Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SKull

Os pontos que podem ser melhorados no atual Palmeiras

Posts Recomendados

Há 30 dias eu sentava na arquibancada do Pacaembu para rever o Palmeiras em campo, iniciando o ano do seu centenário. Um jogo morno, com os jogadores sem ritmo de jogo e sem entrosamento tático víamos um time ruim, sem consistência e que logo na primeira etapa teve dificuldades em jogar e saiu perdendo, mas com um belo gol de Mazinho e num improvável gol de Juninho, viramos a partida.

 

Nesse período fizemos mais sete jogos, conquistando no geral seis vitórias e dois empates. O time evoluiu fisicamente, mas ainda deixa a desejar na parte tática e técnica de alguns atletas. Enquanto houve o crescimento de Marcelo Oliveira como primeiro volante e das boas atuações de Wendel pelo lado direito, tivemos problemas graves no nosso meio de campo e do lado esquerdo.

 

A titularidade de Juninho e de Mazinho, que deixam William Matheus, Mendieta e Marquinhos Gabriel no banco irritam o torcedor do Palmeiras que ainda lamenta pela péssima fase do jovem atacante Leandro, mas vê Diogo surgindo como uma ótima possibilidade de acertar o ataque do Palmeiras.

Nesta temporada, o ponto chave do grupo é exatamente isso: possibilidades. O Palmeiras montou um elenco complexo e com variações interessantes, pois mesmo sem alterar atletas é possível alterar o esquema tático, mudar a forma de jogo, ditar um novo padrão e realizar modificações colocando o time do 4-4-2 básico adotado por Gilson Kleina para um 3-5-2 ou 4-5-1, além do “ofensivo” 4-3-3.

 

Não há no futebol Paulista um grupo fechado e com tantas opções como o Palmeiras, além do baixo custo que, no futebol atual, conta muito. Mas, a crítica é feita no melhor momento: quando estamos bem. É injusto e aproveitador demais esperarmos que o grupo passe por dificuldades ou sofra uma derrota para falarmos os erros atuais, mas venho apontar algumas coisas que me incomodam no atual Palmeiras, dentro de campo.

 

A primeira é a insistência pelo lateral esquerdo Juninho, pois o mesmo não consegue atuar como lateral e torna-se ala no decorrer do jogo, com Marcelo Oliveira fechando o lado esquerdo e dificultando a nossa marcação. Só é possível jogar com esse atleta em jogos de baixo nível técnico, quando temos o jogo nas mãos. É um jogador “inútil” para um time de alto escalão e, talvez, William Matheus não seja muito superior, mas é difícil imaginar que ele tenha menos utilidade do que o atual lateral.

 

A segunda é pela forma como o time está jogando com Wesley, pois o jogador fica solto demais no campo, obrigando com que os atacantes e os meias marquem. Então, utilize o Wesley como um meia junto ao Valdívia e coloque um volante com um poder de marcação maior, pois está inviável jogar desta forma, não há contra-ataque e sobrecarrega o meio, desprotegendo a nossa defesa.

 

Esse segundo ponto conecta-se ao primeiro, pois nessa sobrecarga o Marcelo Oliveira não consegue cobrir o lado esquerdo e os adversários forçam as jogadas por ali, no clássico a maioria dos ataques (inclusive uma finalização na trave e o gol) surgiram por erros de posicionamento e falhas do nosso lado esquerdo. É inviável jogarmos com apenas um volante no futebol moderno.

 

O terceiro ponto é pela presença de Mazinho no time titular. O jogador fez apenas uma boa partida e ainda foi questionável pelo alto número de gols que ele perdeu na estreia do time nesta temporada. É inadmissível em um elenco com William Mendieta, Marquinhos Gabriel, Bruno César, Jorge Valdívia, Wesley e até mesmo Patrick Vieira tenhamos como titular um jogador sem qualidade técnica, sem utilidade tática (pois é o responsável por ficar correndo atrás dos jogadores no lado esquerdo pelo esquema esdrúxulo do treinador) e ainda que não coopera com o time, que joga somente para si, ser titular deste Palmeiras.

 

O quarto e último ponto é a continuidade do atacante Leandro como titular do Palmeiras que apenas será interrompida pela sua suspensão. É irritante vê-lo atuando nesta temporada, tanto ele quanto o Mazinho. A bola sobra para um dos dois e eles simplesmente abaixam a cabeça e saem correndo, perdendo a bola logo em seguida. É vital, para o sucesso da forma como os jogadores Valdívia, Wesley e Alan Kardec atuam, que seus companheiros toquem a bola, em especial se atuarem pelos lados do campo. Não há cruzamento, não há tabela, não há nenhuma jogada quando a bola cai nos pés do Leandro. É um ótimo jogador, mas hoje prejudica a equipe.

 

Portanto, meus pontos se resumem a questionar apenas um elemento dentro da Sociedade Esportiva Palmeiras: o nosso treinador Gilson Kleina e o seu esquema tático questionável e os jogadores que ele utiliza para realiza-los. Deixo bem claro que, dentro dos problemas dos últimos anos em relação ao elenco, sei das dificuldades de não termos opções, porém nesta temporada isso se torna inadmissível.

 

O problema não é formar um meio de campo com Wesley como segundo volante, mas quando enfrentamos um rival qualificado é difícil apenas um jogador seguram o meio. Para todos os pontos, há soluções e há formas do time ser montado, apenas é necessário analisar o adversário e encaixar melhor o esquema e, caso dê errado, há peças para mudarem o jogo, mas elas não podem demorar 70 minutos da partida para entrarem.

 

E acredito que seja válido deixar minha escalação para a próxima partida e já explico que, pelo nível técnico do adversário ser mais baixo e o mando de campo ser nosso, acho válido utilizar o Wesley como segundo volante para termos maior pressão sobre o Ituano. Meu time seria: Fernando Prass; Wendel, Wellington, Lúcio e William Matheus; Marcelo Oliveira, Wesley, Mendieta (chute de fora da área) e Valdívia (Bruno César nos trinta minutos finais); Diogo e Alan Kardec.

 

Caso o Ituano começasse a controlar o meio de campo eu tiraria o Mendieta ou o Wesley, quem estivesse pior, promovendo a entrada do França e caso eu precisasse de mais velocidade ou mobilidade no meio de campo/ataque promoveria a entrada de Marquinhos Gabriel.

 

E aí, o que você acha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Penso muito parecido com vc........

 

Somente no ponto do Wesley, creio que seria muito melhor tentar conscientizar o atleta a jogar de forma diferente, do que abrir mão de um 2o volante com qualidade ( que pra mim hj é o diferencial dos melhores times ) vide gambás depois que perderam o Paulinho..........

 

Saudações

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bela analise, Vitor...

Vamos lá...

1- Juninho é um lateral limitado demais, por dois motivos. Tem fraco poder de marcação e não dribla... parece piada o que disse, mas, é verdade. ELE NÃO DRIBLA... E quando se fala de um verdadeiro ALA (estilo Marcelo da Selenike), se fala de um jogador com capacidade de fazer uma passagem livre no sentido da linha de fundo e cruzar na busca dos atacantes. Simplesmente o Juninho não tem criado essas chances. Certo que fez gols, que participou de alguns bons jogos, mas, a meu ver é limitado demais

2- É justamente esse posicionamento do Wesley que está acabando com o futebol do Valdívia. Nosso meia não pode jogar de costas para a defesa, tem que vir de trás, tabelando e lançando. Essa forma realmente está "matando" tanto a armação das jogadas de ataque e fazendo com que nosso centro avante se desloque demais, sendo que o certo é mantê-lo mais próximo da área adversária.

3- Mazinho é invenção da cabeça do Kleina. No começo até aceitei, começo de temporada, o Mazinho estava melhor preparado fisicamente, e tals... mas, agora, não tem desculpa... Mendieta JÁ!!!

4- Talvez o único ponto que discorde um pouco de ti, fratelo... O Leandro é centro avante, tem que jogar perto da área. Fez isso com o Kardec ano passado e deu certo. Esse negócio de colocar o Leandro mais atrás, como um armador avançado está matando o futebol dele. Seria bom o Kleina rever esse posicionamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Matou a pau... é isso mesmo. Posso considerar o agravante do rendimento ofensivo do Wesley: ele normalmente não marca muito, mas suas subidas ao ataque rendem muito perigo. Mas nos últimos jogos ele está sendo menos eficiente nesse quesito, porém ainda não deficiente.

 

Mas isso pesa no que tange à criação de jogadas e marcação, porque ao mesmo tempo em que ele não rende o esperado armando o jogo, não marca de forma eficiente para que M. Oliveira não fique sobrecarregado. Essa está sendo nossa fraqueza tática.

 

Na minha opinião, contra adversários mais fortes devemos usar dois volantes mais marcadores, um meia pra saída de jogo e um como ponta de lança. Ou ainda, três volantes (mais ou menos no molde do ano passado) e um meia.

 

Independente dos jogadores escolhidos para as funções, acredito que esses esquemas citados podem reduzir nossa exposição ao adversário sem prejudicar a ofensividade.

 

Enfim, só isso que posso adicionar à postagem inicial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom Tópico Vitor, mas discordo de algumas coisas:

 

1- Mazinho só está no time pela sua utilidade Tática. É um jogador que faz a função de correr o campo inteiro e tem velocidade, em outras palavras faz o trabalho sujo e tem rapidez para chegar ao ataque. Problema: Não tem técnica e não pode ser titular. Como já disse lá no Grupo do whattsapp, acho que é um cara que vai perder a titularidade naturalmente conforme os meias mais técnicos cheguem no mesmo ritmo físico que ele. Muito me lembra a função que o Luan fazia quando estava aqui, portanto não dá pra dizer que não tem utilidade tática.

 

2- Leandro é titular desse time porque é bem melhor que o Diogo, mas também acho alguém da comissão tem que dar uma dura nele, porque ele se acha craque. Faça o simples em 80% das vezes e tente o complicado em 20%, não o contrário. Acho que vai ser muito importante esse ano, mas concordo que a dura podia ser um chá de banco.

 

Em tempo:

 

Não dá para aceitar mais Juninho Titular. Vendam esse cara, tá longe de ser jogador útil ao elenco ou coisa parecida. Para mim nem no banco estaria.

 

Ah e o segundo gol no Primeiro Jogo foi do Kardec!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Skull, concordo com quase tudo, só acho que o Wesley deve ser deslocado como ala direita e então o Wendel passaria para a volância, ou senão o Eguren ou o França.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
"... apenas é necessário analisar o adversário e encaixar melhor o esquema e, caso dê errado, há peças para mudarem o jogo, mas elas não podem demorar 70 minutos da partida para entrarem." Essa é a parte que eu mais concordo e é a parte que prova que o Kleina não serve para ser nosso treinador. Com um elenco com tantas opções como o nosso, não pode ter um time "fechado", tem que escalar de acordo com o adversário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim o Legal é ter dois esquemas bem encaixados para determinados jogos ...

 

ex. contra time q vem com 3 volantes ( sendo dois deles que saibam sair jogando ) o melhor esquema seria

 

Prass, Wendel, Lucio, Welington, Wilian Mateus, Eguren, Marcelo Oliveira, Wesley(Mendieta), Valdivia ( bruno Cesar ) , Diogo ( leandro ) e Alan Kardec

 

Quando for times de menor qualidade e que joguem no famoso 4.4.2

 

Prass, Wendel, Lucio, Welington, Willian Mateus, Eguren, Wesley, Bruno Cesar, Valdivia, Diogo( Leandro ) e Alan Kardec

 

Sabendo que nos teremos otimas opções no banco : Gabriel Dias, França, Josimar, Mendieta, Patrick Vieira, Marquinhos Gabriel, Leandro e Vinicius.

 

 

Porem cada jogo é cada jogo e claro cada jogo jogaremos com quase os mesmo jogadores porém com um sistema defensivo diferente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho a formação atual ótima para um Paulista com jogos mais fáceis, mas concordo que é um tanto desguarnecido para confrontos mais parelhos.

 

Jogos que temos que ser ofensivos, ter Wesley, Valdívia, Bruno César, Diogo e Kardec é o ideal. Em um jogo mais difícil, tirar Diogo ou Bruno César e colocar outro volante (Eguren, França ou Josimar), ou seja, jogar com 3 volantes, parece a melhor medida.

 

O jogo contra os gambás foi atípico pois vários jogadores foram abaixo do que normalmente rendem, vide Wendel e M. Oliveira, que foram muito bem contra os bambis mas bem pior contra os gambás, e isso fez diferença no jogo, especialmente na marcação (os demais marcaram no nível patrão deles).

 

Acho que Juninho e Mazinho não jogaram abaixo, uma vez que nunca vão bem, entao o problema é a titularidade deles. Assim concordo que urgentemente tem que sair do time titular (Mazinho podia, inclusive, ser emprestado novamente). Leandro tem um bom retrospecto, mas não vem bem e acho que o banco de reservas tem que ser seu lugar atual.

 

Em suma, creio que trocando Juninho, Mazinho e Leandro, e teimando esquemas com 2 ou 3 volantes, o time tem espaço pra melhorar ainda mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Skull. E, sim, tb acho muito importante analisar os erros já, enquanto estamos por cima. Deixar para analisar erros depois do leite derramado é perda de tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Concordo com o Skull. E, sim, tb acho muito importante analisar os erros já, enquanto estamos por cima. Deixar para analisar erros depois do leite derramado é perda de tempo.

esse é o ponto.....não é pq estamos vencendo que devemos fechar os olhos para evidentes erros que virão a acontecer caso insista em escalar peças erradas no time

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest DeMarchi

começo de temporada, muitos jogadores ainda não estão em cima dos cascos...

 

discordo da "inutilidade" do mazinho no esquema, concordo que ele não é o cara ideal para ser titular

 

concordo que juninho seja fraco, porém acho que nossa solução ainda não está no elenco, infelizmente

 

acho que os melhores, ou mais uteis naturalmente irão tomar as posições no decorrer da temporada

 

discordo sobre o leandro, acho muito superior ao diogo e também muito mais promissor, acho que vale a pena insistir no cara, tem tudo para voar esse ano, basta que tenham paciência com ele e não o elejam o novo cristo assim que conseguirem expulsar o mazinho do elenco...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..