Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Emerson Fávaro

Proposta para o Avanti

Posts Recomendados

O Paulo Nobre tem méritos no aumento do número de sócios Avanti no seu mandato, mas o discurso sobre o sócio-torcedor, não está de todo correto. O Palmeiras perde uma grande oportunidade inclusive estratégica.

Essa semana teremos um jogo decisivo na quarta-feira, e apenas Sócios Avanti podem comprar os ingressos. Hoje o número de sócios está por volta de 38.500, mais ou menos a capacidade total do Pacaembu. Em tese, se cada sócio fizer o seu direito a escolha de ingresso, não sobra para o público em geral. Considerando que a internet tem penetração de 40% no Brasil, a segmentação da oportunidade de compra é errônea por parte da diretoria, pois 60% dos brasileiros [e, os palmeirenses estão genericamente nesta conta] não tem acesso à internet [ou seja, não tem a chance de se associar]. E o clube perde estrategicamente a chance de aumentar de vez o número de associados.

Proposta:

Eu, como presidente, entregaria 90% da carga ao Avanti, e deixaria 10% aberto ao público em geral, o que daria mais ou menos 4 mil ingressos. Assim você atende quem não tem, ou quem não pode ser sócio. E a publicidade que geraria em torno disso seria extremamente positiva. O mesmo jornal que citaria 20 mil pessoas na rua Turiassú, disputando 4 mil ingressos, se atentaria ao sócio-torcedor que pode comprar o ingresso dentro de casa, pela internet. Você resolve a questão, dando a brecha para compra do público em geral, e faria com que a comparação fosse positiva pelos torcedores, afinal, ninguém quer passar perrengue, pegando fila de 5 horas para conseguir 1 ingresso. Eu, Emerson, já fiquei muito na fila na minha história de torcedor, e sei o quanto é vantajoso fazer tudo de dentro de casa.

Isso é marketing positivo. Você faz o TO ou o torcedor em geral entender que não quer apenas forçar a barra, mas quer o fazer entender a grande vantagem de ser associado. Afinal, primeiro que hoje é muito mais caro não ser sócio, e o pensamento seria inevitável: "se eu fosse associado, não pegaria essa fila imensa... e ainda teria descontos - realmente vale a pena".

Você acaba com o problema, com uma simples ação. Você tem a chance de comprar na bilheteria, mas é mais disputado e mais caro. O que você quer?

O Paulo Nobre acertou em muitas coisas na sua gestão, e muito no Avanti, tem mais méritos que erros. Mas há espaço sim para melhorias, e para ser inteligente. A primeira delas, é acabar com a aparente birra que tem a respeito desse tema.

Abraços,

Favaro

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discordo.

40 da população tem acesso a internet, quem não tem provavelmente (maioria) está na parte da população que não tem grana para comprar um computador e não vai ter também para pagar mensalidade/ingressos.

Você pode criar mais pontos de venda "on site" dos ingressos, com quiosques para vender o ingresso para os sócios que não tem como costume usar a net. Pode vender também em algumas lojas, como é feito com ingressos para shows...

Outra coisa que eu faria seria abrir o programa para convidados. Ao invés do dependente ser apenas parente direto, permitir primos, tios, amigos terem um cartão adicional, que pagaria uma mensalidade reduzida (70 ou 80% do valor normal) e teria os mesmos direitos. O pagamento da mensalidade, sempre sob responsabilidade do titular.

Outra coisa interessante: pré-venda até hoje para ST, amanhã abriria para convidados do ST, limitado a 5 ou 10 por cartão. Ai nego que não é sócio, vai ter que ir acompanhado de um sócio (usar o mesmo cartão) e vai ver como é vantajoso ser sócio... vai querer ser também...

Compartilhar este post

Link para o post

Velho (no bom sentido) Emerson Fávaro, proposta muito coerente e inteligente!

E o percentual poderia variar entre 90% - 10% a 80% - 20%

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Discordo.

40 da população tem acesso a internet, quem não tem provavelmente (maioria) está na parte da população que não tem grana para comprar um computador e não vai ter também para pagar mensalidade/ingressos.

Você pode criar mais pontos de venda "on site" dos ingressos, com quiosques para vender o ingresso para os sócios que não tem como costume usar a net. Pode vender também em algumas lojas, como é feito com ingressos para shows...

Outra coisa que eu faria seria abrir o programa para convidados. Ao invés do dependente ser apenas parente direto, permitir primos, tios, amigos terem um cartão adicional, que pagaria uma mensalidade reduzida (70 ou 80% do valor normal) e teria os mesmos direitos. O pagamento da mensalidade, sempre sob responsabilidade do titular.

Outra coisa interessante: pré-venda até hoje para ST, amanhã abriria para convidados do ST, limitado a 5 ou 10 por cartão. Ai nego que não é sócio, vai ter que ir acompanhado de um sócio (usar o mesmo cartão) e vai ver como é vantajoso ser sócio... vai querer ser também...

Permita-me discordar totalmente de você, Roberto. O que vejo nos estádios, em grande escala, são pessoas que não tem a informação que aparentemente é "NORMAL" para nós, que temos todas as ferramentas. Esse é um pensamento normal, mas a realidade é bem diferente. Pode ser que o seu círculo social não seja assim, mas não é realista esse pensamento.

O Palmeiras é um clube muito popular, existem pessoas de diversas classes sociais, e muitos mal sabem o que é o Avanti. Tenho vários exemplos de arquibancada, de senhores, de pessoas visivelmente sem largas condições financeiras, e que mesmo assim vão ao estádio esporadicamente, ou em alguns casos sempre. Ademais, não são todos os indivíduos que possuem cartão de crédito. Quando você restringe internet + cartão de crédito, o número cai ainda mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Emerson, entendo perfeitamente sua preocupação, mas essa divisão, NO MOMENTO, acontece naturalmente.

Muitos STs são de fora e se associaram apenas para ajudar o clube e/ou para virem em jogos esporádicos. Portanto, com esse numero atual, é muito difícil não sobrar, pelo menos, 20% dos ingressos para quem não é Avanti.

Outra:

- essa porcentagem da população que vc destacou é do Brasil inteiro ou de S. Paulo?

- não se esqueça que nossa torcida é a única torcida que tem mais de 50% de torcedores nas camadas mais altas da sociedade, o que aumenta mais ainda essa porcentagem.

- Veja o jogo da Vila. Fizeram tanta guerra e os "mesmos" de sempre lá estiveram. Naturalmente!

- Quando o numero for superior a 50 mil, ai sim, teremos que pensar em alguma coisa para atender outras demandas.

Obs: Como é bom ver uma critica construtiva, com argumentos e sugestões.

Se todos fossem assim....

Compartilhar este post

Link para o post
O Paulo Nobre tem méritos no aumento do número de sócios Avanti no seu mandato, mas o discurso sobre o sócio-torcedor, não está de todo correto. O Palmeiras perde uma grande oportunidade inclusive estratégica.

Essa semana teremos um jogo decisivo na quarta-feira, e apenas Sócios Avanti podem comprar os ingressos. Hoje o número de sócios está por volta de 38.500, mais ou menos a capacidade total do Pacaembu. Em tese, se cada sócio fizer o seu direito a escolha de ingresso, não sobra para o público em geral. Considerando que a internet tem penetração de 40% no Brasil, a segmentação da oportunidade de compra é errônea por parte da diretoria, pois 60% dos brasileiros [e, os palmeirenses estão genericamente nesta conta] não tem acesso à internet [ou seja, não tem a chance de se associar]. E o clube perde estrategicamente a chance de aumentar de vez o número de associados.

Proposta:

Eu, como presidente, entregaria 90% da carga ao Avanti, e deixaria 10% aberto ao público em geral, o que daria mais ou menos 4 mil ingressos. Assim você atende quem não tem, ou quem não pode ser sócio. E a publicidade que geraria em torno disso seria extremamente positiva. O mesmo jornal que citaria 20 mil pessoas na rua Turiassú, disputando 4 mil ingressos, se atentaria ao sócio-torcedor que pode comprar o ingresso dentro de casa, pela internet. Você resolve a questão, dando a brecha para compra do público em geral, e faria com que a comparação fosse positiva pelos torcedores, afinal, ninguém quer passar perrengue, pegando fila de 5 horas para conseguir 1 ingresso. Eu, Emerson, já fiquei muito na fila na minha história de torcedor, e sei o quanto é vantajoso fazer tudo de dentro de casa.

Isso é marketing positivo. Você faz o TO ou o torcedor em geral entender que não quer apenas forçar a barra, mas quer o fazer entender a grande vantagem de ser associado. Afinal, primeiro que hoje é muito mais caro não ser sócio, e o pensamento seria inevitável: "se eu fosse associado, não pegaria essa fila imensa... e ainda teria descontos - realmente vale a pena".

Você acaba com o problema, com uma simples ação. Você tem a chance de comprar na bilheteria, mas é mais disputado e mais caro. O que você quer?

O Paulo Nobre acertou em muitas coisas na sua gestão, e muito no Avanti, tem mais méritos que erros. Mas há espaço sim para melhorias, e para ser inteligente. A primeira delas, é acabar com a aparente birra que tem a respeito desse tema.

Abraços,

Favaro

Em São Paulo a penetração é de 60% e no Sudeste é 50%....em três anos se espera que atinja 90%. Muito dificil um cara que nao tem acesso a internet vir das outras regioes do pais para ver o jogo

Se você considerar que mais de 50% da atorcida do Palmeiras pertence as classes mais altas, você com com certeza chegará em um número ainda menor de torcedores que não tem acesso...

Outra coisa é que nunca os 38mil sócios torcedores vão exercer o direito. Pelo menos metade não vai...

Então dessa vez vai vender. No entanto, é melhor o brasileiro ir se acostumando pois, no futuro, com mais sócios torcedores vai acontece como na Europa, só ST vai a finais

De resto, ainda tenho duvidas se você só pode se associar pela internet. Tem aquelas cabines avanti para se associar. Você vira sócio e acompanha tudo pelo telefone e jornal...sempre falam no jornal quando o Avanti vai ter preferencia. Dai vc liga la se tiver uma duvida de rating e etc....Para comprar o ingresso, só ir na bilheteria

abs

Compartilhar este post

Link para o post

É uma boa sugestão Emerson, vale a pena pelo menos estudar. Concordo com boa parte do seu argumento.

Só que como sugestão, o PTD não é exatamente o melhor lugar para ela, infelizmente por causa de alguns usuários mesmo.

Mas ainda assim vale a pena correr atrás e sugerir através de um email do Avanti ou algum canal direto em rede social.

Compartilhar este post

Link para o post
De resto, ainda tenho duvidas se você só pode se associar pela internet. Tem aquelas cabines avanti para se associar. Você vira sócio e acompanha tudo pelo telefone e jornal...sempre falam no jornal quando o Avanti vai ter preferencia. Dai vc liga la se tiver uma duvida de rating e etc....Para comprar o ingresso, só ir na bilheteria

Aí é que está, também. Não existe bilheteria nesse caso, rs.

Emerson, entendo perfeitamente sua preocupação, mas essa divisão, NO MOMENTO, acontece naturalmente.

Muitos STs são de fora e se associaram apenas para ajudar o clube e/ou para virem em jogos esporádicos. Portanto, com esse numero atual, é muito difícil não sobrar, pelo menos, 20% dos ingressos para quem não é Avanti.

De acordo! Mas estrategicamente, para gerar publicidade pró-Avanti essa jogada dos 10% seria interessante.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
Aí é que está, também. Não existe bilheteria nesse caso, rs.

De acordo! Mas estrategicamente, para gerar publicidade pró-Avanti essa jogada dos 10% seria interessante.

Abs

Como não existe...você não pode levar sua carteirinha avanti na bilheteria e realizar a compra la?

Não sabia disso...achei que as bilheterias funcionavam antes também. Tipo essa que foi destruida...

Realmente isso poderia mudar. Meio idiota não ter...

Não acho que vai fazer diferença justamente pelo que eu citei. Acredito que seja irrisoria a quantidade de pessoas..mas isso não custaria a mais.

Fora que acho um problema para se pensar quando chegarmos aos 100mil usuários. MAs ta dificil

O que me irrita eh que os gauchos tem torcida bem menor, compram pela inter e possuem mais sócios...mesmo vale para o Santos

Agora nas finais vai ser bom para o Avanti, pq a galera vai se associar em massa. Palmeiras tem que focar em reter estes sócios após o campeonato. O markeing vai ter que se empenhar...mostrar para aquele cara que ainda não tem claro na cabeça, que aquilo ali é muito vantajoso para ele

Sobre os 10% Emerson, não funcionaria pois nunca iriam sobrar apenas os 10%... vai sobrar mais que a metade e os caras podem comprar pelo futebolcard na internet também, sem pegar fila...

Mas isso pode ser algo para o futuro sim...quando tivermos bombando

Compartilhar este post

Link para o post

Acontece que quando tem compra de uma carga pequena de ingressos, a mancha verde vai lá, monopoliza as filas, fura filas, usa filas preferenciais e acaba com os ingressos.

Aconteceu contra os gambás, acontece sempre, lembro até que na final da libertadores de 99 a galera da mancha saía da fila com ingresso na mão, dava meia-volta e furava de novo na cara dura, enquanto a fila dava voltas nos quarteirões e os torcedores comuns, que a organizada deve considerar otários, ficavam lá na fila quilométrica a toa

Melhor forma é vender tudo pela internet e acabar com a confusão.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Fabito Henrique

O Palmeiras tem seus quase 40mil associados.

Porém não acredito que 25 mil façam valer seu direito e compre o ingresso!

Inevitavelmente o restante vira para as bilheterias.

Acho que esse fenômeno (estádio 100% Avanti) vá acontecer somente na Allianz Parque.

Pelo menos nos primeiros meses

Compartilhar este post

Link para o post
Permita-me discordar totalmente de você, Roberto. O que vejo nos estádios, em grande escala, são pessoas que não tem a informação que aparentemente é "NORMAL" para nós, que temos todas as ferramentas. Esse é um pensamento normal, mas a realidade é bem diferente. Pode ser que o seu círculo social não seja assim, mas não é realista esse pensamento.

O Palmeiras é um clube muito popular, existem pessoas de diversas classes sociais, e muitos mal sabem o que é o Avanti. Tenho vários exemplos de arquibancada, de senhores, de pessoas visivelmente sem largas condições financeiras, e que mesmo assim vão ao estádio esporadicamente, ou em alguns casos sempre. Ademais, não são todos os indivíduos que possuem cartão de crédito. Quando você restringe internet + cartão de crédito, o número cai ainda mais.

Perdoe se não me fiz entender direito, mas não estou restringindo a compra a cartão de crédito, pelo contrário. O cartão que mencionei é a carteirinha do Avanti, veja:

Vai no estádio e faz campanha de adesão. Entrega um panfleto com os planos, beneficios, etc. Mostra onde pode se associar, onde pode comprar ingresso.

Faz parceria com lojas e espalha pontos de venda do ingresso: você chega com o cartão, escolhe o setor e paga em dinheiro, débito ou crédito.

Ai reduz o que você falou, de quem não tem costume/condição de usar internet.

Do mesmo jeito que um supermercado ou uma loja de roupas vende cartão de crédito para este público, o Palmeiras "venderia" os planos AVANTI.

Compartilhar este post

Link para o post

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..