Ir para conteúdo

Entre para seguir isso  
Octa

Modelo de negócio para jogadores da base

Posts Recomendados

Toda vez que entro no Instagram me deparo com um vídeo novo sobre “Qual clube europeu está na frente pra trazer o Eduardo Conceição”. Daí o menino sai com 18, que nem o Endrick e o Estevão praticamente sem ter jogado pelo profissional do clube.

Queria propor um modelo diferente pra negociar esses jogadores, garantindo que eles fiquem mais tempo e criem uma identidade com o Palmeiras.

E se, ao invés de vender o menino agora por 40 milhões, a gente vendesse por 30? Mas coloca uma cláusula em que ele só sai do Palmeiras quando completar 20 anos.

Quer trazer antes? Vai pagar uma multa. Se sair com 18, paga mais 25 milhas. Se sair com 19, paga mais 15.

Ganha o Palmeiras, que fica com o jogador por mais tempo. Ganha o jogador, que chega pronto na Europa. Ganha o clube Europeu que vai ter o garato se desenvolvendo em um clube estruturado e que disputa títulos.

Imagina se o Endrick tivesse um contrato nesse moldes. Já tínhamos ganhado mais uns dois títulos, ele seria seguramente o 9 da Copa e teria se desenvolvido muito jogando aqui do que no lixo do Lyon.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo que o modelo de negócio do jogador de base passa muito mais pelo empresário e família do que o próprio jogador.

O que precisa ficar claro para o empresário é que o jogador tem que ir já pronto para a Europa. Se ir cedo demais, corre o risco de não dar certo no clube grande e ficar pingando entre clubes médios e pequenos, correndo o risco da carreira não decolar como imaginado. Acho que o caso do Endrick é uma boa demonstração disso.

Por mais que o empresário e a família queiram uma venda mais precoce para ganhar dinheiro, não tenho dúvidas que se esperar mais um pouco no Brasil e o jogador estiver mais preparado, a venda mais ser feita por um valor ainda maior.

Entendo também que tem a vontade do jogador em atuar nas maiores ligas do mundo, mas aí que vem a estratégia do clube formador. Aqui no Brasil, ele será a grande atração do campeonato, já na Europa, será só mais um dentre tantos outros ótimos jogadores.

Além disso, o próprio clube formador tem que seduzir o atleta. Aumento de salário, participação ativa no marketing do clube, dentre outras ações fazem com que o jogador se sinta prestigiado e não tenha tanta pressa em sair.

O grande trunfo do Palmeiras atualmente é que não precisa desesperadamente vender tanto jogador para equilibrar as contas. Penso que é possível escolher qual jogador pode segurar e qual jogador pode ser vendido.

Enfim, não é uma equação fácil de resolver, mas é bem possível. Basta ter boa vontade.

Compartilhar este post

Link para o post

No Brasil tudo me parece passageiro. 

Outras decadas era SP e Santos, outros anos era Fluminense...

Se for parar pra pensar, essa e' a primeira vez que comecamos a formar de verdade.

O que me preocupa e' como o clube vai capitalizar os processos que existem hoje para que a maquina continue a funcionar mesmo com a saida de profissionais que hoje aqui estao como o Sampaio. Afinal ele nao e' imortal.

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, Octa disse:

Ganha o Palmeiras, que fica com o jogador por mais tempo. Ganha o jogador, que chega pronto na Europa. Ganha o clube Europeu que vai ter o garato se desenvolvendo em um clube estruturado e que disputa títulos.

voce esqueceu da figura central aqui meu caro, o empresario do jogador, esse que manda na p**rra toda

jogador de futebol hoje em dia quer sair dessa bagunça que é o futebol brasileiro, e eu concordo com a visão deles, essa varzea que é nosso futebol e principalmente nosso país

o ultimo que ficou por mais tempo em terras brasileiras foi o neymar, e na minha opinião é o correto, saiu com 20 e poucos anos ganhando varios titulos, e quando chegou no barcelona não foi dois jogos e ja era titular

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Silvio Osório disse:

voce esqueceu da figura central aqui meu caro, o empresario do jogador, esse que manda na p**rra toda

jogador de futebol hoje em dia quer sair dessa bagunça que é o futebol brasileiro, e eu concordo com a visão deles, essa varzea que é nosso futebol e principalmente nosso país

o ultimo que ficou por mais tempo em terras brasileiras foi o neymar, e na minha opinião é o correto, saiu com 20 e poucos anos ganhando varios titulos, e quando chegou no barcelona não foi dois jogos e ja era titular

Exatamente. O Neymar não é exemplo pra quase nada, mas especificicamente nesse aspecto sua carreira foi administrada perfeitamente.

Ele se tornou uma lenda no Brasil e chegou no Barcelona gigante. Se tivesse ido com 18, teria acabado emprestado pra um Celta de Vigo da vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo se o jogador não sofrer nenhuma lesão grave, for de boa índole e família, tiver um bom empresário e não se deixar levar pelas más companhias atreladas à fama, ainda sim terá oscilações inevitáveis devido à pouca idade e o valor de mercado oscila junto, isso sem falar que o valor pode ir de um Endrick/Estevão à um Gabriel Veron com um simples vídeo de 30 segundos.

Aos 18 anos é o ápice do valor e se inicia o ápice do risco, pois podem fazer tudo que um adulto faz mas com a imaturidade e a ânsia de um adolescente famoso e sem limites de gastos.

Tem que vender.

O que precisa melhorar é na hora de reinvestir o dinheiro, mais Vitor Roques e Árias e menos Tabatas e Atuestas.

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, RenPalmeiras disse:

Mesmo se o jogador não sofrer nenhuma lesão grave, for de boa índole e família, tiver um bom empresário e não se deixar levar pelas más companhias atreladas à fama, ainda sim terá oscilações inevitáveis devido à pouca idade e o valor de mercado oscila junto, isso sem falar que o valor pode ir de um Endrick/Estevão à um Gabriel Veron com um simples vídeo de 30 segundos.

Aos 18 anos é o ápice do valor e se inicia o ápice do risco, pois podem fazer tudo que um adulto faz mas com a imaturidade e a ânsia de um adolescente famoso e sem limites de gastos.

Tem que vender.

O que precisa melhorar é na hora de reinvestir o dinheiro, mais Vitor Roques e Árias e menos Tabatas e Atuestas.

Mas é justamente essa a proposta. Vende com 18, mas com uma cláusula que só permite sair aos 20. Se quiser trazer antes, paga uma multa. Assim o jogador pode se desenvolver no Palmeiras e chegar pronto na Europa.

Compartilhar este post

Link para o post
5 hours ago, Octa said:

Mas é justamente essa a proposta. Vende com 18, mas com uma cláusula que só permite sair aos 20. Se quiser trazer antes, paga uma multa. Assim o jogador pode se desenvolver no Palmeiras e chegar pronto na Europa.

Entendi, só que eles já são vendidos aos 16 anos e só saem aos 18 porque é lei, senão sairiam aos 16. Os contratos de jogadores jóvens só podem ter duração de no máximo 3 anos. Nem mesmo o Palmeiras anda tendo muito espaço pra desenvolver os jogadores no time profissional, o Sorriso foi emprestado ao Avaí, o goleiro Kaíque foi emprestado ao Nacional de Portugal, o zagueiro Naves foi emprestado ao Alverca de Portugal, e o zagueiro Robson foi emprestado ao Bétis da Espanha. O volante Coutinho nem inscrito foi na Libertadores e parece que está de saída para um time da Turquia. O Éric Belé dizem que tem sido sondado por times grandes com boas propostas mas nem no banco fica... O Giovani teve uma boa proposta do Ajax, recusaram e depois não deram sequência pra ele se desenvolver, foi vendido pra time Árabe por muito menos. Se tivesse ido pro Ajax, teríamos ganhado com a venda e o Ajax já teria revendido ele nos repassando mais uma verba extra.

Jogador jóvem é um produto altamente perecível, o dinheiro que o Palmeiras recebe por eles não é. Quanto melhor for o jogador, maior será o assédio imediato (Endrick/Estevão), quanto mais deslumbrado e irresponsável ele for, mais desvalorizado ele será (Patrick de Paula/Gabriel Veron). Todos eles balançam e querem sair o quanto antes pra Europa, principalmente quando é pra times conhecidos como Real Madrid, Barcelona, Chelsea, Manchester City, etc.

O Vítor Roque mesmo, saiu do Atl. Paranaense pro Barcelona, foi emprestado pro Bétis e voltou pro Palmeiras ainda jóvem mas sem tanta ânsia de sair novamente, mais experiente e focado, podendo ser desenvolvido com calma.

O time da Copinha esse ano (que é a maior vitrine) foi muito mal, travado e passando de fase aos trancos e barrancos, enquanto isso, os jóvens que subiram mal tiveram oportunidades de jogar no profissional, não teria sido mais vantajoso usar os melhores pra arrebentar na Copinha e vender eles à preço de ouro agora?

Vendendo o Pacheco, Larson e Coutinho (que não têm oportunidades no profissional), daria pra trazer com sobras o Danilo, por exemplo, que chegaria pra ser titular absoluto.

Vendendo o Erick Belé, Eduardo Conceição e Sorriso (que não têm oportunidades no profissional), daria pra trazer o Luiz Henrique.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah cara, eu sou a favor da venda desses jogadores da base e que invistam em jogadores já prontos pro time principal. Palmeiras e Flamengo estão fazendo isso muito bem. 

Agora pensando em modelos pra jogador da base pudesse ficar mais tempo, eu se tivesse 17 anos e um clube me oferecesse uma grana violenta que pode tirar minha família da pobreza, me colocaria milionário, jogando em um país bom de se morar, eu não pensaria 2 vezes. Não tem como segurar esses garotos, é muita grana, se ele se machuca igual aconteceu com o Ganso? A gente fala do Neymar mas esquece do Ganso, a carreira dele praticamente encerrou aqui depois da lesão, nunca mais foi o mesmo e perdeu muita grana. 

Eu queria formar ídolos da base, um time hoje com Vitor Reis, Endrick, Estevão eJesus, é até inimaginável, seria massa demais, mas a realidade do futebol brasileiro não é de segurar esses caras, infelizmente. 

Compartilhar este post

Link para o post

ninguém vai aceitar, nem o empresário, nem o clube comprante nem o proprio jogador, familia e afins. Jogador querendo ganhar mais, empresário quanto antes for pra europa mais chance de já arrumar outra negociação, clube quer o jogador logo pra "consertar" ele além de não ter risco de lesão. Imagina pagar por algo, receber 2 anos depois e ainda poder vir bixado ? Melhor comprar algum de 16-18 de outro clube

Compartilhar este post

Link para o post

Endrick, Estevão, Eduardo Conceição. Jogadores nesse nivel, não vão ficar aqui no Brasil ate 20 anos, eles vão ser sempre negociados antes dos 18 e na posição que é mais vista ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Da pra usar vários exemplos pra tentar fazer isso

Quem saiu antes logo aos 18 teve dificuldade de adaptação, perdeu espaço, teve que ser emprestado, está brigando por espaço, mais reserva do que titular (endrick, Vitor reis, Estevão etc)

Aí usa o caso do Neymar (que é o ídolo dessa geração) que ficou até os 21, ganhou títulos, virou ídolo, saiu direto pro Barcelona praticamente titular, titular da seleção, 3 copas. Sei que é UM caso, mas aí vai do convencimento.

Eu também acho que isso fica mais no nosso imaginário de torcedor que quer os mlks jogando aqui mais tempo e performando com a nossa camisa. Mas não custa tentar. E vai que alguma ideia daqui não chega lá e pode pelo menos dar uma pulga atrás da orelha.

Empresário vai querer tirar o mais rápido possível daqui com a maior multa que puder, tá lutando pelo próprio dinheiro (e tá certo).

Jogador vendo um Real Madri, Barcelona, City da vida não vai querer deixar o bonde passar e ter a chance de nunca jogar nesses clubes.

Então isso tem que partir do clube, sentar com jogador, família, explicar os prós e contras, dar os exemplos, convencer, sangrar um pouco mais em questão de salário, mas tudo isso pra tentar manter um extraclasse por mais tempo. Se Endrick, Estevão e Vitor Reis ficassem até os 21, a gente não precisaria se preocupar com contratação, continuaria brigando por títulos e teria mais tempo pra se preparar pra saída deles, com eles já sabendo pra onde vão, tranquilos, só jogando bola e o Palmeiras já tranquilo porque fez a venda. Tudo isso com a nova safra de crias já vendo e entendendo que é melhor ficar do que sair logo.

Compartilhar este post

Link para o post

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..