Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

J.M.Neto

Porque defendi a saída do Oswaldo

Posts Recomendados

Não devemos festejar a saída do técnico Oswaldo de Oliveira do comando do Palmeiras, devendo este fato servir mais como reflexão. Porém, defendi e aprovo sua saída, baseado em fatos, respeitando a opinião de quem não concorda. Vamos aos motivos:

 

Não podemos argumentar que o time está em formação, que o tempo é curto, que foram trocados 22 jogadores, que muitos não estrearam, etc. Claro que perto de nossos principais rivais, no começo da temporada, saímos com alguns passos atrás. Mas, no transcorrer do tempo, isso pode e deve ser superado,lembrando que já se passaram cinco meses. incluindo uma pré temporada razoável. Pergunto quem no Brasil atualmente tem um elenco como o nosso, com tantas opções? E o que vemos é um time regredindo quer dizer, a cada jogo percebe-se que o time se torna cada vez mais previsível. Não há jogadas ensaiadas, não há passagens de laterais, não há movimentação, reflexo ou de um time mal treinado, ou de um time que não consegue assimilar o que o técnico pede.

 

Oswaldo opinou e aprovou todas as contratações realizadas, não dando margem ao fato de acharem que ele teve que engolir seco os jogadores que foram apresentados. Ele foi peça fundamental na formação do elenco, inclusive em alguns casos sendo decisivo nas contratações, casos dos ex-atletas do Botafogo que tiveram oportunidade de trabalhar com ele em outra ocasião.

 

Quanto à forma de jogar do time, é algo a se ressaltar. E destaco o último jogo! No papel, a diferença técnica entre o Figueirense e o Palmeiras é abissal! Além disso, o adversário jogava desfalcado. E além disso, mais uma vez, perdeu mais dois atletas durante o jogo, um atacante e um meia, minando completamente o poder ofensivo de sua equipe. E isso ocorreu no primeiro tempo! Enquanto isso, o técnico insistia em manter dois volantes, um único meia com características de cadenciar mais o jogo, o que exige mais toque de bola, e três atacantes flutuando, sem centro avante fixo (a questão do falso nove). Em resumo, um time engessado e perdido na marcação adversária. Diante das circunstâncias, Argel Fucks, técnico adversário, rearmou o time, abrindo mão da criatividade (ele já não tinha muita mesmo!) e jogando por uma bola, percebendo principalmente vacilos na reorganização defensiva do Palmeiras (a falta de compactação do time é evidente!!!). Deu no que deu! Um contra ataque bem executado em velocidade, explorando uma clara falha de marcação e gol deles!

 

Voltando ao jogo citado... o que se pedia era uma companhia para o meia que cadencia o jogo (Zé Roberto) com a entrada do Cleiton Xavier, não no lugar do Arouca (que claramente não estava bem), mas tirando um dos “pontas” inventado pelo técnico (Kelvin, que estava muito mal na partida, muito pior que o Arouca inclusive). Com isso, haveria uma melhor distribuição dos jogadores em campo e com mais poder de chegada, sem perder o senso de marcação. O problema é que ele sempre insiste em trocar seis por meia dúzia. Tira atacante e coloca atacante! Não é por ai! Muitas vezes é preciso povoar melhor o meio de campo, sacando um homem típico de frente, para dar poder de chegada ao time, principalmente numa forma de jogar que não tem um centro avante fixo.

 

Isso ficou evidente nos dois jogos contra os curicas, quando o time atuou com dois meias criativos, com bom passe, o time evoluiu, criou muito mais e conseguiu os resultados esperados. Fora essas partidas, o time permaneceu engessado, sem nenhum poder de criação, sem movimentação, um time visivelmente assustado, inseguro, com medo de errar. Em suma, um time mal orientado.

 

Para finalizar, gostaria de citar um fato... o tal FATOR CASA!!! Mesmo no campeonato paulista, disputado contra equipes de qualidade inferior, esse fator deixou de ser marcante no Palmeiras! Na época do velho Palestra, o time chegou a ficar muitos jogos sem perder, por conta da pressão do estádio. Isso é reflexo de segurança e de confiança do time na torcida e vice versa. Hoje, ao que parece, mesmo com o estádio constantemente lotado e com a torcida correspondendo às expectativas, o time não cresce, pelo contrário, se acua, se assusta diante disso. E olha que o torcedor tem sido paciente, só vaiando o time ao final dos jogos. Fosse um técnico motivador, utilizaria mais esse expediente para motivar os jogadores. Sinceramente não vejo isso como um perfil do ex técnico, que, inclusive diante das más atuações, ficava incólume ao lado do campo, sem vibrar e sem exigir nada da equipe, conversando com os atletas como se estivesse numa reunião da Academia Brasileira de Letras.

 

Poderia me alongar mais, pois motivos não faltam para citar o fracasso do trabalho do Oswaldo no Palmeiras. Mas, tais argumentos já servem de motivos para confirmar o óbvio. Esse técnico não deu liga. Esperamos que o próximo entenda melhor os jogadores, saiba passar bem suas orientações, use bem o potencial de cada atleta (e não faltam opções para isso) e resgate a confiança da torcida, tão presente e tão menosprezada pelo time.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu modo de pensar Em Resumo: Foi tarde! Parabéns ao Nobre por tomar a atitude que ficou evidente a qualquer um - o time não evoluiu nada, ao contrário, declinou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não concordo com colocações subjetivas do tipo "deveria ter feito X ao invés de Y", muito menos quando são precedidas por frases como "não podemos argumentar que...".

 

Mas é isso, podem comemorar.

 

Vamos ver quanto tempo vocês dão pro próximo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou de acordo com você J.M. Neto.

 

O time não vinha apresentando uma evolução, ao contrário, vinha caindo de rendimento a cada jogo. Todos os outros times já sabiam jogar contra o Palmeiras de Oswaldo, tanto que as derrotas apareceram. Contra o Figueirense, ficou claro que na volta para o segundo tempo o Argel armou o time dele para o contra ataque, sabendo que o Palmeiras viria para cima como sempre, deixando o setor defensivo exposto. Isso tem sido clássico nos jogos do Palmeiras.

 

Enfim, não é algo a se comemorar, mas, na minha opinião, o time não ia evoluir com o Oswaldo. Creio que tenha ocorrido a demissão no momento certo.

 

Agora, espero que o próximo treinador possa vir e fazer esse time jogar bola, porque em questão de elenco, podemos dizer que o nosso é um dos mais capacitados do Brasil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por que fui contra?

 

Primeiro por que entendo que o planejamento deve visar resultados a médio e a longo prazo. Se vierem a curto prazo melhor claro, mas não se pode cobrar o responsável, no caso o técnico por não alcançar os resultados a curto prazo. Exceto se estes forem bem abaixo do Esperado.

 

Nos Primeiros 5 meses de trabalho os resultados foram acima da média, Se não classificamos dentre os dois primeiros compensamos isso chegando a final.

 

Por pouco não nos consagramos campeões mas além da derrota ser no penalty foi para um time que é do mesmo nível que o Palmeiras, mas com jogadores mais decisivos.

 

 

Depois da final os resultados foram abaixo do esperado, principalmente contra times que jogam retrancados (o que é um problema até para a seleção brasileira) mas mesmo assim o time mostrou sinais de recuperação ao jogar uma excelente partida contra os gambás e uma boa partida contra o internacional mesmo jogando apenas com um meia. Alias levou o empate depois da entrada do outro meia que se não esta fora de forma física, com certeza, deve estar sem rítimo de jogo pois pouco jogou esse ano.

 

Ademais, o grupo mostrava-se fechado com o técnico e sua saída pode abalar o bom ambiente que existe nos vestiários.

 

Sem contar que algumas peças como o Claiton xavier em forma, a recuperação de felype Gabriel e a estreia de alecssandro, a Volta quem sabe de Valdivia, podem fazer o time jogar melhor mesmo que o técnico seja um Zé qualquer.

 

Enfim, o planejamento não foi feito visando títulos em 2016 e sim a classificação para a libertadores esse ano. E as contratações foram feitas visando a forma de jogo idealizada por Oswaldo. Mas por esse imediatismo poderemos tanto ficar sem um quanto sem o outro. Pois a troca de tecnico pode ser um tatica errada como foi ano passado. E se o proximo tecnico não der conta de levar o time a libertadores provavelmente não será tecnico ano que vem e voltaremos praticamente a estaca zero.

 

Mas é claro também pode surtir efeitos positivos, pois o grupo é bom, dedicado e com as peças que estão faltando pode render mais. Espero que seja isso que aconteça seja o técnico que for

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o medio e longo prazo, mas precisa ter uma evolucao, por menor que seja e eu nao vi isso.

 

O Planejamento pode ter sido paa 2016, mas os fantasmas de 2012, 2014 ainda assustam, e o Palmeiras pelo jeito nao quis correr nenhum risco, mesmo eu achando que nem se quisesse esse time cairia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha esquecido o que era ganhar um clássico jogando de forma convincente, se existem vários contras também existem algum prós, eu teria dado um pouco mais de tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não concordo com colocações subjetivas do tipo "deveria ter feito X ao invés de Y", muito menos quando são precedidas por frases como "não podemos argumentar que...".

 

Mas é isso, podem comemorar.

 

Vamos ver quanto tempo vocês dão pro próximo.

 

Por favor, discorra então sobre o porque de manter um tecnico que em 6 meses não deu padrão nenhum ao time, não ganhou do Goias, Figueirense, e o Poderoso Asa. Sem contar dar o unico ponto que o inabalável Joinville tem no campeonato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest verdao.1999

Daria mais tempo...mais tempo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo, até domingo eu era contra a demissão... mudei de opinião após o jogo, onde ficou evidente a teimosia do OO em insistir (e insistir há vários jogos inclusive) em erros que todos enxergavam.

 

Como comentei, acho que o futebol japonês atrapalhou um pouco o OO... ele pensa que aqui basta desenhar no papel a tática perfeita (no Japão, como o nível técnico é baixo, as vitórias são conquistadas na maioria das vezes em função das táticas aplicadas) e acha que vai tudo funcionar como ele imagina, porém não é assim que funciona... e falta a ele a capacidade de analisar isso e mudar o esquema conforme a necessidade do momento. Infelizmente, ele mostrou que não sabe (ou não quer) mudar, que o esquema dele é o ideal e o problema está nos jogadores... faltou adaptabilidade por parte do Osvaldo, para chegar ao esquema ideal. Já que ele não quer mudar... então o Palmeiras muda por ele.

 

E outro comentário, estava assistindo na Fox a trajetória da Juventus (que sagrou-se campeã agora do campeonato italiano), e o técnico deles foi demitido no começo do campeonato, quando posteriormente entrou o Allegri. Com o Allegri (que assumiu então recentemente) o time não deslanchou logo no início, mas o time foi evoluindo (esta é a palavra chave, o time EVOLUI... ao contrário do time do OO) e no final foi campeão italiano e vice da Champions.

 

Portanto, sou a favor da mudança de comando... pois este é o momento!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Por que fui contra?

 

Primeiro por que entendo que o planejamento deve visar resultados a médio e a longo prazo. Se vierem a curto prazo melhor claro, mas não se pode cobrar o responsável, no caso o técnico por não alcançar os resultados a curto prazo. Exceto se estes forem bem abaixo do Esperado.

 

Nos Primeiros 5 meses de trabalho os resultados foram acima da média, Se não classificamos dentre os dois primeiros compensamos isso chegando a final.

 

Por pouco não nos consagramos campeões mas além da derrota ser no penalty foi para um time que é do mesmo nível que o Palmeiras, mas com jogadores mais decisivos.

 

 

Depois da final os resultados foram abaixo do esperado, principalmente contra times que jogam retrancados (o que é um problema até para a seleção brasileira) mas mesmo assim o time mostrou sinais de recuperação ao jogar uma excelente partida contra os gambás e uma boa partida contra o internacional mesmo jogando apenas com um meia. Alias levou o empate depois da entrada do outro meia que se não esta fora de forma física, com certeza, deve estar sem rítimo de jogo pois pouco jogou esse ano.

 

Ademais, o grupo mostrava-se fechado com o técnico e sua saída pode abalar o bom ambiente que existe nos vestiários.

 

Sem contar que algumas peças como o Claiton xavier em forma, a recuperação de felype Gabriel e a estreia de alecssandro, a Volta quem sabe de Valdivia, podem fazer o time jogar melhor mesmo que o técnico seja um Zé qualquer.

 

Enfim, o planejamento não foi feito visando títulos em 2016 e sim a classificação para a libertadores esse ano. E as contratações foram feitas visando a forma de jogo idealizada por Oswaldo. Mas por esse imediatismo poderemos tanto ficar sem um quanto sem o outro. Pois a troca de tecnico pode ser um tatica errada como foi ano passado. E se o proximo tecnico não der conta de levar o time a libertadores provavelmente não será tecnico ano que vem e voltaremos praticamente a estaca zero.

 

Mas é claro também pode surtir efeitos positivos, pois o grupo é bom, dedicado e com as peças que estão faltando pode render mais. Espero que seja isso que aconteça seja o técnico que for

 

 

Eu já tinha esquecido o que era ganhar um clássico jogando de forma convincente, se existem vários contras também existem algum prós, eu teria dado um pouco mais de tempo.

 

2

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um trecho da entrevista de ontem onde fica claro que a demissão do Oswaldo foi a coisa certa a se fazer.

 

Não to achando o video agora, mas é um trecho onde ele fala algo com a "intensidade dos treinos" dele e como ele gostaria que o time atacasse e defedesse com bastante intensidade também.

 

Na minha opinião, ataque e defesa na intensidade que o Oswaldo pregava somente o Barcelona consegue.

 

Acho que o Oswaldo não soube controlar isso, deixando o time muito afobado e exposto ao contra ataque. No campeonato brasileiro, devido ao grande equilibrio que existe entre os clubes, penso que em diversos jogos não há essa necessidade de se expor tanto, o correto deveria dar uma cozinhada no jogo, jogar com inteligência, pra definir a fatura em um ou dois lance (ex: jogo contra o figueirense).

 

Ainda, aproveito para levantar uma questão: Até onde essa intensidade que o Oswaldo pregava, tanto nos treinos como nos jogos, poderia estar contribuindo para as diversas lesões que temos no elenco?

 

Bom, pra mim, a demissão do Oswaldo foi acertada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest sk84life

Se alguém monta um time do zero esperando que esse time só vá apresentar um gráfico de crescimento exponencial de qualidade, sem nenhuma oscilação.... deveria se afastar até de planejamento pra abrir uma vendinha no bairro. Que dirá de um time de futebol que investe milhões numa temporada e tem um orçamento maior do que a média de faturamento da maioria das empresas brasileiras.

Que venha o próximo salvador da pátria.

 

Por favor, discorra então sobre o porque de manter um tecnico que em 6 meses não deu padrão nenhum ao time, não ganhou do Goias, Figueirense, e o Poderoso Asa. Sem contar dar o unico ponto que o inabalável Joinville tem no campeonato.

 

Não é nem sobre o potencial do Oswaldo. É sobre planejamento. E qual a possibilidade de trazer um técnico estranho a esse planejamento e dar a ele a responsabilidade de nos próximos 6 meses dar padrão de jogo ao time... Torço para que o próximo técnico tenha alguma paz para trabalhar no meio desses tubarões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se alguém monta um time do zero esperando que esse time só vá apresentar um gráfico de crescimento exponencial de qualidade, sem nenhuma oscilação.... deveria se afastar até de planejamento pra abrir uma vendinha no bairro. Que dirá de um time de futebol que investe milhões numa temporada e tem um orçamento maior do que a média de faturamento da maioria das empresas brasileiras.

Que venha o próximo salvador da pátria.

 

O problema não são as oscilações e sim o crescimento, que eu não vi, diferente de outros que conseguiram ver.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..