Particularmente acho essa conversa de ser ou não campeão mundial me dá uma preguiça danada. Explico.
Em termos gerais, a discussão é travada em 3 frentes: no boteco, no estúdio de rádio/tv e na fifa.
No boteco, a conversa é entre 2 torcedores adversários que nunca vão concordar entre si e cada um vai achar o seu time melhor que o do outro, que ganhou mais títulos e esses títulos foram conquistados contra times mais fortes.
Já no estúdio de rádio/tv, a coisa é bem parecida com o boteco, porém tem um alcance maior. Os apresentadores e comentaristas também tentam valorizar ou desmerecer os títulos de acordo com o time que torcem ou que a audiência consome. Em muitas vezes trocam fatos históricos e técnicos por birra e opiniões pessoais enviesadas.
Com relação a fifa, a decisão vai de acordo com o vento. Um dia é reconhecido como mundial, para algum tempo depois esse reconhecimento ser cancelado. Passado um tempo, o cancelamento é cancelado e volta tudo como era antes para depois de um tempo ser novamente reconhecido. Uma bagunça total de velhos políticos que aparentemente não estão nem ai para o esporte.
Em resumo, essa conversa é totalmente estéril por não leva a lugar nenhum. O importante é ter a taça na galeria e quem não ganhou vai ficar chorando por pura inveja. Ou será que quem não tem essa taça recusaria ter uma dessa também?