Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SKull

Análise Momentânea do Palmeiras em 2018

Posts Recomendados

7 horas atrás, Animal disse:

Boa análise, mas gostaria de fazer algumas considerações onde a meu ver o autor do tópico está equivocado:

O palmeiras lidera com folga o ranking de desarmes no Paulistão. Claro que essa estatísticas não diz em que setor estas se dão. Mas é mais óbvio ainda que a maioria dos desarmes se dá na região do meio de campo, pois é onde se concentra a maior parte do jogo

https://www.torcedores.com/noticias/2018/02/palmeiras-lidera-ranking-de-desarmes-no-paulistao-confira?enable-feature=new_layout

Outro ponto que, a meu ver, o @SKull está equivocado é com relação a apatia do time: É absolutamente normal o time oscilar no começo de temporada e também se poupar um pouco, pois os jogadores não estão 100% fisicamente. E o fato de liderar a estatísticas de desarmes comprova que não é um time apático, pelo contrário, é sim o time mais aguerrido até aqui. Aliás só consigo me lembrar de dois jogos que o time parecia mais apático do que o esperado, um contra o botafogo quando o calor era absurdo e mesmo assim os jogadores suaram a camisa e buscaram a vitória e outro contra o linense, em um jogo realmente atípico, que dominamos o placar quase o tempo todo, mas que realmente podia ter tido mais gana em aumentar a vantagem. Mas enfim, a meu ver é um exagero dizer que um time invicto as vezes joga apaticamente o jogo todo.

 

Acho que o "apático" que muita gente se refere é o fato de não estar sempre forçando o adversário com posse de bola. Esse time tem entregado demais a bola pro adversário. Nesse ponto eu concordo.

Mas concordo com todas as observações que vc fez. Nosso meio não está deixando de desarmar. Se não me engano, FM é o líder de desarmes no paulista. E acho que o Skull também oferece um raciocínio contraditório qdo fala que nosso meio não recupera bola, mas elogia a cobertura dos laterais.... 

Outro sinal importante é quanto os atacantes têm roubado bola.... Até Borja, que tinha fama de morto, tá dando carrinho no campo de defesa.

Não acho que é possível incluir o jogo contra a Ponte nessa análise, por conta das condições adversas. Simplesmente não teve jogo no primeiro tempo e quase a metade do segundo tempo todo.... 


Tópico muito bom!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, luisforque disse:

acho que o Roger não concorda com esse jeito de ver futebol... acho que ele acredita que essa de 'motor', primeiro volante 'clássico' é desnecessário com uma marcação por zona encaixada.

Não só os Roger mas a maioria dos grandes Técnicos Europeus também. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

com os retornos de Diogo Barbosa, Dracena e Moises, tenho esperança que o time ficará bem mais forte...até agora a zaga que me preocupa, principalmente o TM! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Animal disse:

Não só os Roger mas a maioria dos grandes Técnicos Europeus também. 

Pois é.... o futebol de hoje em dia, o jogador tem que ser muito especial pro técnico abrir mão de um atleta com mais versatilidade técnica/tática. 

E esse tipo de jogador fica no Brasil uma ou duas temporadas 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, com um mês da temporada já corrrido, já registro algumas impressões:

1. Lado direito da defesa vem apresentando um vício que me incomoda bastante, com M. Rocha pressionando alto demais em alguns momentos sem cobertura para tanto. O time perde a bola nesse lado e ele nem espera o balanço do sistema defensivo pra cobrir o setor e estancar o contra-ataque, já corre em cima do adversário com a bola feito um touro bravo. Abre espaço nas suas costas e força TT e F. Melo a dispararem na corrida pra suprir ali o tempo todo. Desempenho defensivo dele, no geral, está longe de ser tão ruim quanto nas últimas temporadas no Chicken Little de MG, mas precisa equilibrar as ações.

2. Na zaga, um equilíbrio legal de características entre um zagueiro rápido e de bom enfrentamento 1x1 (A. Carlos) e outro interceptador, melhorado pelo fato de ambos atuarem bem com linha defensiva. Gosto do que vejo aqui.

3. Com Scarpa ganhando cada vez mais condição física e Moisés voltando, não terá muito mais tempo pra testes no meio, embora também tenha gostado do que vi em alguns jogos. Com a entrada de qualquer um dos dois citados no time, a tendência é L. Lima passar a jogar mais perto dos atacantes e Dudu passar a ser o jogador mais agudo e de profundidade no setor. Isso, por sua vez, o força a repensar o espaço de Willian e Keno no time. É situação a ser vista com a temporada em andamento e que precisa ser bem administrada na parte tática.

4. É perceptível que o elenco em geral está assimilando a ideia de trabalhar com bola no chão, mas é tão perceptível quanto que algumas peças do elenco ainda não perderam o tesão pelo bumba-meu-porco e pela jogada acelerada a qualquer custo. Isso nos faz alternar entre momentos de bom volume de jogo com bola e momentos em que perdemos esse volume e procuramos controlar o jogo sem a bola, se fechando e esperando a escapada em velocidade. Completamente natural pra essa altura da temporada e pelas características do elenco.

Enfim, trabalho tem muito potencial, vejamos os ajustes pontuais a serem feitos ao longo dos próximos meses.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, ticotonto disse:

Não acredito de maneira alguma no Dracena, e no Moises, só acredito vendo.

Sobre faltar um líder, nosso capitão é o Dudu, nem preciso falar nd. Sei q vão falar q fomos Campeões com ele em 2016, mas 2016 foi aquele ano em q td deu certo. Acho q um jogador q não sabe cobrar os companheiros, cheio de chiliques e q quase chora para falar com o arbitro não seja o capitão ideal. E nem vou entrar no mérito se está jogando bem ou não.

Sobre o meio campo pegar pouco, é do estilo do Roger, mas vc comparou números de desarmes, as vezes q forçamos o adversário a erar o passe, interceptações? Nem td é esse "pega pega".

DWfixYGW0AYhtAV.jpg

Contra adversários que tocam mais a bola veremos essa "função defensiva" do Palmeiras, por isso estou extremamente ansioso para o clássico. Espero estar com a impressão errada sobre a contenção do nosso clube.

20 horas atrás, luisforque disse:

acho que o Roger não concorda com esse jeito de ver futebol... acho que ele acredita que essa de 'motor', primeiro volante 'clássico' é desnecessário com uma marcação por zona encaixada.

Sim, mas de qualquer forma falta esse "motorzinho".

20 horas atrás, Anderson Moreira disse:

Eu particularmente tô gostando muito desse início de temporada. Não esperava mesmo que o time estivesse jogando bem logo no início, e acredito que vai demorar um pouco mais pra apresentar um futebol vistoso. Mas tô feliz com o padrão de jogo que o Roger tá dando pra equipe, coisa que eu não via a muito tempo. Nem em 2016 tivemos um futebol organizado como agora.

Ao contrário de muitos, confio na dupla de zaga. Falhas acontecem, ainda mais em início de ano, mas acho que estão indo bem.

 

Não sei se ficou claro na análise, mas eu também estou gostando do início. Só tenho duvidas sobre nossa condição defensiva.

18 horas atrás, joaokleber77 disse:

Acho que o "apático" que muita gente se refere é o fato de não estar sempre forçando o adversário com posse de bola. Esse time tem entregado demais a bola pro adversário. Nesse ponto eu concordo.

Mas concordo com todas as observações que vc fez. Nosso meio não está deixando de desarmar. Se não me engano, FM é o líder de desarmes no paulista. E acho que o Skull também oferece um raciocínio contraditório qdo fala que nosso meio não recupera bola, mas elogia a cobertura dos laterais.... 

Outro sinal importante é quanto os atacantes têm roubado bola.... Até Borja, que tinha fama de morto, tá dando carrinho no campo de defesa.

Não acho que é possível incluir o jogo contra a Ponte nessa análise, por conta das condições adversas. Simplesmente não teve jogo no primeiro tempo e quase a metade do segundo tempo todo.... 


Tópico muito bom!

É isso. Parece que o time "ganha quando quer" e isso pode ser prejudicial para uma análise mais clara. Fica sempre aquela "desculpa": ah, mas o jogo estava muito quente, já está classificado etc. Por isso não gosto dessa postura de ceder demais o controle do jogo ao adversário.

Concordo, mas não considerei muito o jogo da Ponte não. Era algo que eu já vinha pensando desde os primeiros 3 jogos.

13 horas atrás, Fercas disse:

com os retornos de Diogo Barbosa, Dracena e Moises, tenho esperança que o time ficará bem mais forte...até agora a zaga que me preocupa, principalmente o TM! 

Eu estou certo que vamos melhorar muito com esses 3, mas ainda tenho duvidas sobre o estado físico do Moisés. Esse é o meu maior temor pra 2018.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@SKull eu concordo com sua análise da apatia.

Não me convenço com a alegação de que o time entrega a bola pros adversários como estratégia de jogo. Acho que o que tem causado essa situação é falta de volume de jogo e de capacidade para reter a bola. Acho que a equipe ainda não está madura o suficiente para conseguir manter o jeito de jogar pelos 90 minutos. 

Foi assim contra prantos, Mirassol e linense... se não me engano, já tinha sido assim contra o Bragantino tbm.

Essa crítica eu endosso. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, joaokleber77 disse:

@SKull eu concordo com sua análise da apatia.

Não me convenço com a alegação de que o time entrega a bola pros adversários como estratégia de jogo. Acho que o que tem causado essa situação é falta de volume de jogo e de capacidade para reter a bola. Acho que a equipe ainda não está madura o suficiente para conseguir manter o jeito de jogar pelos 90 minutos. 

Foi assim contra prantos, Mirassol e linense... se não me engano, já tinha sido assim contra o Bragantino tbm.

Essa crítica eu endosso. 

No início eu pensava que era uma questão física, mas já estamos com um bom tempo de trabalho e o time apresenta a mesma postura. Precisa mudar isso, mesmo que o Paulista não tenha valor nessa primeira fase, Roger poderia colocar alguns atletas que compõe elenco para terem mais chances e tentar dar uma dinâmica melhor dentro do jogo. Após o Derby, ao meu ver, o ideal seria uma equipe reserva.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já não vejo o time tão apático. Quando falam em "apatia", me vem a mente os times do MO e do Oswaldo Oliveira.. passava uma raiva com eles que ainda n passei nesses jogos de 2018. Eu vejo, sim, um time bem menos afoito que o ano passado, com mais organização para não ser surpreendido e com jogadas interessantes de infiltração com nossos jogadores de qualidade. O próprio Roger disse que uma das coisas q ele notou ano passado assistindo aos jogos do Palmeiras era a dificuldade de manter o resultado positivo por uma "desorganização"/"afoiteza" desnecessária.

Enfim, hoje parece que temos um time "mais inteligente" taticamente e só esse ponto já me deixa muito aliviado, mostrando nítida evolução se comparado a como o time jogava ano passado e com um tempo bem curto de preparação. É claro que da para aprimorar, cabendo salientar, novamente, que o tempo de trabalho do Roger, muito curto, já é, a meu ver, muito bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, PigFox disse:

Eu já não vejo o time tão apático. Quando falam em "apatia", me vem a mente os times do MO e do Oswaldo Oliveira.. passava uma raiva com eles que ainda n passei nesses jogos de 2018. Eu vejo, sim, um time bem menos afoito que o ano passado, com mais organização para não ser surpreendido e com jogadas interessantes de infiltração com nossos jogadores de qualidade. O próprio Roger disse que uma das coisas q ele notou ano passado assistindo aos jogos do Palmeiras era a dificuldade de manter o resultado positivo por uma "desorganização"/"afoiteza" desnecessária.

Enfim, hoje parece que temos um time "mais inteligente" taticamente e só esse ponto já me deixa muito aliviado, mostrando nítida evolução se comparado a como o time jogava ano passado e com um tempo bem curto de preparação. É claro que da para aprimorar, cabendo salientar, novamente, que o tempo de trabalho do Roger, muito curto, já é, a meu ver, muito bom.

         Vejo isso no Palmeiras desde 2015. Alguns jogos se tinha a impressão que se não vencessem, todo mundo ia ser fuzilado depois, uma afobação e desespero totalmente sem sentido, parece que o Roger enxerga realmente as coisas. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, PigFox disse:

Eu já não vejo o time tão apático. Quando falam em "apatia", me vem a mente os times do MO e do Oswaldo Oliveira.. passava uma raiva com eles que ainda n passei nesses jogos de 2018. Eu vejo, sim, um time bem menos afoito que o ano passado, com mais organização para não ser surpreendido e com jogadas interessantes de infiltração com nossos jogadores de qualidade. O próprio Roger disse que uma das coisas q ele notou ano passado assistindo aos jogos do Palmeiras era a dificuldade de manter o resultado positivo por uma "desorganização"/"afoiteza" desnecessária.

Enfim, hoje parece que temos um time "mais inteligente" taticamente e só esse ponto já me deixa muito aliviado, mostrando nítida evolução se comparado a como o time jogava ano passado e com um tempo bem curto de preparação. É claro que da para aprimorar, cabendo salientar, novamente, que o tempo de trabalho do Roger, muito curto, já é, a meu ver, muito bom.

Sim, mas o time não pode ser "8 ou 80". Muitas vezes deixamos de controlar o jogo por falta de "vontade" e torna-se preocupante a postura da equipe em alguns momentos. Creio que um jogo maior, como o derby, veio em ótima hora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, FStranieri disse:

Eu ainda queria ver um jogo com: Melo, Moisés, Lima, Scarpa, Dudu e Borja

É Dois. Mas pelo jeito vamos ficar só na vontade..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..