post Dec 27 2016, 11:23 PM
Post #19

Somos todos Enéas!

Grupo: Debate PTD
Membro N°: 1,081

Podem me chamar de saudosista, mas podemos fazer até o esquema do Telê em 82, um 4-4-2 com o meio-campo em losango, Felipe Melo/Gabriel/TS, Moisés e Tchê², Guerra mais à frente. No ataque, Dudu solto, e um centroavante.

+Quote Post
tempo
post Dec 28 2016, 11:25 AM
Post #20

Categoria Estrela

Grupo: Debate PTD
Membro N°: 37,716

Boas...

Não conheço o trabalho do Eduardo Batista.
Mas pela configuração do elenco de 2017.
Acredito em:

A - Mais posse.
B - Menos velocidade.
C - "Quatro no meio campo",

Se vier o Felipe Mello, o time será na minha opinião o mais forte pós Parmalat.

Meio campo:

Mello - Moisés - Tchê Tchê.
Guerra.

Esse seria meu meio campo titular (sem dúvida).
Com rotação e sem NENHUMA DEFINIÇÃO FIXA, dos três atrás.

Outro ponto.
Tanto Gabriel e Thiago Santos, serão muito importante
.

Moisés, saiu em vários jogos exausto.
Acho que em vários jogos, "podemos poupá-lo" Adiantar o Mello (+/- como o Moisés jogou em 2016).
E com isso entrar um dos cabeças de área.

Acho que os dois serão fundamentais, para dar fôlego e suporte para os outros três (Mello, Moisés e Tchê Tchê).

O Guerra além da ÓBVIA importância dentro de campo.
Ele poderá ser o ponto de equilíbrio e "espera" IDEAL para o Hyoran.

Creio, que o Hyoran, pode ser o principal, beneficiado com a contratação do Guerra.
Em alguns casos, até jogar juntos.

Assim, vejo dessa forma:

Mello - Tchê Tchê - Moisés (reservas) Thiago Santos e Gabriel.
Guerra (reserva) Hyoran.

Acho que o meio campo será a grande mudança do time de 2016.

De resto, HOJE, prefiro a contratação de laterais "reservas" do que um centro-avante.

Acho que o Jean e Zé merecem estar mais inteiros em jogos grandes... ...e certamente os dois com a configuração atual do elenco.
São os que mais vão sofrer, se não tiver reforços...

Até.

+Quote Post

2 Páginas V   1 2 >
Reply to this topicStart new topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Modos de Exibição: Padrão · Mudar para: Linear+ · Mudar para: Outline

Versão Simples Horário: 28th March 2017 - 04:45 PM
Fórum Palmeiras Todo Dia - Design by: IPB Skin & Free Proxy