Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FStranieri

Qual o problema defensivo do Palmeiras?

Posts Recomendados

Vejo que na frente o Palmeiras geralmente cria chances de gol, mas na parte defensiva sofremos muito. Que o estagiário é o maior culpado pela nossa inconsistência defensiva não tenho a menor dúvida, mas indo mais a fundo creio que não é apenas uma questão tática, mas técnica também. Primeiro gostaria de externar algumas percepções particulares:

 

DEFICIÊNCIA

 

1 - Vejo que a fragilidade de nossa defesa fica mais evidente em contra-ataques, quando o número de jogadores adversários se equipara aos nossos, em jogadas de velocidade proporcionadas por eles.

 

2 - Quando o Palmeiras tem que atacar adversários fincados na defesa, os laterais sobem pra ser opção de passe, assim como o Wesley, ficando na linha meio campo os 2 zagueiros e o 1o volante (ontem o Josimar), e quando o Palmeiras é pego no contra-ataque, nosso primeiro volante e os zagueiros não conseguem acompanhar a corrida dos adversários, especialmente os zagueiros.

 

3 - o Wendel demora muito pra recompor a defesa quando vai pro ataque. Juninho até consegue faze-lo na velocidade normal, contudo ambos tem graves deficiências de marcação mesmo quando chegam no adversário.

 

QUESTÃO TÁTICA

 

Com isso vejo que, fica evidente que precisamos de um sistema defensivo mais eficiente, pois com a subida dos 2 laterais e do Wesley, e com nossos 2 zagueiros e 1o volante centralizados no meio campo, o contra ataque do adversário com 1 meia, 1-2 pontas abertos, e 1 centroavante, vence nossa defesa com facilidade, vide ontem.

 

NÃO PODEMOS NOS RESGUARDAR APENAS COM 3 JOGADORES LENTOS, contra-ataque vira mortal.

 

O que geralmente se faz é um movimento de pendulo dos laterais, ou seja, quando um sobe, o outro mantém posição, o zagueiro mais próximo da lateral oposta cobre aquela lateral que saiu, o outro zagueiro fica centralizado dando cobertura a ambos, e o 1o volante desce pelo centro diminuindo a velocidade do meia. Também se aplica na produção de jogadas, que quando o volante se aproxima da área, o meia recua pro meio campo, tanto pra ser uma opção de desafogo do passe, quando pra ajudar na marcação do meio no contra-ataque.

 

Vejo que no Palmeiras, Valdívia e Wesley rondam a área no ataque, e o 1o volante fica sozinho no meio campo pra fazer a bola girar, o que é temerário (tanto pela postura defensiva do time, quanto pela péssima qualidade na distribuição de passe de Josimar, Eguren, M.O). E quando o Valdívia vai pro meio campo, ele não acompanha o adversário até nossa área.

 

Outro problema é a cobertura, ontem teve a jogada de um gol onde Lúcio E M.O. deram combate em um jogador ao mesmo tempo, e como a bola passou, tomamos o gol. Quem dá o bote e quem cobre é algo que tem que ser definido desde sempre, algo básico. Pela falta de velocidade, acho que o Lúcio tem que sempre ser a sobra (aliás ele tem que ser PROIBIDO de subir, SEMPRE, SEM EXCESSÃO, pois não tem velocidade pra voltar)

 

Para o Valdívia poder não voltar, e ao mesmo tempo permitir o Wesley participar das jogadas de frente, talvez só nos reste jogar com 3 volantes, com o Wesley fazendo o 3o homem do meio campo, com 2 fixos e 1 que vá e volte (como era com o Felipão), ou jogando com um losango no meio campo (como gosta o Pofexô), com o 1o volante mais fixo, e outros 2 no meio que sobem na medida da necessidade, onde eu usaria Wesley e Mendieta, algo mais ou menos assim com o que temos hoje:

 

----------------Prass-------------------

Wendel - Lúcio - Wellington - Juninho

---------------França-------------------

--------Wesley-----Mendieta-----------

---------------Valdívia-------------------

------Bruno César----------------------

-------------Henrique-------------------

 

REGRAS

- Laterais trabalham em pêndulo, mas esse 1 só tem liberdade de sair quando o adversário estiver todo na defesa, caso contrário ambos tem que ficar, subindo até no máximo a linha de meio campo.

- 1o volante deve SEMPRE guardar posição

- Volantes de meio trabalham em pêndulo em contra-ataque rápido, e podem sair ambos quando o adversário estiver na fincado na defesa.

- Meias e atacante dão apenas o 1o combate.

 

QUESTÃO TÉCNICA

 

Inobstante a questão tática, acho que precisamos de opções melhores de volantes, laterais e zagueiros pois:

 

Zagueiros - Lúcio e T. Alves não tem condição de serem titulares, precisamos de uma zaga técnica e veloz, talvez o Wellington se lapidado possa ser uma das opções, mas temos que trazer no mínimo outra opção com essas características. (Manoel é forte, rápido e técnico - Dispensaria Lúcio e T. Alves)

 

Volantes - Eguren, Josimar, M. Oliveira tem sérias deficiências na marcação e especialmente no passe, assim além de não conseguir parar o ataque adversário, nossa bola sai quadrada quando tem que sair dos pés deles. Eu dispensava os 3, traria de volta o Luis Gustavo (pra compor junto com o França), e um outro jogador pra reserva do Wesley.

 

Laterais - Juninho e Wendel são ruins de marcação, pouco vão ao fundo fazer cruzamento e erram passes em quantidade acima do aceitável, especialmente o Wendel. Sei que não tem muitos laterais no mercado brasileiro, então buscaria no mercado sulamericano um LD, e tentava reintegrar psicologicamente o L. Felipe no time pra ser reserva (dispensaria o Wendel)

 

CONCLUSÃO

 

Pra mim é evidente que temos um problema tático e técnico, tático um outro técnico com um pouco mais de critério acho possível resolver.

Mas ainda assim temos sérios problemas na zaga, laterais e volância, por deficiência técnica que precisamos urgentemente recompor.

 

Essa é minha opinião sobre o tema, e gostaria de ouvir a de vocês pra saber se acham que nosso problema defensivo é somente tático, é somente técnico ou ambos, e como pode ser resolvido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falta noção de posicionamento tático. Falta um zagueiro de nível, boa qualidade, que dê segurança ao Lúcio. Tiago Alves, Marcelo Oliveira e Welllington definitivamente não são alguém assim. Falta proteção dos volantes. Falta recomposição das laterais. Falta não escalar o Josimar. Enfim, falta tudo... a começar, principalmente, por um técnico digno de Palmeiras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com quase tudo...

 

Menos com dispensar o Lucio, Eguren e Marcelo Oliveira.

 

 

O Lucio é lento e só pode ir pra area em escanteios, mas mesmo lento ele ainda tem vigor fisico, nao tem cara de bonzinho... e tem jogado bem durante o ano, ele consegue atenuar a lerdeza com um bom posicionamento. Mas nao é facil jogar ao lago do Tiago Alves ou entao depois botar o Marcelo Oliveira de zagueiro (que nao é a dele). Isso compromete toda a zaga, o Wellington tava jogando legal com o Lucio. Nao entendo o porque dele não jogar.

 

O Marcelo Oliveira jogando de volante, nao tem ido mal não...

O Eguren fez alguns jogos legais e outros ruins, não é pra ser titular, mas serve para compor elenco. Ele é lerdo, mas ficando fixo de primeiro volante com uma sequencia, até pode ser que renda um pouco mais.

 

Ja o Josimar eu não consigo entender não, é ruim demais... erra muitos passes, ontem direto ele tocando a bola pra quem tava bem marcado, enquanto do outro lado tinha um jogador livre, parece que nao consegue andar e pensar ao mesmo tempo, sempre ele ta atrasado nas jogadas e tentando se recuperar... pessimo.

 

Os nossos laterais direto sobem junto, Wendel erra quase tudo o que tenta e o Juninho SEMPRE vai pro meio ou quando vai pro fundo, ele cisca e volta a bola, nao cruza nem fudendo, é um completo inutil.

 

 

E eu nao entendo o porque de ficar forçando o Leandro a voltar marcando os Laterais... se os laterais do Palmeiras são inuteis no ataque, porque nao conseguem marcar?

Direto o Leandro ta no campo de defesa tentando roubar a bola em alguma lateral, ai ele ou alguem toma e vai tentar um contra-ataque... e cade ele? Ta na defesa ajudando e nao tem quem jogar la na frente. É foda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jogadores ruins + kleina ameba não sabe arma uma marcação eficiente = goleada de times medilcres como flamerda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema está nas opções que nosso treineiro tem feito na escalação.

Está escalando jogadores errados nas posições erradas e com coberturas erradas.

Não cria entrosamento por não dar continuidade as escalações.s...

Um bom exemplo é o M.Oliveira.....tem rendido melhor na volancia....GK insiste em coloca-lo na zaga....

Tiago Alves é reserva imediato do Lucio e não seu companheiro de zaga.

Wellington foi o que melhor se destacou ao lado de Lucio e com a cobertura da dois volantes (M.Oliveira e França), tenho ctz que não teriamos esses buracos na defesa...

Mas o "Jenio" prefere escalar o seu peixinho Josimar e escalar o Oliveira na zaga....fode com dois sertores só por escolher errado.....

 

pra mim nosso elenco não é ruim....não é brilhante...mas se iguala a muitos outros times da serie A....problema é que esta sendo mal rteinado, mal escalado e mal aproveitado.

FORA KLEINA!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dispensar Lucio, josimar muito pior que o eguren, as derrotas estão nos deixando cegos.

 

abs

 

Lucas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tatico. Laterais totalmente sem cobertura, Juninho sem função em campo, volantes quem não marcam ninguem.

 

Tem tantos times piores ou no mesmo nível do nosso que conseguem marcar e jogar mto bem, como o Ituano.

 

O Kleina tem que entender que temos que jogar fechado, ele abre demaaaais o time, chega a ser ridículo, fica tudo aberto, muito fácil pro adversário fazer gols.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dispensar o Lúcio seria uma injustiça tremenda. Pode não estar sendo um primor, porém visivelmente é o menos pior do sistema defensivo. Josimar? Piada de PÉSSIMO gosto. Tanto o Eguren quanto o França são bem melhores e estão sendo preteridos pelo técnico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Técnico.

 

Ele resolve a parte técnica e a parte psicológica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O problema está nas opções que nosso treineiro tem feito na escalação.

Está escalando jogadores errados nas posições erradas e com coberturas erradas.

Não cria entrosamento por não dar continuidade as escalações.s...

Um bom exemplo é o M.Oliveira.....tem rendido melhor na volancia....GK insiste em coloca-lo na zaga....

Tiago Alves é reserva imediato do Lucio e não seu companheiro de zaga.

Wellington foi o que melhor se destacou ao lado de Lucio e com a cobertura da dois volantes (M.Oliveira e França), tenho ctz que não teriamos esses buracos na defesa...

Mas o "Jenio" prefere escalar o seu peixinho Josimar e escalar o Oliveira na zaga....fode com dois sertores só por escolher errado.....

 

pra mim nosso elenco não é ruim....não é brilhante...mas se iguala a muitos outros times da serie A....problema é que esta sendo mal rteinado, mal escalado e mal aproveitado.

FORA KLEINA!!!

 

 

Falou tudo que eu falar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest André Casagrande

segredo-da-vitoria-do-flamengo.jpg

Tá explicado o nó que o Jayme deu no senhor que senta no banco do Palmeiras?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..