Já sabia pelo formato que foi disputado, os clubes que participaram, e por acompanhar a repercussão e os relatos de quem acompanhou e da mídia da época.
Mas cheguei definitivamente a essa conclusão com essa copa intercontinental atual. A mídia toda está tratando como mundial, na transmissão da rgt o tempo todo falando de mundial.
Ou seja, podemos dizer que o nome não é importante mesmo, e sim o formato e como o torneio é disputado.
Mesmo como o torneio se chamando copa intercontinental (o logo da competição é num formato de c i), e com o Mundial oficial da FIFA agora de quatro em quatro anos, insistem em dizer que esse é o mundial de todos os anos. Já chamavam aquela antiga copa intercontinental entre o campeão europeu e sulamericano de mundial e nunca foi oficialmente pela fifa, era o mesmo nome desse atual. Recentemente o Mundial oficial da FIFA foi entre 2005 e 2023, que foi extinto e substituído pela copa do mundo de clubes.
Mas se querem e continuam chamando esse intercontinental de mundial, então a copa Rio definitivamente é mundial também. Teve representante da FIFA e foi a inspiração pra criarem a Champions League e foi sucesso de público com a final lotada. O que importa é o formato, e não o nome.
Essa é a conclusão acompanhando a cobertura desse intercontinental. Somos campeões mundias também.