Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guest Gabriel23

Avaliação do elenco ao fim da temporada 2015

Posts Recomendados

Por mim contrata Rafael Marques!

 

Sobre o comentário acima, ele entrou bem na final. Colocou a bola no chão, deu alternativa na saída de bola, ajudou na recomposição da marcação, e se movimentou bem na frente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De time, estamos bem. De elenco não.

 

Passado a alegria do titulo, a posição no campeonato brasileiro reflete isto.

 

Aranha; João Pedro, Victor Ramos, Leandro Almeida, João Paulo; Amaral, Andrei Girotto, Mouche, Kelvin, Rafael Marques e Alecsandro não parece ser a escalação de um time do Palmeiras.

 

Alguém estranharia se esse fosse o time titular do Atletico-PR, Sport ou Ponte Preta, Chapecoense?

 

É obvio que esses não são os nossos titulares, mas muitos jogaram bastante durante a temporada, outros não se acharam e alguns caíram muito de rendimento.

 

Dos que citei acima, ficaria apenas com o João Pedro (3ª opção), Amaral (6ª ou 7ª opção) e o Alecsandro por chamar títulos e ajudar os mais novos com sua experiencia em alguns jogos no Paulista.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue minha lista:

 

TITULAR

ELENCO

EMPRESTAR

PODE VAZAR

 

F. PRASS

ARANHA

V. SILVESTRE

FÁBIO

JAILSON

 

VITOR HUGO

JACKSON

NATHAN

L. ALMEIDA

VICTOR RAMOS

 

LUCAS

LUCAS TAYLOR

EGÍDIO

JOÃO PEDRO

JOÃO PAULO

 

AROUCA

GABRIEL

MATHEUS SALES

T. SANTOS

JULEN

A. GIROTTO

AMARAL

 

ROBINHO

ZÉ ROBERTO

C. XAVIER

ALLIONE

F. GABRIEL

 

L. BARRIOS

DUDU

CRISTALDO

G. JESUS

KELVIN

MOUCHE

LUAN

R. MARQUES

ALECSANDRO

 

 

Reparem que segundo meu time titular, dentro do esquema do M.O., faltam um zagueiro, um lateral esquerdo e um meia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Time a:

Goleiros: Fabio, Fernando Prass, Jailson, Aranha e Vinícius

Laterais direito: João Pedro, Lucas e Lucas Taylor

Zagueiros: Nathan, Jackson, Leandro Almeida, Vitor Hugo e Victor Ramos

Laterais esquerdo: Egidio, Zé Roberto e João Paulo

Volantes: Andrei Girotto, Gabriel, Arouca, Mateus Sales, Amaral e Thiago Santos

Meias: Allione, Cleiton Xavier, Fellype Gabriel, Julen e Robinho

Atacantes: Alecsandro, Dudu, Gabriel Fernando, Cristaldo, Luan, Barrios, Kelvin, Mouche e Rafael Marques

 

Goleiros: Fabio não dá, esse muleque com ou sem pressão é um Bruno 2, o restante eu manteria todos, inclusive renovaria com o Aranha pra manter na reserva do Prass.

 

Laterais direitos: João Pedro é péssimo, o autor do tópico deu 3,5 se não me engano, eu daria nota 1, o João Pedro não fez uma mizera boa partida esse ano, pra mim é emprestar, e pensar que o United ofereceu uma bala por ele, os outros o Lucas precisa ter uma sombra incomodando ele, é um jogador inconstante, apoia bem, mas marca pessimamente mal, já o Taylor marca mto e apoia bem, eu acho o Taylor hoje mais completo que o Lucas, mas contrataria um outro LD.

 

Zagueiros: Vitor Hugo é a unica unanimidade, os outros são reservas no maximo, emprestaria o Nathan pra ganhar experiencia, mandaria o Almeida pra PQP, comprava o Jackson, e contrataria mais um zagueiro FODA pra jogar com o Vitor Hugo, Ramos já se despediu, por mim tbm nao ficaria, e voltando de emprestimo tem dois que poderiam ser observados pra compor o elenco Luiz Gustavo e Thiago Martins. Temos um zagueiro na base chamado Lucas Rocha que mtos dizem ser promissor.

 

Laterais esquerdos: Zé nosso lider, mas não tem folego mais pra atuar, principalmente na LE, não pode INFELIZMENTE ser nosso titular nessa posição, o Zé pra 2016 se nao encerra a carreira como pretende, deveria ser usado no meio de campo, esporadicamente caso necessitemos mto na LE, mas funcionaria mais como um lider, caso encerre a carreira, eu ofereceria a ele uma vaga dentro do PALMEIRAS para qualquer coisa, merece demais. Egidio incógnita, apoia bem, mas marca mto mto mal, se precisarmos de marcação na esquerda ele não é o mais indicado, mas caso tenhamos uma boa dupla de volantes (como quando eram Arouca e Gabriel) ele vai ser destaque, pois é um dos melhores cruzadores do BR, João Paulo, rua, ainda temos Matheus Muller e Victor Luiz retornando de emprestimo, será que podem ser usados? Não sei, mas a principio nao contraria ngm pra essa posição.

 

Volantes: Girotto e Amaral rua, Deus nos livre. Gabriel, Arouca, Sales e Thiago Santos, são ótimos nomes, todos foram mto bem, T. Santos caiu de rendimento no final, mas ja provou que merece creditos. Apesar dos problemas que tivemos esse ano, nao sei se seria uma posição que eu investiria dinheiro para contratar. Temos 4 nomes excelentes, talvez reentegraria o Denoni e só.

 

Meias: Allione tem contrato até meio do ano, pra mim ja era, só cumpre o contrato e vaza, CX vamos ver se em 2016 joga, concordo maior decepção do elenco atual é ele, Fellype Gabriel segunda maior decepção, mostrou sempre bom futebol por onde passou, incógnita aqui, Julen acaba contrato agora segue a vida, Robinho não pode ser nosso armador não tem bola pra isso, pode ajudar mto, mas não é protagonista nem a pau, temos tres bons valores na base, mas que são incógnitas (Juninho, Arancibia e Vitinho) voltando de empréstimo não tem um que serve (Mazinho, Dybal, Diego Souza, Menezes, Patrik Vieira, Tiago Real e Mendieta). É o setor que mais precisamos de reforços, talvez uns dois, um ótimo nome pra ser titular e um nome bom pra ser reserva, o time do Palmeiras hoje carece demais de qualidade técnica, não temos um grande jogador pra ser protagonista do meio de campo.

 

Atacantes: Alecsandro, Kelvin, Mouche, Luan rua. Rafael Marques e Cristaldo eu to com pé atrás com esses dois. Gabriel Jesus, Dudu e Barrios são nossos titulares, estamos bem servidos de titulares nessa posição, esse trio quando entrosar, vai ser mto bom, mas precisamos de peças de reposição à altura, dos encostados no elenco (Edilson, Caio Mancha, Emerson, Chico, Miguel, Rodolfo e Tiago), só o Chico que eu gostaria de ver no time de cima, eterno andarilho da nossa base, os emprestados que retornarão (Leandro e Maikon Leite) nenhum serve. Precisamos de um ou dois bons reforços nesse setor. Pelo menos um centroavante de nome.

 

Bom minha análise é essa, sobre o Marcelo Oliveira, tenho também mtas restrições sobre o trabalho dele, mesmo com o titulo não seria bom troca de técnico para 2016?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Gabriel23
Faltou o M. Sales, pra mim nota 9, foi perfeito nos jogos das finais, pegou uma bucha, não teve pré temporada com o time, não teve tempo de entrosar, tem apenas 20 anos, havia estreado no profissional há apenas 45 dias e mesmo assim foi (pra mim) o melhor jogador da final junto com o Dudu, o cara dobrou o Lucas Lima em 3 partes, e guardou no bolso, jogou demaaaaaais o muleke... Gratíssima surpresa

 

Concordo que o Matheus foi muito bem, só não o inclui porque não fez mais de 10 jogos (critério para avaliar).

 

Sim, era o mais regular. Só que, para mim, como 10 significa perfeição, 9,5 é quase perfeito. E, para ser quase perfeito, não se pode errar vários botes, antecipações e passes. Não é uma crítica, apenas uma constatação.

Antes que alguém me xingue, repito: considero o Gabriel um baita volante; é raçudo, marcador, sabe jogar com a bola nos pés, tem um bom chute de longa distância, força física, ótima recuperação e recomposição - características que o ajudam muito quando erra o bote. Eu daria nota 8,0.

 

Ah, então é mais uma questão de parâmetro de nota que de mérito...

 

Eu discordo quando falam que Dudu precisa trabalhar o piscologico. Pra mim ele tem que ser exatamente assim. Coração. Um time campeão tem que ter de tudo um pouco. BArrios na final mostrou uma frieza absurda, Robinho e Salles tbm. Arouca deu aula de movimentação.

 

O cara tem que ser o "maluco" "animal" em campo mesmo. Aquele que incendeia o jogo.

 

É ótimo ter coração, mas o emocional abalado leva a escolhas erradas. Vide final do paulistão. Ele já melhorou MUITO mas libertadores é outra pegada, tem que tomar cuidado pra não cair em catimba idiota.

 

Concordo com o Trootter.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Segue minha lista:

 

TITULAR

ELENCO

EMPRESTAR

PODE VAZAR

 

F. PRASS

ARANHA

V. SILVESTRE

FÁBIO

JAILSON

 

VITOR HUGO

JACKSON

NATHAN

L. ALMEIDA

VICTOR RAMOS

 

LUCAS

LUCAS TAYLOR

EGÍDIO

JOÃO PEDRO

JOÃO PAULO

 

AROUCA

GABRIEL

MATHEUS SALES

T. SANTOS

JULEN

A. GIROTTO

AMARAL

 

ROBINHO

ZÉ ROBERTO

C. XAVIER

ALLIONE

F. GABRIEL

 

L. BARRIOS

DUDU

CRISTALDO

G. JESUS

KELVIN

MOUCHE

LUAN

R. MARQUES

ALECSANDRO

 

 

Reparem que segundo meu time titular, dentro do esquema do M.O., faltam um zagueiro, um lateral esquerdo e um meia.

Acompanho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao elenco, só queria destacar a base. Lembram desse jogo da Copa SP?

 

Botafogo-SP 2 x 1 Palmeiras

 

Escalação: João Paulo; Léo Cunha, Lucas Rocha (Chistopher), Brendon e Guilherme; Zé Mateus, Matheus Sales, Daniel (Caio Cézar) e Flamarion (Lucas Taylor); Gabriel Leite e Gabriel Jesus.

 

O título da CdB também passa muito por esse jogo. Todos moleques que subiram esse ano, foram pro maior jogo do ano e se comportaram bem. E isso valeu muito mais que um possível título da Copa SP, a função primordial da base é essa: revelar. Ganhar os campeonatos é secundário.

 

Espero que ano que vem a comissão técnica também esteja atenta, saiba lançar os bons valores na hora certa e tenha paciência. Acho que nesse quesito ainda falhamos um pouco esse ano - Victor Luis e Nathan são no mínimo do mesmo nível (na minha opinião melhores) do que João Paulo e Leandro Almeida, por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, minha avaliação virou uma parede de texto. :lol:

Em todo caso, fica minha opinião:

 

 

Goleiro

Fernando Prass - consolidou a evolução técnica pela qual vinha passando desde que chegou aqui, se tornando ídolo. Manteve a explosão e os reflexos rigorosamente em dia e cresceu um absurdo em disputas de pênaltis. A reposição continua um pouco defeituosa, mas mesmo nesse quesito, vejo uma evolução (vide o jogo do título). Nota: 9,5

 

Jaílson - atuou apenas na pré-temporada e em um jogo de CdB, e demonstrou segurança e domínio de fundamentos, além de bons reflexos. Pouco pra dar uma nota definitiva, mas deixa a impressão de ser uma boa opção de elenco. Sem nota.

 

Fábio - jogou apenas em um jogo, com um time mistão. Não teve culpa nos gols, mas também não dá pra fazer nenhuma avaliação mais profunda. Sem nota.

 

Laterais-direitos

Lucas - desconsiderando o período de adaptação das primeiras rodadas do Paulista, uma temporada sólida. Demonstrou regularidade no apoio e técnica durante todo o ano. O percentual de acertos em cruzamentos foi bem satisfatório, terminando a temporada com 7 assistências. O alto número de acertos de passes (1579) mostra bem a importância que teve na transição e no ataque. Defensivamente, caiu de produção na reta final da temporada, muito pelo cansaço e pela falta de coordenação do time na recomposição, mas viveu uma boa fase bem duradoura esse ano no quesito. Nota: 8

 

João Pedro - creio que dois fatores pesaram muito contra ele esse ano: falta de sequência e de orientação psicológica, tática e técnica. Mostrou a qualidade de sempre no apoio, subindo sempre em velocidade e com técnica no apoio, apesar das oscilações. Na defesa, foi muito abaixo da média. Cometeu muitos erros técnicos, a maioria por afobação. Embora eu ache que ele tenha um bom senso de posicionamento na defesa (não contribuiu para quase nenhum gol adversário nesse fundamento), creio que isso seja apenas metade do trabalho. Precisa aprender a interceptar na hora certa, fechar o ângulo adversário, ser mais cauteloso etc. Isso é totalmente possível. Nota: 5,5

 

Laterais-esquerdos

Zé Roberto - temporada com mais altos que baixos. Pouco fez quando foi deslocado para o meio, seja por falta de organização coletiva do time, seja por desgaste físico. Na lateral, foi muito mais regular. Muito importante na transição pelos lados, especialmente após a lesão do Gabriel e a queda do Egídio, qualificando a saída e aparecendo no ataque. Na marcação, foi mais instável, muito pelo cansaço, mas a noção de posicionamento e a qualidade são notórias. Dá pra lembrar de, no mínimo, três grandes partidas dele do ponto de vista defensivo, sendo a mais memorável aquela contra o Inter no Allianz, em que ele anulou o Valdívia, jogador de qualidade e muito mais rápido. Além disso, é uma liderança enorme no elenco. Nota: 7,5

 

Egídio - temporada bem irregular. Viveu uma excelente fase imediatamente após a chegada do Marcelo, e depois alternou entre partidas razoáveis e ruins. Apesar do bom desempenho no encaixe individual da marcação, evidenciado pelos incríveis 121 desarmes que fez na temporada, cometeu muitos erros graves de posicionamento e recomposição, que não podem ser justificados apenas pela lesão do Gabriel. Nos momentos de transição e ofensivo, foi um pouco mais mais estável, tendo um bom desempenho em cruzamentos e jogadas de linha de fundo, mas errando bastante em passes básicos, também. Parece ter um problema com a concentração, também, já que ele parece estar enfrentando problemas pessoais. Temporada abaixo das que fez no Cruzeiro, mas não crucificável. Nota: 6

 

João Paulo - contratado como mera peça de reposição, desempenhou esse papel na temporada. Não foi mais que uma opção de emergência no setor e, embora tenha feito algumas partidas decentes defensivamente, oscilou bastante e não passou nem perto de exibir o mesmo potencial ofensivo que mostrou no Flamengo, sendo tímido no apoio. A natural falta de sequência (natural por não estar no mesmo nível dos titulares) e as lesões o atrapalharam, também, mas é só. Nota: 5,5

 

Zagueiros

Vitor Hugo - na minha opinião, um dos melhores zagueiros do Brasil na temporada. Rápido, competentíssimo no jogo aéreo defensivo e ofensivo, ótima noção de cobertura e espaço, força e tempo adequado no 1x1. Não é excepcionalmente técnico, o que não o impede de se impor com força e noção de espaço/posicionamento. Fez uma temporada incrivelmente regular, falhando pouco individualmente, mesmo nos momentos de maior desorganização da defesa. Nota: 9

 

Jackson - assim como o VH, se destaca pela força e pela velocidade. Não é muito técnico, mas isso tampouco o compromete. É rápido e seguro nos movimentos de cobertura, mas levava um certo saldo negativo em confrontos individuais até a reta final da CdB, quando caçou Fred e RO. Evoluiu bastante na reta final da temporada e mostrou qualidade dentro de suas características. Acho que precisa de um pouco mais de concentração, no entanto. Contribuiu com alguns gols sofridos por erros de acompanhamento do adversário. O vejo como um zagueiro em evolução na carreira, e acho que é um bom reserva. Nota: 6,5

 

Victor Ramos - força física pura, com a desvantagem de ficar atrás dos dois primeiros em velocidade e noção de cobertura, apesar de ser satisfatório na bola aérea. Muita raça e doação em campo, mas também foi atrapalhado por problemas físicos e pessoais. Com a afirmação do Jackson como potencial reserva pra 2016, não compensa mantê-lo. Nota: 5,5

 

Leandro Almeida - não é um zagueiro grosso, ao contrário, tem técnica. Fica atrás de todos os outros em velocidade, mas tem uma boa noção de posicionamento. Sentiu um pouco a fase de adaptação ao clube e acabou reprovado pela torcida pelas falhas individuais (agravadas pela marcação pega-ladrão do time em geral), mas mostrou evolução nas últimas 3 ou 4 partidas que disputou. A princípio, pela duração do contrato e pela modesta recuperação mostrada, dá pra pensar em testá-lo no Paulistão, mas isso não apaga o ano abaixo da crítica que fez aqui. Nota: 4,5

 

Volantes

 

Gabriel - nem tem muito o que falar. Encaminhava-se pra ser o principal jogador do time no ano, até se lesionar. É rápido, exímio marcador, tem boa técnica e uma boa capacidade de distribuir o jogo e organizar a saída, além do fato de que vinha em plena evolução nos avanços e arremates de fora da área antes da lesão. Nota: 9

 

Arouca - não conseguiu atingir a mesma intensidade que atingiu no anão da Baixada, muito pelas lesões que sofreu ao longo do ano, mas não deixou de se afirmar no time por isso. Bom ritmo na recomposição, técnica inquestionável nos passes e boa presença ofensiva em vários momentos. Nota: 8

 

Andrei Girotto - esse é outro que me põe na contramão da maioria das opiniões aqui do fórum. Não acho mau jogador. Tem boa técnica, qualidade no passe e presença no apoio, mas simplesmente não é compatível com o modelo de jogo do Marcelo, que requer velocidade e intensidade. Poderia render mais dentro de outro padrão de jogo coletivo, com um sistema de marcação diferente e uma organização diferente na saída, mas isso já entra no campo das possibilidades. Na prática, fez um ano fraco e, preterido por outros tão bons tecnicamente quanto ele, mas intensos, não deve ficar. Nota: 5

 

Amaral - não conseguiu se adaptar ao Palmeiras, e as lesões que sofreu no começo do ano atrapalharam qualquer possibilidade que ele tinha de ganhar uma sequência, já que Gabriel e Arouca se firmaram nesse período. Não conseguiu ser nem a sombra do que foi no Goiás do ponto de vista defensivo e mostrou ter claras limitações técnicas. Nota: 4,5

 

Thiago Santos - assim como o Amaral, um mero destruidor de jogadas. O que o credencia a compor elenco aqui é a velocidade e a precisão no desarme. Na saída, pouco participativo, embora erre pouco na primeira bola. Cumpriu bem o papel de tapar o buraco deixado nos encaixes de marcação pela lesão do Gabriel. Nota: 7

 

Matheus Salles - uma das grandes jóias da base, na minha opinião. Técnico, calmo, preciso nos passes, veloz e ótimo marcador. Ótima presença ofensiva, muita movimentação na saída. Evoluindo nos arremates a gol, se tornará um volante completo, pra mim. Nota: 8

 

Meias

 

Robinho - teve seus momentos de queda de produção, seja por atuar fora de posição, seja por desgaste físico, mas o saldo é positivo. Em termos de movimentação e funções táticas, é um meia central quase completo. Organiza a primeira bola na transição, dá opção aos volantes, apoia as laterais, aparece no setor final do campo e recompõe bem. Não, não é o cara do drible espetacular ou da jogada de efeito, mas tem qualidade no passe, visão de jogo e é capaz de subir de produção em qualquer time minimamente organizado. Nota: 8

 

Cleiton Xavier - mal cabe uma avaliação. Começou a temporada sem qualquer ritmo de jogo, desentrosado e pesado, o que afetou muito seu desempenho, obviamente. Entre pequenas lesões aqui e ali, estava começando a emplacar uma sequência e a lembrar o verdadeiro CX, até se lesionar mais gravemente. Sem nota.

 

Fellype Gabriel - jogou meia hora em 2015. Não há a menor possibilidade de fazer qualquer julgamento. Espero poder contar com seu futebol em 2016. Sem nota

 

Meia-atacantes

 

Dudu - evoluiu de forma incrível aqui. Em um ano, foi de driblador de beira de campo a um meia-atacante completo, com capacidade de ser efetivo na armação, carregar a bola, fazer a diagonal pra armar no meio, romper linhas em velocidade e se movimentar no ataque, sem perder de vista as infiltrações na área e o poder de recomposição da marcação. O alto número de gols, desarmes e assistências dele evidencia muito bem esse crescimento. Nota: 9

 

Rafael Marques - primeiro semestre excelente, segundo semestre apagado. Isso se deve, principalmente, ao desgaste físico e à desorganização geral do time em alguns momentos da temporada. Apesar de ter boa técnica e atuar pelo lado do campo, não é veloz e não pode ser a opção de profundidade do 4-2-3-1. Daí, o erro de MO e OO ao escalarem, por vezes, linhas de armação compostas por 3 jogadores de cadência e nenhum de velocidade e agressividade. De positivo nessa má fase, há a disposição de sempre no acompanhamento da marcação. Pra mim, é um jogador com boa visão de jogo e boa técnica, que ainda pode render em um time melhor ajustado e estando 100% fisicamente. Nenhum grosso em boa fase faz algumas das coisas que ele fez no começo do ano, pra mim. Nota: 6,5

 

Gabriel Jesus - uma jóia da base, de fato. Habilidoso, veloz, agudo e com uma precisão de finalização que poucos atacantes abertos possuem no país. Além disso, vale destacar a disciplina do moleque na recomposição, não muito usual pra um jogador de 18 anos recém-promovido do sub-17. Ótima opção de profundidade e movimentação no setor final do campo. Nota: 8

 

Allione - mais uma vez atrapalhado por lesões, fez uma temporada de altos e baixos. Demonstra a habilidade, a visão de jogo e movimentação e a força de recomposição de sempre, mas ainda não conseguiu colocar tudo em prática. Peca muito na execução de lances, ora por ansiedade, ora por preciosismo. Ainda acredito em seu potencial, mas ainda é uma promessa. Nota: 6

 

Kelvin - jogador pra tentar furar retranca e pegar adversário cansado no segundo tempo. Exímio driblador, mas extremamente defeituoso em outros fundamentos, o que tornou sua temporada irregular. Isso faria dele um reserva até útil, não fosse a pedida alta do Porto. Nota: 6

 

Mouche - atrapalhado por uma lesão séria de ligamento, quase não jogou. Nas poucas partidas em que atuou, demonstrou algumas virtudes como poder de recomposição, velocidade e boa finalização, mas ainda assim, pouco pra fazer um julgamento definitivo sobre sua temporada. Sem nota.

 

Centroavantes

 

Lucas Barrios - mesmo com todo o desgaste físico, é diferenciado. Tem força, bom controle de bola, bom passe, se movimenta bem, participa da armação com pivôs, tem capacidade de reter a bola no ataque, é técnico e frio na finalização. Ainda não fez tudo o que sabe aqui, mas já deu boas amostras do que é capaz. Estando 100% fisicamente, deve deslanchar de vez ano que vem. Nota: 8,5

 

Cristaldo - limitado tecnicamente, mas com muita intensidade no ataque, o que faz dele uma referência móvel no ataque e contrapõe o estilo mais forte e posicional do Barrios em termos de características de elenco. E, bem ou mal, guardou seus golzinhos no ano. Nota: 6,5

 

Alecsandro - é mais técnico que o Cristaldo e tem um estilo mais parecido com o do Barrios, mas não teve a mesma efetividade de nenhum dos dois e, prejudicado também pela forma física, acabou relegado ao posto de terceiro reserva. Nota: 5,5

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..