IPB

Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registrar )

2 Páginas V   1 2 >  
Reply to this topicStart new topic
> O melhor é ser campeão
Dimitrius
post Apr 2 2012, 01:50 AM
Post #1

Categoria Profissional

Grupo: Debate PTD
De: São Paulo
Membro N°: 942

Eu escrevo para pensar. Não sei o porquê, mas é o método mais eficaz para mim. Posto que preciso pensar para escrever, sempre que preciso pensar em algo, escrevo.

Estava pensando sobre o Palmeiras: é possível acreditar na capacidade do time depois dessas duas decepções?

Pra falar a verdade, não sei. É bom deixar isso claro: agora, no começo do texto, não tenho a mínima ideia.

Não sou um grande conhecedor de futebol, mas acho que sei um pouco de como ele funciona, apesar de ser jovem.

Uma das coisas mais básicas que aprendi é que, ás vezes, dá pra saber quando um time vai ser campeão. Manja filme? No fundo, a gente sabe que o final vai ser feliz. A questão é saber como que vai acontecer, quando vai acontecer as coisas e o que eles farão. Futebol é quase a mesma coisa.

Tem aquela história de "futebol não é ciência exata" e "é uma caixinha de surpresas". Sim, tem disso também. Mas fica aí a lei universal: dá pra saber quando um time tem cara de campeão.

O Palmeiras, olhando hoje, não tem.

Quem sabe, no futuro, vendo tudo mais claramente, vai dar pra ver que já existia essa "cara de campeão". Porque ser campeão, no duro, é isso: esquecer de todos os percalços do campeonato. É como se tudo tivesse funcionado perfeitamente bem. Um sedativo a todas as preocupações com a escalação, a Diretoria, o Felipão, a base ou o Valdivia.

O hoje será esquecido, junto com toda a beleza da nossa dúvida torcedora, com toda a adrenalina de nossa apreensão apaixonada. Se ganharmos, ninguém lembrará de hoje.

Mas continuemos.

Ter "cara de campeão" não significa dar show. É algo do subconsciente - ou de outro lugar do cérebro, vai saber. Em algum momento do campeonato, a gente percebe.

Além disso, ao passo em que aprendi que, ás vezes, dá pra ver a "cara de campeão", também entendi que time que joga mal não ganha campeonato.

"Ah, o Once Caldas ganhou a Lib..."

Sim, eu sei. Mas jogar mal não é jogar feio. Jogar mal é não cumprir o determinado pela estratégia.

E, me desculpem falar, mas o Palmeiras está jogando mal.

O resumo, então, é simples: esse time não tem cara de campeão e está jogando mal. Mais do que isso, embora esteve bem durante boa parte dessa primeira fase, em nenhum momento conseguiu permanecer com cara de campeão e nunca teve um jogo sem erros consideráveis.

Mas temos sorte: (1) nenhum outro time está com cara de campeão e (2) nenhum outro time de boa qualidade técnica está deixando de cometer erros perigosos.

Ou seja: ainda dá tempo.

Mas precisamos melhorar. E tem que ser no menor tempo possível.

No início do campeonato, estávamos em ascensão, adquirindo essa cara de campeão e diminuindo os erros. Mas voltamos atrás, e entramos em declínio.

Mas como já disse: ser campeão é esquecer tudo isso de ascensão e declínio, dar um chute nessa maldita curva pra baixo e fazer tudo parecer reto, perfeito.

Assim, a pergunta passa a ser outra para o Palmeiras. Antes de "acreditar ser campeão", há razões para acreditar que podemos sair dessa curva para baixo?

Quais são os erros a serem corrigidos para isso acontecer?

1. Qual é a nossa zaga?
Henrique e Leandro Amaro. O Henrique foi melhor do que eu esperava para esse começo de ano. Porém, Leandro Amaro é um zagueiro de time campeão? Bem, se lembrarmos que já ganhamos uma Copa do Brasil com Agnaldo, ele não parece tão ruim. Mas ele ainda está um degrau abaixo de ser zagueiro titular do Palmeiras.

2. Quem são os nossos volantes? Quem faz o quê por lá?
Alguém precisa marcar no time. É fácil culpar zagueiros quando os volantes não estão trabalhando bem. Eu, por exemplo, gosto do Márcio Aráujo quando ele sai com a bola dominada driblando todo mundo. Mas acho que a gente precisa de alguém para marcar. E ele não é esse cara. Esse cara, pra mim, é o João Vitor. Essa é uma das principais decisões do Felipão e, uma hora ou outra, ele vai ter que tomar: quem vai jogar ali? Wesley tem capacidade para ser titular absoluto, e o Felipão parece apostar nisso. A briga é entre João Vitor e Marcio Araújo. Pelo poder de marcação, prefiro o primeiro.

3. Maikon Leite: titular ou não?
Apesar dos elogios recebidos, nunca achei que o Maikon Leite fez grandes partidas. A minha sensação é a de que ele fez o que qualquer um faria. Me irrita sua arrogância em achar que é habilidoso. Enquanto não entender que sua principal e mais importante - e é muito importante mesmo - característica é a velocidade, receber a bola na corrida e não driblar, melhorará muito. Se começar a jogar simples, será uma solução. Se quiser dificultar, se tornará um problema. Enquanto não for conscientizado, permanecerá essa bomba-relógio.

4. Qual é o verdadeiro Barcos?
Barcos foi importantíssimo para o Palmeiras esse ano. Antes de tudo, fora de campo. Como eu postei quando ele foi contratado, um de seus principais benefícios seria dar uma identidade pra torcida, uma referência. Fez isso com maestria. A torcida iniciou o ano amorfa, sem Marcos, com Valdivia se machucando. Barcos conseguiu dar essa identidade ao palmeirense e ao Palmeiras. Se eles têm Fulano, nós somos o time em que joga o Pirata. Mas ele caiu de produção e, nos últimos jogos, tem tentado chutar muito mais do que o necessário. Não sei se está sendo prejudicado pela queda de produção do time, mas é alguém que precisamos contar se quisermos algo mais. Precisa melhorar de produção.

5. A dúvida em cima de Felipão
Com a queda de produção do time, cresceu a dúvida em relação ao Felipão. Enquanto ganhávamos, Felipão era elogiado. Porém, agora seus erros de 2011 parecem ter voltado. A sensação é a de que ele não aprendeu com os erros do ano passado. Sobretudo no último jogo, vi um Felipão sem garra, admitindo a derrota com naturalidade para o Mirassol, que é bem menor do que nós. Felipão precisa mostrar que é o Felipão velho-de-guerra. Agora é a hora dele. Mais do que todos os outros 4 itens, agora é a hora do Felipão. AGORA É A HORA DO FELIPÃO. AGORA É A HORA DO FELIPÃO. AGORA É A HORA DO FELIPÃO.

O Leandro Amaro pode melhorar daqui uns dois jogos. Os volantes podem se acertar nas quartas. Maikon Leite pode fazer uma semi-final fantástica. Barcos pode fazer o gol do título. MAS O FELIPÃO TEM QUE APARECER AGORA.

AGORA.

Amanhã, se possível. Mostrar resultado na quarta já seria interessante. Não sei o que ele pode fazer. Mas eu pelo menos tenho que confiar que ele saiba.

No fundo, torcer é isso: esperar o melhor. É, tem a parte de cantar e pular que a gente já conhece. Mas torcer é, antes de tudo, esperar o melhor. Não o mínimo necessário, mas o melhor. É esperar que voltemos a jogar bem na quarta-feira contra o Horizonte, mesmo que fiquemos mais frustrados do que já estamos se perdermos.

E, como me ensinou um dos maiores conhecedores de futebol, Vanderlei Luxemburgo: "E O MELHOR É SER CAMPEÃO".

Antes de saber se há ou não razões, a principal razão para acreditar é que essa é a nossa função enquanto torcedores. Ora, se nós que devemos torcer para eles não acreditamos, como que eles vão precisar acreditar?

Vamos confiar no Felipão.

Vamos confiar no Marcos, que vai viajar com eles e, com certeza, vai motivá-los.

Vamos confiar no Palmeiras.
Go to the top of the page

+Quote Post
Guest_ArthurM_*
post Apr 2 2012, 02:16 AM
Post #2

Guests

O que mais me preocupa é ter ouvido de alguns.. que o Felipão estava apático no jogo como o time.. aceitando a derrota como se fosse normal

Ainda bem que não tive a oportunidade de assistir esse jogo.. se não eu ia passar mal

+Quote Post
Gustavo Moraes
post Apr 2 2012, 02:19 AM
Post #3

SE PALMEIRAS MCMXIV

Grupo: Membros
De: Valinhos/SP
Membro N°: 36,906

Eu acredito que este time tem até o primeiro jogo das quartas de final do Paulista para se superar. Jogar bem nesta próxima quarta-feira não irá mudar muita coisa, apesar do próximo adversário da copa do brasil ser melhor do que o anterior.

Nesta segunda fase da copa do brasil ainda podemos passar entre "trancos e barrancos". Depois da primeira fase do paulista e esta etapa do copa d brasil é que as coisas realmente demandarão atitude do time, e a derrota terá o mesmo amargo com o time despertando a atual desconfiança ou se tivesse ganho tudo até lá.

Concordo quando se diz: Quando esta hora chegar, será o momento do Felipão fazer este time ganhar! Pelo menos um time titular bom nós temos, e ele precisa extrair isto dos jogadores.

--------------------

### S.E. PALMEIRAS MCMXIV ###

+Quote Post
Sined
post Apr 2 2012, 02:48 AM
Post #4

Categoria Profissional

De: Santo André - SP
Membro N°: 24

Os bambis deram uma crescida monstra nos ultimos 3 jogos... tao formando cara de campeao...

Mas enfim, Acredito no Verdao ate o fim. Felipao precisa muito desse paulistinha pro time ir com moral pra copa do brasil e brasileiro

+Quote Post
Felli
post Apr 2 2012, 03:08 AM
Post #5

blunt maker

Membro N°: 26,975

Dois fatores determinantes que tínhamos em 2008: A liderança do Marcos e a raça do Pierre, como vistas no vídeo acima. Em novas épocas surgem novos líderes, caras que assumem a responsabilidade e não arregam. Estou esperando por aqueles que vão guiar o time até o próximo título, mas tá difícil. O time perde pra um clube fraco do interior e todos agem normalmente, como se tudo fosse normal. Outros, quando criticados, colocam o dedo na cara do repórter ao invés de assumir e se firmar. E o marasmo continua.

Eu não me importo em arriscar e perder, me importo em fazer jogos apáticos e perder. A postura precisa mudar.

--------------------

+Quote Post
leo_palmeiras
post Apr 2 2012, 09:32 AM
Post #6

Coyote - Beep Beep

De: New Jersey-USA
Membro N°: 8,778

É.....

--------------------
"...para de me olhar, chega mais pra lá, não te devo nem satisfação
Maluco vai encarar, mexa comigo não respeita esse irmão, vou ter dar
Só uma idéia no inferno tem cão..."

"Look, if you had one shot, or one opportunity
To seize everything you ever wanted in one moment
Would you capture it or just let it slip?"

Estamos Nos Reerguendo!

+Quote Post
Pinha
post Apr 2 2012, 09:36 AM
Post #7

Categoria Profissional

De: Carapicuíba - SP
Membro N°: 364

Foda é que o Palmeiras teve cara de campeão, pena que durou pouco.

--------------------

+Quote Post
Gabriel
post Apr 2 2012, 09:57 AM
Post #8

Categoria Profissional

De: Várzea Paulista - SP
Membro N°: 51

O problema é ver o São Paulo, Gambás e o Santos B crescendo nessa reta final e nós em declínio.

--------------------

100 anos de história, de lutas e de glórias.
Avanti Palestra!

+Quote Post
H-verde
post Apr 2 2012, 10:01 AM
Post #9

Categoria Profissional

Membro N°: 267

QUOTE(Felli @ Apr 2 2012, 02:08 AM) *
Eu não me importo em arriscar e perder, me importo em fazer jogos apáticos e perder. A postura precisa mudar.

É também isso que eu penso. Temos que jogar como um time que quer ser campeão, impondo o seu futebol com vontade e valentia, e não jogar apaticamente como foi nos últimos jogos.

--------------------

Palmeiras minha vida é você!

2014

+Quote Post
Valdecir Carvalh...
post Apr 2 2012, 10:02 AM
Post #10

Categoria Profissional

De: Varginha/MG
Membro N°: 21

A minha maior vontade é ver meu time na FINAL de um campeonato. (ser campeão é outro projeto!)

Fiz um levantamento assustador, de 1992 a 2001 vomos para 22 (VINTE E DUAS) finais em 10 anos, já de 2002 a 2011 (mesmos 10 anos) vomos em somente 1 (UMA) final.

São 22 X 1!

Não merecemos isso!

Pensando assim prefiro ficar em 4º lugar e pagar os Bambis na semi-final, mesmo que sejamos eliminados, prefiro mil vezes tomar de 5X0 dos Bambis do que perder nos penaltis ou de 1X0 para os Gambás.

Meu odio por esses gambás é algo anormal, não aceito perder pra eles.

Palmeiras precisa e muito disputar uma final.

--------------------

Pra mim será sempre PALESTRA ITÁLIA, posso até chamar de Arena Palestra ou Arena Palmeiras, mas Allianz eu nunca vou falar.

Palmeiras, contra tudo e contra todos!

+Quote Post
Guest_J.r_*
post Apr 2 2012, 10:21 AM
Post #11

Guests

QUOTE(Pinha @ Apr 2 2012, 10:36 AM) *
Foda é que o Palmeiras teve cara de campeão, pena que durou pouco.

Se já teve cara de campeão então que o Felipão se vire nos 30 e faça esse elenco sentir a gana de vencer novamente. Se ele conseguir tirar o time da apatia já adiantaria um tantão

+Quote Post
Guest_ArthurM_*
post Apr 2 2012, 10:25 AM
Post #12

Guests

Eu não lembro de um time do Felipão apático

Eu não sei o que ta acontecendo.. ele tem culpa nisso

+Quote Post
Márcio
post Apr 2 2012, 11:00 AM
Post #13

Elenco! Elenco! Elenco! É só assim, cazzo!

De: Brasília / DF
Membro N°: 207

Na boa, eu não confio mais na capacidade do nosso técnico virar um resultado.

--------------------
Pescarmona para presidente.

Merda por merda, que seja uma merda diferente. Chega de Paulo Nobre.

+Quote Post
Dimitrius
post Apr 2 2012, 11:10 AM
Post #14

Categoria Profissional

Membro N°: 942

Prestem atenção no Luxemburgo.

O jogo decisivo é o dia deles. Eles são os destaques. O trabalho do Luxemburgo é dia-a-dia-a-dia...

É esse o trabalho do Felipão. E tem que ganhar do Horizonte sim. É importantíssimo! Porque se perdermos isso vai virar uma bola de neve.

Repito, agora é a hora do Felipão virar isso. Essa viagem do Marcos com o grupo veio na hora certa também.

O Palmeiras precisa voltar a crescer. Não adianta achar que vai voltar a jogar bem do nada. Voltamos a ficar abaixo dos outros times. E temos 4-5 jogos antes do mata-mata para recuperar. Ou vai ou racha.

+Quote Post
Anderson
post Apr 2 2012, 11:12 AM
Post #15

Andder

Membro N°: 26,271

Se o santos levar esse campeonato a sério vão ser tri.

--------------------
Transformando a Lealdade em padrão

+Quote Post
leo_palmeiras
post Apr 2 2012, 11:15 AM
Post #16

Coyote - Beep Beep

De: New Jersey-USA
Membro N°: 8,778

QUOTE(Anderson @ Apr 2 2012, 11:12 AM) *
Se o santos levar esse campeonato a sério vão ser tri.

Isso eh fato.

--------------------
"...para de me olhar, chega mais pra lá, não te devo nem satisfação
Maluco vai encarar, mexa comigo não respeita esse irmão, vou ter dar
Só uma idéia no inferno tem cão..."

"Look, if you had one shot, or one opportunity
To seize everything you ever wanted in one moment
Would you capture it or just let it slip?"

Estamos Nos Reerguendo!

+Quote Post
William MC
post Apr 2 2012, 11:37 AM
Post #17

Hã? Dorival Jr.?

De: Bernô City
Membro N°: 229

Muito bom, Dimitrius. Pra variar.
Tá na hora de botar os pés no chão.
Não tô falando isso pra torcida. Não exclusivamente.
Tô falando isso pro Scolari.
Ainda dá pra ganhar esse Paulista. Ou melhor - ainda dá pra ganhar a CB.

Só pra completar:

1) Nossa zaga é Henrique + Heleno - que, também, não é um primor. Mas pelo menos um completa o outro.
Amaro tá ali pela contusão do titular. E Amaro é um bom zagueiro pra compor elenco.

2) Concordo. JV já mostrou que está num momento melhor. E no time do meu bairro, quem tá melhor joga.

3) ML é um ótimo jogador. Pra segundo tempo.

4) Aquele que em 90% do tempo está próximo a linha da pequena área a espera da bola. Não aquele que sai da grande área pra tentar resolver porque o resto não funciona.

5) Não duvido da capacidade do Felipão. Mas estou achando-o muito cauteloso.
Não sei se a pressão por um título tá pesando, se aquele lado motivador se apagou...só sei que ele não me parece aquele mesmo que já esteve por aqui.
E não é uma questão relativa a derrotas, pois ala perdia muito mais jogos na primeira passagem do que perde agora. Mas os jogos decisivos eram diferentes. E para o de agora, parece que os jogos são todos iguais.
É só uma impressão particular.

--------------------
"Palmeiras que faz parte dos meus dias, das minhas horas. Palmeiras dos meus segundos.
Não consigo deixar de pensar em ti.

Palmeiras que é pai. Que é mãe. Que é filho, que é a mulher da minha vida.
Como não te amar, se tu és tudo e todos?

São cem anos de história. De lutas e de glórias.
Te amo, meu velho Palestra - meu novo Palmeiras - e meu sempre Verdão!"

Minha homenagem particular ao Cent'anni Palestrino

---------
-----
-

Saudades do meu pai...

+Quote Post
Acosta-Palestra
post Apr 2 2012, 11:42 AM
Post #18

Julinho Botelho

De: Cidadão do Mundo
Membro N°: 199

Cara, seu primeiro parágrafo foi confuso... fiquei até desmotivado a ler uhauhauhauha.

--------------------
"Deus provê o fogo, mas o sacrifício é contigo..." ...4 minutos e meio de pregação > conclusão: "...então levanta essa bunda da cadeira e volta pra academia" - Belfort, Vítor. O verdadeiro fenômeno...

+Quote Post
Markin Kiko
post Apr 2 2012, 11:46 AM
Post #19

Caímos!

De: Iturama - MG
Membro N°: 59,255

Não vi o jogo sabado, mais pelos resultados nos ultimos jogos o time caiu demais. Mais ainda acredito em um titulo no primeiro semestre.

--------------------

+Quote Post
Maycon
post Apr 2 2012, 11:59 AM
Post #20

Categoria Profissional

Membro N°: 66,878

o problema se resume apenas em um nome: Felipão.

A nova mania dele é poupar jogadores. Jogador ganha um absurdo e não consegue fazer um gol num jogo, toma 1 não consegue superar a pressão perde pra um time no qual não tem perspectiva no campeonato. Ou o felipão muda seu conceito ou pede pra sai, não aguento mais ele com seu estilo de apenas 1 meia 1 lateral apoiando e toda hora o barcos sair la da pqp pra ajuda na zaga. O barcos nao marco mais olha a quantidade de bola que chega nele durante o jogo. Boa parte dos jogadores é individualista não que construi as jogadas e so que decidi sozinho.

Agora te digo uma coisa se cair contra Mogi ou Guarani vai toma toco. porque esse time todo jogo toma pelo menos um gol e não suporta pressão.

+Quote Post

2 Páginas V   1 2 >
Reply to this topicStart new topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Modos de Exibição: Padrão · Mudar para: Linear+ · Mudar para: Outline

Versão Simples Horário: 22nd November 2014 - 02:27 PM
Fórum Palmeiras Todo Dia - Design by: IPB Skin & Free Proxy