Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

J.M.Neto

Texto do Vicente Críscio 3VV

Posts Recomendados

OPINIÃO: DE NOVO, O MODELO ESTÁ ERRADO!

Por Vicente Criscio

Em uma semana curta onde a notícia mais frustrante para alguns palmeirenses foi o rebaixamento da Escola de Samba Mancha Alviverde com um tema para nós altamente sensível (falo do Centenário), o que chamou atenção foi a nota na imprensa sobre a ação que o candidato derrotado à Presidência do Palmeiras fez contra o clube por causa de duas quadras de tênis que deveriam ser instaladas no clube pós reforma (leiam mais no Lancenet.com clicando aqui).

Pessoalmente reprovo esse tipo de ação, ainda mais pelos motivos apresentados. Pescarmona errou feio.

Mas nesse caso minha opinião é irrelevante.

O que julgo mais importante é o simbolismo que isso tem. Tudo que gira em torno do Palmeiras hoje tem uma parcela enorme de “política”.

E isso não ajuda – e muitas vezes atrapalha – o “Palmeiras futebol”.

Senão vejamos: são quantos milhões de torcedores mesmo? 16MM?

São quantos títulos brasileiros? Oito? Uma Libertadores e incontáveis finais? Um Mundial de 51?

Nem serei deselegante em perguntar quantos títulos de tênis temos ou mesmo quantos entre os 16MM de torcedores são aficionados pelo tênis (eu sou um deles hein?). Nem quantos são praticantes (também jogo tênis por hobby, que fique claro).

Mas quando um tema desses chega nas manchetes de sites esportivos, tomando o tempo e a atenção de uma das lideranças políticas da SEP e colocando no outro lado da ação nada menos que o Presidente da instituição, é sinal que tá tudo errado.

O modelo está errado! Como venho falando aqui há… 8 anos.

O modelo que mescla o clube social com o futebol está errado. O condomínio com a paixão/negócio (esse termo foi cunhado aqui hein? lembre-se disso).

Duas semanas atrás tivemos uma eleição para Conselho (onde eu fui eleito sem frequentar o clube, graças a torcedores que também são sócios) onde ficava explícito essa mistura. Era Mustafá pedindo voto prá candidato; era o Presidente fazendo o mesmo; eram outros líderes políticos procurando voto para Aldo Rebelo e cia; era vereador botando grana alta prá sua campanha; era modelo na porta de fora com santinho; e até meu ídolo no passado, Edu Bala, com camiseta apoiando sei lá quem. Sem falar na descarada distribuição de ingressos de muitos ligados à situação.

De novo: o modelo está errado!

Enquanto não chegar o voto do torcedor prá Presidente e a separação de verdade (jurídica, financeira, e de gestão) entre o clube e o futebol, vamos continuar brindados por esse tipo de situação.

A separação permitiria que o Presidente do Clube Social discutisse e entrasse até na justiça com um dos líderes de qualquer grupo político do clube social, para chegarem a um bom termo sobre quadras de tênis, de bocha, sauna ou playground. E seria um problema deles.

O futebol deveria estar blindado. Um “Presidente” de um “Board” com bem menos que os atuais 300 conselheiros deveria se preocupar apenas em garantir a governança. Uma diretoria executiva, esta sim, com autonomia, poderes e deveres, deveria estar responsável pelo futebol, preocupada em ter um elenco competitivo, gerar receitas, potencializar a arena, e preocupada em ganhar campeonatos e com os bastidores do futebol. Uma diretoria executiva nunca deveria estar exposta aos políticos. Deveria ter direitos e deveres. Ser remunerada.

E o clube? Deve ter sua gestão independente. Entregar os serviços prometidos ao sócio. Ser auto-sustentável. E pode ter um gestor profissional. Ou não. Aquilo que couber dentro do modelo, orçamento e proposta de valor de um clube social. Mas de forma separada do futebol.

Por isso, de novo, o modelo é outro. Este que está aí, está errado!

Mas quem se habilita a mudar o modelo?

Boa semana.

http://3vv.com.br/2015/02/opiniao-de-novo-...lo-esta-errado/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse ai é aqueeele cara que se dizia independente, defendia o Palmeiras, babava ovo dp Beluzzo, quase morreu de tanto criticar o Nobre, defender a WTorre e acabou se elegendo com apoio da chapa de Beluzzo, pescarmona, perim, etc?

Passo.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Carlos Souza
Esse ai é aqueeele cara que se dizia independente, defendia o Palmeiras, babava ovo dp Beluzzo, quase morreu de tanto criticar o Nobre, defender a WTorre e acabou se elegendo com apoio da chapa de Beluzzo, pescarmona, perim, etc?

Passo.

kkkkkkkkkkkkkkk

Esse mesmo...

Para criticar o Nobre ele até dá razão a presidentes de T.O, WTorre, Pescarmona e até alguns jornalistas infames.

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo texto, mas é óbvio que o modelo está errado.

E a última pergunta também é ótima: quem se habilita?

Os 16MM estão esperando as mudanças necessárias.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca defendi as ideias do Criscio, mas, no caso do texto, achei que ele tem razão. Uma forma até de cobrar dele, no futuro, essa postura.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem algo de novo? O Maurizio e outros já falaram disso aqui no fórum muitas vezes, até eu já falei sobre isso (pasmem).

Só que ele fala do processo do Pescarmona e ataca a situação falando de ingressos e no meio disso tudo ele diz que esta tudo errado kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E tem mais, você joga uma idéia quase impossivel no ar, diz que vai lutar por isso (espero muito) e diz que se não conseguir pelo menos vai ter tentado.

Não parece discurso de politico? kkkkkkkkkkkk

Ps: Tomara que ele consiga, mas eu não acredito mais em nada vindo lá de dentro, principalmente com coisas impossiveis.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Carlos Souza
Vcs realmente leram o texto ?

Claro que li, mas não me referi ao texto e sim a pessoa.

Nunca defendi as ideias do Criscio, mas, no caso do texto, achei que ele tem razão. Uma forma até de cobrar dele, no futuro, essa postura.

Não era nem para debatermos sobre a razão de qualquer pessoa, o que está em contrato deve ser cumprido e ponto final.

A postura dele sempre será a inversa a da atual gestão, pra quem tanto pregou a união...

O cara criticou até a politica financeira do clube... como se o Beluzzo fosse exemplo de gestor.

Compartilhar este post

Link para o post

Era fã desse cara, até perceber sua influência politica, e a sua revolta com o PN. Já que ele quis correr o risco, perdeu um leitor que frequentava muito os seus blogs, hoje na minha visão pode escrever o mais belo texto, com todas as verdades, eu não perco mais meu tempo com ele, e já faz uns 2 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Passo.

Sim, é esse mesmo.

E sim, li o texto.

Mas como foi escrito por ele é sempre bom desconfiar.

Pra mim é explícito o interesse pessoal que esse cidadão tem no Palmeiras.

Compartilhar este post

Link para o post

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..