Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Andespsan

Coincidências entre Palmeiras e BVB, e as idéias de Paulo Nobre.

Posts Recomendados

Obrigado pela recepção pessoal.

 

Não existe crescimento sem investimento. Isso é básico.

 

Poderiamos falar que ano passado não tínhamos dinheiro para investir, era ano para colocar as coisas em ordem, administrar as dividas de curto prazo.

 

Mas agora, em pleno centenario? Podemos não ter o mesmo potencial dos outros clubes, mas o que estamos vendo é ainda mais retração. Isso é inaceitável pq o timming da mudança é agora.

 

Se nao aproveitarmos o centenário e a arena para alavancar receitas, esqueçam qualquer competitividade no médio prazo.

 

Mas os investimento são e sempre foram feitos, o problema é que o Palmeiras vem fazendo maus investimentos, vem administrando mau o dinheiro que gira no clube.

Imagine que ao invés de pagar salários a Serginhos e Felipe Menezes da vida o Palmeiras pagasse salários a jogadores promissores, com potencial de evolução, pra isso bastaria que tivessemos um bom trabalho de olheiros...

 

Isso é ao meu ver seria investir bem o dinheiro, eu acho que é dessa reestruturação que precisamos, não quer dizer que devemos zerar os investimentos mas sim direciona-los melhor, é assim que empresas quebradas conseguem reverter as situações problemáticas.

 

Seja bem vindo Andespsan.

 

Realmente há coincidências entre os dois mas são mais pela situação, momento, que pelas ações. Quando nós falamos de profissionalização aqui, é bem diferente do que eles tem lá.

 

Aqui é um clube social onde o presidente contratou uma equipe profissional a partir do que ele acha ser necessário, Brunoro não está realmente no comando de uma empresa, é a rigor um prestador de serviço. Isso consequentemente cria limitações no desenvolvimento e cumprimento de processos, desenvolvimento de recursos humanos e agregamento de conhecimento, pois não há estrutura para dar garantia ou acompanhamento sequer ao trabalho que já foi feito.

 

Lá no BVB foi criada uma estrutura administrativa profissional, onde com estudo e desenvolvimento de processos foi se estabelecendo profissionais capacitados as suas áreas de interesse.

 

 

Para separar a estrutura de clube da estrutura profissional eles criaram diversas empresas dentro do clube (que continua com seu conselho deliberativo, em separado da estrutura profissional) para cuidar de diversas áreas de interesse profissional (um empresa que administra o estádio, outra que cuida de marketing e merchandising, outra pra esportes e etc), inclusive com participação de outras empresas em algumas dessas como forma de agregar capacidade a essas empresas, onde só há interferência dos administradores, orientados por um conselho de administração (formados de um conselho econômico do clube social e de diretores executivos profissionais).

 

 

Recomendo que perca um dia ou dois no site deles, tem muita coisa interessante por lá, nos relatórios do conselho de administração e etc.

http://aktie.bvb.de/eng/content/view/full/1515

 

EDIT: Note que a separação do clube social da estrutura profissional é necessária mas não para por aí, é preciso criar um sistema onde a influencia de decisão dos políticos seja restrita e bem fundamentada.

Obrigado pela dica, a noção que eu tenho do que ocorreu por lá é bem superficial, basicamente só os resultados, vou dar uma olhada sim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Obrigado pela recepção pessoal.

 

 

 

Mas os investimento são e sempre foram feitos, o problema é que o Palmeiras vem fazendo maus investimentos, vem administrando mau o dinheiro que gira no clube.

Imagine que ao invés de pagar salários a Serginhos e Felipe Menezes da vida o Palmeiras pagasse salários a jogadores promissores, com potencial de evolução, pra isso bastaria que tivessemos um bom trabalho de olheiros...

 

Isso é ao meu ver seria investir bem o dinheiro, eu acho que é dessa reestruturação que precisamos, não quer dizer que devemos zerar os investimentos mas sim direciona-los melhor, é assim que empresas quebradas conseguem reverter as situações problemáticas.

 

 

Obrigado pela dica, a noção que eu tenho do que ocorreu por lá é bem superficial, basicamente só os resultados, vou dar uma olhada sim...

 

As categorias de base do clube devem ser uma das coisas mais nebulosas do clube, vide os posts do Anderson. Aliás, usar jogadores da base foi algo que vários e vários foristas pediram no ano passado, mas... nada. Esse ano o Renato fez alguns jogos na volância, emprestamos Denoni e Dybal e trouxemos o Josimar.

foi só um exemplo, mas é verdade sua afirmação de que os recursos são mal direcionados.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana o tópico, mas eu acho que dá pra fazer um comparativo desses com grande parte dos times do mundo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Seja bem vindo. Concordo com você, belo texto. Ganhou meu respeito com esse início kkk

 

 

Saudações.. Por respeito ao "novato" li todo texto e achei bastante interessante.

A Torcida precisa mais que nunca apoiar, este ano ainda vai ser sofrido, mas ano que vem com Arena e sem Copa as coisas rendem. Patrocinio este ano poucos clubes conseguiram.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo e boa análise.

 

Infelizmente não vejo possibilidade de algo desse tipo acontecer no Palmeiras nos próximos 30 anos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vale demais a pena essa leitura. Quem não leu largue a preguiça de lado e o faça, pelo bem do Palmeiras. E isso se aplica tb ao post do palmeiras12345.

 

A impressão que me dá é que o fundo do poço do Borussia foi ainda mais fundo, mas numa economia mais forte tb se reergueram mais rápido.

 

Outra coisa que me chama a atenção no futebol europeu (e nos esportes por equipe de outros países em geral) é uma infinitamente maior identidade entre um time e sua cidade; poucas são as cidades que contam com dois times ou franquias expressivas, e uma delas sempre bem à sombra da outra e em cidades maiores. Esse respaldo maior pelas equipes localmente pesa muito mais do que ter milhões de torcedores espalhados por um país continental. O único clube brasileiro com esse tipo de situação é o Santos, e basta passar uma temporada acompanhando o noticiário esportivo local pra ver o quanto de exposição o time alcança (é quase como brincávamos a respeito do Mesa Redonda do Avallone: primeiro bloco, Palmeiras! segundo bloco, Palmeiras! terceiro bloco, mais Palmeiras! quarto bloco: São Paulo, Corinthians, Santos, vôlei, atletismo, automoblismo e etc etc, exclamação!). Esse foi sempre um motivo pelo qual eu torci o nariz pra quem quisesse descaracterizar o Palmeiras como um clube de colônia, para ser uma time de massa. Essa identidade com uma comunidade é importantíssima; pessoas de outras origens são muito bem-vindas, mas descendentes de italianos que não torcem para o Palmeiras deveriam ser vistos até com certo desdém, e o clube deveria assumir seu papel na comunidade italiana de São Paulo.

 

O Borussia mostra o caminho das pedras e quebra alguns mitos. É possível a tal separação de gestão, o clube social continua sendo perfeitamente apto para atender os frequentadores. Ainda que aqui não seja possível desmembrar o Palmeiras em uma série de empresas, a prática organizacional de grandes empresas já é de tal modo que cada setor tenha seu orçamento, faça negócios "internos" e tenha certa autonomia para, em sua área, negociar externamente. Não é a falta de CNPJ que impede o modelo de ser adotado.

 

A experiência alemã mostra tb que esse modelo organizacinal tem que ser institucionalizado, não pode ser simplesmente um sonho de verão de um dirigente, que o seguinte, dois ou três anos após, desmonta e devolve o clube à Idade Média. Isso deve constar do estatuto ou de alguma outra norma interna razoalvelmente estável para não ser mudada toda hora. Aí sim vc consegue sentar à mesa com investidores e patrocinadores para falar de projetos e parcerias. Essa ainda é minha maior esperança no Nobre e conseguir isso é que determinará o que foi seu mandato pra história; fazendo isso, ainda que o clube vá de novo para a série B, será considerado por mim um dos maiores presidentes que tivemos. O voto ao sócio-torcedor é secundário, pq o seu maior benefício é imaginando o clube atual e a política totalmente emaranhada na gestão do futebol. Afastando-se a política dessa forma, é dispensável até.

 

PS.: Começou com o pé-direito, Andespsan! Seja muito bem-vindo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Texto Chapa Branca. Na minha opinião realidades, países, tamanhos de clubes, entre outros fatores, Totalmente diferentes e incomparáveis. Quem é palmeirense não é refém do centenário, é refém da sua grandeza, de sua historia e de seus títulos. quem é Nobrense/Mustafense, continua defendendo o indefensável. Mas......bom não adianta discutir......

Viva o Paulo Nobre, Viva a melhora da situação financeira, viva a austeridade financeira!!!!! Assim la na frente ainda vamos vencer (se não vencer, tudo bem, afinal já teremos reduzido bem a pressão e a torcida.)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest DIEGOLDAVID
Pq com o Liverpool? quer dizer e só vejo pela semelhança de sre um um time grande, de tradição e história vencedor no passado. Mas hoje é uma mera sombra do que ja foi.

 

Por isso, por estar num patamar inferior financeiramente em relação aos outros grandes clubes, por ver um clube rival inferior em relação a história e títulos ganhar tudo nos últimos 20 anos. Se confirmar a perda do título nesse ano vai lembrar e muito a perda do BR 2009.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A idéia é muito boa, mas precisa ser bem conduzida, e principalmente não pode ficar engessada por Pais, Filhos e seus feudos de araque.

 

O cara coloca um texto com idéias e o que acontece, aparece gente criticando por criticar, se não tem o que falar, é melhor ficar quieto e não tentar arrumar mais uma discussão besta sobre nobrete/mustafá/beluzete ou sei lá que nome preferem dar, e se não me engano isso é proibido, ou não...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eles tem um dos ingressos mais baratos do mundo e ainda tem a maior media de publico do mundo, talvez eles estejam dando certo pq tenham percebido que valorizar o maior bem do clube, a Torcida, e parte essencial, e nao trata-los como meros consumidores ou obriga-los a serem socios do clube.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Marcelozav

A primeira coisa que ao meu ver o Nobre terá de fazer, é baixar o preço dos ingressos. Como estamos mau, que tal colocar o preço único de 10 reais em qualquer setor? Não é hora de priorizar bilheteria, e sim chamar a torcida para junto. Alguém aí concorda em fazer um twitaço de preço único de 10 reais?

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De novo, obrigado a todos pela recepção.

Ñ compare o Palmeiras com um time médio. Na Alemanha só tem um grande. O Palmeiras é gigante e acho totalmente desproporcionais a comparação.

Não sei se você leu o final mas, a ideia do texto não é comparar o tamanho nem tradição dos times mas sim tomar como exemplo a reação que o time alemão teve após cair em uma situação ruim, eles deram a volta por cima, questiono se não seria possível pra nós fazermos parecido...

 

E convenhamos, se tivéssemos um elenco "médio" igual tem o Borussia atualmente, seria mais do que bom, reinaríamos sozinhos na América do Sul.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..