Ir para conteúdo

Entre para seguir isso  
Fabricio USA

Pesquisa Ranking das Torcidas 2025 - TM20 Branding

Posts Recomendados

1 hora atrás, MaialePazzo disse:

sinceramente nem sei qual é a explicação para isso

Aqui em SP os torcedores rivais botam muita pressão, quase que um bulliyng, em cima das crianças para que não sejam palmeirenses (Eu mesmo já dei muito chega prá lá em marmanjo trouxa por causa disso). Eles só se tornam palmeirenses por influência do pai e, lógico, pela tradição vencedora do Clube. Porque a pressão contrária é grande. 

Lá fora, digo em outros estados, não tem muito isso. Um lugar que me impressiona sempre que viajo para lá é Salvador/BA. Sempre vejo gente com a camisa do Palmeiras naquela cidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
46 minutes ago, agnaldo_jc said:

E se a entrevistas for só 2 mil na cidade de Santos?? 
outra coisa, vai no nordeste e os nordestino fala assim, sou Ceará e flamengo, sou fortaleza e Botafogo, como assim??? Torcer para dois times… é que aqui eu torço para o Fortaleza e no Rio eu torço para o cheirinho, aí pergunta, no sul?? A no sul sou inter…

Você realmente acha que as pessoas que participaram do planejamento do estudo não se preocuparam em entrevistar pessoas de lugares geograficamente diversos pra tentar ter uma amostra representativa da população brasileira? Pergunta honesta, não estou sendo irônico.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Verdola disse:

A amostra de fato é bastante pequena para o tamanho do Brasil, fora que não vi estratificação por faixa etaria, gênero, renda etc.

Foi feita no Brasil todo? Qual a pergunta que foi feita, é sobre ser o time do coração ou torcedor de conveniência tá sendo considerado? O que é considerado como torcedor por eles, entusiasta é algo diferente. Acompanham o time (mesmo se houver distância geográfica considerável), tem algum envolvimento com time, conhecem história, elenco, ou só ficam esporadicamente sabendo se ganhou algo ou resultados de jogos pontuais? A amostra foi ponderada por concentração populacional? Torcem há quanto tempo pro time? Já trocaram de time e se sim quando e porque? Quantos declararam não ligar pra futebol? Quantos disseram não ter um time do coração?

Enfim, não conheço a metodologia aplicada e nem sou estatístico para poder criticar a validade da pesquisa, mas eu acho estranho que esses 2 mil entrevistados sejam de fato um reflexo da realidade brasileira.

Ainda que eu acredite que sim o projeto RGT de visibilidade aos urubus e gambás, nessa ordem, tenham deixado esses 2 com as maiores torcidas do país, eu não acho que esses números da pesquisa possam ser levados muito a sério.

Aparentemente a pesquisa foi encomendada pela Infomoney. Encontrei duas matérias online que ainda me parecem bastante rasas

https://www.infomoney.com.br/business/flamengo-e-corinthians-tem-quase-metade-da-torcida-brasil-pesquisa-exclusiva-infomoney/

https://www.infomoney.com.br/business/torcidas-e-o-engajamento-saiba-como-os-brasileiros-acompanham-seus-times-de-futebol/

Meu primeiro comentário é que dado o viés de quem encomendou e como apresentou os dados, é que isso diz respeito a um recorte mercadológico e não de reais intenções demográficas.

Além disso eles dizem ter feito a pesquisa de maneira virtual, considerando todas as classes socioeconômicas, mas não apresentam ponderação e nem distribuição para cada uma dessas estratificações. A única distinção em subgrupos que eles comunicaram é de gênero, ao dizer que entrevistaram mais mulheres que homens (sendo que o torcedor engajado é sabidamente predominante masculino). Também informam que só contabilizaram pessoas que tem um time do coração.

Outro ponto, olha essa frase que abre um dos artigos: "Metade dos torcedores brasileiros acompanha a maioria ou todos os jogos do seu time, enquanto 22,8% raramente assistem ou sequer torcem por um clube".

Primeiro que os referidos  "sequer torcem" não poderiam sequer ser considerados torcedores. Eles foram contabilizados de que forma na pesquisa? Os cálculos foram feitos só com os 77,2% restantes? Dos que declararam ter um time do coração, algum declarou torcer para um segundo time? 

Para mim, lendo a matéria eu fico com a impressão que eles devem ter enviado um formulário online tipo aqueles que vc recebe no whatsapp "tenho um amigo fazendo faculdade e queria pedir a ajuda de vocês respondendo uma pesquisa anônima para o TCC dele". Aí tem mais pergunta direcionada pra essa impressão falsa e conceder validade demográfica do que de interesse sobre o futebol. Imagino que:

- Qual sua renda mensal (5 opções para estratificar classe)

- Qual seu gênero (m/f)

- Em qual região do Brasil você mora (N, NE, CO, S ou SE)

- Qual a sua idade (opções de faixa etária)

- Quantos jogos do seu time você assiste por temporada (todos, maioria, alguns, raramente, não tenho time).

- Por onde você acompanha os jogos (estádio, tv aberta, tv fechada, streaming, rádio)

- Qual o seu time do coração (lista de times)

É uma pesquisa mal montada, mal conduzida e só esse quadro explica a limitação dos dados apresentados, não tem rigor ponderação, aprofundamento e nem possibilidade de cruzamento de dados. Não reflete representatividade populacional e não possibilita nenhum tipo de análise real.

Coloca o Palmeiras como terceira maior torcida, mas ser favorável não quer dizer que é bem feita.

Editado por Verdola

Compartilhar este post

Link para o post

A questão não é estar certa ou errada a pesquisa. A verdade é que essas pesquisas mesmo certas não representam a realidade de quem consome futebol. Se vc sai perguntando na rua para que time torce, as pessoas que não são ligadas em futebol seguem a manada. Essas pesquisas pra terem algum valor deveriam pedir para as pessoas que torcem para o time X ou y citar o nome de 5 jogadores do elenco atual. Se não souber, não é torcedor, é no máximo simpatizante.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de encontrar uma terceira matéria, essa sim a única com um mínimo de aprofundamento, análise estratificada e crítica, evidenciando como disse anteriormente qual o objetivo da pesquisa. Como foi apresentado em um fórum de eventos de negócios do esporte, pra mim tá evidenciado que trata-se de algum lobby para incentivar a conversão do futebol brasileiro em puro negócio e maior flexibilização para formação de SAFs. 

https://www.infomoney.com.br/business/modelo-de-saf-no-futebol-brasileiro-e-aprovado-por-60-dos-torcedores/

Curioso que eles referem que o torcedor palmeirense é, pela pesquisa, o mais avesso a ter o próprio clube a ser convertido em SAF. Se eu tivesse respondido a pesquisa também seria completamente contra.

Mas enfim, minha recomendação é que não levem a pesquisa a sério, o torcedor comum não é o alvo da divulgação dessa pesquisa e já deveria estar vacinado que ela só está ganhando mídia nos meios de informação pq favorece os 2 clubes de sempre com a falácia de que eles concentram quase metade dos torcedores do Brasil. 

E se você tiver grana pra comprar um clube ou que trabalhar em alguma agência envolvida com marketing de futebol, dá pra vc conduzir a mesma pesquisa com melhor qualidade e gastando pouco ou nada e sair melhor informado do que isso pra tomar suas decisões de negócios.

Compartilhar este post

Link para o post

O mais curioso pra mim nessa pesquisa é Sport e Bahia terem mais torcida que Fluminense e Botafogo.

Os dois cariocas são considerados grandes e maiores que Bahia e Sport, mas tem menos torcida e se for ver os títulos também não tem muita diferença.

Fluminense e Botafogo ganharam a libertadores recentemente, mas em títulos nacionais não tem muita diferença tanto em copa do Brasil, quanto em brasileiro pra Bahia e Sport.

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, agnaldo_jc disse:

Mostra que 1/4 do Brasil é flamenguista…. Aqui na minhas cidade não bate esses valores e tem bem mais palmeirense, usando camisa hj em dia… cheirinho é tão grande que eles tentaram vender a TVcheirinho e não conseguiram vender nem 1/3 do que pretendiam, justamente fazendo os cálculos da glabolixo.

se os cara são 1/4 da população de torcedores, teriam que ser maior em sócio torcedor que o Palmeiras e inter tranquilo, até pq eles são “3 vezes “ maior que a gente, outra coisa, não vendem o dobro de camisa, não são o dobro de torcedores em estádio… não são o dobro em nada, aí coloca como 24% e na ora da prova real que é venda de camisa, sócio torcedor e por aí vai não consegue ser nem 50% a mais que os outros clube.

pode pegar as vendas de qualquer coisa do cheirinho e comparar com qualquer dos times de São Paulo, eles estão pariado… 3 vezes a mais teria que no mínimo refletir nos números reais em objetos, mas o que vemos são palmeira com maior sócio torcedores e olha que eles vem a anos investindo em times bons, não é nem nos tempos das vacas magras e mesmo assim a diferença é pouco para qualquer time grande de São Paulo.

Sou de SP e moro a 15 anos em governador valadares MG, aqui tem muito palmeirense

Tem até um grupo de palmeirenses que se encontram pra ver jogos juntos 

Só onde trabalho tem 6 palmeirense, e 1 flamenguista q nao sabe nem o nome do goleiro.

Concordo 100% com vc

Quando era moleque só passava jogo do RJ quem tinha parabólica 

2 times pegarem metade do países é piada 

Compartilhar este post

Link para o post
19 horas atrás, agnaldo_jc disse:

E se a entrevistas for só 2 mil na cidade de Santos?? 
outra coisa, vai no nordeste e os nordestino fala assim, sou Ceará e flamengo, sou fortaleza e Botafogo, como assim??? Torcer para dois times… é que aqui eu torço para o Fortaleza e no Rio eu torço para o cheirinho, aí pergunta, no sul?? A no sul sou inter…

Outro exemplo

Minha família inteirinha é palmeirense 

Na minha opinião, nao sei se estou certo... creio q é muito raro uma criança de família palmeirense se desviar para torcer para outro clube 

Compartilhar este post

Link para o post

Cinco clubes nordestinos no Brasileirão e dois na Libertadores de 2025 é uma excelente notícia.

Quanto mais esses clubes disputarem competições com o Flamengo — inclusive podendo perder alguns confrontos diretos —, menos teremos daquela palhaçadinha de eleger o rubro-negro como segundo time do coração. Além disso, aquelas gerações dos anos 1970 e 80 que promoveram esse espetáculo à brasileira não irão durar pra sempre.

O Flamengo tem zombado muito desses torcedores, levando times reservas e cobrando ingressos caríssimos ao jogar em seus respectivos estados.

Em breve, uma pesquisa sincera colocará o Corinthians na frente do Flamengo, o que não vejo como injustiça, por mais que eu odeie o clube rival.

Compartilhar este post

Link para o post

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..