Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

J.M.Neto

Para quem tem interesse de salvar o barco do naufrágio

Posts Recomendados

Em meio à mediocridade do atual elenco do Palmeiras, aliada à efervescência política que naturalmente aumenta na proximidade das eleições, sempre achei que a torcida, o torcedor comum, aquele que ama o time incondicionalmente, independente de partido ou credo, poderia salvar o barco do naufrágio.

Porém, até nesse aspecto percebo que não temos saída. Os próprios torcedores, principalmente aqueles que opinam de forma mais veemente e constante nos aspectos políticos, desvirtuam sua forma de agir e pensar por conta da defesa cega de teses e interesses escusos.

Diretorias vão e passam, jogadores, por mais que sejam ídolos, se perpetuam na memória do torcedor, positiva ou negativamente, mas, também passam. Já a marca, a chancela, o distintivo, a bandeira, esses valores permanecem intocáveis. Torcedores nascem e morrem todos os dias, o Palmeiras permanece.

Conchavos e apoios para ala A ou B são costurados e desfeitos, mas, o Palmeiras permanece. Técnicos assumem e são demitidos, o Palmeiras fica.

Enquanto uns poucos especulam, a maioria somente torce. Enquanto outros buscam o brilho de uma lâmpada que vai se apagar prematuramente, como mariposas, outros sofrem e choram derrotas e mais derrotas, por conta de incompetência e falta de planejamento de quem dirige.

Portanto, a perpetuidade se encontra em sentimentos sólidos, enquanto a política sofre a instabilidade de pregos enterrados na areia.

Quem tem a responsabilidade de agir e pensar em prol do Palmeiras deve ter a visão do coelho, que tem a capacidade de enxergar em todas as direções, avaliando os erros e acertos do passado, vivenciando a realidade do presente e planejando o futuro de forma íntegra. Porém, deve-se, acima de tudo, exigir empenho e dedicação para que, se não temos como ter um super time, vitorioso e recheado de craques, que pelo menos, com um planejamento bem feito, tenhamos um time disposto a não fazer a torcida passar por vergonhas homéricas.

Não adianta pingarmos o colírio para dilatar a pupila, que nos faz cegar para o presente inconstante, correndo o risco de, passado o efeito, termos a nossa frente a negra realidade de um iminente rebaixamento.

Me entristece ver nossa torcida e alguns atuantes torcedores assumindo a condição do apontar de dedos, enquanto poderíamos, com o ato de darmos as mãos, exigir mais de quem dirige, mesmo conscientes da eventual boa vontade desses dirigentes. Lembremos que se temos que ingerir um alimento que não é de nosso agrado, podemos contar com um tempero adicional para melhorar essa ingestão. Então, de nada adianta justificar ações dolorosas sem dispor de atenuantes e anestésicos para atenuar a dor. Quem planeja bem, mesmo tendo que tomar ações impopulares, sabe prever esses atenuantes.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, mas nao.

Digamos que eu receba um salario mensal de 1500... mas tenho dividas que me custam 1200 por mes. Tenho que pagar essas contas, porque se eu atrasar os pagamentos ou simplesmente nao pagar nada; o cobrador vai tomar a minha casa/carro etc... Entao eu pago essas dividas e me sobra somente 300 reais pro resto das minhas despesas. Quando eu for no supermecado vou comprar um file mignon ou um picadinho?

Entendeu?

Temos que priorizar o pagamento das dividas no presente para podermos comer file mignon no futuro.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns JM, concordo integralmente.

Já cansei de discutir com palmeirenses que criticam os dirigentes da SEP, mas com posturas intransigentes e de falta de respeito a opinião do outro em nada diferem daqueles que tanto criticam!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Sim, mas nao.

Digamos que eu receba um salario mensal de 1500... mas tenho dividas que me custam 1200 por mes. Tenho que pagar essas contas, porque se eu atrasar os pagamentos ou simplesmente nao pagar nada; o cobrador vai tomar a minha casa/carro etc... Entao eu pago essas dividas e me sobra somente 300 reais pro resto das minhas despesas. Quando eu for no supermecado vou comprar um file mignon ou um picadinho?

Entendeu?

Temos que priorizar o pagamento das dividas no presente para podermos comer file mignon no futuro.

Abs

Comparação infeliz...

Quem aqui está pedindo filé mignon? O problema é que nem picadinho está dando prá comer, pois só sobrou sebo.

A palavra PLANEJAMENTO não existe no dicionário de nenhuma diretoria palmeirense, desde a época da Parmalat. Não podemos nos esquecer que para garantir o filé mignon de amanhã, temos que ter um resultado ao menos razoável neste ano. Que não venham títulos, é até compreensível.... mas, que não venha outro rebaixamento e humilhações.

Se o time for rebaixado mais uma vez, poderemos ter até o filé mignon, mas, para comer cru, sem tempero nenhum. Isto é, poderemos ter dinheiro para gastar com filé mignon, jogando uma série B. E isso sem o apoio do torcedor, principal fonte de renda do time.

E quando falo em PLANEJAMENTO digo que poderíamos gastar menos sim, manter a austeridade, sem deixar de pensar na principal fonte de renda do time. Por mais que o torcedor seja passional, não se concebe manter um time de perebas como o atual e pedir paciência para a torcida. Sinto muito, mas, tivesse um planejamento melhor elaborado, estaríamos numa situação um pouco melhor que a atual.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Romer99

Quantas vezes já pedi isso aqui e continuo pedindo. É tempo só de torcer e de menos "eu sofro" e de mais "eu torço" incondicionalmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Paulo Tadeu

Texto até que brilhantemente poético, inclusive, mas serviria para quem???

Entendo que, para as pessoas que pensam em dirigir um dia a Sociedade Esportiva Palmeiras e terem o conhecimento do que é o clube, o seu tamanho em grandeza de história, conquistas, paixão, enfim, como voce mesmo coloca realmente o Palmeiras permanece e as pessoas passam.

Só não entendi quando voce coloca que a torcida, os torcedores comuns a que voce se refere deveriam dar as mãos para que se evite o pior, outro naufrágio como voce coloca poeticamente de nossa quase situação eminente.

O que tenho visto, com sinceridade, é que a torcida tem tido essa atitude, em apoiar, até me surpreendendo, comparecendo aos estádios, acreditando, torcendo, crendo até que esse time, mesmo que, como todos nós saibamos ser um time técnicamnte horroroso, com algumas, duas ou tres exceçoes no máximo, muito pouco para se ter um time competitivo, a torcida tem dado as mãos sim, acreditando ou fazendo muito esforço, somente na paixão mesmo de que não iremos naufragar, apesar de tudo.

Agora do mesmo modo que tudo passa, evidentemente, no tocante ao torcedor do Palmeiras, futebol especificamente, faz tempo que aguardamos para que essas fases ruins finalmente terminem, e principalmente no nosso ano de centenário, o que seria uma tragédia, pelo menos para todos aqueles que tem no Palmeiras, seu clube de coração, sem partidarismos desse ou daquele dirigente, dessa ou daquela torcida, somos Palmeiras, apaixonados pelo clube de futebol Palmeiras, então, acredito que a torcida, essa que voce se refere, "os torcedores comuns", tem sim, abraçado o time na esperança, de que pelo menos não passemos por um vexame novamente de jogarmos a segunda divisão, principalmente no ano em que o clube faz cem anos.

Talvez não tenha entendido, me desculpe, a sua colocação, mas do mesmo modo acredito que isso teria obrigatoriamente de servir para as pessoas que tem influência dentro do Palmeiras, aqueles que almejam o poder, aqueles que estão atualmente no poder, aí sim, teríamos grandes chances de mudar esse quadro, que teima em fazer parte do nosso dia a dia, ano após ano, no clube que aprendemos a amar, nossa paixão.

Compartilhar este post

Link para o post
Sim, mas nao.

Entendeu?

Abs

Também não dá pra reclamar de orçamento curto e pagar preço de Filé no Picadinho... Mouche = 9 Milhões

Compartilhar este post

Link para o post
(...) Os próprios torcedores, principalmente aqueles que opinam de forma mais veemente e constante nos aspectos políticos, desvirtuam sua forma de agir e pensar por conta da defesa cega de teses e interesses escusos.

(...)

Me entristece ver nossa torcida e alguns atuantes torcedores assumindo a condição do apontar de dedos, (...)

Interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Neto.

Infelizmente perdemos muita gente boa nessa caminhada, mas não podemos desistir. Como você disse, o Palmeiras fica. Uma hora vai ter de ficar em boas mãos, pena que o presente não indica que isso acontecerá tão cedo.

Compartilhar este post

Link para o post

O pior é que os políticos do clube são burros demais: quer ficar a vida toda mamando na teta do clube?! OK, mas trabalhe pra deixar o clube forte pra fonte não secar caraio! Ou eles acham que um dia desses não vai dar merda?!

No mais, belo texto...

Compartilhar este post

Link para o post

Neto concordo com você e não sei como tem torcedor aqui que ainda acredita que com essa POLÍTICA NOBRE ainda voltaremos a comer FILE MIGNOM E RESTAURANTE CARO!!!

Entra ano e sai ano e os caras que comandam são os mesmos de sempre, alias quando o NOBRE chegou a presidência, muitos aqui, inclusive eu acreditava que uma NOVA ADMINISTRAÇÃO ESTARIA NASCENDO, mas o que vemos são as MESMAS CARTAS SÓ MUDAM DE MÃOS!!!

O que o Mustaphá chamava de BOM E BARATO na gestão NOBRE virou PRODUTIVIDADE!!!

Alias o Mustaphá APROVA A POLÍTICA NOBRE!!!

Abs!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Sou do tipo torcedor que através deste forum passou a conhecer de bastidores. Mas tenho um imenso desejo de voltar a discutir apenas vitórias e derrotas dentro de campo.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..