Ir para conteúdo

Galisteu

Caio Paulista

Posts Recomendados

2 horas atrás, maynard disse:

Na verdade, não é a "sociedade" (termo que carrega essa coisa de algo preparado artificialmente por alguém ou grupo apenas para subjugar outro, etc.) que é estruturada de forma "sexista", é a humanidade. É a nossa raça.

Se você visitar uma aldeia indígena no meio do nada sem contato nenhum com "a sociedade" em qualquer lugar do mundo, vai ver a mesma estrutura. Mulheres cuidam da casa, homens saem pra caçar/defender a tribo. A biologia mais básica nos levou a isso. Tem funcionado bem o suficiente para nos ter mantido no topo da cadeia e vivos por alguns milênios. Ainda assim, tem gente querendo subverter tudo isso pelo mero desejo de ter 100% de direitos e 0% de deveres.

A maioria das pessoas educa bem seus filhos. Você está apenas repetindo o papo dessa gente que a cada semana surge com um novo "problema" para poder oferecer sua nova, ousada, fedida, rebolante e lacradora "solução".

Lembre-se que estamos falando do movimento que reclama de homens de perna aberta em público enquanto há mulheres que são proibidas de sair de casa sem cobrir 100% do corpo com um manto de cor negra no meio do deserto. Você realmente vai dar moral para o que essa gente "pensa"?

Seu segundo parágrafo é correto.

maynard, seu argumento não faz o menor sentido. O único ponto concreto é que a distribuição das funções de cada gênero está atrelado à natureza da espécie (não raça), mas esse é apenas o ponto de partida. O que você está concebendo como "sociedade" é equivocado, a sua "aldeia indígena no meio do nada" É uma sociedade. E, mais do que isso, é uma sociedade que não nasceu sozinha, ela carrega os paradigmas que se desenvolveram na espécie humana por muito tempo desde a sua origem. O que se está discutindo é que, se na origem essa distinção fazia sentido, há alguns séculos não faz mais. O sustentáculo é  a definição social, o grupo determina o que é ou não relevante e a decisão não é reavaliada futuramente, mesmo quando deixa de ter alguma relevância. Aí se firma a corrente, a natureza das funções de cada gênero condiciona as funções de cada indivíduo e o desenvolvimento da sociedade se baseia nessa organização.

É assim que funciona a educação infantil tradicional: a repetição do modelo. Basta ver o que cada gênero ganhava na sua infância durante todo o séc. XX. É de uma inocência sem tamanho acreditar que as meninas queriam ganhar os brinquedos que ganhavam porque a natureza delas as impulsionava. Aquilo era reflexo de uma indução social. Basta ver o que uma menina de hoje interpretaria vendo um comercial da Eliana vendendo aparelho de cozinha para criança.

E o que você quer dizer com o "Você realmente vai dar moral para o que essa gente "pensa"?"? Você parece não ter entendido absolutamente nada do que eu escrevi. Nada.

E esse é um aspecto que continua valendo para o caso do Caio, do Palmeiras e da torcida. Tomem muito cuidado com o que divulgam, expressam e acessam. Tenha ou não agredido a ex, o Caio já vai ser condenado, ainda que apenas pela esfera profissional dele, e a fama já foi criada. Isso não tem retorno, nem com a acusação indeferida, porque funciona igual à propaganda. Por isso sugiro que não acessem sites, canais, ou o que quer que seja que apresente uma chamada questionável. Hoje, na mídia, o que mais existe é chamadas com afirmativas polêmicas e no conteúdo passamos por uma página de contextualização para, no final, falarem que não vai acontecer nada. E continuam fazendo porque certamente continuam acessando.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
37 minutos atrás, Petrocchi disse:

maynard, seu argumento não faz o menor sentido. O único ponto concreto é que a distribuição das funções de cada gênero está atrelado à natureza da espécie (não raça), mas esse é apenas o ponto de partida. O que você está concebendo como "sociedade" é equivocado, a sua "aldeia indígena no meio do nada" É uma sociedade. E, mais do que isso, é uma sociedade que não nasceu sozinha, ela carrega os paradigmas que se desenvolveram na espécie humana por muito tempo desde a sua origem. O que se está discutindo é que, se na origem essa distinção fazia sentido, há alguns séculos não faz mais. O sustentáculo é  a definição social, o grupo determina o que é ou não relevante e a decisão não é reavaliada futuramente, mesmo quando deixa de ter alguma relevância. Aí se firma a corrente, a natureza das funções de cada gênero condiciona as funções de cada indivíduo e o desenvolvimento da sociedade se baseia nessa organização.

É assim que funciona a educação infantil tradicional: a repetição do modelo. Basta ver o que cada gênero ganhava na sua infância durante todo o séc. XX. É de uma inocência sem tamanho acreditar que as meninas queriam ganhar os brinquedos que ganhavam porque a natureza delas as impulsionava. Aquilo era reflexo de uma indução social. Basta ver o que uma menina de hoje interpretaria vendo um comercial da Eliana vendendo aparelho de cozinha para criança.

E o que você quer dizer com o "Você realmente vai dar moral para o que essa gente "pensa"?"? Você parece não ter entendido absolutamente nada do que eu escrevi. Nada.

E esse é um aspecto que continua valendo para o caso do Caio, do Palmeiras e da torcida. Tomem muito cuidado com o que divulgam, expressam e acessam. Tenha ou não agredido a ex, o Caio já vai ser condenado, ainda que apenas pela esfera profissional dele, e a fama já foi criada. Isso não tem retorno, nem com a acusação indeferida, porque funciona igual à propaganda. Por isso sugiro que não acessem sites, canais, ou o que quer que seja que apresente uma chamada questionável. Hoje, na mídia, o que mais existe é chamadas com afirmativas polêmicas e no conteúdo passamos por uma página de contextualização para, no final, falarem que não vai acontecer nada. E continuam fazendo porque certamente continuam acessando.

Tanto é que, todo antropólogo que vai estudar uma determinada cultura, o cara passa praticamente por uma espécie de "quarentena mental", tentando neutralizar tudo quanto é conceito de formação social que foi absorvido ao longo da vida para que o estudo não saia contaminado por ideias pré concebidas que ignoram as necessidades e o contextos que deram origem aos elementos culturais em questão, assim como as mudanças que vão acontecendo ao longo do tempo.

Editado por Zeca_Arq

Compartilhar este post

Link para o post
41 minutos atrás, Petrocchi disse:

há alguns séculos não faz mais.

Para o que convém, né. Ainda há muita distinção quando se trata de trabalhos extremos, alistamento militar, etc. 😄

Você não entendeu bem meu post. Eu não estava dizendo o que é ou não é uma sociedade. Estava apenas rindo de como as pessoas abusam de culpar a "sociedade" por problemas que são inevitáveis em qualquer ambiente que contenha seres humanos. Não é o padrão de sociedade oriental, ocidental, africano que é o problema. O problema é ser humano. Inclusive, se há uma sociedade muito humanizada nesse planeta, é a ocidental. Muita gente reclamando dela deveria passar uns dias num Irã ou Coreia do Norte pra ver a maravilha que é a subversão dos valores judaico-cristãos. Dizem até que é por isso que os americanos fogem pra Cuba em jangadas improvisadas diariamente e que o lado capitalista da Alemanha saiu correndo pro outro lado quando caiu o muro. 😄

Compartilhar este post

Link para o post
48 minutos atrás, Zeca_Arq disse:

Tanto é que, todo antropólogo que vai estudar uma determinada cultura, o cara passa praticamente por uma espécie de "quarentena mental", tentando neutralizar tudo quanto é conceito de formação social que foi absorvido ao longo da vida para que o estudo não saia contaminado por ideias pré concebidas que ignoram as necessidades e o contextos que deram origem aos elementos culturais em questão, assim como as mudanças que vão acontecendo ao longo do tempo.

Exatamente. Eu posso falar disso abertamente, sou formado em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia (na época, a UFMG não tinha a Antropologia a parte, ficava Política, Sociologia e Antropologia no mesmo pacote), e a cada análise o professor(a) apontava alguma tendência temporal do autor. Em todo campo, tentamos evoluir para uma abordagem absolutamente neutra, mas é difícil acreditar que chegaremos nesse status.

22 minutos atrás, maynard disse:

Para o que convém, né. Ainda há muita distinção quando se trata de trabalhos extremos, alistamento militar, etc. 😄

Você não entendeu bem meu post. Eu não estava dizendo o que é ou não é uma sociedade. Estava apenas rindo de como as pessoas abusam de culpar a "sociedade" por problemas que são inevitáveis em qualquer ambiente que contenha seres humanos. Não é o padrão de sociedade oriental, ocidental, africano que é o problema. O problema é ser humano. Inclusive, se há uma sociedade muito humanizada nesse planeta, é a ocidental. Muita gente reclamando dela deveria passar uns dias num Irã ou Coreia do Norte pra ver a maravilha que é a subversão dos valores judaico-cristãos. Dizem até que é por isso que os americanos fogem pra Cuba em jangadas improvisadas diariamente e que o lado capitalista da Alemanha saiu correndo pro outro lado quando caiu o muro. 😄

Cuidado. Tecnicamente, o ser humano em si é só mais um primata. O que somos, o que entendemos e o que fazemos depende do que o conjunto determina. É tudo condicionado. Pode parecer estranho, mas é hoje não podemos falar que somos indivíduos, somos todos cidadãos. É a lógica do direito fundamental onde eu tenho direito a tudo contanto que não impacte o direito do outro, seguindo uma corrente de direitos e responsabilidades.

Se a divisão das funções de cada gênero fazia sentido quando os grupos ainda eram reduzidos, frágeis, exigindo que as condições físicas determinassem o modelo de atuação de cada sujeito, o desenvolvimento permitiu uma gradativa redução dessa disparidade. Mas o que eu aponto é que mesmo que uma determinada função possa ser plenamente exercida por homem ou mulher, essa função já tem uma atribuição a um ou outro, geralmente em detrimento da mulher. É o que nós vimos na história da produção intelectual do mundo inteiro. Até o séc. XIX, qualquer obra em qualquer área, mesmo na literatura, era realizada por um homem, não apenas na Europa, mas também nas suas colônias, norte da África e Ásia. Qual o sentido por trás dessa seleção? Se podemos sustentar na lógica física, muscular, que o homem deve fazer algumas funções e não as mulheres, qual a lógica que  liberava a formação escolar apenas para os homens? Do mesmo jeito, qual a lógica do nosso modelo democrático onde uma população com maioria de mulheres no eleitorado elege um corpo do Poder Legislativo de apenas 18% de mulheres? É como eu falei antes, as mulheres em grande parte apenas reflete a sua formação, delimitando o que é competência dos homens e o que é competência das mulheres.

Como você bem colocou, algumas ações ainda persistem sem qualquer questionamento social, já que todos entendem ser razoável. O trabalho extremo especificamente eu entendo que é necessariamente seletivo, por gênero, por faixa etária, por condição motora, etc. Mas o que o Brasil faz com a obrigatoriedade do Alistamento Militar é absolutamente ridículo. Se discutir que a própria estrutura é unicamente simbólica no Brasil, é apenas uma base de altíssimo salário e baixíssima produção, já que só é relevante em situação de desastres, como os que aconteceram no RS e no Nordeste (mas casos que foram resultado de má atuação da gestão pública), fica a dúvida do por quê dessa obrigação ser seletiva.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, maynard disse:

Bem, se vc estiver se referindo a periferia da sociedade ocidental, nesses "países de terceiro mundo" ainda há um grau minúsculo de humanidade. Agora, as potências msm, não tem ND de humanidade... Basta ver o que os EUA fizeram ao redor do mundo exportando sua "democracia".

Além disso, essa visão de "subversão dos valores judaico-cristãos" só faz sentido para grupos que compartilham desses valores. Não dá para usar isso como parte da régua para determinar "sociedades ideais".

Edit: mas parei por aqui, se não, pode acabar descambando pra política.

Editado por Zeca_Arq

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Fercas disse:

Tópico do CP rendendo mtos textões, que fase!

Mansão 130 pra você descansar a mente 

lá não tem textão e ainda vai conhecer seus ídolos da bola 

Compartilhar este post

Link para o post
15 horas atrás, Zeca_Arq disse:

Não dá para usar isso como parte da régua para determinar "sociedades ideais".

Pior que dá. Talvez não ideal, mas "sociedades menos piores", dá sim. Há números estatísticas. Há análises empíricas. Os índices de felicidade, prosperidade, riqueza, etc. estão aí pra isso. Mas sinta-se à vontade para se mudar para uma sociedade alternativa onde impera o amor, recomendo pessoalmente a Venezuela.

Mas sei de onde vem seu pensamento, Zeca Dirc.... digo, Zeca_ARQ. Discutir isso com você seria a mesma coisa que jogar xadrez com um pombo 😄.

Abraço!

Editado por maynard

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, maynard disse:

Pior que dá. Talvez não ideal, mas "sociedades menos piores", dá sim. Há números estatísticas. Há análises empíricas. Os índices de felicidade, prosperidade, riqueza, etc. estão aí pra isso. Mas sinta-se à vontade para se mudar para uma sociedade alternativa onde impera o amor, recomendo pessoalmente a Venezuela.

Mas sei de onde vem seu pensamento, Zeca Dirc.... digo, Zeca_ARQ. Discutir isso com você seria a mesma coisa que jogar xadrez com um pombo 😄.

Abraço!

Pow meu querido TrumpBr! É por esse tipo de comentário que virei seu fã!

Suas observações "não ideológicas" são sempre tão...

...Inteligentes! 🤣🤣🤣

Um estimado abraço, caro brother 🤗

Editado por Zeca_Arq

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso eu amo esse fórum, tópico de um jogador questionado que começou a comer a bola do nada, publicam na mídia a imagem de uma ex agredida.

Talvez o escroto seja ele se de fato bateu, talvez seja ela por talvez estar fabricando a situação.

De uma hora pra outra parece que eu tô assistindo um podcast em que de um lado tá o Darcy Ribeiro e do outro um Incel Ancap.

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Verdola disse:

Por isso eu amo esse fórum, tópico de um jogador questionado que começou a comer a bola do nada, publicam na mídia a imagem de uma ex agredida.

Talvez o escroto seja ele se de fato bateu, talvez seja ela por talvez estar fabricando a situação.

De uma hora pra outra parece que eu tô assistindo um podcast em que de um lado tá o Darcy Ribeiro e do outro um Incel

Compartilhar este post

Link para o post
23 horas atrás, Verdola disse:

De uma hora pra outra parece que eu tô assistindo um podcast em que de um lado tá o Darcy Ribeiro e do outro um Incel Ancap.

melhor comentário possível. 

Caio hoje tá suspenso. Faltam 11 jogos pra ele no brasileirão. Será afastado? 

Compartilhar este post

Link para o post

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login

Entrar Agora

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..