Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Titi_Verdão

"As principais mudanças táticas de Alberto Valentim no Palmeiras"

Posts Recomendados

Acho que a principal mudança foi a marcação por zona, que desgasta menos os atletas e dá mais fôlego pro restante do jogo, além de que os jogadores parecem gostar do Valentim, todos sabem que o Cuca não agradava a todos e tinha uma certa 'panela'.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou muito grato ao Cuca e não consigo ofendê-lo, depois da campanha do ano passado, onde suas manias e até o jeito de falar meio caipira nos agradavam. Não vai ser por causa de um trabalho que não deu liga que eu vou parar de respeitá-lo. Ajo da mesma forma com o Felipão. E olha que o papel do Bigode no nosso rebaixamento em 2012 não foi nada pequeno. Enfim, também achei desnecessário o comentário sobre religião e calça vinho, mas tirando isso a análise foi boa.

Nos primeiros 2 jogos do Valentim, fiquei com o pé atrás por achar que estávamos batendo em "cachorro morto". Mas mesmo nessas ocasiões já dava pra ver algumas diferenças entre o estilo do Alberto e do Cuca.

O fato do Cuca ter falado em ficar mais com a bola, sinceramente, não significa nada, visto que ele não implantou nenhuma mudança no estilo de jogo da equipe enquanto esteve aqui. Era sempre bola pra frente pro CA escorar ou fazer pivô e tome correria. Fora as perseguições longas dos marcadores, que acabavam com o nosso jogo.

O Alberto mudou o estilo de marcação em 3 jogos. Repito: 3 jogos! Isso é mérito total dele e não tem dedo do Cuca ou dos jogadores. É orientação dele. O que o Eduardo Batista não conseguiu em meses, o Valentim está conseguindo em semanas. É óbvio que isso não significa que o sistema defensivo não possua falhas e que não dê mais sustos durante os jogos, mas é fato que está melhorando. Da mesma forma é a questão da troca de passes e triangulações. É dedo do técnico, que orienta, posiciona e cobra.

Não podemos ser bipolares e achar que existe um novo Guardiola na Academia de Futebol, longe disso. Mas também não podemos dar parte do crédito ao Cuca, sendo que o time nunca apresentou esse tipo de futebol quando comandado por ele. Pelo contrário, estamos jogando assim devido a certas mudanças táticas promovidas pelo interino. Que continue evoluindo e nos traga o título!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Titi_Verdão disse:

Sou muito grato ao Cuca e não consigo ofendê-lo, depois da campanha do ano passado, onde suas manias e até o jeito de falar meio caipira nos agradavam. Não vai ser por causa de um trabalho que não deu liga que eu vou parar de respeitá-lo. Ajo da mesma forma com o Felipão. E olha que o papel do Bigode no nosso rebaixamento em 2012 não foi nada pequeno. Enfim, também achei desnecessário o comentário sobre religião e calça vinho, mas tirando isso a análise foi boa.

Nos primeiros 2 jogos do Valentim, fiquei com o pé atrás por achar que estávamos batendo em "cachorro morto". Mas mesmo nessas ocasiões já dava pra ver algumas diferenças entre o estilo do Alberto e do Cuca.

O fato do Cuca ter falado em ficar mais com a bola, sinceramente, não significa nada, visto que ele não implantou nenhuma mudança no estilo de jogo da equipe enquanto esteve aqui. Era sempre bola pra frente pro CA escorar ou fazer pivô e tome correria. Fora as perseguições longas dos marcadores, que acabavam com o nosso jogo.

O Alberto mudou o estilo de marcação em 3 jogos. Repito: 3 jogos! Isso é mérito total dele e não tem dedo do Cuca ou dos jogadores. É orientação dele. O que o Eduardo Batista não conseguiu em meses, o Valentim está conseguindo em semanas. É óbvio que isso não significa que o sistema defensivo não possua falhas e que não dê mais sustos durante os jogos, mas é fato que está melhorando. Da mesma forma é a questão da troca de passes e triangulações. É dedo do técnico, que orienta, posiciona e cobra.

Não podemos ser bipolares e achar que existe um novo Guardiola na Academia de Futebol, longe disso. Mas também não podemos dar parte do crédito ao Cuca, sendo que o time nunca apresentou esse tipo de futebol quando comandado por ele. Pelo contrário, estamos jogando assim devido a certas mudanças táticas promovidas pelo interino. Que continue evoluindo e nos traga o título!

Concordo, se eu falar q sou mais rico q o Bill Gates tá valendo? O Cuca falou, mas ngm viu, ou seja, o time jogava realmente a msm merda até ele ser mandado embora, no outro jogo mudou completamente e o pessoal quer creditar ele ainda? Pare, isso é sacanagem com o Valentim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Não sou ingrato, respeito o Cuca pelo título de 2016 e tal,mas não dá pra defender o seu trabalho recente no Palmeiras, não só pela questão técnica mas tbm pela insistência com jogadores que não estavam bem mas que tinham a sua preferência.Também não faço parte da turma que vê o Valentim como o novo Rinus Michels,mas é nítida a mudança dentro de campo.Aqueles buracos enormes no meio,com um amontoado de jogadores perdidos em campo, correndo pra lá e pra cá me dava nos nervos,sem contar os inúmeros chutões e as dezenas de bolas cruzadas a esmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, jfrancisco2012 disse:

É o messianismo na sua forma mais profunda
Particularmente não acredito no que essa matéria fala. Pegamos um time rebaixado, outro na zona e o Grêmio reserva. Quem garante que o Cuca não venceria também?
Estou curtindo os pequenos ajustes do Valentim como a marcação por zona e as oportunidades ao Mayke e Keno,  mas essa ideia de que ele pegou terra arrasada e refundou a equipe é furada, na minha opinião. O mesmo exagero será invertido pelos fervorosos que aplaudem hoje. Na primeira crise, já vão pedir a demissão do "estagiário", por não "aguentar a pressão" e "não ter estofo" para o Palmeiras.

Isso também me assusta um pouco, Cuca da forma dele e dentro da maneira como ele vê futebol, estava tentando colocar algumas coisas em prática, como a chegada na área com muitos atletas ao mesmo tempo, o meio um pouco mais de toque com Moises, Tche Tche e Jean, etc, a questão é que talvez a forma como ele estava tentando implantar isso, não encaixou no elenco, no estilo de alguns jogadores, etc.

Mas realmente não apaga de forma nenhuma a história do cara aqui, e muito menos que ele ainda continua sendo um técnico de enorme capacidade, capaz de assummir qualquer time por ai e fazer bons trabalhos, bem longe de ser apenas o cara da calça vinho, superticioso, cheio de manias e apegado a religião, essa questão da forma como alguns caras que contribuíram para construir nossa história, tem sido tratados, é uma coisa que eu nao consigo enteder muito bem.

Valentim, tem dado bons sinais sim, parece ser um baita cara, fala bem, demontra entender do jogo, ser atualizado, ter boas idéias, mas vamos com bastante calma, sem criar novas expectativas, sem criar messianismo em torno dele, esperar desafios mais concretos para poder avaliá-lo com mais argumentos, etc.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é questão de messianismo, é questão de estudar, ser atual, fazer o básico msm, ou praticamente todos nós não cantávamos a bola?! Marcação por setor, triangulações... o futebol hj é isso é ele está implantando esse básico em pouquíssimo tempo, enquanto o Cuca morreu abraçado no msm. Não tem esse do Cuca estava fazendo, se estivesse teria dado resultado. O time jogava mal e feio igual, o negócio é q temos bons valores individuais q em alguns jogos resolviam. Agora, num time bem arrumado, fizemos muito menos esforço e ganhamos com muito mais facilidade, independente da qualidade do adversário, com o Cuca ia ser sofrido. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Valentim pegou um time treinado e entrosado, mas que não dava liga por teimosia e má vontade do Cuca.

A marcação ainda falha mas tende a continuar evoluindo e o trio de ataque é mortal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, CamisaVerde disse:

Em algum outro lugar senão o Brasil é praticada a marcação "por encaixe"?

Olha CamisaVerde a questão da marcação individual que foi a marca do Cuca, é bem complexa mesmo, até pelo nivel de perseguição que ele exigia, lateral indo até o outro lado do campo marcar ponta adversário, time correndo o tempo todo atrás do adversário, e sinceramente eu particularmente acho o jeito mais burro de marcar, entrega-se a responsabilidade para o indivíduo e meio que tira do conjunto, isso gera uma bagunça danada como inúmeras vezes vimos nosso time ser pego em contra golpe.

Agora, acho que principalmente por ser no Palmeiras, e depois do 7 x1, os analistas aqui do Brasil, ávidos por modernidade fecham totalmente a cabeça e colocam essa questão maior do que realmente ela é, Mourinho utiliza marcação individual em determinados momentos, e dependendo do adversário, e talvez o maior mestre da atual geração de técnicos, El Loco Bielsa, também é adepto em alguns momentos dessa marcação por encaixe individual.

Mourinho man marking

Bielsa Lille man marking

Bielsa  x Barça man marking

A diferença principalmente do Mourinho é o "tamanho das peserguiçoes" que são menores e em certos momentos entram em zonas individuais de marcação, assim como do Bielsa em alguns momentos, mas o encaixe, faz parte sim do arsenal deles.

Pra mim Cuca, tem um estilo, uma idéia de jogo, e nela estava tentando adaptar sim as coisas, a analise do Blog do Fragoso chegou a mostrar inumeras vezes isso, a questão é que talvez as idéias dele já não estavam satisfazendo os anseios dos jogadores, ou os problemas internos já haviam minado a própria confiança dele, sei lá, nem sempre as coisas funcionam, Guardiola com suas idéias no primeiro ano de City, tentou dentre outras coisas fazer Clichy e Sagna, os laterais do City jogarem por dentro, não conseguiu e o time foi mal, esse ano mudou as peças e a coisa está deslanchando.

O maior técnico de todos os tempos, Rinus Michels, não conseguiu implantar suas idéias no Bayer Leverkussen, nem no Colonia, as coisas as vezes não saem como planejado, mas não reduz em nada a capacidade, nem o mérito dos caras, como parece alguns torcedores do Palmeiras estão tentando fazer com o Cuca (não estou falando do seu caso CamisaVerde,peço licença, apenas aproveitei seu post como base porque toca num ponto que virou consenso do "péssimo trabalho do Cuca") 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..