Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eduardo Luiz

Oeste x Palmeiras - Atuação do técnico

Posts Recomendados

Guest Porco Palestrino
Em tempo, demorei e muito pra pedir a saída do Oswaldo, fui um dos que mais demorou, porém no final ficou claro pra mim que a DIRETORIA do Palmeira já havia deixado tudo acertado com o próprio Oswaldo e o MO, antes mesmo do primeiro assinar. Já era algo planejado e creio que por isso o OO tirou o pé, só deu o gás no Paulista. E no Paulista foi muito bem.

 

Outro ponto que vale a pena ser lembrado, o Flalido sendo campeão em 2009 praticamente sem técnico (foi com um técnico interino que sumiu do mapa). Pra ver como essa peça é "super importante" atualmente.

 

Se depois de tudo que vivenciamos aqui mesmo, quantas trocas de técnicos INÚTEIS não passamos, que NUNCA resolveram o problema, se o próprio Muricy que é multi campeão já afirmou que técnico é no máximo 25%, e isso é lógico e óbvio, se já tivemos em 8 anos, Luxemburgo, Jorginho, Muricy, Zago, Felipão, Kleina, Oswaldo, Marcelo Oliveira e interinos, se todos os nossos títulos dos últimos 25 anos estão concentrados nas mãos de apenas 3 (três!) técnicos, se tantas trocas não trouxeram efeitos significativos ou mesmo que as justificasse ao mínimo... Pra quê eu vou ficar comprando ideia velha de torcida? Pera aí, tudo tem um limite. Chega desse barulho.

 

Se o que eu tenho observado está fazendo sentido e sendo explicado pelas palavras dos próprios técnicos, qual o motivo de eu achar o contrário? Isso pra mim soa até como arrogância e outra coisa que é melhor nem falar.

 

Revisar os conceitos as vezes faz bem.

 

Já que a discussão está boa, ignorando alguns termos desnecessários, permita-me entrar nela também, discutindo ponto por ponto.

 

Você disse algumas vezes aqui no tópico que "técnico não representa quase nada", mas conseguiu a proeza de perceber que Oswaldo "tirou o pé" no Brasileiro, fazendo com com que o rendimento do time caísse e consequentemente que apoiasse a sua saída. Ou seja, pra quem defende que treinadores em geral fazem mudanças extremamente sutis nas equipes já que os jogadores são os principais responsáveis, é um pouco estranho que tenha visto tamanha mudança de comportamento na equipe e atribui-la principalmente a "corpo mole" do técnico. Além de fraco, OO também é mau-caráter, então. Se isso já soa absurdo, imagina se levarmos em conta que os resultados ruins de OO no Brasileiro começaram antes mesmo de MO cair no Cruzeiro...

 

Em relação ao Flamengo campeão com Andrade, é só mais um caso comum que mostra que treinador no Brasil, em regra, é tudo a mesma coisa. Meros distribuidores de coletes, com raríssimas exceções. Pegou um time bom, que conhecia, com dois caras voando e foi bem. No ano seguinte foi demitido após uma sequência ruim de jogos, normal. O ciclo dos treinadores no Brasil é esse, pega um time que encaixa, da um gás, emenda uma boa sequência, depois volta a sua mediocridade de sempre, é demitido, roda por mais dois ou três times até encaixar em um novamente e o ciclo continua. É um ciclo e que depende muito mais dele levar "liga", dar sorte em algum clube, que de sua competência.

 

Mas nesse ponto parece que não discordamos, já que eu também creio que aqui, pro cara ser campeão, só com time bom mesmo. Em regra, treinador campeão aqui é o que pega um time bom e encaixa durante um tempo, vide Muricy. Exigiu mais que isso deles, se perdem. E repito, isso porque são todos técnico medíocres com pensamento retrógrados.

 

Quanto a centena de técnicos que passaram por aqui, basicamente já expliquei nos parágrafos anteriores sobre o porquê dos fracassos.

 

Agora, sobre Muricy ter afirmado que técnico representa no máximo 25% de um time, bom, ainda que ele tenha conseguido mensurar exatamente a em números a representatividade de um treinador (gênio), 25% não me parece pouco, não? Temos uma variável bastante grande aí e que num todo pode fazer muita diferença, sim.

 

Pra finalizar, embora tenha dito que os próprios técnicos de hoje tem esse pensamento de que técnico não significa muita coisa, só vi citar Muricy (talvez tenha deixado algo passar), que não me parece o exemplo mais apropriado, se você levar em conta que ele passa o jogo inteiro gritando no ouvido do jogador "passa aqui" "passa ali" "pega aqui" "encosta" etc... Um cara que fica os 90 minutos à beira do gramado ditando qual o comportamento que o jogador deve adotar, está longe de ser exemplo pra tese que você defende, com todo respeito.

 

Além disso, o máximo que Muricy saiu do Continente, além de pra levar pau do Barcelona (não que tenha culpa), foi justamente pra fazer um estágio de 10 dias no Barcelona no último ano, do qual voltou "atualizado", segundo ele.

 

Ou vocês nunca se perguntaram porquê NÃO EXISTE treinador brasileiro comandando time Europeu ou alguma seleção de nível, mas diversos sulamericanos, principalmente argentinos, fazem sucesso por lá?

 

Será que é porque os treinadores daqui, de fato são ultrapassado e os que tiveram a oportunidade de trabalhar lá foram um fiasco, ou isso também é culpa do pensamento atrasado e das papagaiadas do torcedor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Gui
Já que a discussão está boa, ignorando alguns termos desnecessários, permita-me entrar nela também, discutindo ponto por ponto.

 

Você disse algumas vezes aqui no tópico que "técnico não representa quase nada", mas conseguiu a proeza de perceber que Oswaldo "tirou o pé" no Brasileiro, fazendo com com que o rendimento do time caísse e consequentemente que apoiasse a sua saída. Ou seja, pra quem defende que treinadores em geral fazem mudanças extremamente sutis nas equipes já que os jogadores são os principais responsáveis, é um pouco estranho que tenha visto tamanha mudança de comportamento na equipe e atribui-la principalmente a "corpo mole" do técnico. Além de fraco, OO também é mau-caráter, então. Se isso já soa absurdo, imagina se levarmos em conta que os resultados ruins de OO no Brasileiro começaram antes mesmo de MO cair no Cruzeiro...

 

Tirou o pé dos seus 25%. O rendimento do time não caiu por causa dele, mas pela derrota do paulistão principalmente. Então o OO se desligou pois já havia cumprido sua parte. Só por isso apoiei sua saída, pra mim ao menos ficou claro que ele não ia ficar, ganhando ou perdendo.

 

 

Porco, continuando, não vou pinçar ponto a ponto mas pegar no contexto geral, não discordo do seu ponto de vista, exceto que não deveria ser papel do treinador fazer o que muitos treinadores europeus fazem.

 

Não discordo que o treinador brasileiro não é o melhor, é ruim tanto quanto os jogadores, ainda disse "técnicos inclusos" quando mencionei burrice e falta de interesse.

 

Mas a burrice e falta de interesse vem cascateando desde a presidência, direção, até chegar no roupeiro. E isso não é só no futebol. Profissionalizar não é só criar departamentos e cargos, é criar métodos, especialmente que direcionem os erros para os acertos.

 

Antes de chegar no gerente, olhe mais pra cima.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Também vi compactação, tanto que o Roger Carvalho apareceu algumas vezes no meio campo, o que me deu a sensação da ultima linha estar com a marcação bem alta (compactação).

 

E a saida de bola já melhorou bastante tbem.

 

 

 

Então... exatamente o que voce colocou na sua analise é o que vejo que tem sido buscado, só está necessitando maturação..

1 - Fica com três pra fazer uma saída de bola no mínimo mais qualificada: Jean/Gabriel, Arouca e Robinho;

R: Arouca tem descido para essa linha com 3.

 

2 - Tem um cara jogando flutuando no ataque que não tem obrigação de vir buscar o jogo: Dudu;

R: É justamente o que força o Robinho a abrir na lateral para não embolar na marcação no meio, afinal vem o Robinho + Marcador e terá Dudu + marcador....

 

3 - Tem laterais ofensivos para abrir a defesa adversária e ocupar o espaço quando o Dudu puxar a jogada pro outro lado do campo;

R: Isso está faltando, não sei se já está visando uma defesa mais segura para a Liberta.

 

4 - Tem volantes ÓTIMOS, melhor setor do time, para cobrir essas subidas;

R: Também é a ideia, com o tempo Arouca e Jean ganharão entrosamento.

 

5 - Tem um "ponta" fazedor de gols, que pode entrar na área em velocidade vindo de qualquer lado do campo, além de com essa movimentação poder puxar marcação: Gabriel/Erik

R: ok

 

6 - Tem um centroavante pra fazer o serviço: Barrios

R: ok

 

E justamente essa sua frase "É, acho que é quase um 4-4-2 hahahaha" é a que mais me diverte porque é exatamente o que penso quando vejo o pessoal reclamando do esquema, porque de certa forma, com a tendencia natural do Robinho conduzir a bola para o meio acabamos com uma formação ofensiva de um 4-4-2..

 

Se for essa a intenção e o esquema apenas estiver precisando maturação, ok, concordo com isso. Mas aí tem que acertar com o srs. Robinho e Dudu pra fazer o cara que abre a jogada ser o Dudu, e não o Robinho. Além disso, na minha cabeça, G. Jesus também joga flutuando no ataque, entrando na área pra chutar. Aliás, o mesmo que mata o Jesus é o que mata o Rafael Marques, já que o melhor de ambos é entrar finalizando na área.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Marcelo é o típico cara que só consegue andar de bicicleta, se ela for azul. Se trocar de cor, não sabe como pedalar. Já percebi há tempos o saudosismo muito grande da época do Cruzeiro. Ele quis implantar aquele sistema aqui, mas não se ligou da diferença entre os times. Os jogadores ficam totalmente fora das suas características, simplesmente pelo fato dele querer aplicar aquela metodologia aqui.

 

Se não mudar, vai morrer abraçado com o esquema e levar alguns jogadores juntos.

 

Engraçado que os jogadores vêm a distância entre eles e ninguém corrige? Ninguém se manifesta? Algum de vocês que fala do técnico (que aliás só sabe falar isso) já se perguntou se é proibido o jogador usar a própria cabeça? Se o cara ta vendo que ta longe do outro, de quem são as pernas pra se aproximar? Do Marcelo Oliveira? Então ele tem um joystick ali na lateral e está controlando os jogadores, é isso?

 

É tudo o técnico agora que tem que fazer? Só falta o técnico ter que parar o jogo e entrar em campo pra corrigir o posicionamento, acho que é isso que os jogadores estão esperando. Os jogadores não têm cérebro, não tem vontade própria, não têm raciocínio, nada, é tudo o técnico que resolve?

 

Tirando o Dudu e o Eric ninguém arrisca NADA nesse time, ficam morrendo de medo de errar, tocam de lado, se escondem, por isso o espaçamento gigante. Jogador ta no meio, saindo com a bola, bastou chegar um marcador e ele se caga, toca de lado, se livra da bola e sai correndo pra frente. Isso é medo, é falta de confiança, porque falta ainda alguém nesse time pra ser a referência, e esse alguém não veio.

 

O que diabos significa criação? É inventar do nada, é improvisar uma jogada, é se livrar da marcação e FABRICAR uma jogada onde não existe. Quem faz isso nesse time? Alguém já se perguntou isso? Se ficar tocando de lado e correndo pra frente, não vai virar nada nunca mesmo.

 

Se é pra cobrar vamos cobrar quem tem que ser cobrado. Não adianta ter elenco se falta peça chave. Falta pelo menos um esforço aí da diretoria pra trazer um camisa 10, pra ser a referência, pra ser o craque do time.

Gui, perdão se eu estiver trocando as bolas, mas não foi tu que disse que treinador bom é aquele que faz os jogadores pensarem e agirem sozinhos? Se os caras não têm essa capacidade de pensar que tu afirmou, a culpa não cairia sobre o Marcelo, pela tua própria tese?

 

E digo mais, se os caras não o obedecem, a culpa não recai sobre o Marcelo, por não tirar os displicentes?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MO não consegue fazer o time jogar por pura incompetência, dele dos jogadores e da diretoria, o time é fraco no toque de bola atrás, não tem transição e não tem criatividade na frente.

 

Incompetência que pode ser dividida em 50% prá ele, 30% pros jogadores que estão andando em campo e 20% prá diretoria que não contratou ninguém prá resolver o problema de criatividade na frente.

 

Enquanto isso a gambazada, que aqui diziam que iriam disputar prá não cair esse ano, fez 3 jogos e ganhou os três. Qual será a diferença? Prá mim esquema tático e vontade dos jogadores, simples assim, o pior é que lá vão crescer e aqui não vimos mudança do ano passado prá esse, lamentável.

 

Aí aparece alguém dizendo que esses jogos feitos não valem nada, como não valia jogar no Brasileiro contra JEC, Avai, Goias, Coritiba, Figueirense, Vasco... e aí ficamos alí pelo décimo lugar, só jogavam (corriam) em clássicos contra grandes paulistas e cariocas e ficamos pelo meio da tabela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Predador
exato, já cansei do show dele para os repórteres na beira do campo. Todo jogo o repórter fala "Marcelo irritado pedindo para o time tocar bola". Tem que cair na real, ser modesto, não está funcionando, precisa de mudanças, mas ele todo jogo insiste no que não funciona

 

Mas ele pode todos os jogos pedir para os caras tocarem a bola, mas será que o asno não entendeu que qdo a bola chega nos pés do Dudu e G. eles são limitados neste ponto. Eles são jogadores pra serem acionados no ataque. Já repararam a quantidade de passes errados do Dudu e Jesus. No ano passado o Robinho estava jogando bem fazendo belos gol de fora da área, pois jogava mais próximo dos atacantes pra um eventual sobra de bola. E sumiu o futebol do Jesus.

 

 

Gente não deu liga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..