Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Beto SEP

Análise do Futebol apresentado

Posts Recomendados

Bom, já estamos ai com 6 meses vendo estes jogadores e algumas conclusões podem ser tiradas. Queria usar este tópico para fazer uma análise apenas das 4 linhas e tentar corrigir o que está errado. Vamos lá:

 

1) Problemas para Finalizar

 

Já existe tópico falando sobre o assunto e acredito ser o problema mais evidente. Tanto Cristaldo quanto Leandro até finalizam razoavelmente. O problema maior trata-se de posicionamento e da parte técnica também. São jogadores que parecem ser facilmente desarmados, não ganham uma jogada e não ajudam na troca de passes. Jogadas de pivô, que tem que brigar pela bola e que tem que acelerar o passe, infelizmente não conseguem executar, isso prejudica criação e também, logicamente, inibe os gols. Além disso, temos o problema maior, posicionamento. Eles não conseguem se posicionar para surpreender os zagueiros e o goleiro

 

 

Alecsandro deve chegar e, no quesito posicionamento, sabemos que é diferenciado. Por isso, mesmo com alta idade, sua média de gols é elevada. Além disso, como já foi dito por aqui, somos o time que mais cruzamos na área, então ele pode se aproveitar disso. Vamos torcer para dar certo.

 

 

2) Meio campo não pode jogar sozinho. Não temos pontas que armem o jogo, apenas um

 

Típico problema que está queimando nossos jogadores e já foi visto mil vezes. O alvo da vez é Cleiton Xavier.

 

Para o meia central jogar sozinho nesse esquema, os pontas tem que estar muito bem taticamente, o que não ocorre. Jogadores ficam isolados nas pontas, são facilmente marcados e o jogador fica sobrecarregado

 

Reclamaram do Robinho, Reclamaram do Valdivia, Reclamaram do Zé ROberto e agora reclamam do Xavier. Todos tem qualidade, não é possível que a culpa seja deles.

 

Contra o Corinthians jogaram Zé e Valdivia, e ambos (tanto o jogador "bichado e descomprometido" quanto o "velho aposentado") acabaram com o jogo

 

Jogar com Kelvin, Dudu e Rafael Marques não funciona. Isso é fato. Pq? Pq o único que cria jogadas ai é o Kelvin e isso não é o suficiente. Dudu não é um jogador que pensa e Rafael é um cara de finalização e posicionamento

 

Isso ja se tinha visto algumas vezes este ano e NÃO pode se repetir

 

Exemplos: Palmeiras x Sampaio Correa (primeiro tempo); Palmeiras 0 x 1 Goias; Palmeiras 2 x 2 Atletico Mg ; Palmeiras 0 x 2 Red Bull; Palmeiras 1 x 0 Santos (Mudou quando Arouca se machucou. CX foi fundamental no gol); Palmeiras 1 x 0 Botafogo SP (Alterado no fim. Saiu o gol); Palmeiras 1 x 1 Inter

 

3) Robinho de volante não funciona

 

Com a volta de Arouca acho que esse risco acabou mas vale o destaque desse ponto de todo jeito. Robinho foi colocado nesta posição porque alega-se que ele é o único do time capaz de fazer a saída e bola. O problema é que ele é um dos poucos que finaliza no time e cada vez mais, dada a responsabilidade de marcar, ele passou a jogar mais recuado. Passou a sumir ofensivamente e não é um primor defensivamente. Torcida passou a critica-lo e Oswaldo seguiu insistindo

 

Robinho é o típico jogador perfeito para jogar ao lado de meias como Xavier e Valdivia. Jogador dificilmente erra passes, sabe chutar e se apresenta muito ao jogo. Colocar ele como volante pedindo para marcar você perde toda sua mobilidade e apoio. A saída de bola não precisa necessariamente feita por um volante. Robinho pode ser meia e fazer a saída. Ontem, até o Kelvin estava fazendo.

 

Vejo essa como mais uma conclusão que pode ser tirada. Robinho não é volante

 

Exemlos: Palmeiras 0 x 1 Goias; Palmeiras 2 x 2 Atletico Mg; Palmeiras 0 x 0 Joinville; Palmeiras 1 x 0 Santos

 

 

4) Dudu precisa de banco

 

Sim, foi um investimento caro, mas futebol é resultado e ele não vem apresentando resultados. Acho até que para o seu aprendizado isso é importante. Jogador se mostra com excesso de confiança faz tempo. Acha que é o dono do time. Quer bater os penaltis, quando recebe a bola ele abaixa a cabeça e quer driblar todo mundo e nas suas próprias entrevistas percebe-se que faz uma leitura de jogo errada. Ontem disse que foi muito bem e que fez bom jogo. Sabemos que isso não é verdade e todos da Jovem Pan também discordaram.

 

Resumindo....trata-se de um garoto mimado que precisa ser corrigido. Tem qualidade, mas precisa tomar uma chamada de atenção. Oswaldo claramente pega leve com ele e isso está errado. Jogador cresce em momentos assim,

 

Além disso, não sabe executar a posição de ponta como o Kelvin, por exemplo. O jogador do Porto, provavelmente por causa de seu período europeu, além de ser muito mais intenso nas jogadas, ele recompõe mais rápido, ajuda a marcar e solta mais a bola. Parceria Kelvin/Lucas vem sendo muito interessante. Dudu/Egídio precisa evoluir

 

Ontem, Kelvin e Lucas se revezavam para marcar. Tirou o Kelvin, Lucas sobrou e tomamos o gol. Isso não pode acontecer. Fora que Kelvin tem muita posse de bola e isso é crucial no momento de se defender

 

5) Posse de bola sem ultrapassagens e profundidade.

 

Se eu falar para vocês que o time não cria seria errado pois até chegamos ao gol. O problema é maneira com que chegamos. Finalizamos ontem em basicamente três tipos de jogada:

 

- Cruzamentos/Escanteios

- Chutes de fora da área (poucos mais aconteceram)

- Contra-ataque (cobertura do gabriel)

 

Quantas vezes chegamos ao gol pois um atacante recebeu um passe na frente da zaga? Uma? Quantas vezes um atacante tabelou com os meias? Provavelmente Nenhuma

 

Faz um tempo que a única jogada que temos de infiltração é com o Lucas aparecendo atrás do zagueiro. O lateral basicamente faz o que os atacantes e até meias deveriam fazer para auxiliar os armadores. Valdivia agradeceu por duas vezes quando ele fez isso....mas nunca mais ocorreu

 

Por que não ocorre? Como foi trabalhado anteriormente, isso ocorre pois não temos um camisa 9 que saiba se posicionar e porque os meias jogam sozinhos, mas também porque a movimentação é errada.

 

Rafael vai muito bem dentro da área, mas aparece poucas vezes ali. Na maioria das vezes fica pelo lados. Dudu quase nunca entra na diagonal e quando entra ele vai com a bola, o que facilita o desarme. Kelvin é um pouco melhor, dribla e toca a bola, mas mesmo assim não é a melhor opção. A jogada tem que ser mais efetiva. O Rafael ou alguém tem que estrar mais na área para puxar a marcação e ambos os pontas tem que começar a fazer mais o que o Lucas faz. Correr na diagonal nas costas dos zagueiros centrais sem a bola e pedir o passe em profundidade. Se fizerem a movimentação certa, nossos meias vão acertar esses passes

 

Para isso, Xavier tem que começar a jogar mais vezes também e ao lado de um meia. Podemos ficar muito mais perigosos ofensivamente falando

 

 

Conclusão:

 

 

Com as atuais peças que temos e assumindo que nano podemos mudar o esquema, o que eu acho errado, o ideal seria jogar assim:

 

1268696_SE_Palmeiras.jpg

 

 

Obs: Rafael está de 9 ali, mas não é 9. Faria a mesma função de ontem e do Corinthians, apesar de aparecer assim no esquema

 

 

Nesse esquema você teria dois meias, facilitando a criação. Você teria Kelvin sendo usado de escape dando seus dribles pelo lado do campo. Rafael fazendo a de falso 9 e surpreendendo no ataque. Robinho chegando para finalizar, acertando suas inversões mas também ajudando na marcação. Gabriel mais recuado e Arouca aparecendo como elemento surpresa como vem fazendo.

 

Acho que dessa forma corrigiríamos os problemas apresentados no tópico.

 

Resumindo, seria o esquema do Corinthians com Cleiton no lugar do Valdivia. Chega de queimar meias...

 

No mundo ideal, aonde pudéssemos eliminar a linha de três, transformaria o meio campo num losango aonde Gabriel joga recuado, Arouca fica pela direita, Robinho pela esquerda e Xavier no centro. No ataque, a dupla Kelvin e Rafael. No jogo isso acaba acontecendo

 

 

Agora, com a chegada do Alecsandro, tiraria Kelvin ou Rafael e deixaria o camisa 9 centralizado. Ganharíamos mais poder ofensivo...

 

Fato é...nosso elenco não é ruim. Temos bons meias e bons laterais. Faltam um camisa 9 e um zagueiro. Mas poderíamos estar somando mais pontos

 

O que acham?

 

Abs

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo em tudo, Beto.

A única diferença é que se o Valdivia ficar, eu o colocaria no lugar do Kelvin...

E o Cleiton até agora não mostrou a que veio tbm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beto, seria ousadia demais inovar colocando o Vitor Hugo como centro-avante, já que ele sabe fazer gols na área e ainda, como zagueiro de origem, saberia dar o primeiro combate lá na frente?

 

Lembro que no SPFC uma vez recuaram Dario Pereira do meio-de-campo para a desefa e isso acabou sendo bem-sucedido.

 

Será que viajei na maionese?

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo Beto!

 

quando tivermos um centro-avante bom no elenco, ai entra num problema, pq não acho que o rafa marques tenha que ser banco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No geral eu concordo com a sua analise.O ponto q eu discordo eh sobre o dudu,ao longo da temporada eu acho q ele eh o jogador q mais criou no time,por exemplo o gol do rafael marques contra o corinthians(semi final) foi cruzamento dele,ontem mesmo ele deu uma boa assistencia pro ze roberto.

Outra ponto q eu nao concordo eh q o meio campo joga sozinho e q os pontas nao armam,pra mim eh o contrario eu acho q a gente tem um excesso de jogadores de armação e temos apenas um finalizador q eh o rafael marques,todos os nossos jogadores de frente em sua carreira nunca tiveram como características fazer gols e isso vem sendo um problema.

E uma outra coisa,eu tenho visto muito torcedor chamando o dudu de mimado,alguem pode me esclarecer o porque disso?Eu ate agora nao vi essa característica no jogador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Beto, seria ousadia demais inovar colocando o Vitor Hugo como centro-avante, já que ele sabe fazer gols na área e ainda, como zagueiro de origem, saberia dar o primeiro combate lá na frente?

 

Lembro que no SPFC uma vez recuaram Dario Pereira do meio-de-campo para a desefa e isso acabou sendo bem-sucedido.

 

Será que viajei na maionese?

 

Problema do Vitor Hugo é domínio de bola, ele entregou algumas bolas lá atrás quando o domínio era fácil.

Agora imagina ele de centroavante? Tendo que dominar para fazer o pivo ou até mesmo girar em cima do zagueiro..

Seria uma desgraça.. rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Beto, seria ousadia demais inovar colocando o Vitor Hugo como centro-avante, já que ele sabe fazer gols na área e ainda, como zagueiro de origem, saberia dar o primeiro combate lá na frente?

 

Lembro que no SPFC uma vez recuaram Dario Pereira do meio-de-campo para a desefa e isso acabou sendo bem-sucedido.

 

Será que viajei na maionese?

 

Sem chances, PVC! Centroavante que não sabe dominar uma bola? Que só mata na canela?

 

Tá ótimo do jeito que tá... ele subindo pra fazer seus gols de cabeça, e fica por aí.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Beto, seria ousadia demais inovar colocando o Vitor Hugo como centro-avante, já que ele sabe fazer gols na área e ainda, como zagueiro de origem, saberia dar o primeiro combate lá na frente?

 

Lembro que no SPFC uma vez recuaram Dario Pereira do meio-de-campo para a desefa e isso acabou sendo bem-sucedido.

 

Será que viajei na maionese?

 

Sim, seria ousadia demais e uma pusta viagem na maionese.

Zagueiro é zagueiro, centro-avante é centro-avante.

Deixa ele lá trás que a pressão por gols de zagueiro é menor. Se ele já peida na farofa na hora da pressão, imagina tendo que fazer gols para conseguir se manter no time.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse time não sabe trabalhar bola. Não tem uma jogada sequer.

 

Como você mesmo disse, só ficam no quase. E nessas nos cagamos na final do Paulista, empatamos com reservas do Galo, com Asa de Arapiraca, perdemos pra Goiás em casa, mantemos tabus com o Inter, etc...

 

Rodam, rodam, rodam, rodam, mas efetividade que é bom, zero.

 

Não tem uma enfiada, uma infiltração, uma tabela 1-2... isso só acontece nas raríssimas vezes em que o Valdivia está em campo, e olhe lá!

 

Qual foi a ultima vez em que o Palmeiras fez um gol tabelando dentro da área e alguém chutou uma bola no gol???

 

 

Quantas vezes, desde o início do Paulista, um jogador nosso ficou cara a cara com o goleiro???

 

 

E esse é o time que tem evoluído? Que tem padrão de jogo? Que tem jogadas??

 

Entendam uma coisa: POSSE DE BOLA NÃO É PADRÃO DE JOGO! NÃO É JOGADA TRABALHADA!

 

Cozinhar a bola de um lado pro outro, sem a menor efetividade como faz o Palmeiras hoje, é obrigação de qualquer time profissional de futebol saber fazer!

 

 

Meu, se não fossem os gols de cabeça do Vitor Hugo, ainda estaríamos na zona do rebaixamento! Estamos longe, mas muito longe de termos um time que sabe trabalhar a bola!

 

 

Tanto que vem um Goiás, um Asa da vida, fecha a casinha contra a gente e não sai gol nem se o Anjo Gabriel descer a Terra! Alias até saí, esporadicamente: com o Vitor Hugo, de cabeça!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Concordo em tudo, Beto.

A única diferença é que se o Valdivia ficar, eu o colocaria no lugar do Kelvin...

E o Cleiton até agora não mostrou a que veio tbm

 

Cleiton quando jogou com dois meias foi bem... Sozinho foi mal. Assim como Valdivia, Robinho e Zé...

 

sobre Valdivia, colocaria ele no lugar do CX e empurraria o CX para o lugar do Robinho.

 

Mas estava falando ali do time disponível. Não sei como vai ser com o Fellype Gabriel, Barrios, Alecsandro e cia

 

Beto, seria ousadia demais inovar colocando o Vitor Hugo como centro-avante, já que ele sabe fazer gols na área e ainda, como zagueiro de origem, saberia dar o primeiro combate lá na frente?

 

Lembro que no SPFC uma vez recuaram Dario Pereira do meio-de-campo para a desefa e isso acabou sendo bem-sucedido.

 

Será que viajei na maionese?

hahahhaha

 

é bizarro isso. O jogo aéreo do Victor Hugo é muito bom. Melhor do que os dois atacantes, mas tem toda uma parte de tabelas, pivo e etc que daria errado

 

Aliás, isso é outro problema. Com exceção do Tobio, todos os zagueiros tem um passe muito ruim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Fabito Henrique

O problema do Palmeiras é fundamento!

Como pode um time errar tanto?

 

Finalizações

7 corretas

7 erradas

 

Cruzamentos

3 corretos

17 errados

 

Lançamentos

10 corretos

26 errados

 

Todo jogo o palmeiras faz mais de 15 cruzamentos e não acerta nem a metade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse time não sabe trabalhar bola. Não tem uma jogada sequer.

 

Como você mesmo disse, só ficam no quase. E nessas nos cagamos na final do Paulista, empatamos com reservas do Galo, com Asa de Arapiraca, perdemos pra Goiás em casa, mantemos tabus com o Inter, etc...

 

Rodam, rodam, rodam, rodam, mas efetividade que é bom, zero.

 

Não tem uma enfiada, uma infiltração, uma tabela 1-2... isso só acontece nas raríssimas vezes em que o Valdivia está em campo, e olhe lá!

 

Qual foi a ultima vez em que o Palmeiras fez um gol tabelando dentro da área e alguém chutou uma bola no gol???

 

 

Quantas vezes, desde o início do Paulista, um jogador nosso ficou cara a cara com o goleiro???

 

 

E esse é o time que tem evoluído? Que tem padrão de jogo? Que tem jogadas??

 

Entendam uma coisa: POSSE DE BOLA NÃO É PADRÃO DE JOGO! NÃO É JOGADA TRABALHADA!

 

Cozinhar a bola de um lado pro outro, sem a menor efetividade como faz o Palmeiras hoje, é obrigação de qualquer time profissional de futebol saber fazer!

 

 

Meu, se não fossem os gols de cabeça do Vitor Hugo, ainda estaríamos na zona do rebaixamento! Estamos longe, mas muito longe de termos um time que sabe trabalhar a bola!

 

 

Tanto que vem um Goiás, um Asa da vida, fecha a casinha contra a gente e não sai gol nem se o Anjo Gabriel descer a Terra! Alias até saí, esporadicamente: com o Vitor Hugo, de cabeça!

 

 

Concordo plenamente...falta efetividade. MAs o que o pessoal se engana é quando culpam a qualidade dos meias. Os meias todos são bons ou muito bons: Robinho, Valdivia, Xavier e Zé. O problema pode-se resumir em dois pontos:

 

1) Meio campo não pode jogar sozinho. Precisa-se de no mínimo dois meias...

2) Os atacantes, tanto os pontas quantos o centro avante, não sabem se posicionar e se movimentar

 

Pessoal reclama que "o último passe sai errado". Mas como sai errado se todos os meias tem qualidade? Já passaram 4 bons meias ali...pq nenhum fez? Pq o problema não é de quem dá o último passe, o problema é de quem aparece para receber o último passe. Uma das poucas pessoas que sabe fazer isso é o Rafael, mas é pouco constante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
No geral eu concordo com a sua analise.O ponto q eu discordo eh sobre o dudu,ao longo da temporada eu acho q ele eh o jogador q mais criou no time,por exemplo o gol do rafael marques contra o corinthians(semi final) foi cruzamento dele,ontem mesmo ele deu uma boa assistencia pro ze roberto.

Outra ponto q eu nao concordo eh q o meio campo joga sozinho e q os pontas nao armam,pra mim eh o contrario eu acho q a gente tem um excesso de jogadores de armação e temos apenas um finalizador q eh o rafael marques,todos os nossos jogadores de frente em sua carreira nunca tiveram como características fazer gols e isso vem sendo um problema.

E uma outra coisa,eu tenho visto muito torcedor chamando o dudu de mimado,alguem pode me esclarecer o porque disso?Eu ate agora nao vi essa característica no jogador.

 

Você citou dois lances do Dudu no ano apenas e ontem, ele tocou por que simplesmente não tinha opção e também não foi o tipo de passe a qual estava me referindo. Jogar contra times pequenos é fácil. O mínimo de qualidade permite um golzinho, uma assistência. Quando você pega times de série A, o jogo é outro. Dudu e Kelvin foram os dois que mais erraram passes ontem e Dudu foi o líder de impedimentos. Era para eles armarem, mas não armam. O Kelvin até tem o drible como recurso, mas o Dudu se resume a prender a bola. Tudo bem...faz falta um camisa 9. Mas ainda não tempos então temos que dar espaço para alguém que sabe finalizar, já que estes não finalizam e não criam.

 

Ou seja...eu não discordo de você e inclusive disse isso no texto. Temos poucos jogadores para finalizar.

 

Se você tira um dos pontas que são improdutivos e coloca um meia, você vai facilitar para as jogadas sairem pelo meio campo dando espaço para estes finalizarem. Tanto CX quanto Robinho tem essa característica do chute, mas eles precisam de espaço. Sozinhos no meio não conseguem executar... Dado que os pontas não chutam, não seria melhor apostar nos meias?

 

No jogo contra o Corinthians deu super certo. Zé Roberto apareceu para finalizar algumas vezes tendo Valdivia de garçom

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..