Ir para conteúdo

Entre para seguir isso  
Conselho_Palmerista

Falando de Tática

Posts Recomendados

essa é a formação até o mundial, vamos variar peças e consequentemente características, mas o Abel ajeitou o formato. 

é interessante notar a multiplicidade de funções dos jogadores:

zagueiro direito: Fuchs, Naves, Murilo, Marcos Rocha, Giay e Mayke. [2]

zagueiro central: Gomes, Naves, Murilo, Martinez [3]

Zagueiro esquerdo: Micael, Benedetti, Piquerez, Murilo, Evangelista [4]

Ala/ponta direita: Felipe Anderson, Estevão, Facundo, Mayke, Marcos Rocha, Giay e Rios [7]

volante direita: Rios, Anibal, Martinez, Evangelista, Giay, Naves [8]

volante esquerda: Evangelista, Martinez, Anival, Rios, Piquerez, Veiga, Allan [5]

Ala/Ponta esquerda: Piquerez, Vanderlan, Allan, Facundo, Evangelista, Felipe Anderson, Facundo, Maurício [6]

Meia: Estevão, Veiga, Maurício, Felipe Anderson, Allan, Paulinho, Flaco, Thalys [10]

Atacante direita: Vitor Roque, Paulinho, Estevão, Felipe Anderson, Veiga, Maurício, Luighi, Thalys, Flaco, Facundo [9]

Atacante esquerda: Vitor Roque, Paulinho, Flaco, Estevão, Felipe Anderson, Facundo, Allan, Thalys, Luighi, Maurício, Veiga [11]

é um time muito moderno e repleto de alternativas que com entrosamento e liberdade pode gerar muito sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acertamos a tática. 

Ontem o Giay entrou na do Fuchs por causa do Wesley que acabou nem jogando, a ideia era ter um zagueiro direito mais “caçador” e deu certo. Quando o Roger resolve jogar com 2 atacantes mais fixos, entra o Fuchs e o Giay vira ala direito. é a polivalência que Abel fala. 

Imagino que teremos muitas mudanças, mas mantendo a estrutura tática contra o Fortaleza.

Compartilhar este post

Link para o post

(neste post a ideia é aprofundar sobre tática, no “Falando de Palmeiras” o ouro, como este, se perde. 

- Giay jogando pra embates físicos de pontas construtores. Fuchs pra times mais de presença na área.

- Combinação Fuchs - Paulinho permitiu uma grande chance (gol anulado)

- Allan como meia esquerda que recompõe muito bem. 

- Belo encaixe defensivo dos meio campistas. 

bela vitória contra um time bem treinado. 
O Roger viu que pelas pontas não iria e tentou pelo meio, mais uma vez bloqueado por nossa defesa. -

A jogada do gol é semelhante ao gol do Maurício contra os Gambás, mas ao invés do gato do Felipe deixar o Rios em condições de finalizar, deixou ele em condições de fazer uma excelente assistência.

Compartilhar este post

Link para o post

contra o Fortaleza pudemos ver, mais uma vez a opção por um lateral direito/zagueiro direito móvel (Giay) pra perseguir um ponta e subir bastante quando possível. 

mais uma vez, quando o Fortaleza botou outro jogador de referência optamos por mais um zagueiro e o Giay passou a ser ala. 

Ofensivamente estamos consolidando um modelo de dois atacantes muito móveis e que buscam a profundidade com pontas que sabem lançar e um meia-armador mais pela esquerda com muita função tática (Facundo/Allan), como os atacantes são muito móveis eles também armam o time com frequência. 

O avanço dessa tática vai permitir uma troca de posições natural que vai confundir a defesa adversária: do nada o “lateral direito” está na posição do ponta e o ala direito está na função do volante enquanto o volante está na função do atacante pela direita, livre. 

A ideia do jogo é um baralho de 10 funções em que a função exige movimentos fixos/restritos, mas que se pode trocar funções com certa frequência é como se fosse um xadrez em que em dado momento do jogo o jogador pode transformar um cavalo num bispo/torre, mudando totalmente a possibilidade de jogada.

Compartilhar este post

Link para o post

Como joga o Bolivar? 4-2-3-1 

provavelmente vamos com Giay ou Marcos Rocha (se voltar) na zaga direita; Gomes/Naves/Fuchs, Micael/Naves - precisaremos de um zagueiro mais corredor, que saia da linha e ajude os volantes - Piquerez/Vanderlan pega o meia direita, Anibal/Emiliano o Vaca e Giay o meia esquerda. 

Imagino o Palmeiras com: Weverton, Giay/M.Rocha, Gomes/Fuchs, Micael/Naves; Felipe Anderson,  Emiliano, Evangelista, Vanderlan; Allan, Vitor Roque e Paulinho

Vamos apostar na transição rápida e jogar compactado, poupando energia. Será o teste do nosso ataque titular e descanso pra Piqueres, Rios e Estevão. 

Compartilhar este post

Link para o post
Em 08/04/2025 em 18:07, Zeca_Arq disse:

Pra mim, hoje Naves é melhor até que Gomez e Murilo.

Sério mesmo que vc acha o Naves melhor que o Gomez?

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Animal disse:

Sério mesmo que vc acha o Naves melhor que o Gomez?

Já falei numa postagem logo após essa, e antes do jogo passado que, de fato eu exagero quando digo que ele é melhor, entretanto, está no mesmo nível, e isso não sou eu que estou dizendo e sim as estatísticas! É só comparar os dados de Murilo, Gomez e Naves no sofascore que vc vai ver que a média dos três são equivalentes, mesmo com o Naves jogando bem menos... Agora, tem que ver se vc realmente acredita em estatísticas ou se elas só te servem quando é pra vc defender o seu Deus 🤭

Aliás, acho curioso que vc não tenha achado a outra postagem mas achou essa! Como sempre, o "palmeirense de verdade" escolhendo os recortes que convém; nada de novo no fronte! ...Mas continua sua cruzada aí paladino do Abel! Ela é divertida 🤭

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, Zeca_Arq disse:

Já falei numa postagem logo após essa, e antes do jogo passado que, de fato eu exagero quando digo que ele é melhor, entretanto, está no mesmo nível, e isso não sou eu que estou dizendo e sim as estatísticas! É só comparar os dados de Murilo, Gomez e Naves no sofascore que vc vai ver que a média dos três são equivalentes, mesmo com o Naves jogando bem menos... Agora, tem que ver se vc realmente acredita em estatísticas ou se elas só te servem quando é pra vc defender o seu Deus 🤭

Aliás, acho curioso que vc não tenha achado a outra postagem mas achou essa! Como sempre, o "palmeirense de verdade" escolhendo os recortes que convém; nada de novo no fronte! ...Mas continua sua cruzada aí paladino do Abel! Ela é divertida 🤭

Eu só estava dando uma olhada no Topico quando eu vi essa pérola . Mas que bom que já retratou. Até por que futebol é mais que estatísticas . Ah e gosto do naves também principalmente por ter uma boa saída de jogo . Mas Gomes defensivamente é um zagueiro que está em outro patamar mesmo quando não está tão bem 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Animal disse:

Eu só estava dando uma olhada no Topico quando eu vi essa pérola . Mas que bom que já retratou. Até por que futebol é mais que estatísticas . Ah e gosto do naves também principalmente por ter uma boa saída de jogo . Mas Gomes defensivamente é um zagueiro que está em outro patamar mesmo quando não está tão bem 

Acho que precisamos testar mais o Naves pra ver o zagueiro que ele é de fato e o Gomes precisa ter descansos programados, ou algum tipo físico diferenciado (por mais que ele goste de atuar todos os jogos, é doente por futebol, vai malhar pesado depois de jogo difícil e etc.)

Taticamente o Naves já jogou como zagueiro direito, central e esquerda - como central, num jogo que quis fazer linha de impedimento, Abel se revoltou com ele e acho que quase custou a permanência do mesmo aqui, de toda forma, gostaria de ve-lo mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sei se aqui é o lugar certo para falar disso, mas vamos lá. Eu vi uns lances no fim do segundo tempo contra o Fortaleza que foram muito promissores, não sei se foram momentos isolados, se não vão se repetir ou uma tendência que acabe se consolidando. Foram umas trocas de passes entre Alan, Rios ou Martinez e Maurício que lembraram um pouco o jeitão que o Varmengo do JJ fazia. Aquele time valorizava a posse de bola de maneira eficaz, diferentemente dos times do Diniz que exageram na posse parecendo que estão mais interessados nela propriamente do que no que dela pode resultar. 

Eu acho que o Palmeiras está pronto para esse tipo de jogo, não só pelas características dos jogadores mas também pelos anos todos com as variações já utilizadas, que acabaram sendo um aprendizado para o técnico e vários jogadores e se não for com o Abel, o próximo treinador deve trazer esse tipo de jogo, é uma evolução natural. O Palmeiras precisa dar um salto de qualidade no seu futebol que justifique os investimentos e a infra estrutura que é incomparável no Brasil e nas Américas,  está muito à frente dos outros clubes mas na hora do jogo essa superioridade não se reflete em campo, por enquanto só a base alcançou esse patamar. 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Caiser Soze disse:

Nem sei se aqui é o lugar certo para falar disso, mas vamos lá. Eu vi uns lances no fim do segundo tempo contra o Fortaleza que foram muito promissores, não sei se foram momentos isolados, se não vão se repetir ou uma tendência que acabe se consolidando. Foram umas trocas de passes entre Alan, Rios ou Martinez e Maurício que lembraram um pouco o jeitão que o Varmengo do JJ fazia. Aquele time valorizava a posse de bola de maneira eficaz, diferentemente dos times do Diniz que exageram na posse parecendo que estão mais interessados nela propriamente do que no que dela pode resultar. 

Eu acho que o Palmeiras está pronto para esse tipo de jogo, não só pelas características dos jogadores mas também pelos anos todos com as variações já utilizadas, que acabaram sendo um aprendizado para o técnico e vários jogadores e se não for com o Abel, o próximo treinador deve trazer esse tipo de jogo, é uma evolução natural. O Palmeiras precisa dar um salto de qualidade no seu futebol que justifique os investimentos e a infra estrutura que é incomparável no Brasil e nas Américas,  está muito à frente dos outros clubes mas na hora do jogo essa superioridade não se reflete em campo, por enquanto só a base alcançou esse patamar. 

contra o corinthians e contra o inter tambem tivemos esses momentos de troca de passes rápido e seguro.  provavelmente a ideia é manter pressao alta e intensidade até estar com jogo seguro, depois é valorizar a posse de bola mantendo superioridade defensiva 

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Caiser Soze disse:

Eu penso bem diferente aqui. 
Aliás, até sobre a pressão alta, como referência do outro post do colega abaixo. 

Eu enxergo, o Palmeiras do Abel Ferreira com meia pressão (tipos uns 10/15 metros da grande área adversária).
Pra jogar no costado da zaga. 
Obviamente, que num bote ou outro (em jogadores específicos), deve haver um gatilho.
Mas, creio que seja circunstancial
. 

Sobre a posse; também não vejo assim não. 
Vejo uma posse até rápida, com o intuito de triangular, abrindo espaço, do corredor, ou chute em diagonal. 
Quando não possível uma inversão para executar do lado oposto a mesma coisa.

As posses de bola dos últimos jogos, corroboram com o que eu penso.

Eu pouco vi do trabalho do Abel Ferreira com a intenção de controlar o jogo pelo meio.
Muito pouco mesmo... ...nem no seu melhor time, ele tinha essa intenção (no meu modo de ver). 

Vejo mais ele trabalhando a bola como citado acima (triangulações). 
Ou até mesmo puxando o adversário pra cima (na intermediária do Palmeiras), para usar 30/40 metros em profundidade... vejo ele usando/gostando dessa bola. 
Times do Abel Ferreira pra mim, gostam muito dessas triangulações e ponto futuro. 
E jogadas de transições. 

Abel Ferreira, com posse propondo o jogo, somente em situações bem específicas (no meu entender).

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, tempo disse:

Eu penso bem diferente aqui. 
Aliás, até sobre a pressão alta, como referência do outro post do colega abaixo. 

Eu enxergo, o Palmeiras do Abel Ferreira com meia pressão (tipos uns 10/15 metros da grande área adversária).
Pra jogar no costado da zaga. 
Obviamente, que num bote ou outro (em jogadores específicos), deve haver um gatilho.
Mas, creio que seja circunstancial
. 

Sobre a posse; também não vejo assim não. 
Vejo uma posse até rápida, com o intuito de triangular, abrindo espaço, do corredor, ou chute em diagonal. 
Quando não possível uma inversão para executar do lado oposto a mesma coisa.

As posses de bola dos últimos jogos, corroboram com o que eu penso.

Eu pouco vi do trabalho do Abel Ferreira com a intenção de controlar o jogo pelo meio.
Muito pouco mesmo... ...nem no seu melhor time, ele tinha essa intenção (no meu modo de ver). 

Vejo mais ele trabalhando a bola como citado acima (triangulações). 
Ou até mesmo puxando o adversário pra cima (na intermediária do Palmeiras), para usar 30/40 metros em profundidade... vejo ele usando/gostando dessa bola. 
Times do Abel Ferreira pra mim, gostam muito dessas triangulações e ponto futuro. 
E jogadas de transições. 

Abel Ferreira, com posse propondo o jogo, somente em situações bem específicas (no meu entender).

Essa análise é um pouco complexa porque depende do cenário em que estamos:

- jogos com time adversário em caixa baixa - em geral trabalhamos a bola de um lado a outro com calma, buscando triangular e inverter o jogo no momento certo; quando roubamos a posse o time busca ser vertical e lançar o ataque o mais longe possível e a marcação é meia pressão- pressiona a primeira e segunda linha deles e depois recua. 

- quando não temos a posse buscamos o jogo vertical e a superioridade defensiva pra retomar a posse e sair veloz, semelhante anterior

- quando precisamos da posse temos desenvolvido um jogo mais de associação e passes velozes,  curtos, buscando criar armadilhas pro adversário esse jogo é novo no nosso time e se bem executado pode virar nossa maneira de construir ataques e dominar o adversário. Posse mais demorada, mais passes, mas buscando ser efetivo. pode atualizar o jogo do Palmeiras com a posse, que tende a ser de passes mais lentos e girando a bola até buscar entrar, o que tem sido difícil vide jogos em casa

Compartilhar este post

Link para o post

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..