Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fritz

Quais são os 10 maiores jogos da era Abel Ferreira?

Posts Recomendados

Achei interessante o comentário do @Palestrino Pira no pós jogo, em que ele falou que talvez nem mesmo uma vitória de 3x0 sobre o maior rival entraria no top 10 da era Abel Ferreira, então gostaria de saber a opinião de vocês.

A comissão técnica comandou 132 jogos, com o Abel a frente em 117 deles, mas mesmo assim já é o 11º treinador com mais jogos e vitórias, o 2º com mais finais (9) atrás somente do Felipão (10) e o 4º com mais títulos (5), atrás de Felipão (6), Brandão (7) e Luxemburgo (8). (https://cgn.inf.br/noticia/750703/abel-se-isola-como-estrangeiro-com-mais-titulos-pelo-verdao-e-atinge-facanhas-ineditas)

Então para vocês, quais são os 10 maiores jogos da era Abel Ferreira?  

Segue o link onde mostra todos os jogos que Abel comandou o time para que vocês possam se relembrarhttps://www.verdazzo.com.br/tecnico/abel-ferreira/

Minha lista

10) Palmeiras 2x0 Al-Ahly - Mundial

Spoiler

Jogo importantíssimo para mostrar o que o Palmeiras veio e tirar o fantasma do mundial de 21 pra trás, resgatando a confiança dos palmeirenses mais pessimistas. Um jogo impecável com um golaço do Dudu e sem dar espaço para o time perigoso dos egípcios. Esse jogo vi em Londres junto com a mancha verde e tem um lugar muito especial para mim sendo o primeiro jogo que vi com outros palmeirenses desde que cheguei na Europa. Sensação incrível.  

9) Flamengo 2x2 Palmeiras - Supercopa do Brasil 

Spoiler

Sim, saímos derrotados por detalhes nas penalidades, mas quem se lembra, lembra que o Palmeiras fez um jogo incrível, indo para cima a todo instante e não se abalando com os gols. Um dos jogos mais bonitos e ofensivos da era Abel Ferreira. Assim como nas penalidades, faltou detalhes para sairmos com a vitória e mostrou para os críticos que chamam (ou chamavam) o Abel de retranqueiro. 

8. Palmeiras 4x0 Corinthians - Brasileiro 21

Spoiler

Um jogo para mostrar que o time não se abalava em clássicos e estava pronto para a final contra o Santos, que ocorreria 12 dias após esse jogo. Jogo que criou aquele meme do Cássio naquele documentário do STV falando do medo que sentiram porque o Palmeiras não parou de atacar. 

7) Palmeiras 3x0 São Paulo - Libertadores

Spoiler

Um jogo para lavar a alma e mostrar que na era Abel Ferreira, os tabus caem o tempo todo. Mais do que tirar um rival, foi tirar aquele que sempre foi uma pedra no nosso sapato nos matas matas. 

6) Palmeiras 1x2 Chelsea - Mundial

Spoiler

Mais uma derrota, mas essa eu tenho muito orgulho. O Chelsea desde a final fez 16 jogos, com 12 vitórias e perdendo por detalhes a decisão da Liga da Inglaterra para o Liverpool nos pênaltis e no mata mata da Champions para o Real Madrid, dois dos melhores times da Europa este ano. Muitos pensam que o Palmeiras deveria ter partido mais para o ataque e não ficado tanto na defesa, mas eu discordo, pois se partíssemos pra cima, iriamos tomar uma goleada. O plano do Abel foi perfeito e eu realmente acho até hoje que levaríamos nos pênaltis se não fosse o azar do Luan. 

5) Atlético-MG 1x1 Palmeiras - Libertadores

Spoiler

Um dos jogos que os críticos mais usam para sustentar o argumento de retranqueiro do Abel. A diferença técnica era clara por tudo que o Atlético investiu e o Abel sabia muito bem disso e colocou isso a seu favor, aproveitando as horas certas para contra-atacar e fazer o gol. 

4) Palmeiras 4x0 São Paulo - Paulista

Spoiler

Jogo perfeito, final perfeita, o que mais tem a dizer? Tudo começou na ida com aquele golzinho no final e diminuindo a diferença para 2 gols e o Veiga avisou que a final não estava perdida. Do começo ao fim, do minuto 0 ao minuto 90 o Palmeiras de atacar, de partir pra cima e fez um placar histórico. Um resumo do que esses jogadores e esse treinador representam e representarão na história do Palmeiras. 

3) Palmeiras 1x0 Santos - Libertadores

Spoiler

Muito colocam esse jogo como número 1, mas eu não consigo colocar acima do 3 lugar kkk. Um jogo feio, temos que admitir, muito devido ao peso do jogo, do tabu de mais de duas décadas sem conquistar esse título, mas mesmo assim, um jogo histórico. Alguns tem uma identificação emocional mais com essa taça do que a do tri, mas eu não sinto isso. Esse jogo pra mim foi mais uma consequência da verdadeira final contra o River do que propriamente a final. 

2) River Plate 0x3 Palmeiras - Libertadores

Spoiler

Esse é um jogo que obviamente todos sabem o valor, o peso e o que ele representou, mas acho que será um daqueles jogos que daqui 20 anos vamos glorifica-lo muito mais. Esse foi "O" jogo que mostrou a capacidade do Abel Ferreira para a torcida não somente palmeirense, mas de toda a América do Sul. Um jogo que mostrou que diferente de outros anos, faríamos de tudo para conquistar a Liberta. O estudo que ele teve sobre o time do River e suas falhas, tendo que ler até o livro do Gallardo foi algo de gênio kkk. Um jogo que guardo na cabeça até hoje e não consigo acreditar. 

1) Palmeiras 2x1 Flamengo - Libertadores

Spoiler

Muitos discordam de mim quando falo isso, mas desde 2016 o Flamengo é nosso maior rival, mais até do que Corinthians, São Paulo e Santos. E isso é coisa de geração, eu diria. A raiva que a minha geração e as mais novas tem sobre o Flamengo é algo que eu poderia assimilar a raiva que as gerações mais velhas tem sobre o Corinthians. A nossa geração, tão antenada as redes sociais, simplesmente teve que suportar em 2016 o "cheirinho" e em 2019 até essa final milhares de flamenguistas INSUPORTÁVEIS que colocavam o time deles num degrau tão alto e ao mesmo tempo colocava os outros times lá em baixo, irritando os outros torcedores de uma forma incrível. O "oto patamar" que surgiu em 2019 fez o ego do flamenguista tão grande que quando viam o Palmeiras, zombavam das formas mais baixas possíveis. Ganhar uma Liberta é muito bom, mas ganhar do Flamengo depois de tudo que aconteceu desde 2019 para abaixar a bolinha deles e eles verem que o time deles não é tudo isso, causando uma revolta contra a diretoria que até hoje existe, cara, não tenho palavras para descrever esse prazer kkkk. Um jogo que não poderia ter terminado de um jeito melhor com o gol do Deyvinho. Enfim, um jogo que nunca será vingado e que para sempre irá assombrar eles. Não tenho como agradecer o Abel e os jogadores por esse título em cima desse clube. AVANTI!! 

Algumas menções honrosas: Palmeiras 2x0 Grêmio (Copa do Brasil), Palmeiras 3x0 Corinthians (Brasileiro 22), Santos 0x2 Palmeiras (Brasileiro 21), São Paulo 0x1 Palmeiras (Paulista), Palmeiras 2x0 Athletico (Recopa), Independiente del Valle 0x1 Palmeiras (Libertadores 21) e Universidad Catolica 0x1 Palmeiras (Libertadores 21). 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico.

Gostei muito da inclusão de derrotas, o que confere ainda mais credibilidade à lista. Finais como a do Mundial e da Supercopa do Brasil foram belas partidas contra adversários claramente superiores no momento e merecem mesmo constar no ranking.

Os três primeiros, autênticos épicos de Libertadores, estão registrados na história, mas acho que falaremos cada vez mais do quinto, a semifinal contra o Galo no Mineirão.

O primeiro elemento que torna aquele jogo histórico foi a desigualdade envolvendo os dois confrontos: o Galo jogou com torcida e nós não. Em segundo, a qualidade do adversário em seu auge na temporada — Everson; Mariano, Nathan, Alonso e Arana; Allan, Jair, Nacho e Zaracho; Vargas e Hulk —, gigante após não tomar conhecimento de River Plate e Boca Jrs. Em terceiro, por ter sido ao lado da final contra o Flamengo, a maior exibição de inteligência tática alviverde neste século. Chegar lá e se classificar daquela maneira em uma temporada que o Palmeiras cometeu uma série de equívocos administrativos foi quase um milagre. Às vezes até me pergunto se aquele não foi o jogo-chave do torneio.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, excelente tópico!!! Ontem mesmo eu estava querendo montar uma lista de jogos da era Abel e também lista dos gols mais emblemáticos.

Pra mim a final do Paulista desse ano contra o São Paulo é o 2º maior jogo (talvez o melhor jogado pelo time de todos), deixaria só atrás do jogo contra o Flamengo. E engraçado, depois de tantas conquistas e jogos históricos, colocaria a final contra o Santos mais pro meio ou até final do top 10, até porque o jogo em si não foi tão legal, teve um desfecho histórico mas depois que vc sabe como foi, não me dá muita vontade de assistir o jogo inteiro de novo, só aquela parte do gol do Breno rsrsrs. E também não tinha público, não era uma atmosfera tão intensa como desses últimos jogos, o que pra mim perde um pouco o encanto.

Teve um jogo contra o Grêmio logo após aquele sufoco do jogo da volta contra o River que nós fizemos um 1º tempo mágico, mas só fizemos 1x0, depois no 2º tempo o time cai bastante e o Grêmio empata. Mas eu lembro daquele primeiro tempo até hoje!!!

Meu top 3 seria:

1 - Final Libertadores 2021 x Flamengo

2 - Final Paulista 2022 x São Paulo

3 - Semi-final Libertadores 2021 - Atlético/MG

E só pra deixar registrado um site muito legal, nós podemos assistir e baixar TODOS esses jogos, deixar num HD Externo e tal (é algo que pretendo fazer quando tiver um tempinho).

Só acessar o site: https://arquivospalmeiras.blogspot.com/

É uma excelente iniciativa esse site, meus parabéns pra quem toca ele. Tem praticamente todos os jogos do Palmeiras dos últimos anos e muitos outros jogos históricos, quase tudo na íntegra.

Compartilhar este post

Link para o post

Entrei com a certeza de que o jogo contra o Chelsea não estaria na lista. A minha intervenção seria justamente para lembrar dessa partida. Mas o Autor do tópico pensou como eu. 

Compartilhar este post

Link para o post
42 minutos atrás, Bitous disse:

Cara, excelente tópico!!! Ontem mesmo eu estava querendo montar uma lista de jogos da era Abel e também lista dos gols mais emblemáticos.

Pra mim a final do Paulista desse ano contra o São Paulo é o 2º maior jogo (talvez o melhor jogado pelo time de todos), deixaria só atrás do jogo contra o Flamengo. E engraçado, depois de tantas conquistas e jogos históricos, colocaria a final contra o Santos mais pro meio ou até final do top 10, até porque o jogo em si não foi tão legal, teve um desfecho histórico mas depois que vc sabe como foi, não me dá muita vontade de assistir o jogo inteiro de novo, só aquela parte do gol do Breno rsrsrs. E também não tinha público, não era uma atmosfera tão intensa como desses últimos jogos, o que pra mim perde um pouco o encanto.

Teve um jogo contra o Grêmio logo após aquele sufoco do jogo da volta contra o River que nós fizemos um 1º tempo mágico, mas só fizemos 1x0, depois no 2º tempo o time cai bastante e o Grêmio empata. Mas eu lembro daquele primeiro tempo até hoje!!!

Meu top 3 seria:

E só pra deixar registrado um site muito legal, nós podemos assistir e baixar TODOS esses jogos, deixar num HD Externo e tal (é algo que pretendo fazer quando tiver um tempinho).

Só acessar o site: https://arquivospalmeiras.blogspot.com/

É uma excelente iniciativa esse site, meus parabéns pra quem toca ele. Tem praticamente todos os jogos do Palmeiras dos últimos anos e muitos outros jogos históricos, quase tudo na íntegra.

Esse site é incrível!! E o mais interessante é que quem faz, faz por amor mesmo, sem receber um centavo, um herói mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Il Palestrino disse:

Excelente tópico.

Gostei muito da inclusão de derrotas, o que confere ainda mais credibilidade à lista. Finais como a do Mundial e da Supercopa do Brasil foram belas partidas contra adversários claramente superiores no momento e merecem mesmo constar no ranking.

Os três primeiros, autênticos épicos de Libertadores, estão registrados na história, mas acho que falaremos cada vez mais do quinto, a semifinal contra o Galo no Mineirão.

O primeiro elemento que torna aquele jogo histórico foi a desigualdade envolvendo os dois confrontos: o Galo jogou com torcida e nós não. Em segundo, a qualidade do adversário em seu auge na temporada — Everson; Mariano, Nathan, Alonso e Arana; Allan, Jair, Nacho e Zaracho; Vargas e Hulk —, gigante após não tomar conhecimento de River Plate e Boca Jrs. Em terceiro, por ter sido ao lado da final contra o Flamengo, a maior exibição de inteligência tática alviverde neste século. Chegar lá e se classificar daquela maneira em uma temporada que o Palmeiras cometeu uma série de equívocos administrativos foi quase um milagre. Às vezes até me pergunto se aquele não foi o jogo-chave do torneio.

Quanto ao jogo do Atlético, concordo que foi o jogo em que o plano do Abel mais funcionou. Se eu focasse somente no papel do treinador Abel Ferreira, esse seria top 2 para mim, ficou em 5º devido a importância dos jogos a frente dele. 

Compartilhar este post

Link para o post
24 minutos atrás, GuntherF disse:

Entrei com a certeza de que o jogo contra o Chelsea não estaria na lista. A minha intervenção seria justamente para lembrar dessa partida. Mas o Autor do tópico pensou como eu. 

Valeu! Eu realmente achava que colocar as derrotas contra o Flamengo e Chelsea iria causar polêmicas, mas pelo visto todos estão de acordo hahaha

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Il Palestrino disse:

Excelente tópico.

Muito bem lembrado. Já tinha esquecido desse detalhe. 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Bitous disse:

Lembro muito bem desse jogo. Esse e os 4x0 contra os gambás foram dois jogos espetaculares daquela fase. Aquele 1x1 contra o Grêmio me fez ver a final da copa contra eles bem tranquilo, com aquela sensação de que ganharíamos com certeza.

Compartilhar este post

Link para o post
4 hours ago, Bitous said:

Meu top 3 seria:

Salvou meu teclado.

Compartilhar este post

Link para o post

Pior que apesar daquele jogo do River 2-0 ser talvez o mais tortuoso que já vi nada vida acho que merecia uma menção honrosa

Porque apesar de ser provavelmente o PIOR desses jogos, ele talvez entre numa lista dessas porque nós sobrevivemos, seja por VAR, seja por jogador salvando emcima da linha, seja por sorte, seja pelo Weverton sendo um MONSTRO, nós conseguimos, algo que talvez não aconteceria em outros anos...

Compartilhar este post

Link para o post
53 minutos atrás, RenanPalestra disse:

Pior que apesar daquele jogo do River 2-0 ser talvez o mais tortuoso que já vi nada vida acho que merecia uma menção honrosa

Porque apesar de ser provavelmente o PIOR desses jogos, ele talvez entre numa lista dessas porque nós sobrevivemos, seja por VAR, seja por jogador salvando emcima da linha, seja por sorte, seja pelo Weverton sendo um MONSTRO, nós conseguimos, algo que talvez não aconteceria em outros anos...

Esse é o jogo que todos os palmeirenses usaram  todas as cartas anti zica . Foi o  jogo santo.  

Compartilhar este post

Link para o post
55 minutes ago, RenanPalestra said:

Esse foi o pior jogo que eu ja vi uma equipe do Palmeiras fazer - do ponto de vista dominio do adversario. Acho que nem em 2012 ou 2014 o Palmeiras foi tao dominado como nesse jogo.

Mas ao mesmo tempo, acredito que esse jogo fez uma cicatriz que deixou o time mais cascudo para as conquistas que vieram e continuam vindo. Aprimorar a parte psicologica e' um dos pontos que eu Abel mais trabalha (Cabeca fria, coracao quente) e esse jogo deixou tantas licoes que e' impossivel nao dizer aquele jogo foi pivotal na presenca mental que o time traz para os jogos.

Compartilhar este post

Link para o post

Faria menção honrosa ao Palmeiras 3-0 Ceará (Copa do Brasil 2020).

Apesar da equipe estar consideravelmente desfalcada (Covid, lesões, convocações), a atuação foi muito boa e a classificação encaminhou nesta partida.

Compartilhar este post

Link para o post

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..