Ir para conteúdo

Entre para seguir isso  
Conselho_Palmerista

Falando de Tática

Posts Recomendados

Em 18/03/2025 em 10:20, Palmeiras Guarulhos disse:

O Campeonato Paulista era pra testes. Time reserva jogou mal, time misto jogou mal, time titular jogou mal. Jogou mal contra pequenos, médios e grandes. Quase na totalidade dos jogos o esquema se manteve o mesmo. Quais foram os testes, me pergunto? 

Teste: Facundo na esquerda. Resultado: Não deu certo. Ação: Manter o Facundo na esquerda

Teste: Rios volante de marcação. Resultado: Comprometedor/Não deu certo. Ação: Manter o Rios como volante marcador

Teste: Veiga na armação. Resultado: Anulado/Não deu certo. Ação: Manter o Veiga na armação.

Não testou o Aníbal junto com o Emiliano, não testou o Estevão na meia, Não testou dois meias e dois atacantes... sei lá

Eu nao manjo de tatica, mas tem uma galera aqui que entende bastante e fala com propriedade... me ajudem a entender kkk

Abraço 

Acho que, na fase de grupos, deveria mesmo ter testado o Estevão no meio, mas também tinhamos o Maurício jogando ali e o Abel estava testando o time sem 9.

O que acho que faltou foi girar mais o elenco, dar um banco saudável pro Veiga, colocar o F. Anderson na posição dele uns jogos mais fracos pra pegar confiança, testes Martínez e Anibal juntos com o meia mais livre, 4-4-2...

Mas depois do mata-mata tinha que mudar a mentalidade de todos, inclusive do próprio Abel. O que não aconteceu. Em alguns momentos parecia até que tinha piorado a mentalidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Felipe Verdão disse:

Essas perseguições individuais no campo inteiro é uma bizarrice sem tamanho. Mata o meio campo de cansaço e ainda deixa um buraco enorme.

Em certos jogos é compreensível a escolha, mas outros não dão certo e só vemos buracos na defesa, meio campo e ataque na hora da transição, nessa partida foi desastrosa

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Felipe Verdão disse:

Essas perseguições individuais no campo inteiro é uma bizarrice sem tamanho. Mata o meio campo de cansaço e ainda deixa um buraco enorme.

Pois é,  qualquer técnico de bairro anula isso facilmente. 

Compartilhar este post

Link para o post

Já que o assunto está em pauta, por que o Abel nunca testou o Estêvão centralizado? Consciência tática imatura? Questão física? Perfil de jogo que necessita do 1x1 para obter o seu melhor no momento?

Será que o treinador não tentou nos treinos e o jogador foi facilmente anulado? Muitas perguntas.

Compartilhar este post

Link para o post
15 hours ago, GreenForce said:

Caso o Paulinho tiver pronto, o meu time seria esse:

------------------Weverton 

Mayke--- Murilo---Micael--- Piquerez

---------Martinez ---Anibal

-------------------Rios ou Facundo 

Estevão------ VR9---------Paulinho

Meu time seria assim

------------------Weverton 

Mayke--- Murilo---Micael--- Piquerez

---------Martinez ---Anibal

----Estevão -------------- Rios 

----------- VR9-----Paulinho

Compartilhar este post

Link para o post
46 minutes ago, LucasVerdao said:

"No more robots" 

Meu sonho e' ver o Palmeiras buscando isso. Todo mundo abrindo o tempo todo criando opcao de passe para quem tem a bola.

O Palmeiras de hoje é justamente o "For more robots"

Compartilhar este post

Link para o post
51 minutos atrás, Il Palestrino disse:

Já que o assunto está em pauta, por que o Abel nunca testou o Estêvão centralizado? Consciência tática imatura? Questão física? Perfil de jogo que necessita do 1x1 para obter o seu melhor no momento?

Será que o treinador não tentou nos treinos e o jogador foi facilmente anulado? Muitas perguntas.

No campo dos palpites, eu acho que o Estevão adolescente de hoje (não o jogador do futuro que eventualmente se tornará) pode melhor oferecer é esse 1x1, com assistência para a área ou o corte para a perna boa e arremate. Já tem sido de certo modo difícil na ponta, quando há o reforço de marcação pelo adversário, imagino que fixo no meio ("na posição do Veiga", como dizem) seria bem mais difícil para ele se sobressair. 

Por outro lado, se o Estevão vai atrair mais marcadores para o lado dele, caberia ao treinador a parte tática de fazer o time explorar o espaço deixado, o que não tem ocorrido (e aí não sei se porque alguns jogadores de frente, tipo o Veiga, estão em má-fase, ou se jogadores escolhidos para atuar pelo outro lado não conseguem chamar a responsabilidade, ou então se é simplesmente tudo culpa do técnico).

Agora, divagando ainda mais, e saindo um pouco do escopo da pergunta, o que eu realmente queria ver resolvido com maior senso de urgência seria essa marcação individual longa, que foi bem manipulada pelos últimos adversários em certos momentos das partidas respectivas. É um treco feio de ver quando ocorre a superação disso pelo adversário, com o "buraco" que fica no nosso time.

Compartilhar este post

Link para o post
35 minutes ago, FabioHenrique said:

O Palmeiras de hoje é justamente o "For more robots"

Cara mais do que essa fixacao com os jogadores guardando posicoes, o que mais me irrita, e nao e' de hoje, e' quando um jogador toca, e se esconde atras do marcador. O Veiga e' mestre nisso pode reparar. Um time com fluidez, tem que ter pelo menos 2 opcoes de passe o tempo todo, e no Palmeiras isso nao acontece. Os caras nao tentam se movimentar, ou se movimentam errado

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, LucasVerdao disse:

Cara mais do que essa fixacao com os jogadores guardando posicoes, o que mais me irrita, e nao e' de hoje, e' quando um jogador toca, e se esconde atras do marcador. O Veiga e' mestre nisso pode reparar. Um time com fluidez, tem que ter pelo menos 2 opcoes de passe o tempo todo, e no Palmeiras isso nao acontece. Os caras nao tentam se movimentar, ou se movimentam errado

Veiga é o que mais faz isso. Zé Rafael também fazia, mas menos que o Veiga. O Luis Adriano também, no final da passagem dele.

Algumas exceções foram contra o cheirinho na supercopa e em jogos pequenos do Paulista e Libertadores.

Rios, Flaco, Estevão e Maurício não fazem isso. Vitor Roque aparentemente também não.

É phoda. Dá raiva, o marcador nem precisa grudar, ele mesmo se encarrega de ficar perto do marcador e se omitir da jogada.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostaria de ver o Palmeiras jogando num 4-4-2 com o Estevão e o Veiga na armação e Vitor Roque e Paulinho no Ataque.  

Weverton

Rocha, Murilo, Micael e Piquerez

Emi, Rios

Veiga, Estevão

Roque, Paulinho

Ainda daria pra mudar pra um 3-5-2, passando o Rocha pra zagueiro e o Rios pra ala (sei que não foi teatado, mas acredito que daria muito certo).

Weverto

Rocha, Murilo, Micael

Rios, Estevão, Emi, Veiga, Piquerez

Paulinho e Roque

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, LucasVerdao disse:

“Sei que em um jogo, às vezes, eu não vou pegar 100 vezes na bola, mas eu procuro, se eu pegar 20 vezes na bola, colocar alguém na cara do gol, ou chutar, porque eu sei que são essas coisas que decidem jogos” — Raphael Veiga, oitavas de Libertadores, 2023.

Perceba que ele já havia normalizado o cenário em que ele pegará 20 vezes na bola em alguns jogos. Quando um jogador normaliza isto abertamente num pós-jogo, é porque vem do treinador. Jogadores de gerações anteriores, com mais personalidade, desrespeitariam a norma, mas o Veiga é taticamente aplicado, um robozinho (pra usar o termo) que raramente abandona a sua função pra chamar o jogo, um dos motivos que fazem o Abel gostar tanto dele, talvez.

Compartilhar este post

Link para o post

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..