Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Markin Kiko

Os erros do esquema do Oswaldo, falando de tática

Posts Recomendados

Peguei essa matéria em um blog da RGT.

 

Santos explora falhas defensivas do Palmeiras com velocidade e Robinho “livre”

 

Você já tinha lido aqui sobre a forma de jogo do Santos. Invicto, sem treinador - Enderson estava errado ao cobrar Gabigol ou Gabigol merecia a cobrança? - enfim, o Alvinegro soube aproveitar as falhas defensivas de um Palmeiras em formação na grande virada na Vila.

 

Oswaldo de Oliveira mandou o Palmeiras no 4-2-3-1 de sempre, incluindo Arouca e Gabriel na dupla de volantes. Marcelo Fernandes mudou um pouco o sistema de Enderson Moreira: posicionou Robinho mais livre no ataque, junto a Ricardo Oliveira. Em números, um 4-4-2 mais "clássico".

 

a0ffb23e-9826-4844-86fa-b0ebd370fc05_1.jpg

 

O início do jogo foi marcado pelo domínio palmeirense: postura avançada, cortando a transição ofensiva do Santos e recuperando a bola no campo ofensivo. Foi uma, foi duas, foi três e nasceu o escanteio que assistiu o gol de Victor Hugo e mais algumas chances criadas pelas linhas compactas e organizadas, como na imagem.

 

715bb3c1-224b-40b9-9eca-2418031242e3_2.jpg

 

Depois dos 15 minutos o Santos equilibrou os movimentos, saindo da armadilha verde com Robinho: o camisa 7 partia da esquerda e explorava os espaços que Gabriel e Arouca atrasavam na recomposição. Com isso, Lucas passou a vigiar as pedaladas e...era driblado.

 

Ricardo Oliveira saiu da área, Renato viu e infiltrou para empatar. Geuvânio e Robinho buscavam a vitória pessoal e Lucas Lima buscava a bola e dava o último passe. Tudo isso provocava um efeito dominó no Palmeiras, que ficou descompactado, com os 4 ofensivos do Santos "nas costas" dos volantes, como na foto. Pesou a pouca solidariedade dos meias de ataque do 4-2-3-1 do Verdão.

 

70369635-2585-4a01-bb36-37233814b360_3.jpg

 

Uma coisa interessante: parecia que o jogo era ó disputado nos campos de ataque dos times, de tão pouca que foi a participação defensiva dos meias após os 20 minutos. O Santos aumentou a posse para 60%, exigiu muito Prass, fez o gol e, no finalzinho do primeiro tempo, deixou o Palmeiras atacar com 6 jogadores enquanto o Peixe se defendia com 6 jogadores. Um perigo.

 

21668558-d001-42ee-b13a-5d3bf76ba075_4.jpg

 

Oswaldo deve ter falado bastante com os atletas sobre o sistema de marcação do Alviverde que não melhorou na segunda etapa. Antes e depois do golaço de Ricardo Oliveira, o Verdão ainda se confudia: Tobio saía do posicionamento e deixava a zaga; Gabriel voltava atrasado e gerava um buraco para Arouca cobrir, e por aí vai.

 

0ccd7bd4-f37c-4bbe-8ad8-08df5524c434_5.jpg

 

Tentando povoar o meio para fazer a bola chegar, Oswaldo colocou Zé Roberto no meio e João Paulo na lateral. Depois experimentou Leandro Pereira e ousou com Gabriel Jesus, mantendo o 4-2-3-1 que pressionou o Santos nos últimos 15 minutos, mas sem espaço: terminava nas 29 jogadas aéreas.

 

eeb0a935-64e8-42be-b3f8-f612ddb76e30_6.jpg

 

Quarta força? Desacreditado, o Santos mais uma vez mostra sua força no Paulista. E acreditem, Enderson tinha razão: o grande desempenho de veteranos como Renato, Ricardo Oliveira e Robinho justifica o banco de certas promessas. Titular se faz com número, não com nome.

 

É bom lembrar que o Palmeiras está em formação. Enquanto você lê esse texto, Rafael Costa e Gustavo Nicoline provavelmente devem estar fazendo um relatório com o triplo de imagens desse post, e Gabriel de Oliveira deve estar viajando para analisar o adversário. É uma comissão enorme que ajuda Oswaldo a tomar decisões: treino, repetição, vídeo com erros, jogo, mais treino, mais repetição. É assim que futebol é feito.

 

http://globoesporte.globo.com/blogs/especi...inho-livre.html

 

Espero que o Oswaldo tenha tirado lição de ontem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho os maiores erros: falta de combate dos homens de frente; indecisão de posicionamento dos volantes; falta apoio dos laterais e cobertura nas raras vezes que vao pra frente; tentar chutes de media distancia e nao apenas dentro da área; saída de bola e ligação direta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que me deixou puto ontem e muito preocupado foram os espaços na nossa defesa/intermediária. Todo ataque do Santos era um Deus nos acuda.

 

Que o Oswaldo corrija isso rapidamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O que me deixou puto ontem e muito preocupado foram os espaços na nossa defesa/intermediária. Todo ataque do Santos era um Deus nos acuda.

 

Que o Oswaldo corrija isso rapidamente.

 

Aqui mostra isso mais ou menos:

 

0ccd7bd4-f37c-4bbe-8ad8-08df5524c434_5.jpg

 

Gabriel não faz a recomposição, acho que o Amaral devera ser titular quando se recuperar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Calma gente.. Agora ninguém presta?

Eu tiraria o Cristaldo.

 

Agora, o time precisa se recompor. Robinho, Allione e Dudu tem que voltar mais e na saída marcar pressão. Allione principalmente pela direita. Se fizer isso, o jogo muda.

 

Foi o que eu disse ontem, depois do primeiro tempo.

 

Uma coisa devemos aprender com os gambás: TODOS DEFENDEM MUITO. Se Allione e Dudu principalmente voltassem pra marcar, não teríamos perdido.

 

E isso não significa retranca, significa recompor sistema defensivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Foi o que eu disse ontem, depois do primeiro tempo.

 

Uma coisa devemos aprender com os gambás: TODOS DEFENDEM MUITO. Se Allione e Dudu principalmente voltassem pra marcar, não teríamos perdido.

 

E isso não significa retranca, significa recompor sistema defensivo.

 

Allione tem que sair pro Rafael Marques jogar, na minha opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Gambá depois de fazer um gol, sempre, fecha atras com duas linhas de 4 jogadores... impossivel passar...

 

Ontem fizemos um gol e abrimos a defesa para tomar a virada, se tivesse mais tempo de jogo era 3 ... 4 ... etc...

 

O.O. não é tecnico para o Palmeiras, colocar o Gabriel Jesus faltando 10 mins e ja tomado a virada é sacanagaem...

 

Dose.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O Gambá depois de fazer um gol, sempre, fecha atras com duas linhas de 4 jogadores... impossivel passar...

Ontem fizemos um gol e abrimos a defesa para tomar a virada, se tivesse mais tempo de jogo era 3 ... 4 ... etc...

O.O. não é tecnico para o Palmeiras, colocar o Gabriel Jesus faltando 10 mins e ja tomado a virada é sacanagaem...

Dose.

 

Cara, pode até não ser, mas é muito cedo para avaliar.

O Tite era odiado no primeiro ano dele nos gambás. No ano seguinte veio a recompensa.

 

Os jogadores não assimilam tão bem assim sempre o que o treinador pede.

Exemplo: o cara estava três anos seguidos jogando enfiado, sem voltar pra marcar.

Ai muda de time, o Oswaldo pede isso. O cara não volta. Porque? Perdeu o hábito.

 

Algumas coisas demoram. Tenha calma. Já pensou se nos julgassem em todos os nossos erros desta forma?

Quando o CX entrar também, o jeito do time jogar vai mudar de novo.. e mais uma adaptação, mas dessa vez o time ficará bem melhor.

 

Veremos bons frutos ainda.

E se não vermos, tchau Oswaldo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Erros são normais, mais acho que não estamos perdendo por causa de pequenos erros. O problema é a compactação do time. Bom pelo menos o primeiro defeito deste time de ontem foi esse. Muito espaçado o time não volta para recompor a defesa. Tanto o Allione quanto o Dudu tem que voltar atrás da linha da bola. O Cristaldo é outro que tem que voltar.

Outra coisa é que estamos jogando com 3 volantes e não houve armação o jogo inteiro. O Robinho não é armador ele não pode jogar como articulador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todo técnico burro, monta um esquema de jogo mixuruca e morre abraçado com ele.

 

Não leva em conta os jogadores que tem no elenco e suas caracteristicas principais.

 

É bom o Osvaldo rever seus conceitos para não ser outro Kleina, Dorival etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Erros são normais, mais acho que não estamos perdendo por causa de pequenos erros. O problema é a compactação do time. Bom pelo menos o primeiro defeito deste time de ontem foi esse. Muito espaçado o time não volta para recompor a defesa. Tanto o Allione quanto o Dudu tem que voltar atrás da linha da bola. O Cristaldo é outro que tem que voltar.

Outra coisa é que estamos jogando com 3 volantes e não houve armação o jogo inteiro. O Robinho não é armador ele não pode jogar como articulador.

 

2. Falta um meia armador, falta compactar o time acertando o esquema de marcação, se o OO vai ser capaz de acertar o time ainda não sabemos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O Gambá depois de fazer um gol, sempre, fecha atras com duas linhas de 4 jogadores... impossivel passar...

 

Ontem fizemos um gol e abrimos a defesa para tomar a virada, se tivesse mais tempo de jogo era 3 ... 4 ... etc...

 

O.O. não é tecnico para o Palmeiras, colocar o Gabriel Jesus faltando 10 mins e ja tomado a virada é sacanagaem...

 

Dose.

 

Concordo com a análise inicial. Ao invés de compactar, o time se abriu à espera do contra-ataque.

 

Não vou tão longe ao ponto de dizer que ele não é técnico para o Palmeiras, mas essas convicções inflexíveis dos treinadores mais rodados me deixa profundamente irritado e, com certeza, contribui muito para o momento atual do futebol atual.

 

Uma coisa é ter uma filosofia de trabalho. Outra é escalar o time do mesmo jeito em todos os jogos, ficar manjado e esperar resultados diferentes.

 

O que eu quero ver do Palmeiras agora nesse início de trabalho é evolução. Você pode perfeitamente escalar o mesmo time de ontem no próximo jogo, mas eu (e toda a torcida) quer ver o Dudu acompanhando o lateral. A mesma coisa para o Allione. Queremos ver o Arouca dar bote e não só cercar, o Gabriel cobrir espaços como vinha fazendo nos outros jogos, mas sem ser sobrecarregado... Enfim, evolução tática. O Dudu tá melhorando sua forma física, mas tem que evoluir também a parte intelectual. Jogar para o time, ao invés de prender bola em busca do choque para ganhar a falta.

 

Vamos mudar, Oswaldo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o esquema com Dudu e Allione aberto não é legal... ficamos com um buraco enorme no meio.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente gosto desse esquema e acho que temos os jogadores adequados. A questão ontem foi mais de postura que qualquer outra coisa, o massacre e o gol logo no início deram uma impressão de jogo fácil e levou nosso time a se acomodar e a não perceber que o Santos estava se adaptando ao jogo. O time do Palmeiras jogou muito aberto pra um clássico fora de casa e saindo na frente. Jogar pra frente é uma coisa, jogar escancarado é outra. Surpreendeu pq a defesa do Palmeiras vinha se mostrando bastante sólida, inclusive só sofremos o gol dos gambás por uma falha muito atípica e individual, e ontem foi frágil demais.

 

Não sei até que ponto o time titular ter sido poupado no jogo anterior também influiu. Essa é uma estratégia racional e razoável, mas que não costuma dar certo no Palmeiras. Não sei se é por gerar uma certa acomodação ou se por aumentar a pressão para o jogo seguinte, o que percebo é que normalmente após poupar o time titular o Palmeiras têm resultados ruins.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo, mas é quase isso. na verdade eles formam duas linhas de quatro com o Ralf entre elas... 414 e mais um atacante que segura a bola, para dar tempo do time sair. No segundo tempo, o Dudu fez o papel de prender a bola pelo lado, não achem que ele fazia de firulento (apenas). Ele tem habilidade para tal. O time estava com um buraco enorme entre meio/defesa, meio/ataque.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..