Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Titi_Verdão

Bela Matéria do IG sobre o momento do Palmeiras!

Posts Recomendados

Novos tempos! Como o Palmeiras virou o jogo e agora tem a camisa mais valiosa?

 

Com R$ 50 milhões em patrocínios na camisa, clube tem o novo estádio, o Allianz Parque, como chamariz para empresas. Especialistas em marketing esportivo explicam o caminho

 

Caso concretize a parceria com a Fam (Faculdade das Américas), o Palmeiras se tornará o clube com a camisa mais valiosa do futebol brasileiro. Com a arrecadação proveniente de patrocinadores próxima a R$ 50 milhões, o Verdão abre vantagem contra os rivais e retoma o prestígio no mercado empurrado pela inauguração de seu novo estádio, o Allianz Parque. Em entrevista ao iG, especialistas em marketing apontam os atrativos e revelam os caminhos que têm seduzido os investidores.

 

A reviravolta econômica do Palmeiras começou há 42 dias, quando o clube anunciou o acordo de R$ 23 milhões anuais com a Crefisa, empresa de crédito consignado, depois de quase dois anos sem receita de patrocinador máster. Quatro dias depois, voltou a público para confirmar a parceria com a Prevent Senior, por R$ 5 milhões. A diretoria agora trabalha para fechar os últimos detalhes com a Fam, instituição de ensino que está disposta a desembolsar cerca de R$ 19 milhões para estampar sua marca em um dos ombros e mangas do uniforme.

 

Para Anderson Gurgel, autor do livro “Futebol S/A – A Economia em campo” e professor da universidade Mackenzie, diversos fatores contribuíram para a ascensão alviverde, mas o Allianz Parque tem grande parcela de participação. “Uma boa gestão passa com uma estratégia de gestão integrada, e o Palmeiras tem conseguido fazer isso. A localização do estádio, a beleza e eficiência dele contribuem para uma gestão do clube. O fato novo neste Palmeiras está no extracampo, na visibilidade. Hoje existem interesses, além do futebol, em utilizar a nova arena. Ela é um templo esportivo. O Palmeiras hoje não restringe sua fonte em receita na camisa”, argumentou.

 

A inauguração do novo estádio, no fim do ano passado, alavancou o faturamento do Palmeiras – que estava sem a sua casa desde 2010 – e abriu novas oportunidades de negócio. Somente em 2015, o clube ganhou R$ 9.780.824,00, uma média de R$ 1.956.165,00 por jogo, mais do que três campeonatos estaduais do país: Carioca, Gaúcho e Mineiro. E o mais surpreendente é que, embora tenha um ticket médio considerado caro (R$ 76,30), a equipe soma 60% em taxa de ocupação no Allianz Parque.

 

Além de ressaltar a importância da Arena, Virgílio Franceschi Neto, mestre em Gestão do Desporto pela Universidade Técnica de Lisboa, destaca o processo de profissionalização como fator decisivo. “O estádio está em evidência e esse é um dos principais fatores para isso acontecer. É importante colocar também que o fato de ter trazido um diretor executivo de futebol bicampeão brasileiro (leia-se Alexandre Mattos) deu bagagem para o Palmeiras. As coisas têm andado rapidamente. O clube investiu em tecnologias com o futebol profissional e isso acarreta em jogos mais bonitos, resultados e, consequentemente, mais retorno financeiro.”

 

 

Defasados, São Paulo e Santos buscam parceiros para modernizar seus estádios

O presidente Paulo Nobre, empresário do ramo financeiro, também é, segundo os especialistas, quem abriu os olhos dos investidores por conta do seu perfil de gestor e política pés no chão. “O presidente hoje está mais para um gestor do que um cartola. Ele está preocupado com a marca e o retorno em longo prazo, e não com a politicagem esportiva que existe hoje dentro dos clubes. Assim, começam a aparecer interesse das empresas em associar ao seu nome a uma equipe com uma boa imagem. Os salários não são atrasados, o clube mantém suas contas em dia e não faz nenhuma loucura para contratar jogadores. Isso tudo faz com que os empresários depositem confiança”, declarou Maurício Fragata, pós-graduado em Marketing pela ESPM, especialista em Administração Esportiva pela FGV e MBA em Marketing pela FEA-USP.

 

Apesar do início animador, a preocupação dos executivos da área é saber se o Palmeiras conseguirá manter os bons números e as cifras nos próximos anos. “O estádio é o mais moderno do país e dá um ânimo para o próprio time. Mas mantê-lo sempre cheio, não só como agora que é uma fase de euforia, é manter o programa de sócio-torcedor atrativo. É fazer com que o torcedor tenha interesse de frequentar o estádio e apresentar vantagens a ele”, completou Fragata.

 

“Existe um risco pela inauguração recente do estádio. No futebol existem altos e baixos, e em uma eventual fase ruim pode ser que o torcedor não acompanhe. A frequência da torcida vai proporcionar maior investimento no futebol, que por sua vez conquistará resultados. O que o torcedor e a cultura esportiva brasileira têm de colocar em mente é que é um trabalho em longo prazo. É hora de cativar o público em bons e maus momentos”, argumentou Virgílio Neto.

 

Atualmente o Palmeiras é o segundo clube do país com maior número de sócios-torcedores (quase 99.500, atrás do Internacional), que rendem aos cofres mais de R$ 2 milhões por mês. A expectiva é que se número aumente e chegue a R$ 40 milhões.

 

 

http://esporte.ig.com.br/futebol/2015-03-0...sa-do-pais.html

 

Parabéns ao portal! Na minha opinião foi a melhor matéria feita até agora. Foi a única que não teve a intenção, de uma forma ou de outra, de diminuir o Palmeiras. Opinião minha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest leo_palmeiras

Realmente o diferencial é o Allianz Parque.

Muitos já cantavam essa pedra antes de inaugurá-lo, mas poucos acreditavam.

Tá ai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima matéria, só um detalhe que vi na página do iG e acho até legal que vc coloque o link aqui pra dar um prestigio a eles (por mais que eu concorde que na maioria das vezes não devemos consumir a imprensa brasileira em geral). No rodapé da página do iG estamos em terceiro lugar segundo o medidor de torcida deles, perdendo apenas pra gambás e mulambos, por mais que talvez em números concretos isso não represente a realidade, é importante salientar o quanto somos muito mais engajados e consumidores do que os bambis, e no meu ponto de vista, estamos à um ou dois títulos de expressão e mais uns 5 anos de nos consolidarmos definitivamente como a terceira maior torcida do país. O que no meu ponto de vista, significa que seremos a primeira pois não recebemos o mesmo tipo de ajuda e tratamento que os citados.

 

http://esporte.ig.com.br/futebol/2015-03-0...sa-do-pais.html

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ótima matéria, só um detalhe que vi na página do iG e acho até legal que vc coloque o link aqui pra dar um prestigio a eles (por mais que eu concorde que na maioria das vezes não devemos consumir a imprensa brasileira em geral). No rodapé da página do iG estamos em terceiro lugar segundo o medidor de torcida deles, perdendo apenas pra gambás e mulambos, por mais que talvez em números concretos isso não represente a realidade, é importante salientar o quanto somos muito mais engajados e consumidores do que os bambis, e no meu ponto de vista, estamos à um ou dois títulos de expressão e mais uns 5 anos de nos consolidarmos definitivamente como a terceira maior torcida do país. O que no meu ponto de vista, significa que seremos a primeira pois não recebemos o mesmo tipo de ajuda e tratamento que os citados.

 

http://esporte.ig.com.br/futebol/2015-03-0...sa-do-pais.html

É verdade, vc tem razão, eu deveria ter postado o link, até pra galera encher de pageviews uma matéria muito boa.

 

Gostei da matéria, pois fazia tempo que não via imparcialidade numa matéria do Palmeiras. Elogiaram sem rodeios o que deveria ser elogiado e colocaram as dúvidas que tinham de maneira pertinente. É só isso que o torcedor palestrino pede. O Palmeiras não precisa ser adulado, como os rivais, apenas respeitado, pela grandeza que tem.

 

Quanto ao fator torcida, de longe somos os mais engajados e consumimos muito mais do que outros. Só discordo de você em um quesito: já somos a terceira maios torcida. As "pesquisas" mostram os resultados que as "forças ocultas" querem que mostrem, até porque, pra nossa torcida ter encolhido, só pode ter morrido palmeirense nessa década.

 

Se entrarmos nessa curva ascendente que você mencionou (alguns anos brigando por títulos) será impossível esconder a verdade. Os palmeirenses lotam estádio em qualquer lugar do Brasil. Foi assim na Bahia, é assim no Mato Grosso, fora no interior de São Paulo, onde nossa torcida é gigantesca.

 

Saudações Alviverdes!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara pra mim muita coisa esta atrelada a uma coisa: contratação do Dudu.

 

O Palmeirense sentiu prazer em ser Palmeirense naquele momento, o orgulho voltou a sorrir.

 

E ao ver que poderia fazer parte disto (e mérito à quem teve a ideia de atrelar sua contratação ao sócio torcedor), o torcedor se empolgou. Viu que ele pode, e deve, ter orgulho de seu time, inclusive porque o ajuda a ser o que ele é.

 

Quando explodiu tudo isso na mídia, o Palmeiras ganhou visibilidade. As demais boas contratações (quase todas) reforçaram isso (palmas pro Mattos) e bem vindo à onda verde.

 

Na minha visão, a contratação do Dudu não custou nada, na verdade, nos trouxe muito lucro. Não precisa nem jogar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A matéria é da Gabriela Chabatura, ela participa do podcast mondo verde, é palmeirense como nós.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É verdade, vc tem razão, eu deveria ter postado o link, até pra galera encher de pageviews uma matéria muito boa.

 

Gostei da matéria, pois fazia tempo que não via imparcialidade numa matéria do Palmeiras. Elogiaram sem rodeios o que deveria ser elogiado e colocaram as dúvidas que tinham de maneira pertinente. É só isso que o torcedor palestrino pede. O Palmeiras não precisa ser adulado, como os rivais, apenas respeitado, pela grandeza que tem.

 

Quanto ao fator torcida, de longe somos os mais engajados e consumimos muito mais do que outros. Só discordo de você em um quesito: já somos a terceira maios torcida. As "pesquisas" mostram os resultados que as "forças ocultas" querem que mostrem, até porque, pra nossa torcida ter encolhido, só pode ter morrido palmeirense nessa década.

 

Se entrarmos nessa curva ascendente que você mencionou (alguns anos brigando por títulos) será impossível esconder a verdade. Os palmeirenses lotam estádio em qualquer lugar do Brasil. Foi assim na Bahia, é assim no Mato Grosso, fora no interior de São Paulo, onde nossa torcida é gigantesca.

 

Saudações Alviverdes!

 

Foi exatamente isso que eu quis dizer, alguns anos brigando por títulos e conseguindo alguns (claro), será impossível esconder.

 

Talvez eu tenha me expressado mal, mas eu disse que isso seria pra nos "consolidarmos" definitivamente como terceira maior torcida, no sentido de não restar mais nenhuma dúvida nem margem pra discussão.

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..