Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fábio

40 anos do título de 1976

Posts Recomendados

 

O fim da Academia com Ademir, para quem não vivenciou segue esta matéria da ESPN.

 

do site espn

link http://espn.uol.com.br/noticia/623451_ha-4...rde-no-palestra

 

Há exatos 40 anos, o antigo Palestra Itália vivia uma noite histórica. Em 18 de agosto de 1976, na conquista derradeira de Ademir da Guia, o Palmeiras ganhou o Campeonato Paulista ao bater o XV de Piracicaba com o recorde de público do estádio. Após um longo jejum, o clube voltaria a comemorar um título apenas em 1993.

 

A chance de ganhar o título estadual na penúltima rodada diante da equipe do interior atraiu os milhares de palmeirenses ao estádio. De acordo com pessoas que foram ao jogo, havia mais de 40.283 no Palestra Itália naquela noite de quarta-feira, mas o número acabou oficializado nos registros históricos.

 

O recorde de público do estádio palmeirense pode ser batido ainda em 2016, já que os clássicos com torcida única permitem a entrada de mais público em função da inexistência de separações nas arquibancadas. Na arena, o recorde foi alcançado no último jogo contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, assistido por 40.035 pessoas.

 

Há exatos 40 anos, os palmeirenses vibraram por um título histórico. Com alguns remanescentes da Academia de Futebol, como como Edu Bala, Nei e Leão, além de Ademir da Guia, o time ainda contou com jovens inspirados, a exemplo do volante Pires, formado nas categorias de base.

 

 

"Antes da volta olímpica, um espetáculo pirotécnico. Os fogos espocavam junto aos trampolins do conjunto de piscinas", relatou o jornal A Gazeta Esportiva, em 19 de agosto de 1976. "Os torcedores não abandonavam o estádio. Depois de muito tempo é que alguns começaram a caminhar para o Palácio das Festas para uma chopada", noticiou.

 

Então com 34 anos de idade, Ademir da Guia manteve o alto nível em seu 11º título no Palmeiras. Pelo time alviverde, ele ganhou cinco edições do Campeonato Paulista (1963, 1966, 1972, 1974 e 1976), uma do Rio-São Paulo (1965) e duas do Brasileiro (1972 e 1973), além de uma Taça Brasil (1967) e dois Robertões (1967 e 1969).

 

"Esse campeonato foi diferente. Esse e o de 1963. Em 1963, porque foi o primeiro título aqui. E agora, por causa das dificuldades que surgiram. Pouca gente acreditava em nosso time e por isso foi diferente. Quando o juiz apitou o fim do jogo, não chorei, mas fiquei muito satisfeito. Muito mesmo", disse Ademir da Guia na época.

 

O título estadual de 1976 foi a última parceria de sucesso entre Ademir da Guia e Dudu. Após uma série de conquistas, o volante encerrou sua trajetória como jogador em janeiro e, em maio, assumiu como técnico no lugar de Dino Sani durante o Paulista. Com uma campanha de 12 vitórias e quatro empates, ele acabou como campeão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Recorde de público no Palestra... estava lá!!!

 

 

Não me lembro desse campeonato. Comecei a ir ao estádio a partir de 77, com 5 anos. Mais "filho da fila" impossível... rs. Só comemorei título depois dos 21 anos!

 

Lembro em mais de um jogo de estar tão abarrotado que meu pai me levava nos ombros pra facilitar... rs.

 

 

Inacreditável que coubesse mais de 40.000 pessoas no Palestra daquela época, pq nem a ferradura era completa ainda.

 

Quem viveu jogos com mais de 100.000 jamais esquecerá.

 

Abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Recorde de público no Palestra... estava lá!!!

 

 

Eu também estava lá, com pai, tios e avô. Saudades!

 

 

Eu tambem!!

 

Eu não. :angry:

 

Bom, mas vi muito a Academia jogar, portanto, meu grande ídolo no futebol vi muito ele em campo, resta saudades de ver um jogador da qualidade do Divino entre outros daquele time.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..