Ir para conteúdo

Entre para seguir isso  
Conselho_Palmerista

Falando de Tática

Posts Recomendados

Abro este tópico para análises táticas do nosso Verdão e de seus adversários - qual a formação, como melhor defender? Como atacar? A ideia é debater a tática exclusivamente. Vale trazer as análises dos já tradicionais “Análise Verdão” ou do mestre Joza. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No último jogo fomos com 4-3-3, priorizamos as perseguições individuais com trocas a depender do setor - Veiga x Oscar, Estevão x Ferrarese, Rios ou Emiliano x Lucas; Murilo ou Micael x Calleri; Vitor Reis marcava o zagueiro pela esquerda. A ideia tática principal era roubar a bola no campo de ataque o que deu certo em nosso gol. 

Em termo de construção vejo que tentamos triangular com Rios, Rocha e Estevão e Vanderlan, Facundo e Rios - Rios gravitou. Veiga atacava a área e depois passou a ficar mais recuado. 

Ao fim do jogo colocamos 3 zagueiros e trocamos o centro-avante para bloquearmos por zona e tentar brigar pelo alto e ficar com a segunda bola. 

Acredito que nossa maior vulnerabilidade foram as bolas aéreas, principalmente do Calleri; Rocha e Vanderlan tiveram grande atuação bloqueando os cruzamentos adversários. 

Bela partida no geral em minha visão, nosso time foi muito aplicado taticamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tinha percebido que o Veiga coordena esse avanço na pressão que origina o pênalti. Às vezes ele n aparece tanto, não tem aquela característica de um armador ao estilo Valdivia, mas é muito comprometido taticamente e um dos pilares de liderança do time, além, é claro, de ser artilheiro e comumente decisivo nos momentos cruciais de jogos difíceis. 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, PigFox disse:

Não tinha percebido que o Veiga coordena esse avanço na pressão que origina o pênalti. Às vezes ele n aparece tanto, não tem aquela característica de um armador ao estilo Valdivia, mas é muito comprometido taticamente e um dos pilares de liderança do time, além, é claro, de ser artilheiro e comumente decisivo nos momentos cruciais de jogos difíceis. 

eu achei que o Rios ia ser esse cara de coordenar a pressão, porém com 2 zagueiros ele fica mais defensivo. Um detalhe que me fugiu foi a função do Facundo anulando o Alisson, os dois praticamente se anularem: Facundo teve três participações boas - um chute fraco de fora, um corta luz na ponta e o lance cara a cara que perdeu. 

Contra o time da marginal talvez o Flaco fosse útil para jogada aérea, mas acho que a estratégia de jogo vai ser a mesma, amanhã vou prestar mais atenção no jogo deles pra ver o que esperar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já acho que contra os gambás o melhor é ir de VR, lembrando que o gol que fizemos foi uma infiltração nas costas do zagueiro do Maurício, o que é uma especialidade do VR.

Com o Flaco o ataque fica mais alto, mas ele é mais estático, e se vierem com 3 zagueiros o Flaco não sobressai na força física.

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, Guilherme Almeida disse:

Eu já acho que contra os gambás o melhor é ir de VR, lembrando que o gol que fizemos foi uma infiltração nas costas do zagueiro do Maurício, o que é uma especialidade do VR.

Com o Flaco o ataque fica mais alto, mas ele é mais estático, e se vierem com 3 zagueiros o Flaco não sobressai na força física.

Eu queria os dois na frente, o gol do Maurício um puxou e a bola foi nas costas, eu vejo o Flaco puxando essa atenção e o VR infiltrando nas costas.

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, Guilherme Almeida disse:

Concordo, quanto ao Vitor a falta de entrosamento foi nítida nessa partida, mas é o que tem de ser feito, o rapaz está com saúde física em dia tem de ir para o jogo, a única cautela para os confrontos da final contra o rival seria o contra-ataque com a velocidade do Yuri Alberto, não pode vacilar como no último jogo como o Ríos fez...

Na partida contra o SP no começo do primeiro tempo deixamos um buraco gigantesco no meio até a marcação encaixar, lembrando que o time deles estavam propondo jogo, coisa que dificilmente vai acontecer nessa primeira partida com o rival da final, ainda mais com essa forçada de barra que a mídia colocou em cima da arbitragem com suposto favorecimento a nós, pode ter certeza que eles virão fazendo faltas de tudo quanto é jeito principalmente em pressão de bola na nossa transição, como no confronto do erro do Ríos (que foi lance faltoso naquela ocasião)

Compartilhar este post

Link para o post

Você é o técnico 

Como você escalaria o Palmeiras na final do Paulistão 

dificuldades do adversário 

- criar chances claras de gol e sem criatividade 

- time nervoso e impaciente 

- zaga lenta 

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, Fabricio USA disse:

Você é o técnico 

Como você escalaria o Palmeiras na final do Paulistão 

dificuldades do adversário 

- criar chances claras de gol e sem criatividade 

- time nervoso e impaciente 

- zaga lenta 

Weverton, Rocha, Murilo, Micael, Piquerez; Rios, Emiliano, Veiga, Estevão; Vitor e Flaco.

-
O adversário congestiona o meio de campo, tem o Carrillo como principal jogador da saída de bola, sai com saída de 4 e busca cruzamentos da intermediária para o Yuri Alberto e tem o Garro e Depay com muita liberdade pela frente: marcaria com um Retângulo Flaco entre os dois zagueiros, Vitor o Felix/lateral direito (Matheuszinho), Estevão simétrico do outro Lado e o Veiga individual no Carrillo; se conseguirem romper a primeira pressão, voltamos e marcamos por zona exceto Depay e Garro que marcaria individual. 
Marcação: Pressão; sistema misto: individual + zona (Veiga - Carrillo, Rios - Garro, Emiliano - Depay): Linha alta no primeiro momento com recomposição e linha na intermediária defensiva se romperem na saída de bola. 

Ataque: Flaco alvo teórico de bola longa com VR e Estevão passando para casquinha/corta luz; Preferir bola pelos lateriais, evitando a pressão nos volantes. Liberdade para Estevão cair por todos setores, assim como Veiga buscando associar com laterais e volantes, Flaco com presença de área como opção e VR gravitando. 

Compartilhar este post

Link para o post

Os lixos devem vir com:

Hugo Souza

Matheuzinho - Felix - G. Henrique - Angileri; 

——Carrillo - Martinez - Bidon

——————Garro

————Yuri e Depay

A intermediária pelas pontas é muito desprotegida tem que dar liberdade pro Estevão e Facundo circular por ali e o Vitor Roque ir no facão; eu até acho que um 3-5-2 funcionaria muito bem, talvez a gente adote algo assim taticamente.

—————-Vitor Roque —- Estevão

—————————Facundo

Piquerez———- Rios——-Veiga——Rocha

———Micael———Emiliano——Murilo 

—————————-Weverton

Abel comentou algo sobre o Emiliano poder afundar na linha como se fosse terceiro zagueiro; Eu trocaria o Facundo pelo Flaco, deixaria o Estevão de 10 e o Flaco afundando a defesa enquanto o Vitor aproveita o espaço.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 13/03/2025 em 16:59, Conselho_Palmerista disse:

Weverton, Rocha, Murilo, Micael, Piquerez; Rios, Emiliano, Veiga, Estevão; Vitor e Flaco.

-
O adversário congestiona o meio de campo, tem o Carrillo como principal jogador da saída de bola, sai com saída de 4 e busca cruzamentos da intermediária para o Yuri Alberto e tem o Garro e Depay com muita liberdade pela frente: marcaria com um Retângulo Flaco entre os dois zagueiros, Vitor o Felix/lateral direito (Matheuszinho), Estevão simétrico do outro Lado e o Veiga individual no Carrillo; se conseguirem romper a primeira pressão, voltamos e marcamos por zona exceto Depay e Garro que marcaria individual. 
Marcação: Pressão; sistema misto: individual + zona (Veiga - Carrillo, Rios - Garro, Emiliano - Depay): Linha alta no primeiro momento com recomposição e linha na intermediária defensiva se romperem na saída de bola. 

Ataque: Flaco alvo teórico de bola longa com VR e Estevão passando para casquinha/corta luz; Preferir bola pelos lateriais, evitando a pressão nos volantes. Liberdade para Estevão cair por todos setores, assim como Veiga buscando associar com laterais e volantes, Flaco com presença de área como opção e VR gravitando. 

Flaco não ganha de zagueiro fracos de times da serie C que jogo o paulista, vai ganhar dos zagueiros dos Gambas, não ganhou as jogadas dos zagueiros do Bambis e olha que eles se lançaram ao ataque e ele ficou meio que no mano a mano e nada fez, bola batia e voltava. Flaco lopes e entrar com um a menos e se tiver o FA, já são dois a menos.

Vitor Reis por mais que não tenha o entrosamento e muito, mais muito melhor que o Flaco com entrosamento, estamos numa final contra nosso principal rival e não podemos entrar com um a menos, desculpa amigo, flaco não marca ninguém, não ganha bolas pelo alto e olha que o forte dele e bola altas,  rony nos cabeceios é melhor que o Flaco, Deus me Livre, começar uma final com Flaco Lopes. Flaco Lopes já mostrou seu "talento", basta o Abel dar um pouco mais de oportunidade para o Luighi que o Flaco vira 3º opção, é pq o Abel não deu a mesma sequência para um dos garotos da frente, mas se der, tchau Flaco, atacante de 10 milhões de dólares que não consegue segurar bola no ataque, não consegue ganhar disputas no alto com zagueiro, ruim com a bola nos pés e mediano no cabeceio, Luighi no pouco que teve mostrou mais e meteu gol de artilheiro, hj ata aquele atacante Paulão é melhor que o Flaco.

Não vejo o Flaco hj como esse cara que vai mudar alguma coisa no time, daqui uns dois anos ele pode ser um atacante bom, é daqueles jogadores de amadurecimento lento, vejo Flaco igual ao Fabinho que esta saindo, jogador útil para alguns jogos, porém, não esta a altura de jogos grandes de que o palmeiras vai fazer, porém "útil". Vejo como 3º opção, mas não temos segunda opção ainda e quando Paulinho jogar, ele tende a perder espaço, mas vai fazer seu jogos e por isso, acho melhor ter um Thaly ou Luighi ocupando a vaga de 3º opção.

Editado por agnaldo_jc

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de ver em algum momento Flaco e Vitor Roque...

Como era Adriano e Rony.

Era o que naquele tempo o esquema tático, lembro que Marcos Rocha ficava colado como terceiro zagueiro.

Acho que menino Gabriel fazia ala ou meia direita. Aí tinha o danilo de 5 e ou Zé de 8 ou era Patrick.

Nem lembro se realmente tinha esses jogadores 

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, Luke-El disse:

Gostaria de ver em algum momento Flaco e Vitor Roque...

Como era Adriano e Rony.

Era o que naquele tempo o esquema tático, lembro que Marcos Rocha ficava colado como terceiro zagueiro.

Acho que menino Gabriel fazia ala ou meia direita. Aí tinha o danilo de 5 e ou Zé de 8 ou era Patrick.

Nem lembro se realmente tinha esses jogadores 

Lembrando que Flaco originalmente é meia ponta de lança 

Compartilhar este post

Link para o post

Admiro o otimismo com o Flaco, realmente. Já foi testado exaustivamente em todos os cenários, não se mostrou útil em nenhum deles, só sobrou a fé mesmo. A gente já teve fé no Ceifador, mas é porque não tinha outra opção, e olha, a fé funcionou, o Ceifador foi muito importante em 2014 pois fez vários gols que acabaram ajudando o time na classificação final. Hoje a história é outra felizmente.  

Compartilhar este post

Link para o post

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..