Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Villa-Lobos1960

A pirâmide e a decisão de Cuca

Posts Recomendados

Amigos palmeirenses,

 

Ainda não vi nenhum sociólogo ou antropólogo analisar o perfil das torcidas. Sabemos que existem diferenças essenciais entre um torcedor do São Paulo e um do Santos ou do Palmeiras. E há fatos conjunturais da estrutura do futebol que são contaminados por essas características inevitáveis. A maior torcida de São Paulo é do Corinthians. A segunda é do São Paulo. Num país em que tudo é decidido pelo volume, acontece o que estamos vendo em todas as áreas: a justiça é diferente, a publicação é diferente. O Corinthians é tratado de uma forma na justiça desportiva, o Palmeiras de outra. Nessa perspectiva, o Palmeiras é tratado praticamente como um time pequeno. Existe uma pirâmide de preferências estruturais, estratificada na seguinte sequência - que todos conhecem:

 

1. Corinthians e Flamengo

 

2. São Paulo e Fluminense

 

3. Santos (por incrível que pareça, por causa da unanimidade Pelé)

 

4. Vasco

 

etc

 

Futebol é esporte, e isso NÃO deveria acontecer! Mesmo assim, considerando a lógica da pirâmide, pelo tamanho de sua torcida, o Palmeiras deveria figurar logo abaixo do São Paulo. Mas, em razão da rivalidade regional, como o Palmeiras se antepõe a duas forças muito grandes (Corinthians e São Paulo), acaba empurrado mais para baixo... Todos sabemos disso, mas ninguém 'estuda', nem muito menos as entidades que organizam e jurisdicionam o futebol se preocupam em dirimir a contaminação da organização dos torneios e das decisões jurídicas dos tribunais específicos.

 

A consequência é a detentora dos direitos de transmissão pagar praticamente o dobro para Corinthians e Flamengo, do que paga ao Palmeiras. Outras consequências poderiam ser enumeradas aqui, desde a confecção das tabelas até o direito de os atletas do Corinthians cobrarem os laterais 10 metros adiante, enquanto os árbitros anulam os laterais cobrados pelo Palmeiras para indicar um local 3 metros atrás de onde a bola saiu. Muita gente metida a 'macho' vai dizer que isso é mimimi. Não é, e todos sabem que não. O Palmeiras não jogou bem a última partida, mas de novo houve um pênalti escandaloso não marcado a nosso favor.

 

No fatídico caso da expulsão de Gabriel do Corinthians no clássico com o Palmeiras, ninguém observou que Romero deveria ter sido expulso pelo menos 3 vezes durante o jogo, e que o próprio Gabriel já deveria ter levado o segundo amarelo no seu lance imediatamente anterior ao lance do equívoco.

 

A imprensa, contaminada por essa lógica de pirâmide, elevou um bandido como Marcelinho Carioca à fulguração de craque e boa gente. Rogerio Ceni, um caso clínico de mau-caráter, esteve sempre ao lado de Marcos, sendo tratado como um bom rapaz, inteligente e ético.

 

E a própria torcida do Palmeiras muitas vezes reproduz essa visão das coisas. Foi assim que defenestramos o craque Valdivia, quando ele deveria ter sido cuidado como uma joia, sendo trazido a uma estrutura de liderança, um projeto mercadológico, em que ele fosse o centro das atenções, exatamente como fizeram com Ceni no São Paulo. A diferença é que o Rogerio deu-lhe uma bofetada no meio do campo, mas Valdivia nunca agrediu ninguém, apenas gozava a cara dos adversários...

 

Agora quero chegar à situação atual do Palmeiras. Possui um elenco identificado como superior. Dinheiro em caixa, e o melhor patrocinador de todos os clubes. Quando Paulo Nobre arriscou o ano do centenário pensando no futuro do clube - saneando o financeiro - a imprensa moralizou o tema, acusando de absurdo o aporte de dinheiro que ele emprestou ao Palmeiras. Empréstimo é tudo igual, venha de quem vier... contanto que se pague, e que haja cláusulas de correção, para que não se configure lavagem de dinheiro. Exatamente como foi contratado o empréstimo...

 

Ou seja: não há nada, que mesmo sendo bem feito no Palmeiras, não atraia críticas e acusações. Exatamente como se faz com a figura pessoal da atual patrocinadora. O problema de Abilio Diniz não emprestar ao São Paulo não cabe a ninguém discutir, muito menos detratar o que acontece no Palmeiras só porque ele não empresta ao clube de seu coração... O apoio de Dª leila é legítimo, legal, e contratado, além de ser decisão particular dela. A reação da imprensa e das outras torcidas, sim, é mimimi.

 

No Brasil, todo mundo é torcedor. Imagine que todo árbitro tem um time no coração. E que, se juntarmos os árbitros corinthianos e os são-paulinos deveremos ter de fato uma perseguição dentro de campo ao Palmeiras que, se não vier de cima, vem do próprio coração da figura de preto... Concorda comigo?

 

Esta é a conjuntura muito difícil que o Palmeiras enfrenta. Algum palmeirense adotou a expressão "contra tudo e contra todos", referindo-se a isso, que, de bate-pronto, parece exagerada, mas, cá entre nós, reflete muito bem a realidade... Eu não gostaria de admitir, porque detesto expressões radicalizadas, mas é praticamente a pura verdade...

 

Cuca voltou para um time quase igual, após muito pouco tempo. Mas alguns equívocos cometidos nesse período se tornaram escandalosos na imprensa naturalmente inimiga. Mesmo assim, foram equívocos...

 

Felipe Melo é um grande jogador, mas sua personalidade concentra um vórtice de conflito. A todo momento em campo ele está avançando contra o adversário caído, 'dando uma dura', como se tivesse direito a isso. Considerando toda a explanação anterior que fiz aqui, devo reconhecer que uma parte de mim sente necessidade disso. Alguém precisa chamar à atenção essa contaminação em que o Palmeiras precisa perder sempre, ser prejudicado pelas arbitragens, injustiçado pelos tribunais, e sacaneado na imprensa. Alguém precisa enfrentar a lógica da pirâmide...

 

Mas a real é que me parece ser um elemento de instabilidade no elenco...

 

Cuca gosta do time com volantes leves, rápidos, que avançam com os meias e os atacantes, mas que voltam no tempo certo para evitar os contra-ataques. Com a presença do Felipe - mais fixo e lento - na faixa de volantes, Tchetchê fica como único elemento surpresa vindo de trás pelo meio, num movimento parecido ao de um lateral, como no time do ano passado acontecia com dois elementos - o próprio Tchetchê, e Moisés. Quando volta correndo no contra-ataque inimigo, ele é o único nesse movimento - antes duplicado por Moisés. Então o adversário consegue quase sempre levar seu contra-ataque até o nosso gol. É verdade que Felipe Melo rechaça bem como volante fixo e experiente, mas a jogada já vem com um a mais do campo de defesa do oponente.

 

Além disso, na saída de bola, o mesmo fenômeno acontece. Tchetchê entra no campo adversário, Felipe Melo fica, e abre-se um buraco, separando o time em dois, inviabilizando a saída de bola. Dessa forma, temos saído com Mina, que é voluntarioso, e acabou assumindo o papel de 'Moisés'. Mas se ele perde a bola, o contra-ataque em suas costas é muito perigoso, pois força Felipe Melo a cobrir duas posições: o meio - que tem a volta única de Tchetchê - e a lateral, por onde Mina saiu.

 

Felipe Melo é um excelente jogador, mas não sei se quero continuar vendo nosso time enfrentando a pirâmide dentro de campo. Isso é responsabilidade da diretoria, e deveria ser uma 'causa' da nossa torcida. E Cuca precisa perceber que esse sistema não tem solução, tomando a decisão aguda: a permanência de Felipe no time titular, mudando sua filosofia de equipe, ou sua saída, arriscando uma hecatombe dentro do elenco. No primeiro caso, começa a parecer que o treinador não possui mesmo a armação de um time com um volante fixo em seu repertório. No segundo, ainda temos um dilema: a falta de um volante com as características de Tchetchê ou Moisés.

 

Sobre Borja, talvez seja mais fácil e útil nos conformarmos... A diretoria e Cuca estão corretos em buscar outro jogador. Contratações caras e equivocadas acontecem...

 

No time do ano passado, qualquer lançamento feito a Jesus era dominado por ele. O garoto tinha força física no contato, como um centroavante fixo, preparando a chegada de Dudu e Roger Guedes, num primeiro momento, e um lateral, Tchetchê e Moisés, num segundo - caso a conclusão da jogada demorasse um pouco mais. Mas ele era ao mesmo tempo um atacante de mobilidade - uma verdadeira raridade: dois jogadores em um... O Palmeiras tinha então um atacante de lado e um centralizado gastando apenas uma camisa - como se tivesse um jogador a mais.

 

Hoje, porém, jogamos com Zé Roberto como um jogador a menos (infelizmente temos que reconhecer). Tchetchê - como outro jogador a menos, pois atrasa sempre a jogada de ataque pela falta de outro volante entrando a seu lado. Essa jogada, sendo retrocedida, mata de fome Dudu, Roger Guedes e, claro, o Borja. Ou seja, nenhum setor está funcionando... e jogamos com 2 jogadores a menos...

 

A decisão de Cuca é vital e urgente para evitar que uma catástrofe ponha a perder o investimento que foi feito, e faça a alegria dos criadores e beneficiários da pirâmide.

 

Um grande abraço a todos, e espero ter colaborado um pouco.

 

Villa-Lobos 1960

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela colaboração, mas um pouco longo né? haha

Sem dúvidas q o Cuca vem tentando montar o time do ano passado com as peças desse ano, deveria ser o contrário, respeitar as individualidades e montar o time com oq tem.

 

---------

 

Quanto ao Borja ser um equivoco e deixado de lado, discordo, são 17 jogos, sendo q nesses, em quais o time jogou bem e ele destoou? Não vai vir ngm nem parecido com o Jesus, ele era um fora de série jogando aqui. É o msm q aceitar tomar 5 gols por partida dps q o Mina sair.

 

-------

 

Quanto ao FM, me parece q ele é um cara muito focado e q leva muito a serio a parte tática. E ele está desde o começo do ano jogando como cabeça de área, e com o Cuca, até de zagueiro, não vejo como uma falha dele ele não sair pro jogo, mas por ser tão aplicado, ficou muito preso. Talvez se tiver o TS fazendo essa função, ele saia mais pro jogo.

http://espn.uol.com.br/noticia/699951_mais...chegada-de-cuca

 

---------

 

Tche Tche estava jogando de auxiliar de lateral esquerdo com o EB, matou seu futebol. Achei q melhorou com o Cuca quando fazia a dobradinha com o Jean na lateral e meia. Quando Jean foi pro meio, ele voltou a ficar perdido.

 

-------

 

Zé de titular não dá msm, ainda mais com o Dracena "cobrindo" ele e infelizmente o Egídio não agarrou as oportunidades esse ano. Queria saber q real situação do Bastos na equipe. Ele continua a se negar a jogar de lateral? Seria titular. Se for meia ou ponta, merece mais chances da msm forma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Donatello

Resumo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Vcs são chatos em.

Pra ler não tem tempo, mas pra criticar é rápido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest ShapovSEP

vou esperar sair a trilogia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Valeu pela colaboração, mas um pouco longo né? haha

Sem dúvidas q o Cuca vem tentando montar o time do ano passado com as peças desse ano, deveria ser o contrário, respeitar as individualidades e montar o time com oq tem.

 

---------

 

Quanto ao Borja ser um equivoco e deixado de lado, discordo, são 17 jogos, sendo q nesses, em quais o time jogou bem e ele destoou? Não vai vir ngm nem parecido com o Jesus, ele era um fora de série jogando aqui. É o msm q aceitar tomar 5 gols por partida dps q o Mina sair.

 

-------

 

Quanto ao FM, me parece q ele é um cara muito focado e q leva muito a serio a parte tática. E ele está desde o começo do ano jogando como cabeça de área, e com o Cuca, até de zagueiro, não vejo como uma falha dele ele não sair pro jogo, mas por ser tão aplicado, ficou muito preso. Talvez se tiver o TS fazendo essa função, ele saia mais pro jogo.

http://espn.uol.com.br/noticia/699951_mais...chegada-de-cuca

 

---------

 

 

Tche Tche estava jogando de auxiliar de lateral esquerdo com o EB, matou seu futebol. Achei q melhorou com o Cuca quando fazia a dobradinha com o Jean na lateral e meia. Quando Jean foi pro meio, ele voltou a ficar perdido.

 

-------

 

Zé de titular não dá msm, ainda mais com o Dracena "cobrindo" ele e infelizmente o Egídio não agarrou as oportunidades esse ano. Queria saber q real situação do Bastos na equipe. Ele continua a se negar a jogar de lateral? Seria titular. Se for meia ou ponta, merece mais chances da msm forma.

 

 

Achei ótima a colaboração e muito bom texto, mas vou na sua linha de raciocínio e se me permite acrescentar

 

Qualquer CA que jogar hoje será queimado, a bola não chega em condições de fazer o que o Borja sabe fazer de melhor, chutar para o gol.

 

Lateral esquerdo sem cobertura quando desce pode colocar o Marcelo que será queimado também, o lançamento sempre será mais rápido que a volta do jogador.

 

Tche Tche tem que revesar com Jean e não na esquerda.

 

O Palmeiras depende muito do Dudu, quando ele está bem o Palmeiras vai bem.

 

Cuca foi contratado para melhorar o time, temos um ótimo elenco, ele mesmo disse que o elenco é melhor que o do ano passado, então tem que montar o melhor time.

 

FM é um jogador disciplinado taticamente, tem que aproveitar isso e não tirar do time.

 

Dracena é um ótimo reserva, mas para titular não dá mais.

 

Zé tem que jogar uma vez por semana, tem que respeitar o profissional, a idade e a história dele.

 

Diretoria tem que reunir este elenco e corrigir se estiver ocorrendo algo no vestiário.

 

Tenho certeza que seremos campeão este ano, mas espero que seja da LIbertadores.

 

Avanti Palestra

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

resumo para os preguicosos:

 

queridinho da imprensa de botequim = Curintia

 

principal rival do Curintia = Palmeiras

 

1+1 = 2 :rolleyes:

 

mas é isso mesmo, Villas, pra onde foi Ronaldo Fenomeno quando resolveu voltar ? Neymar ja deixou claro tbm que quer jogar no Flamengo, até o proprio Edmundo que jogou la nos Gambas, e o Alex Cabecao que quase foi... esses caras nao escolhem ir pra la por causa do time/estrutura/historia/grandeza...vao pq ali é marketing certo! é só ver o Vampeta ..o proprio Marcelinho, Neto..os caras tem as portas escancaradas pra eles ..Fato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava indo até que bem, apesar de um pouco prolixo, mas quando escreveu "craque Valdívia", tive que encerrar a leitura. Me desculpe, mas chamar aquele jogador de craque é uma afronta ao futebol, mais ainda à instituição SEP.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sensacional, amigo.

Independente de concordar ou não, seu tópico é um oásis.

Este tipo de tópico faz muita falta aqui.

 

Pequenas considerações:

 

CUCA

Tem que ter paciência com o Cuca, pois ele achará a melhor formação; e isso só acontecerá jogando e testando;

 

BORJA

Tem que ter paciência com o Borja, pois há jogadores estrangeiros que necessitam de adaptação; ele vai dar o retorno esperado cedo ou tarde, mas isso só acontecerá jogando-o no time e tentando ajustar o universo ao seu redor - pois quem acha que ele pode substituir o GJ, engana-se; ele tem as suas qualidades e precisa desse ajuste;

 

SOMBRA PARA O BORJA

A contratação será necessária, mas melhor contratar alguém que realmente seja sombra e não somente um a mais para esquentar banco;

 

FELIPE MELO

Dependendo da formação, não cabe no time titular; vale salientar que o futebol tupiniquim é diferente do europeu, onde alguns pinçam Casemiro para justificar a permanência do FM na volância e ressaltar que é possivel jogar assim aqui. Não é.;

 

ZR

Não pode ser titular quando ao seu lado houver Dracena. E vice versa;

 

TCHʲ

Sou contra queimar patrimônio que já deu resultado; ele pode - como todo e qualquer ser humano normal - passear pelo banco de reservas. Mas certamente é diferenciado e já mostrou isso. Cedo ou tarde voltará a apresentar-se como motor. Mandaram muito bem quando disseram que ele está jogando de auxiliar de lateral. Para quem se destacou sendo um motor, isso interfere demais.

 

PIRÂMIDE

Isso sempre será assim, mesmo que o Palmeiras ganhe 5 campeonatos consecutivos. Acho que não devemos almejar o topo da pirâmide e, sim, a grandeza administrativa. Se formos capazes de manter a qualidade na administração e em paralelo ir afastando as ratazanas, certamente nos manteremos no topo da pirâmide das conquistas - algo que sempre foi de nosso feitio. Não precisamos da ajuda de ninguém - seja TV, STJD ou extraterrestre - para sermos os melhores.

 

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só lamento para quem não quis ler.

 

Análise muito boa e não preciso concordar com tudo (coisas pontuais) para achar muito boa.

 

 

O mais bacana é que esse texto foi feito no sábado e olha como foi o jogo no domingo. O Felipe é muito bom jogador, e é nosso jogador mais regular. Olha como o time foi rendeu ontem na questão movimentação. Infelizmente foi sacado para salvar o coletivo, pois o time precisa de muita movimentação (O Cuca quer isso).

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sensacional, amigo.

Independente de concordar ou não, seu tópico é um oásis.

Este tipo de tópico faz muita falta aqui.

 

Pequenas considerações:

 

CUCA

Tem que ter paciência com o Cuca, pois ele achará a melhor formação; e isso só acontecerá jogando e testando;

 

BORJA

Tem que ter paciência com o Borja, pois há jogadores estrangeiros que necessitam de adaptação; ele vai dar o retorno esperado cedo ou tarde, mas isso só acontecerá jogando-o no time e tentando ajustar o universo ao seu redor - pois quem acha que ele pode substituir o GJ, engana-se; ele tem as suas qualidades e precisa desse ajuste;

 

SOMBRA PARA O BORJA

A contratação será necessária, mas melhor contratar alguém que realmente seja sombra e não somente um a mais para esquentar banco;

 

FELIPE MELO

Dependendo da formação, não cabe no time titular; vale salientar que o futebol tupiniquim é diferente do europeu, onde alguns pinçam Casemiro para justificar a permanência do FM na volância e ressaltar que é possivel jogar assim aqui. Não é.;

 

ZR

Não pode ser titular quando ao seu lado houver Dracena. E vice versa;

 

TCHʲ

Sou contra queimar patrimônio que já deu resultado; ele pode - como todo e qualquer ser humano normal - passear pelo banco de reservas. Mas certamente é diferenciado e já mostrou isso. Cedo ou tarde voltará a apresentar-se como motor. Mandaram muito bem quando disseram que ele está jogando de auxiliar de lateral. Para quem se destacou sendo um motor, isso interfere demais.

 

PIRÂMIDE

Isso sempre será assim, mesmo que o Palmeiras ganhe 5 campeonatos consecutivos. Acho que não devemos almejar o topo da pirâmide e, sim, a grandeza administrativa. Se formos capazes de manter a qualidade na administração e em paralelo ir afastando as ratazanas, certamente nos manteremos no topo da pirâmide das conquistas - algo que sempre foi de nosso feitio. Não precisamos da ajuda de ninguém - seja TV, STJD ou extraterrestre - para sermos os melhores.

 

Valeu.

 

Me poupou a digitação, e parabéns ao autor pelo tópico, muito bom.

Apenas um comentário sobre o Felipe Melo: O Cuca tem que saber explorar a experiência e liderança que ele tem. Poderá ser de grande valia para o elenco. Mas concordo que HOJE, pensando no esquema que o Cuca quer resgatar, ele não encaixa bem no time.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..