Ir para conteúdo

Entre para seguir isso  
Conselho_Palmerista

Falando de Tática

Posts Recomendados

5 hours ago, Caiser Soze said:

Nem sei se aqui é o lugar certo para falar disso, mas vamos lá. Eu vi uns lances no fim do segundo tempo contra o Fortaleza que foram muito promissores, não sei se foram momentos isolados, se não vão se repetir ou uma tendência que acabe se consolidando. Foram umas trocas de passes entre Alan, Rios ou Martinez e Maurício que lembraram um pouco o jeitão que o Varmengo do JJ fazia. Aquele time valorizava a posse de bola de maneira eficaz, diferentemente dos times do Diniz que exageram na posse parecendo que estão mais interessados nela propriamente do que no que dela pode resultar. 

Eu acho que o Palmeiras está pronto para esse tipo de jogo, não só pelas características dos jogadores mas também pelos anos todos com as variações já utilizadas, que acabaram sendo um aprendizado para o técnico e vários jogadores e se não for com o Abel, o próximo treinador deve trazer esse tipo de jogo, é uma evolução natural. O Palmeiras precisa dar um salto de qualidade no seu futebol que justifique os investimentos e a infra estrutura que é incomparável no Brasil e nas Américas,  está muito à frente dos outros clubes mas na hora do jogo essa superioridade não se reflete em campo, por enquanto só a base alcançou esse patamar. 

Acredito que tenha sido um caso isolado por precisarmos segurar o Fortaleza, é notório que o Palmeiras é instruído a jogar na intensidade e velocidade e por isso busca tanto o passe em profundidade e o jogo pelo lado do campo. O nosso atacante se posicionando entre o zagueiro e lateral do adversário ou nosso lateral apoiando por fora são muito comuns no Palmeiras do Abel.

Claro, existem situações onde esse tipo de jogo pode e deve ser necessário, então faz parte estarmos preparados para isso.. Quando precisamos reter a posse de bola ou onde o adversário nos dá a posse e se fecha.

Eu vejo similaridade, veja bem similaridade, entre o que o Klopp pregrava e o que o Abel tenta implementar por aqui.. Aquele futebol "heavy metal" que com velocidade e pressão vai empurrando o adversário pra trás, muito diferente do que JJ ou Diniz faziam, onde a posse era feita pra envolver o adversário. Depois que o Palmeiras se estabelece a frente do placar até da espaço, como o colega falou: para gerar espaços pra usar a velocidade a nosso favor, em contra ataques letais.

Porém, concordo com você seria interessante ter essa variação até pelo fato de termos peças pra construir esse jogo mais controlado. Eu tenho uma opinião as vezes impopular: Eu gosto mais desse futebol mais rápido, mais vertical.. E também cheio de emoção. Como ja li uma vez, é um tipo de caos controlado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, Conselho_Palmerista disse:

Essa análise é um pouco complexa porque depende do cenário em que estamos:

Sim.
Por isso citei os últimos jogos (com vitória em diversos cenários) (dentro e fora; viagens longas e escalações diferentes).
E citei a posse de bola menor (nesses casos citados), corroborando.

Compartilhar este post

Link para o post
35 minutos atrás, tempo disse:

Sim.
Por isso citei os últimos jogos (com vitória em diversos cenários) (dentro e fora; viagens longas e escalações diferentes).
E citei a posse de bola menor (nesses casos citados), corroborando.

sim, mas o momento do jogo mencionado foi no final de ambos os jogos… 

concordo que a estratégia é de máxima intensidade e verticalidade pra construir o resultado nesses jogos fora de casa com equipes difíceis; se olharmos pro jogo contra o corinthians, onde no fim do jogo tb trabalhamos a bola, a nossa posse foi maior durante todos momentos.

Compartilhar este post

Link para o post

aula tática do Abel hoje:

- era pro Giay ser zagueiro pela direita, não foi porque Micael machucou, das opções de zagueiro de ofício tinha fuchs, gomes, naves e benedetti - optou por fazer linha com Fuchs, Gomes e Piquerez; a linha de zaga mais experiente possível para o jogo. 

- o Fuchs não conseguiu ser este zagueiro caçador, o Giay conseguiria, e na área o atacante deles deu um baile em Piquerez e Gomez pelo alto, Abel coloca Benedetti e Giay vira zagueiro com Felipe Anderson ala: matou o time dos caras. 

- Marcação pressão funcionou demais, assim como ter Estevão e Facundo como meias direito e esquerda, time jogou muito bem no contra-ataque, Flaco fez um jogo nota 10. 

Excelente vitória! 

ps. Naves por ter sido volante talvez seria um zagueiro mais caçador que Fuchs, se não tivesse entrado no jogo passado e errado, era a escolha provável. Allan poderia ser testado de ala ofensivo esquerdo, mas desprestigiaria o Vanderlan… tem uma parte do trabalho que é gestão de pessoas, nisso o Abel é muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Conselho_Palmerista disse:

- era pro Giay ser zagueiro pela direita, não foi porque Micael machucou, das opções de zagueiro de ofício tinha fuchs, gomes, naves e benedetti - optou por fazer linha com Fuchs, Gomes e Piquerez; a linha de zaga mais experiente possível para o jogo. 

- o Fuchs não conseguiu ser este zagueiro caçador, o Giay conseguiria, e na área o atacante deles deu um baile em Piquerez e Gomez pelo alto, Abel coloca Benedetti e Giay vira zagueiro com Felipe Anderson ala: matou o time dos caras. 

- Marcação pressão funcionou demais, assim como ter Estevão e Facundo como meias direito e esquerda, time jogou muito bem no contra-ataque, Flaco fez um jogo nota 10. 

Excelente vitória! 

ps. Naves por ter sido volante talvez seria um zagueiro mais caçador que Fuchs, se não tivesse entrado no jogo passado e errado, era a escolha provável. Allan poderia ser testado de ala ofensivo esquerdo, mas desprestigiaria o Vanderlan… tem uma parte do trabalho que é gestão de pessoas, nisso o Abel é muito bom.

Disseram tb na transmissão que o Allan foi um dos que mais sentiu a altitude no treino.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 24/04/2025 em 21:22, Conselho_Palmerista disse:

Excelente vitória! 

Creio que tenha sido no mesmo sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje creio que um time bem modificado em jogadores, mas semelhante em estrutura. O lado esquerdo do Bahia  com Juba mais Pulga é muito criativo - precisamos da dobra Giay e Felipe, espero que seja possível. 

Outro aspecto é colocar o Evangelista com a missão de anular o Everton Ribeiro, isso acaba ofensivamente com eles. 

Pressionar a saída de bola deles é a chave pros nossos gols, assim como o jogo associativo pelas pontas, já que provavelmente teremos posse de bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Vim aqui só para alertar que na minha humilde opinião se o Abel não colocar o Vitor Roque e o Paulinho nas posições onde melhor rendem daqui a pouco a torcida estará arrancando o couro deles como já fizemos com vários aqui, não são jogadores para jogarem de pontas ou longe da área adversária, são atacantes inclusive vejo ambos como uma boa dupla, não precisam ficar igual o Lopez enfiado na zaga adversária, são jogadores de boa técnica e força precisam do time preparar as jogadas, não de chuveirinho, precisam do jogo assossiado

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, Yusuke disse:

Vim aqui só para alertar que na minha humilde opinião se o Abel não colocar o Vitor Roque e o Paulinho nas posições onde melhor rendem daqui a pouco a torcida estará arrancando o couro deles como já fizemos com vários aqui, não são jogadores para jogarem de pontas ou longe da área adversária, são atacantes inclusive vejo ambos como uma boa dupla, não precisam ficar igual o Lopez enfiado na zaga adversária, são jogadores de boa técnica e força precisam do time preparar as jogadas, não de chuveirinho, precisam do jogo assossiado

Concordo, e o teste com 4 atacantes se mostrou pouco efetivo: não “couberam”Estevão, Flaco, VR e Paulinho juntos. Mais vale dois dos 4 e um time articulado (podendo até serem 3 se o Estevão ocupar a meia) do que 4 dispersos no campo. 

Me parece que Abel fez testes contra o Bahia que nos custaram pontos.

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, Conselho_Palmerista disse:

Concordo, e o teste com 4 atacantes se mostrou pouco efetivo: não “couberam”Estevão, Flaco, VR e Paulinho juntos. Mais vale dois dos 4 e um time articulado (podendo até serem 3 se o Estevão ocupar a meia) do que 4 dispersos no campo. 

Me parece que Abel fez testes contra o Bahia que nos custaram pontos.

Sim, achou que conseguiríamos no abafa de qualquer jeito e não conseguimos, precisávamos de pelo o menos um ponto, a derrota foi de mais pelo que jogaram os dois times.

Espero que o Abel não volte com os mesmos erros do Paulista

Compartilhar este post

Link para o post

Já falei muito que gostaria de ver dois atacantes ao invés de 3 (com dois abertos).
Muito embora, eu não acredito que o Abel Ferreira vá abrir mão dos "pontas" (uma pena).

Além, do 3 zagueiros.
A linha de 4, eu gostaria de ver. 

Atacando na diamante. (EM CASA).
Anibal, Evagenlista, Felipe Anderson e Maurício.
Vitor Roque e Paulinho .

Defendendo com a bem usada; duas linha de 4.
Mas, poderia ser a que ele usa de vez em quando - 4-1 4-1.

Maurício - Evangelista - Anibal - Felipe Anderson (dois na frente).
Ou.

Giay - Gomez - Micael - Piquerez.
Anibal.
Felipe Anderson - Maurício - Paulinho - Evangelista.
Vitor Roque.

Ps. Onde se lê; Evangelista, poderia (nem sei se daria certo) Facundo.

O que eu não queria mesmo, é ter esse pontas... KKKKKKK

Compartilhar este post

Link para o post
On 4/27/2025 at 10:52 PM, Yusuke said:

Concordo com você, não da pra ficar improvisando esse tipo de jogador, queima rapidinho o atleta.

E outra, contra o Bahia, quando o Abel trocou o Felipe pelo Estevão, voltou o mesmo vicio de cortar pro meio e buscar o cruzamento.. Ai não faria sentido colocar o Vitor Roque pra ficar la dentro, um erro gerou o outro.

Mas tem um certo sentido também, enquanto o Mayke não voltar, não temos substituto ideal para a ala direita.. Apesar de estar indo bem, Giay é mais um lateral defensivo (Ou pelo menos tem sido) nessa atual fase. O Mayke conseguiria entregar mais velocidade, com menos de qualidade, mas entregando a mesma característica de profundidade.

Contra o Bahia eu teria colocado o Fuchs e adiantado o Giay, mesmo que não sendo o ideal, é melhor do que voltar nessa de pontas com pés invertidos e um monte de gente na áreia pra ficar tentando acertar o cabeceio.

Hoje, jogando no 3-4-3 / 3-5-2, eu vejo o elenco da seguinte forma:

GK: Wewerton / Lomba
ZD: Giay / Fuchs / Rocha
ZC: Gomez / Naves
ZE: Murilo / Micael / Bendetti
ALD: Felipe Anderson / Mayke
MC: Aníbal / Martinez
MC: Rios / Evangelista
ALE: Piquerez / Vanderlan
MEI: Facundo / Mauricio
ATA: Estevão / Paulinho / Veiga
CA: Vitor Roque / Flaco / Luighi / Thallys

Lembrando que muitos jogadores podem jogar em mais de uma posição e por mais de um lado do campo, então vai variando de acordo com que vai rodando o elenco.

Outra situação que o Abel tem que manejar melhor é sobre pontos que podem ser valiosos, conta o Bahia, apesar de alguns erros, foi um bom jogo. Um empate nessas circunstâncias não era o ideal mas era aceitável, manteríamos a liderança mesmo dividindo com nosso principal rival. Mesmo com o mértio do Bahia de fazer uma bela jogada, o Palmeiras se lançou a frente no abafa e desorganizou o time demais, a ponto do Benedetti (nosso zagueiro pela esquerda) estar defendendo do lado direito no momento do gol.

Tem que ter calma, campeonatos de pontos corridos tem que saber que se não der pra ganhar, tem que arrancar o empate quando possível. O Abel sabe bem disso, não tenho entendido algumas dessas exposições que ele faz as vezes, como jogar com um zagueiro só (Como fez num passado recente) ou empilhamento de centroavantes sem meio campo.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 30/04/2025 em 12:42, heart green disse:

Concordo com você, não da pra ficar improvisando esse tipo de jogador, queima rapidinho o atleta.

E outra, contra o Bahia, quando o Abel trocou o Felipe pelo Estevão, voltou o mesmo vicio de cortar pro meio e buscar o cruzamento.. Ai não faria sentido colocar o Vitor Roque pra ficar la dentro, um erro gerou o outro.

Mas tem um certo sentido também, enquanto o Mayke não voltar, não temos substituto ideal para a ala direita.. Apesar de estar indo bem, Giay é mais um lateral defensivo (Ou pelo menos tem sido) nessa atual fase. O Mayke conseguiria entregar mais velocidade, com menos de qualidade, mas entregando a mesma característica de profundidade.

Contra o Bahia eu teria colocado o Fuchs e adiantado o Giay, mesmo que não sendo o ideal, é melhor do que voltar nessa de pontas com pés invertidos e um monte de gente na áreia pra ficar tentando acertar o cabeceio.

Hoje, jogando no 3-4-3 / 3-5-2, eu vejo o elenco da seguinte forma:

GK: Wewerton / Lomba
ZD: Giay / Fuchs / Rocha
ZC: Gomez / Naves
ZE: Murilo / Micael / Bendetti
ALD: Felipe Anderson / Mayke
MC: Aníbal / Martinez
MC: Rios / Evangelista
ALE: Piquerez / Vanderlan
MEI: Facundo / Mauricio
ATA: Estevão / Paulinho / Veiga
CA: Vitor Roque / Flaco / Luighi / Thallys

Lembrando que muitos jogadores podem jogar em mais de uma posição e por mais de um lado do campo, então vai variando de acordo com que vai rodando o elenco.

Outra situação que o Abel tem que manejar melhor é sobre pontos que podem ser valiosos, conta o Bahia, apesar de alguns erros, foi um bom jogo. Um empate nessas circunstâncias não era o ideal mas era aceitável, manteríamos a liderança mesmo dividindo com nosso principal rival. Mesmo com o mértio do Bahia de fazer uma bela jogada, o Palmeiras se lançou a frente no abafa e desorganizou o time demais, a ponto do Benedetti (nosso zagueiro pela esquerda) estar defendendo do lado direito no momento do gol.

Tem que ter calma, campeonatos de pontos corridos tem que saber que se não der pra ganhar, tem que arrancar o empate quando possível. O Abel sabe bem disso, não tenho entendido algumas dessas exposições que ele faz as vezes, como jogar com um zagueiro só (Como fez num passado recente) ou empilhamento de centroavantes sem meio campo.

O Abel testou Allan na ala direita, pé trocado, contra o Ceará- nitidamente desconfortável pra ele, mas se virou, por assim dizer. 

Eu gostaria de ver o Gilberto testado como ala direito em algum jogo mais tranquilo, sei que é quase impossível o Abel fazer isso, mas imagino que ele de daria muito bem. 

O que mais tem me preocupado é que apesar do 3-5-2 / 3-6-1 que temos jogado, quando o time é alterado fica muito bagunçado. Eu não entendo algumas escolhas do Abel: por que VR na ponta esquerda e Paulinho na meia ao invés de Flaco armando e entrando na área, Paulinho ponta esquerda  e VR centro-avante? 

Compartilhar este post

Link para o post
Em 14/04/2025 em 13:02, Conselho_Palmerista disse:

essa é a formação até o mundial, vamos variar peças e consequentemente características, mas o Abel ajeitou o formato. 

é interessante notar a multiplicidade de funções dos jogadores:

zagueiro direito: Fuchs, Naves, Murilo, Marcos Rocha, Giay e Mayke. [2]

zagueiro central: Gomes, Naves, Murilo, Martinez [3]

Zagueiro esquerdo: Micael, Benedetti, Piquerez, Murilo, Evangelista, Fuchs[4]

Ala/ponta direita: Felipe Anderson, Estevão, Facundo, Mayke, Marcos Rocha, Giay e Rios, Allan[7]

volante direita: Rios, Anibal, Martinez, Evangelista, Giay, Naves [8]

volante esquerda: Evangelista, Martinez, Anival, Rios, Piquerez, Veiga, Allan [5]

Ala/Ponta esquerda: Piquerez, Vanderlan, Allan, Facundo, Evangelista, Felipe Anderson, Facundo, Maurício [6]

Meia Esquerda: Estevão, Veiga, Maurício, Felipe Anderson, Allan, Paulinho, Flaco, Thalys, Facundo[11]

Meia-direita: Vitor Roque, Paulinho, Estevão, Felipe Anderson, Veiga, Maurício, Luighi, Thalys, Flaco, Facundo, Allan [10]

Centro - Avante:  Vitor Roque, Paulinho, Flaco, Estevão, Facundo,  Thalys, Luighi, Maurício, Veiga [9]

é um time muito moderno e repleto de alternativas que com entrosamento e liberdade pode gerar muito sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..