Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eduardo Luiz

Palmeiras x Ferroviária - Atuação do técnico

Posts Recomendados

Nelsinho Baptista não é mudança alguma, assim como não seria com Levir (outro que monta time ligado no 220), Cuca (Galo dele vivia de chutão pro Jô escorar e lampejos), Abel (churrasqueiro), entre outros. Não adianta trocar um medalhão ultrapassado por outro.

Olha, apesar de ser uma jogada forte do CAM, não tinha só essa não. E o Cuca fez o Botafogo do Rio jogar tbm. Gosto do estilo dele, mas gostava dos trabalhos do MO tbm...

Viver de chutões é feio, e mais feio ainda assistir. Mas mesmo os times de Felipão que viviam de chutões, eram preparados pra isso. Os bambis ganharam os BRs de 2006/2007/2008 nesse esquema. Mas o time se preparava pra isso. Assumiu que era uma forma de jogar e pronto.

O que acontece com o Palmeiras hj é que, temos jogadores pra jogar diferente, o técnico quer jogar diferente, mas não consegue. Isso é GRAVE!!!!

 

Os motivos pra não conseguirmos? Cada um tem uma teoria...e eu a minha. Mas acredito que quase 100% delas apontam para o técnico, de alguma forma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É claro que nem tudo pode ir pra conta do treinador, ele, time, diretoria, enfim, todos tem parcela de culpa pelo atual momento do time. O que eu acho que grande parte de quem defende a troca de treinador acredita é que a porcentagem nessa "culpa" do MOliveira é maior que as outras.

 

Jogadores podem perceber que diversos aspectos do jogo estão errados, nem por isso necessariamente sabem como corrigir, assim como os que podem achar que sabem simplesmente ainda podem enxergar as formas dessa correção acontecer de maneira diferente, o que aumentaria ainda mais a bagunça com cada um tentando fazer algo em campo e conflitos entre os atletas. Exemplo de algo similar a isso era o time da série B onde claramente existia um buraco na volância e o Henrique percebendo isso sempre jogava adiantado pra tentar compensar, na minoria das vezes dava certo, em grande parte ele era pego no meio do caminho entre um e outro e prejudicava ainda mais o time. Não era culpa somente dele, mas a percepção e tentativa de solução não significava eficiência na correção.

 

Nosso time faz 10 minutos inciais "bons" na base da empolgação, da corrida desenfreada pra pressionar e ocupar espaços, como é impossível manter uma partida inteira nesse ritmo, naturalmente caem durante o decorrer do tempo.

Quanto ao primeiro paragrafo, essa seria a lógica. Mas isso não se reflete, de fato, no ambiente do fórum. Ultimamente, os jogadores estão quase isentos de críticas, sob justificativa de que não é possível os julgar com a desorganização do time. A caça às bruxas escolheu o Marcelo como alvo. Olhando os tópicos do fórum, parece que assim que nos livrarmos do Marcelo, iremos voar em campo. Parece que os problemas de omissão do time se resolverão automaticamente. Chega até a ser um pouco cansativo, pois limita muito o debate.

 

Não credito nosso rendimento aceitável no começo do jogo a empolgação. É confiança mesmo. Iniciamos os jogos com paciência, girando a bola de lado para outro procurando a abertura na zaga. Depois desse primeiro momento, a bola só gira uma vez. Pode até ir de um lado para o outro, mas se não dá certo, já bate o desespero. O que a bola queimou no pé dos nossos jogadores hoje não está escrito. Alternar bons e maus momentos é natural, porque, como você disse, é impossível manter a mesma intensidade durante a partida inteira. Mas isso não justifica os apagões que tivemos. Não justifica o Vitor Hugo meter bola longa atrás de bola longa mesmo não estando pressionado, ou o Lucas fugir da bola e se esconder atrás da marcação adversária. Enfim, não justifica a postura dos nossos jogadores. Qual será a origem disso? Acho que esse é um debate muito pertinente. Será que o Marcelo não consegue inspirar os jogadores com a mentalidade vencedora? Ou será que é outra coisa?

 

Vou até pegar a imagem que um colega postou acima, me parece que é o jogo contra o Fluminense ano passado:

 

4KWGIpl.png

 

Vamos participar do pressuposto que o esquema tático deve dar liberdade aos atletas, até porque é preciso que o técnico confie no julgamento dos seus jogadores. Esquema engessado não dá. Pô, aquele sol ali é culpa do Marcelo? Aquele jogador mais próximo ao sol precisa ter liberdade o suficiente para avançar naquele espaço. E, mais importante, precisa ter a percepção que pode ocupá-lo. Olha a distância que o Gabriel Jesus (Allione? não sei) está da bola. Olhando essa imagem, ele quer recebe-la? Não quer.

 

Para mim, essa imagem devia ter outra legenda. A crítica que eu vejo nessa imagem é à passividade dos nossos jogadores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Discordo do Tongue quando diz que o Levir não muda nada, não é mudança significativa

 

Nao é mudança no sentido que o Levir é um treinador que ta no mercado mais de 20 anos

 

Mas seria uma mudança no que o Palmeiras procura hoje

 

Um time que TOQUE BEM A BOLA

 

Todas as equipes do Levir Culpi tem esse fator acentuado

 

É uma característica do Levir

 

O que eu acho que o atletico tinha em comum com o Palmeiras a defesa mal posicionado

era bastante aberta

 

Mas se for ver o Palmeiras hoje tem um time que não sabe tocar a bola e defesa frágil

 

Então, nesse sentido compensaria ter o Levir porque um problema do nosso time ele iria

saber resolver

 

Ele e chato pra caraio na questão do meio de campo do time dele

 

Gosta de cobrar muito fundamento

Mas era exatamente o contrário. O galo do Levir (e do Cuca) tinha um estilo muito parecido com o do Palmeiras do Marcelo, deixando o adversário com a bola e tentando verticalizar ao máximo o jogo sempre que se vê com a posse dela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De treinador brasileiro nos grandes clubes, só veria vantagem na chegada de Tite (impossível) e Roger Machado (hoje, inviável).

 

De resto, teria que haver alguma alternativa arriscada (muito cru ou estrangeiro), talvez incompatível com o nosso momento de Libertadores.

 

Por isso, nesse momento manteria o Marcelo Oliveira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pensando aqui, o Osvaldo caiu por menos.

Muuuuuuito menos. Mas o Oswaldo não jantava na casa do Mattos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer time parece bem treinado contra esse time do Palmeiras.

 

Contra nros não há argumentos. Aproveitamento abaixo de 30%.

 

Já deveria ter ido para rua a muito tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensando aqui melhor sobre o Cuca. Embora no galo jogasse de uma forma muito parecida com o Palmeiras atual (porém com sucesso, claro), em outros times que passou conseguiu realizar bons trabalhos em condições bastante diferentes. Treinou um ótimo botafogo que presava pela manutenção da posse de bola (o que estamos precisando) e o São Paulo multicampeão, com 3 zagueiros, defesa solidissíssima e efetividade no ataque.

Pronto, decidi, eu iria de Cuca. :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas era exatamente o contrário. O galo do Levir (e do Cuca) tinha um estilo muito parecido com o do Palmeiras do Marcelo, deixando o adversário com a bola e tentando verticalizar ao máximo o jogo sempre que se vê com a posse dela.

 

Pode ser Alan

 

Vai ver que o Levir jogava acelerado porque ele viu que não adiantava

Jogar diferente com as características que ele tinha

 

Tudo passa pelas características que o tecnico tem na mão

 

Mas o Levir gosta do jogo cadenciado, de time que toque a bola

 

É conceito de jogo dele

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que acham do Jorge Fossati?

Li uma reportagem esses dias que ele estava bem em um time das Arábias.

Lembro que foi demitido do Inter nas semis da libertadores.

Caso fosse possível a contratação, aceitariam?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quanto ao primeiro paragrafo, essa seria a lógica. Mas isso não se reflete, de fato, no ambiente do fórum. Ultimamente, os jogadores estão quase isentos de críticas, sob justificativa de que não é possível os julgar com a desorganização do time. A caça às bruxas escolheu o Marcelo como alvo. Olhando os tópicos do fórum, parece que assim que nos livrarmos do Marcelo, iremos voar em campo. Parece que os problemas de omissão do time se resolverão automaticamente. Chega até a ser um pouco cansativo, pois limita muito o debate.

 

Não credito nosso rendimento aceitável no começo do jogo a empolgação. É confiança mesmo. Iniciamos os jogos com paciência, girando a bola de lado para outro procurando a abertura na zaga. Depois desse primeiro momento, a bola só gira uma vez. Pode até ir de um lado para o outro, mas se não dá certo, já bate o desespero. O que a bola queimou no pé dos nossos jogadores hoje não está escrito. Alternar bons e maus momentos é natural, porque, como você disse, é impossível manter a mesma intensidade durante a partida inteira. Mas isso não justifica os apagões que tivemos. Não justifica o Vitor Hugo meter bola longa atrás de bola longa mesmo não estando pressionado, ou o Lucas fugir da bola e se esconder atrás da marcação adversária. Enfim, não justifica a postura dos nossos jogadores. Qual será a origem disso? Acho que esse é um debate muito pertinente. Será que o Marcelo não consegue inspirar os jogadores com a mentalidade vencedora? Ou será que é outra coisa?

 

Vou até pegar a imagem que um colega postou acima, me parece que é o jogo contra o Fluminense ano passado:

 

4KWGIpl.png

 

Vamos participar do pressuposto que o esquema tático deve dar liberdade aos atletas, até porque é preciso que o técnico confie no julgamento dos seus jogadores. Esquema engessado não dá. Pô, aquele sol ali é culpa do Marcelo? Aquele jogador mais próximo ao sol precisa ter liberdade o suficiente para avançar naquele espaço. E, mais importante, precisa ter a percepção que pode ocupá-lo. Olha a distância que o Gabriel Jesus (Allione? não sei) está da bola. Olhando essa imagem, ele quer recebe-la? Não quer.

 

Para mim, essa imagem devia ter outra legenda. A crítica que eu vejo nessa imagem é à passividade dos nossos jogadores.

 

Mas os apagões são estruturais, aconteceram em praticamente todos os jogos do time desde que o MOliveira assumiu o time, por exemplo. Contra Corinthians, Grêmio, Joinville, Inter, Fluminense, e em tantos outros jogos, em todos o time teve quedas vertiginosas de produção. Claro que com o atual momento ruim do time a tendência é a inconstância aumentar, mas considero como um aspecto que é a complicação de um problema já existente do time.

 

Quanto a passividade e percepção dos atletas, concordo e discordo. Concordo que é feio demais o atleta ter limitações na questão de leitura de jogo e ocupação de espaços, mas é algo muito além do elenco atual do time, tem a ver com a formação de jogador como um todo por aqui e não é só o Palmeiras que tem que lidar com atletas assim. É um absurdo ter que orientar um atleta profissional acerca disso? É, mas acaba fazendo parte da função do treinador a partir do momento em que é algo generalizado no país e os jogadores capazes de ter tal raciocínio são raros (e mesmo que os atletas pudessem dar respostas "autônomas" positivas, duvido muito que daria certo por um período longo de tempo).

 

Quanto as críticas aos jogadores, e falo por mim, mantenho a opinião de que - a não ser em casos extremos que já batizei de"momento L. Almeida - qualquer crítica individual atual é complicada devido aos defeitos estruturais do time. Não que eles não devam ser criticados, mas são menos "culpados" que o comandante do time (e direção). Quando de um elenco de 30 atletas ninguém joga bem, vai muito além do individual.

 

Olha, apesar de ser uma jogada forte do CAM, não tinha só essa não. E o Cuca fez o Botafogo do Rio jogar tbm. Gosto do estilo dele, mas gostava dos trabalhos do MO tbm...

Viver de chutões é feio, e mais feio ainda assistir. Mas mesmo os times de Felipão que viviam de chutões, eram preparados pra isso. Os bambis ganharam os BRs de 2006/2007/2008 nesse esquema. Mas o time se preparava pra isso. Assumiu que era uma forma de jogar e pronto.

O que acontece com o Palmeiras hj é que, temos jogadores pra jogar diferente, o técnico quer jogar diferente, mas não consegue. Isso é GRAVE!!!!

 

Os motivos pra não conseguirmos? Cada um tem uma teoria...e eu a minha. Mas acredito que quase 100% delas apontam para o técnico, de alguma forma.

 

O Cuca dos tempo de Botafogo era outro treinador e aceitaria ele pra ontem, mas assim como tempo de Luxa, Felipão, Muricy, entre outros já passou, acho que isso aconteceu com o Cuca também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

NÚMEROS GERAIS DE PALMEIRAS 1X2 FERROVIÁRIA

– Dados Footstats

 

Posse de bola do Palmeiras: 41,8%

Posse de bola da Ferroviária: 58,2%

Finalizações certas do Palmeiras: 4

Finalizações certas da Ferroviária: 4

Finalizações erradas do Palmeiras: 9

Finalizações erradas da Ferroviária: 9

Passes certos do Palmeiras: 279

Passes certos da Ferroviária: 417

Passes errados do Palmeiras: 41

Passes errados da Ferroviária: 41

Desarmes certos do Palmeiras: 24

Desarmes certos da Ferroviária: 20

 

 

Técnico não faz diferença...certamente os jogadores da Ferroviária, em 2 meses juntos, viabilizaram espontaneamente esse conceito de jogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pode ser Alan

 

Vai ver que o Levir jogava acelerado porque ele viu que não adiantava

Jogar diferente com as características que ele tinha

 

Tudo passa pelas características que o tecnico tem na mão

 

Mas o Levir gosta do jogo cadenciado, de time que toque a bola

 

É conceito de jogo dele

Sim. Foi mais ou menos o que acabei de falar sobre o Cuca, que tem demonstrado capacidade de adequar a prancheta aos jogadores que tem e não o contrário. Não posso dizer o mesmo sobre o Levir, mas por puro leiguismo. Não acompanhei o Levir na Ásia e desconheço outros trabalhos dele depois de sair do Brasil. Se alguém puder falar algo sobre, ajudaria bastante.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pensando aqui melhor sobre o Cuca. Embora no galo jogasse de uma forma muito parecida com o Palmeiras atual (porém com sucesso, claro), em outros times que passou conseguiu realizar bons trabalhos em condições bastante diferentes. Treinou um ótimo botafogo que presava pela manutenção da posse de bola (o que estamos precisando) e o São Paulo multicampeão, com 3 zagueiros, defesa solidissíssima e efetividade no ataque.

Pronto, decidi, eu iria de Cuca. :lol:

 

Cuca fez bons trabalhos por onde passou, junte a isso a vontade enorme que ele sempre falou de dirigir o Palmeiras.

 

Dos nomes disponiveis, é o meu preferido. E so para lembrar, ele é o ultimo campeao da LIbertadores aqui do Brasil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Carlos Souza

Eduardo Batista

Valentim

Osvaldo de Oliveira

Guto Ferreira

Caio Júnior

Rene Simões

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..