Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Papaléguas

Análise Itaú BBA - Palmeiras 2017

Posts Recomendados

Agora, victorguiguet disse:

Sinceramente acho que Palmeiras e Flamengo deveriam estar aproveitamento muito melhor essa fase de grande superioridade financeira em relação aos demais clubes.

Faturamos quase 50% mais que Cruzeiro e Grêmio, mas temos times similares. Quanto aos resultados, em 2017 eles foram bem superiores.

E se fosse o inverso? E se esses times faturassem 50% a mais que o Palmeiras? Será que conseguiríamos enfrentar esses times em condição de igualdade?

Pq faturamos e investimos muito mais, mas não conseguimos ter um time mais forte que eles?

Eu vejo o Palmeiras com receita muito maior que praticamente todos os demais clubes, dívidas menores e investimento muito superior, mas não vejo toda essa superioridade econômica na prática, dentro de campo.

Algo com certeza está errado.

Mas a gente teve o contrário, de 2001 a 2014 a gente faturou menos que muitos dos times que você citou, e ganhamos um campeonato aqui, outro ali. Os patamares aqui são similares não tem muita diferença, podemos ver essa diferença só ao longo dos anos, talvez em uns 3 ou 4 anos, aí seria uma superioridade igual os regionais. Quando Palmeiras e CRF forem em SPFC, SFC, SCCP, CRVG e contrarem seus melhores jogadores sem dó, como fazemos já fazemos com coritiba, bahia, vitoria, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Agora, PC Kawano disse:

Mas a gente teve o contrário, de 2001 a 2014 a gente faturou menos que muitos dos times que você citou, e ganhamos um campeonato aqui, outro ali. Os patamares aqui são similares não tem muita diferença, podemos ver essa diferença só ao longo dos anos, talvez em uns 3 ou 4 anos, aí seria uma superioridade igual os regionais. Quando Palmeiras e CRF forem em SPFC, SFC, SCCP, CRVG e contrarem seus melhores jogadores sem dó, como fazemos já fazemos com coritiba, bahia, vitoria, etc.

Nesse período que vc mencionou a gente caiu duas vezes, quase caiu a terceira, ganhou uma Copa do Brasil de forma inexplicável contra o Coritiba e um Paulistão em 2008 com investimento forte da Traffic. Éramos humilhados pelos nossos rivais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, victorguiguet disse:

Nesse período que vc mencionou a gente caiu duas vezes, quase caiu a terceira, ganhou uma Copa do Brasil de forma inexplicável contra o Coritiba e um Paulistão em 2008 com investimento forte da Traffic. Éramos humilhados pelos nossos rivais.

Sim, o que configura o dinheiro mal gasto, e  olha que gastavamos iguais aos de faturamento superior. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 horas atrás, Caiser Soze disse:

 

                  Porque não falam que além de tudo, o Palmeiras não aderiu ao Profut e portanto, está livre de mais essa tempestade? É difícil demais para esses caras admitirem que o Palmeiras dará as cartas em pouco tempo e vai ser o único a não flertar com a falência, quem diria, o mundo dá voltas!

Cada ano que passa, a análise desse Itau BBA só melhora.

Eu acho que já damos as cartas. Porém isso não é sinônimo de títulos. 

No futebol, não basta ter dinheiro, tem que ter elenco e este elenco funcionar. Creio que se ganharmos 1 título este ano, já entraremos em outro patamar. (2015 a 218 com 3 títulos de expressão).

O problema é que um jogador pode valer 20, 30 até 50 milhas, mas se der qualquer zica ele fica nulo ou não rende. E todo o investimento vai por água abaixo.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

      O fato de ter mais dinheiro e organização não garante supremacia imediata,  só a manutenção dessa condição é  que garantirá,  ao longo do tempo. No caso do Palmeiras,  tem o agravante de ter apostado em 3 técnicos principiantes e um sem motivação num espaço de menos de 18 meses. Não há como ter êxito neste cenário,  entretanto,  não culpo a diretoria nessas experiências pois eles adotaram uma prática de renovação,  em todos os níveis,  infelizmente não  deu certo, mas o rumo já foi corrigido, "lição aprendida e rodas girando". 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Bertholdi

Se ao menos essa superioridade na arrecadação refletisse em campo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
49 minutos atrás, victorguiguet disse:

Sinceramente acho que Palmeiras e Flamengo deveriam estar aproveitamento muito melhor essa fase de grande superioridade financeira em relação aos demais clubes.

Faturamos quase 50% mais que Cruzeiro e Grêmio, mas temos times similares. Quanto aos resultados, em 2017 eles foram bem superiores.

E se fosse o inverso? E se esses times faturassem 50% a mais que o Palmeiras? Será que conseguiríamos enfrentar esses times em condição de igualdade?

Pq faturamos e investimos muito mais, mas não conseguimos ter um time mais forte que eles?

Eu vejo o Palmeiras com receita muito maior que praticamente todos os demais clubes, dívidas menores e investimento muito superior, mas não vejo toda essa superioridade econômica na prática, dentro de campo.

Algo com certeza está errado.

Obviamente temos diversos investimentos malfeitos, como qualquer clube no mundo, e devemos nos esforçar pra melhorar nosso índice de aposta, mas isso não quer dizer que estamos gastando muito mal e desperdiçando a nossa superioridade financeira.

Infelizmente, mesmo tendo mais recursos para a montagem de elenco, ainda somos comparativamente pobres em relação ao futebol europeu e por isso é quase impossível contratar ou manter por muito tempo jogadores acima da média.

Por isso, a montagem do elenco visa montar um conjunto coeso e homogêneo, que permita disputar as diversas competições com algum grau de protagonismo, e isso não é feito de maneira tão rápida e também, e um jogador acima da média(geralmente vindo da base) acaba igualando um pouco as forças, ao menos em alguns jogos e/ou campeonatos.

E mesmo com a falta de rumo apresentada por vezes pelo departamento de futebol, e da falta de capacidade apresentada por algumas comissões técnicas, o resultado da superioridade financeira começa a aparecer, ao menos para nós, ou você acha que tendo o RM como técnico por metade de uma temporada e mesmo assim ter chegado à final do Paulista, perdendo para o atual campeão nacional, estar nas quartas da libertadores, na semi da copa do Brasil e estar disputando o título brasileiro (mesmo que o futebol não encante) não é uma demonstração de força?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Esse mantra que "temos mais dinheiro por isso temos que passar por cima dos demais" dá certo lá fora ,aqui só funciona como papo de torcedor;mesmo o Palmeiras tendo melhores condições que a maioria,se ele quiser contratar os melhores jogadores do país não terá condições (ex: o Palmeiras é mais ", rico" que o Grêmio,mas não têm condições financeira de tirar o Ewerton Cebolinha de lá,da mesma maneira que arrecada "o dobro" do Cruzeiro mas se quiser tirar algum destaque de lá não terá grana).Uma coisa é o Bayern na Alemanha que se reforça enfraquecendo os rivais, assim como a Juventus na Itália e a dupla de gigantes espanhóis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Já estou me convencendo de que ter mais dinheiro não é tão relevante no futebol brasileiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, victorguiguet disse:

Já estou me convencendo de que ter mais dinheiro não é tão relevante no futebol brasileiro.

Ter mais dinheiro sempre será relevante, em qualquer mercado. Porém a diferença financeira ainda não está num patamar semelhante ao que ocorre na Europa(onde o grupo mais rico consegue facilmente comprar destaques dos demais clubes), os clubes mais ricos ainda são pobres comparados aos europeus, essa cisão no grupo dos times grandes ainda é recente demais para termos sinais mais marcantes desta diferença econômica e não podemos esquecer que as atuais regras(ou falta delas) são bastante lenientes com clubes/diretorias caloteiros que gastam mais do que podem pra montar um time capaz de bater de frente com os mais ricos(ex. o Cruzeiro). Daqui alguns anos veremos uma diferença bem maior e resultados mais consistentes do grupo mais rico(apesar de os times mais ricos já começarem a se fixar na parte de cima da tabela dos campeonatos nacionais, mesmo neste período de transição).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, DiegoMachado disse:

Ter mais dinheiro sempre será relevante, em qualquer mercado. Porém a diferença financeira ainda não está num patamar semelhante ao que ocorre na Europa(onde o grupo mais rico consegue facilmente comprar destaques dos demais clubes), os clubes mais ricos ainda são pobres comparados aos europeus, essa cisão no grupo dos times grandes ainda é recente demais para termos sinais mais marcantes desta diferença econômica e não podemos esquecer que as atuais regras(ou falta delas) são bastante lenientes com clubes/diretorias caloteiros que gastam mais do que podem pra montar um time capaz de bater de frente com os mais ricos(ex. o Cruzeiro). Daqui alguns anos veremos uma diferença bem maior e resultados mais consistentes do grupo mais rico(apesar de os times mais ricos já começarem a se fixar na parte de cima da tabela dos campeonatos nacionais, mesmo neste período de transição).

        Perfeito. Acrescentando,  também há o grande problema de os melhores valores, aqueles realmente acima da média, serem "pinçados" quase que imediatamente aos grandes europeus,  isso terá que ser tratado e revisto, senão o investimento e organização das categorias de base, (setor em que o Palmeiras vem dando um show à  parte, com uma quantidade absurda de convocações nas seleções,  em todas as idades), corre o risco de se tornar apenas uma atividade subsidiária/terceirizada dos clubes  ricos da Europa e nada mais. Os garotos precisam ficar ao menos até os 21, 22 anos e ganhando títulos. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 18/09/2018 at 11:05 PM, jpalst said:

verdade eu nem fiz as contas , como é proximos os numeros achei que era isso, agora da onde ele tirou esses 35 % não entendi ate porque ta mal explicado. "responsável por um estudo anual das finaças dos clubes brasileiros, fez uma simulação em que as receitas com patrocínio seriam apenas 35% do que a Crefisa paga ao Palmeiras."

Eu acho que não é horrível porém não é confiável também, porém não tem estudos confiáveis, é o que temos de informação infelizmente nem nas informações dos próprios clubes da pra confiar.  

Na verdade o que ele disse foi que fez uma simulação em que o patrocínio da Crefisa seria 35% do que é hoje (cerca de 48 milhões ao invés de 137) e mesmo assim o clube manteria-se equilibrado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vi a análise de quase todos os times e o que eu posso dizer dessa análise é que ela é muito rasa.

Não falam como estão as estruturas das dívidas, tem gente com divida bancaria de 35mi e a análise está dizendo ser muito satisfatória a divida bancária ser pequena, mesmo não sabendo se esta dívida está cobrando juros altos, se é de curto ou de longo prazo.

Se, por exemplo, essa dívida bancária de 35mi for para pagar esse ano e o clube não tem dinheiro, ele vai ter que renegociar essa dívida ou capitalizar seu financeiro para pagá-la, o que geralmente aumenta a dívida para o próximo ano, ou seja, não temos como analisar se esta dívida é boa ou não, ou se o clube está bem das pernas ou não.

Um exemplo é o time do Atlético-PR que tem uma dívida bancária que passa dos 400mi, porém eles contabilizaram o empréstimo que eles fizeram para construir o estádio nesta dívida bancária. A análise do BBA foi totalmente desfavorável, mesmo sabendo que este valor está diluído em muitos anos.

Uma conta de padaria pode muito bem exemplificar esse caso: você prefere ter uma divida de 35mi para pagar neste ano, mesmo sabendo você não terá esse dinheiro este ano, fazendo você ter que recorrer a mais empréstimos ao longo do ano, ou você prefere ter 400mi divididos em 30 anos de 15mi, sendo que, na sua programação financeira, esse dinheiro já está separado para você realizar o pagamento?

Contra os gambás, não fizeram a mesma análise, pois os mesmo não contabilizaram o empréstimo do estádio em seu balanço. 

E pode ter certeza que ano que vem seremos alvos de análises desfavoráveis. A divida bancária na análise vai aumentar consideravelmente, mesmo o Palmeiras não tendo que desembolsar os valores em um curto espaço de tempo. Tudo isso graças ao movimento financeiro feito esse ano, onde a Crefisa "emprestou" 120mi ao Palmeiras para contratação de jogadores.

Como eu conheço o fórum, isso vai desencadear uma caça as bruxas terríveis contra os "culpados".

Outra coisa que eu não consigo entender é o que eles consideraram como despesas operacionais!?

Como a do Palmeiras e Flamengo aumentaram e está acima dos outros times, estou considerando que sejam ligadas a manutenção do elenco, mas isso é chute mesmo. Todos os melhores times tem uma despesa operacional maior.

O que eles não falam de ninguém é da dívida de impostos, deve ser por causa do Profut que veio salvando a lavoura de muitos times, principalmente os do Rio que são os que mais devem. Porém essa salvação acho que não vem nem pra Botafogo, Fluminense e Vasco que não conseguem fazer caixa e estão cada vez mais aumentando sua dívida bancária. Estão chegando logo à um período de insolvência se não equalizarem suas contas.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Alan Felipe disse:

Eu vi a análise de quase todos os times e o que eu posso dizer dessa análise é que ela é muito rasa.

Não falam como estão as estruturas das dívidas, tem gente com divida bancaria de 35mi e a análise está dizendo ser muito satisfatória a divida bancária ser pequena, mesmo não sabendo se esta dívida está cobrando juros altos, se é de curto ou de longo prazo.

Se, por exemplo, essa dívida bancária de 35mi for para pagar esse ano e o clube não tem dinheiro, ele vai ter que renegociar essa dívida ou capitalizar seu financeiro para pagá-la, o que geralmente aumenta a dívida para o próximo ano, ou seja, não temos como analisar se esta dívida é boa ou não, ou se o clube está bem das pernas ou não.

Um exemplo é o time do Atlético-PR que tem uma dívida bancária que passa dos 400mi, porém eles contabilizaram o empréstimo que eles fizeram para construir o estádio nesta dívida bancária. A análise do BBA foi totalmente desfavorável, mesmo sabendo que este valor está diluído em muitos anos.

Uma conta de padaria pode muito bem exemplificar esse caso: você prefere ter uma divida de 35mi para pagar neste ano, mesmo sabendo você não terá esse dinheiro este ano, fazendo você ter que recorrer a mais empréstimos ao longo do ano, ou você prefere ter 400mi divididos em 30 anos de 15mi, sendo que, na sua programação financeira, esse dinheiro já está separado para você realizar o pagamento?

Contra os gambás, não fizeram a mesma análise, pois os mesmo não contabilizaram o empréstimo do estádio em seu balanço. 

E pode ter certeza que ano que vem seremos alvos de análises desfavoráveis. A divida bancária na análise vai aumentar consideravelmente, mesmo o Palmeiras não tendo que desembolsar os valores em um curto espaço de tempo. Tudo isso graças ao movimento financeiro feito esse ano, onde a Crefisa "emprestou" 120mi ao Palmeiras para contratação de jogadores.

Como eu conheço o fórum, isso vai desencadear uma caça as bruxas terríveis contra os "culpados".

Outra coisa que eu não consigo entender é o que eles consideraram como despesas operacionais!?

Como a do Palmeiras e Flamengo aumentaram e está acima dos outros times, estou considerando que sejam ligadas a manutenção do elenco, mas isso é chute mesmo. Todos os melhores times tem uma despesa operacional maior.

O que eles não falam de ninguém é da dívida de impostos, deve ser por causa do Profut que veio salvando a lavoura de muitos times, principalmente os do Rio que são os que mais devem. Porém essa salvação acho que não vem nem pra Botafogo, Fluminense e Vasco que não conseguem fazer caixa e estão cada vez mais aumentando sua dívida bancária. Estão chegando logo à um período de insolvência se não equalizarem suas contas.

 

              Exatamente. E percebo que há uma boa vontade enorme com o Flamídia, ano passado fizeram empréstimos, este ano, segundo o torcedor símbolo MCP, vão fazer de novo, que raio de bonança financeira é essa? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 minutos atrás, Caiser Soze disse:

              Exatamente. E percebo que há uma boa vontade enorme com o Flamídia, ano passado fizeram empréstimos, este ano, segundo o torcedor símbolo MCP, vão fazer de novo, que raio de bonança financeira é essa? 

Não sei onde eu assisti/li, então não tenho fonte. Mas a maior parte da diminuição da divida foi de renegociação da mesma.

O que eles fizeram, foi a mesma coisa que empresas em recuperação judicial faz: renegociação com credores para não deixar a empresa falir devido às cobranças das dívidas.

Eles foram lá e renegociaram. O credor, que já estava desesperançoso em receber, aceitou.

Geralmente nessas renegociações, os valores de multas e correções são  perdoadas ou descontadas e parceladas em vários meses. Esse que foi o pulo do gato, foi aí que eles diminuíram consideravelmente sua divida.

Ao meu ponto de ver, essa não é uma administração ruim, ao contrário, pois estão conseguindo diminuir a dívida e fazer os pagamentos das renegociações, diminuindo assim sua dívida total.

Mas em um certo período, onde as receitas não foram suficientes para os pagamentos desses acordos, eles tiveram que recorrer aos empréstimos. Mostrando assim uma saúde financeira frágil e volátil ao mercado, pois ainda não conseguem fazer caixa com a "bonança" em que vivem.

Também tem que ver se as receitas que eles planejaram receber estão de acordo com o que eles estão recebendo, porque isso é fazer um planejamento correto. Se eles fazem um planejamento em que eles estimam ganhar x e recebem 1/2x é porque o planejamento financeiro está totalmente equivocado. Mas essas informações eu não tenho.

Mas esse cenário mostra que, se em um momento as receitas diminuírem (se os acordos de transmissão pararem de beneficiá-los ou se patrocínios estatais secarem), eles voltaram ao patamar de alguns anos atrás, onde não tinham dinheiro para pagar dívidas e as via aumentar a certo ponto de não conseguirem investir na principal fonte de receita de um time de futebol. 

Aí vão ter que se reprogramar e possivelmente sentar na mesa dos seus credores e renegociar novamente. O que não é visto com bons olhos.

Pelo visto, isso não vai acontecer nos próximos 4/5 anos, devido às atuais negociações televisivas de 2019 a 2024 e por causa do cenário atual da politica do banco que os patrocinam. Então teremos que aguentar essa babação de ovo 

Esse é o meu ponto de vista, tendo as informações que eu acompanho do time deles. Nada de análise profissional, mas não tão rasa como a do BBA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..