Porco da Massa 5.047 Postado Maio 28, 2025 27 minutos atrás, Vitor_Palestra disse: Mas o fato do Flamengo só ter conseguido finalizar em gol no meio do segundo tempo com um pênalti inventado não depõe justamente a favor da marcação do Palmeiras? O que me parece é que o atual esquema contribuiu muito com o desempenho defensivo, foram muitos jogos em sofrer gols e transmitindo segurança. O grande gargalo, como é comum com o Abel, é a parte ofensiva. Não, pra mim não, inclusive comentávamos durante o jogo que a tragédia era anunciada com o Gomez tendo que caçar o Bruno Henrique o tempo inteiro, o que resultou num cartão pra ele aos 19 min do primeiro tempo - e que culminou posteriormente na chance que criaram no lance do pênalti. O fato do Flamengo também ter criado pouco (assim como nós) depõe mais sobre a postura bastante cautelosa que entraram que a mérito do Palmeiras, a meu ver. Aliás, com exceção do pênalti, a chance mais clara na primeira etapa foi do Cebolinha que finalizou uma bola escorregando nas mãos do Weverton, isso na sobra de um chute travado do Gerson dentro da pequena área. Em todo caso, como disse no meu post, é um sistema que pode funcionar contra times bem inferiores, como foi na sequência positiva que tivemos (mesmo que hoje o Palmeiras não tenha nem a primeira nem a segunda melhor defesa do campeonato), mas contra times melhores vai sofrer. Mas convenhamos, não é nenhuma novidade pra quem acompanha o trabalho do Abel. Desde o Brasileiro de 2021, ganhamos 7 de 40 jogos contra times do G6. É uma tendência, ganhar dos pequenos na marra e sofrer contra times melhores. Se a comissão não muda, também não vejo porque acreditarmos que a perspectiva é de mudança. 2 LucasVerdao e Fercas reagiu a isto Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vitor_Palestra 10.270 Postado Maio 28, 2025 11 minutos atrás, Porco da Massa disse: Não, pra mim não, inclusive comentávamos durante o jogo que a tragédia era anunciada com o Gomez tendo que caçar o Bruno Henrique o tempo inteiro, o que resultou num cartão pra ele aos 19 min do primeiro tempo - e que culminou posteriormente na chance que criaram no lance do pênalti. O fato do Flamengo também ter criado pouco (assim como nós) depõe mais sobre a postura bastante cautelosa que entraram que a mérito do Palmeiras, a meu ver. Aliás, com exceção do pênalti, a chance mais clara na primeira etapa foi do Cebolinha que finalizou uma bola escorregando nas mãos do Weverton, isso na sobra de um chute travado do Gerson dentro da pequena área. Em todo caso, como disse no meu post, é um sistema que pode funcionar contra times bem inferiores, como foi na sequência positiva que tivemos (mesmo que hoje o Palmeiras não tenha nem a primeira nem a segunda melhor defesa do campeonato), mas contra times melhores vai sofrer. Mas convenhamos, não é nenhuma novidade pra quem acompanha o trabalho do Abel. Desde o Brasileiro de 2021, ganhamos 7 de 40 jogos contra times do G6. É uma tendência, ganhar dos pequenos na marra e sofrer contra times melhores. Se a comissão não muda, também não vejo porque acreditarmos que a perspectiva é de mudança. É, eu discordo, ao menos por enquanto. Acho que esse jogo contra o Flamengo aponta justamente para o contrário de um sistema defensivo exposto. Se, em outros jogos do tipo o adversário tiver mais chances, mudo de opinião. Por enquanto, acho que o foco deveria ser aprimorar a construção de jogadas, especialmente em jogos grandes. O cartão pro Gómez foi em uma falta bem próxima da área, não acho que se deu por conta de uma perseguição longa ou algo do tipo. 1 Hmenon reagiu a isto Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Porco da Massa 5.047 Postado Maio 28, 2025 21 minutos atrás, Vitor_Palestra disse: É, eu discordo, ao menos por enquanto. Acho que esse jogo contra o Flamengo aponta justamente para o contrário de um sistema defensivo exposto. Se, em outros jogos do tipo o adversário tiver mais chances, mudo de opinião. Por enquanto, acho que o foco deveria ser aprimorar a construção de jogadas, especialmente em jogos grandes. O cartão pro Gómez foi em uma falta bem próxima da área, não acho que se deu por conta de uma perseguição longa ou algo do tipo. A falta foi próxima a área, pelo lado direito, mas o Gomez sai correndo atrás dele desde o meio campo praticamente, justamente por conta da marcação individual. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Conselho_Palmerista 4.093 Postado Maio 28, 2025 1 hora atrás, Porco da Massa disse: A falta foi próxima a área, pelo lado direito, mas o Gomez sai correndo atrás dele desde o meio campo praticamente, justamente por conta da marcação individual. concordo, inclusive em minha opinião deveria ter trocado para o Giay quando o Bruno cai neste setor, porém o Giay estava perseguindo o Cebolinha, que justamente o puxou para abrir espaço e manipular. Creio que a questão é que os outros times tem leitura de como jogaremos e assim se adaptam para ganhar. Se fosse pra perseguir individualmente no jogo contra o Flamengo era pra zaga ser Giay, Emiliano e Piquerez, por exemplo, de forma que os três atacantes móveis seriam acompanhados por defensores de porte semelhante e velocidade também, porém, seria uma inovação tática muito libertária. 1 Yusuke reagiu a isto Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Conselho_Palmerista 4.093 Postado Junho 10, 2025 Atualização dos adversários. Minha sensação é de muita imprevisibilidade e de que muito depende de nossos ajustes, principalmente ofensivos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno_Palestra 35.164 Postado Junho 10, 2025 Falando de tática/escalação para o Mundial... Meu quarteto ofensivo seria: Felipe Anderson, Estevão, Maurício e Vitor Roque. E dependendo do jogo, se precisasse de um jogador mais tático, tiraria o Maurício e colocaria o Facundo Torres. Ps: Paulinho nem conto mais como titular por enquanto e espero que o Felipe Anderson consiga ter uma sequência sem se machucar. 1 SérgioFM reagiu a isto Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno_Palestra 35.164 Postado Junho 10, 2025 27 minutos atrás, Conselho_Palmerista disse: Atualização dos adversários. Minha sensação é de muita imprevisibilidade e de que muito depende de nossos ajustes, principalmente ofensivos. Acho que é um grupo bem equilibrado. Claro que não sou um grande conhecedor desses times, mas penso que Palmeiras x Porto é pau a pau, Palmeiras x Al Ahly somos um pouco favoritos e o mesmo vale contra o Inter Miami. Ps: O Al Ahly equilibra o jogo na tática e no físico, já o Inter Miami na qualidade técnica das suas estrelas. 1 Conselho_Palmerista reagiu a isto Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Felipe Ferreira 12.491 Postado Junho 11, 2025 Curioso pra saber como o Abel vai escalar ofensivamente o time. Teoricamente só o Estevão é titular absoluto e nem dá pra saber se vai ir na ponta ou no meio. Se for no meio, teoricamente Felipe Anderson vai na ponta. E as duas vagas no ataque ficam em aberto, sendo disputadas por Torres, Maurício, Veiga, Vitor Roque e Lopez. Se ele for de ponta, Maurício e Veiga disputam a vaga no meio ou até podem jogar juntos com o Maurício mais avançado. Se o Maurício jogar de meia, provavelmente o Torres joga na frente e a outra vaga é disputada por Lopez e Vitor Roque. Enfim, como o Estevão teoricamente é titular seriam três vagas sendo disputadas por Felipe Anderson, Maurício, Veiga, Torres, Vitor Roque e Lopez. Paulinho eu nem conto. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Yusuke 11.766 Postado Junho 11, 2025 Acho que o Abel vai com o de sempre, não duvido nada que possa até ir com Mayke de ponta outra vez (escutei dizer que o melhor jogador adversário cai pela ponta esquerda do ataque), logo deve fechar por ali e ir com Estevão solto... O ideal seria o que mais encaixou até aqui com Gomez, Murilo (Micael), Giay, Piquerez, Emiliano, Ríos (Anibal), F. Anderson(incógnita por ter machucado), Estevão, Maurício e Vitor Roque. 1 SérgioFM reagiu a isto Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Hmenon 17.357 Postado Junho 11, 2025 21 horas atrás, Bruno_Palestra disse: Falando de tática/escalação para o Mundial... Meu quarteto ofensivo seria: Felipe Anderson, Estevão, Maurício e Vitor Roque. E dependendo do jogo, se precisasse de um jogador mais tático, tiraria o Maurício e colocaria o Facundo Torres. Ps: Paulinho nem conto mais como titular por enquanto e espero que o Felipe Anderson consiga ter uma sequência sem se machucar. Fico na duvida só entre Maurício e Torres. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Porco da Massa 5.047 Postado Junho 11, 2025 Quase certeza que iremos com a escalação que vínhamos usando nessa última boa sequência, com o Giay compondo a zaga pela direita. Taticamente espero a mesma pobreza de sempre, e me preocupa esse sistema de marcação individual adotando perseguições quilométricas contra adversários melhores. Minha esperança é que o time se sobressaia fisicamente, nosso time esse ano foi montado pra ser muito forte nesse quesito, e em tese estamos no ápice da forma física dos jogadores nesse momento, enquanto os Europeus (e o Al Ahly também) estão em fim de temporada, esgotados física e mentalmente. Na intensidade o Palmeiras tem obrigação de atropelar. 1 Lucarelli reagiu a isto Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
SérgioFM 4.348 Postado Junho 11, 2025 Em 10/06/2025 em 10:59, Bruno_Palestra disse: Falando de tática/escalação para o Mundial... Meu quarteto ofensivo seria: Felipe Anderson, Estevão, Maurício e Vitor Roque. E dependendo do jogo, se precisasse de um jogador mais tático, tiraria o Maurício e colocaria o Facundo Torres. Ps: Paulinho nem conto mais como titular por enquanto e espero que o Felipe Anderson consiga ter uma sequência sem se machucar. O meu também. 1 Bruno_Palestra reagiu a isto Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Lucarelli 553 Postado Junho 12, 2025 Acho que a escalação "titular" já é quase um consenso e o Abel deve seguir isso mesmo. Agora, outro consenso é que o nosso jeito de jogar com marcação individual é uma grande fragilidade nossa, mas o Abel insiste nisso, não sei o porquê. Inclusive, na ansiedade para o Mundial, revi os melhores momentos do nosso último jogo contra o Al Ahly. Dois times sólidos, físicos e bem treinados, e os nossos dois gols foram em lances em que defensores do Al Ahly saíram de posição pra dar combate e o Veiga e Dudu conseguiram limpar a jogada para o outro atacar o espaço vazio: Enfim, acho que esse é o nosso maior risco no momento contra times melhores, demanda que os jogadores estejam afiados nos botes e os demais estejam ligados pra fazer a cobertura Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Felipe Ferreira 12.491 Postado Junho 12, 2025 6 horas atrás, Lucarelli disse: Acho que a escalação "titular" já é quase um consenso e o Abel deve seguir isso mesmo. Agora, outro consenso é que o nosso jeito de jogar com marcação individual é uma grande fragilidade nossa, mas o Abel insiste nisso, não sei o porquê. Inclusive, na ansiedade para o Mundial, revi os melhores momentos do nosso último jogo contra o Al Ahly. Dois times sólidos, físicos e bem treinados, e os nossos dois gols foram em lances em que defensores do Al Ahly saíram de posição pra dar combate e o Veiga e Dudu conseguiram limpar a jogada para o outro atacar o espaço vazio: Enfim, acho que esse é o nosso maior risco no momento contra times melhores, demanda que os jogadores estejam afiados nos botes e os demais estejam ligados pra fazer a cobertura Esse uniforme acho que é o mais bonito do século. 2 PigFox e Lucarelli reagiu a isto Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Felipe Ferreira 12.491 Postado Junho 15, 2025 Quem entende de tática, os gramados de dimensões menores nessa copa do mundo de clubes favorece o ataque ou a defesa? Os campos lá nos Estados Unidos acho que é o mínimo que a fifa exige, é nítido que é menor que os campos tradicionais. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites