Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eduardo Luiz

Palmeiras x Santos - Atuação do técnico

Posts Recomendados

Em determinado momento, o Régis passou por meio time do Santos, e ninguém encostou no cara para construir uma jogada. Os jogadores ficam a 10 km um do outro...

 

Pois é. E como corrigir isso ? Eu não sei. Diziam que o Gareca andava com uma corda de 3m nos treinos e às vezes parava para mostrar os erros de compactação.

Eu não sei mesmo como corrigir, e o MO também não sabe.

 

O técnico não é o único culpado por isso.

Jogador tem que ter personalidade, tem que ser inteligente. O Regis abriu pela esquerda e nenhum jogador conseguiu ler a jogada, ficaram todos parados.

 

Talvez o MO devesse sempre fazer uma sessão de videoteipe no dia seguinte ao jogo, mostrando os erros. Eu faria isso se fosse treinador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sabe a impressão que dá?

O Marcelo Oliveira parece aquele menino que ganha um Lego com 5000 peças, porém, não consegue montar um bonequinho sequer...

Temos um elenco de qualidade, que permite o treinador variar o jeito do time jogar, dependendo do adversário. Mas, o máximo que ele consegue é o que vemos em campo... um catado, um time que não tem compactação, aproximação, variações, mobilidade. Enfim, um time engessado.

 

Na verdade, esse time está mal treinado, ou treinando pouco essas variações. Sinceramente, acho que não evoluiremos se continuar na insistência com o Marcelo. Parece que o nível de desgaste interno já está chegando no limite.

 

E próximo jogo é de alto risco!!! o XV está muito mal na competição e jogará em casa, extremamente pressionado. E esse time é louco para fazer ressurgir os mortos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou insistir: o sistema do jogo diz muito menos sobre o rendimento de um time que a movimentação e o modelo de jogo. Posto isso:

 

1. Do ponto de vista da recomposição: com a posse de bola perdida, Dudu, Alecsandro e Robinho subiam pra fazer pressão e desafogar a volta da linha de três "volantes", movimentação que funcionou razoavelmente até a sardinha começar a construir pelo meio, com os dois volantes se movimentando e com algum "extremo" recuando pra dar apoio e furar o bloqueio da primeira linha. Aqui, surge a primeira indefinição: a segunda linha, composta pelos três "volantes", fica sem orientação: sobe pra encurtar o campo de jogo adversário ou desce e cria um espaço enorme entre as linhas, já que Dudu e Alecsandro não participam da recomposição e Robinho não tem velocidade pra perseguir lateral adversário? Acontece porque o time continua marcando por encaixes individuais mal definidos - vide a dificuldade de coordenação desses encaixes dos volantes quando a bola chega à nossa segunda linha de marcação, com dois ou até três volantes batendo cabeça pra trocar o encaixe, com um jogador aberto dando algum pique ininterrupto de 40 metros pra perseguir adversário, com lateral precisando abandonar a última linha pra dar bote no meio de campo etc etc. Diante disso, desnecessário dizer que isso desorganiza a pressão à circulação da bola adversária no nosso campo e transforma meio e faixas laterais do campo em queijos suíços - se uma das poucas armas ofensivas do Marcelo é a bola enfiada nas costas dos laterais, isso tem se aplicado com efeito contrário a nós, vide a quantidade de indefinições de marcação que existem nessas faixas do campo, com volante, zagueiro e lateral tentando sair em cobertura ao mesmo tempo e batendo cabeça. Óbvio que com uma segunda linha de marcação cheia de espaços, lacunas e perseguições individuais, fica muito mais fácil pro adversário quebrar a última linha.

 

2. Da mesma maneira, a movimentação ofensiva do time está menos assentada em "esquemas" e mais no modelo de jogo. Hoje, novamente, construir qualquer jogada de saída foi um pequeno parto. Por que Thiago Santos recuava pra fazer a saída em três e encontrava Jean e Salles distantes e/ou encaixotados pelo pressing das sardinhas? Por que o sofrimento em criar opções limpas de passe pelos lados, com Robinho ou Dudu recuando pra construir? Por que a preocupação em ser vertical o tempo todo? Por que Robinho era orientado a se projetar pra fechar uma linha com Dudu e Alecsandro no ataque em vez de recuar pra ajudar a construir a saída, como demandava o jogo? Se havia essa orientação antes mesmo de a bola circular entre os volantes, qual o motivo da orientação pro Salles e pro Jean encostarem, já que o passe alongado partindo deles queima uma etapa de jogo que permitiria esse avanço dos dois? Qual a dificuldade em executar as trocas de posição na volta ao 4-2-3-1? Por que o time continua ocupando mal os espaços no ataque quando volta ao 4-2-3-1, mesmo esse sendo um sistema que, em teoria, facilita essa ocupação? Perdão, mas a lista de problemas coletivos me parece grande demais pra atribuir isso a um problema isolado, como a falta de fulano ou sicrano na volância, o rendimento ruim de beltrano no setor ou a falta do tão procurado camisa 10. Atribuir isso a problemas individuais é dizer que Jean, Arouca, Salles, Zé Roberto, Dudu, Robinho e todos os demais do elenco são completamente tapados do ponto de vista prático e tático, o que não me parece ser o caso, dado o rendimento deles em outros clubes, atuando em times com uma proposta de jogo definida.

 

Falta "capricho", "vibração", "atenção", "tranquilidade", Marcelo? Me parece que o problema vai além disso... mãos à obra, mais uma vez.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vou insistir: o sistema do jogo diz muito menos sobre o rendimento de um time que a movimentação e o modelo de jogo. Posto isso:

 

1. Do ponto de vista da recomposição: com a posse de bola perdida, Dudu, Alecsandro e Robinho subiam pra fazer pressão e desafogar a volta da linha de três "volantes", movimentação que funcionou razoavelmente até a sardinha começar a construir pelo meio, com os dois volantes se movimentando e com algum "extremo" recuando pra dar apoio e furar o bloqueio da primeira linha. Aqui, surge a primeira indefinição: a segunda linha, composta pelos três "volantes", fica sem orientação: sobe pra encurtar o campo de jogo adversário ou desce e cria um espaço enorme entre as linhas, já que Dudu e Alecsandro não participam da recomposição e Robinho não tem velocidade pra perseguir lateral adversário? Acontece porque o time continua marcando por encaixes individuais mal definidos - vide a dificuldade de coordenação desses encaixes dos volantes quando a bola chega à nossa segunda linha de marcação, com dois ou até três volantes batendo cabeça pra trocar o encaixe, com um jogador aberto dando algum pique ininterrupto de 40 metros pra perseguir adversário, com lateral precisando abandonar a última linha pra dar bote no meio de campo etc etc. Diante disso, desnecessário dizer que isso desorganiza a pressão à circulação da bola adversária no nosso campo e transforma meio e faixas laterais do campo em queijos suíços - se uma das poucas armas ofensivas do Marcelo é a bola enfiada nas costas dos laterais, isso tem se aplicado com efeito contrário a nós, vide a quantidade de indefinições de marcação que existem nessas faixas do campo, com volante, zagueiro e lateral tentando sair em cobertura ao mesmo tempo e batendo cabeça. Óbvio que com uma segunda linha de marcação cheia de espaços, lacunas e perseguições individuais, fica muito mais fácil pro adversário quebrar a última linha.

 

2. Da mesma maneira, a movimentação ofensiva do time está menos assentada em "esquemas" e mais no modelo de jogo. Hoje, novamente, construir qualquer jogada de saída foi um pequeno parto. Por que Thiago Santos recuava pra fazer a saída em três e encontrava Jean e Salles distantes e/ou encaixotados pelo pressing das sardinhas? Por que o sofrimento em criar opções limpas de passe pelos lados, com Robinho ou Dudu recuando pra construir? Por que a preocupação em ser vertical o tempo todo? Por que Robinho era orientado a se projetar pra fechar uma linha com Dudu e Alecsandro no ataque em vez de recuar pra ajudar a construir a saída, como demandava o jogo? Se havia essa orientação antes mesmo de a bola circular entre os volantes, qual o motivo da orientação pro Salles e pro Jean encostarem, já que o passe alongado partindo deles queima uma etapa de jogo que permitiria esse avanço dos dois? Qual a dificuldade em executar as trocas de posição na volta ao 4-2-3-1? Por que o time continua ocupando mal os espaços no ataque quando volta ao 4-2-3-1, mesmo esse sendo um sistema que, em teoria, facilita essa ocupação? Perdão, mas a lista de problemas coletivos me parece grande demais pra atribuir isso a um problema isolado, como a falta de fulano ou sicrano na volância, o rendimento ruim de beltrano no setor ou a falta do tão procurado camisa 10. Atribuir isso a problemas individuais é dizer que Jean, Arouca, Salles, Zé Roberto, Dudu, Robinho e todos os demais do elenco são completamente tapados do ponto de vista prático e tático, o que não me parece ser o caso, dado o rendimento deles em outros clubes, atuando em times com uma proposta de jogo definida.

 

Falta "capricho", "vibração", "atenção", "tranquilidade", Marcelo? Me parece que o problema vai além disso... mãos à obra, mais uma vez.

 

Gabarito, inclusive o final. Impressionante como existe um desejo de mudança total no futebol praticado por aqui, mas parte da torcida e profissionais do esporte ainda se prende nos fatores "correr mais", "confiança ", "dar liga" e afins para justificar o que não está dando certo.

 

Problema do time fosse "vontade" seria a coisa mais fácil do mundo de se resolver.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tudo culpa do M. Oliveira, time recheado de craques e os caras entram com uma disposição, uma vontade fora do normal a cada jogo.

Tira o M. Oliveira daí que seremos campeões de tudo esse ano.

IRONIC OFF.

 

 

 

Sem mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Não vejo como uma cobrança direta da diretoria iria melhorar o desempenho dos jogadores, só uma ameaça de morte o faria!

 

Se temos no elenco um cara positivo, motivador, que é jogador de seleção e foi destaque internacional, como Zé Roberto, exemplo pra todos, líder, nem com a motivação desse sujeito o time se movimenta mais, procura a bola, tem definição em linha na defesa e ataque, então o que falta?

 

Será que o Zé lidera um movimento contra o técnico? Será ele excluído dentre o grupo que faz corpo mole?

 

Teorias sobre a torcida escalando o time, elenco querendo demitir técnico, time de cabeças de bagre que nem Guardiola conseguiria fazer jogar, eu não acredito! É muita suposição viajada pra crer em certas coisas sem embasamento nenhum, ou prova cabal.

 

Tenho vários exemplos de times de elenco simples, sem nenhuma estrela, em que o modelo de jogo é definido, o time tem proposta, uma ideia do que fazer no campo, mesmo que simplória, não deveríamos ficar como baratas tontas no campo, correndo a esmo. Correr a maior parte do jogo atrás do adversário, cansa, fadiga, dá câimbras até em garotos de 20 anos, todo o mundo sabe disso.

 

Demitir 3,4,5 jogadores e contratar outros? Só isso vai adiantar?

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
....

 

Tenho vários exemplos de times de elenco simples, sem nenhuma estrela, em que o modelo de jogo é definido, o time tem proposta, uma ideia do que fazer no campo, mesmo que simplória, não deveríamos ficar como baratas tontas no campo, correndo a esmo. Correr a maior parte do jogo atrás do adversário, cansa, fadiga, dá câimbras até em garotos de 20 anos, todo o mundo sabe disso.

 

....

 

Esta parte do seu post é o que representa o que mais tem irritado, nossos jogadores não são craques, mas não são tão ruins para jogarem como se fossem baratas tontas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Temos que dar um voto de confiança para o treinador campeão da copa do brasil 2015 e deixar ele trabalhar, se ele sair não vai vir nenhum Guardiola ou Mourinho, então deixa ele trabalhar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o M.O vem decepcionando e também acho que a tendência é que ele não vá ser nosso técnico até o fim do ano

 

Mas também não é nada muito diferente do que o Oswaldinho apresentava. A verdade é que técnico nenhum fez o Palmeiras jogar bola por muito tempo

 

O ultimo que me lembro de ter feito um trabalho mais longo de bom futebol foi o Luxemburgo em 2008/2009. Depois disso não me vem a mente

 

Acredito que a troca de técnico seja benéfica apenas pra aqueles 2, 3 meses iniciais, depois disso vamos voltar a falar que o time parou de novo. Não é possível como o Palmeiras cai fisicamente e sofre com lesões todo ano.

 

Esse ano éramos pra estar varrendo os rivais e considerando ganhar pelo menos mais um título importante e o horizonte que temos não é dos mais otimistas

 

Eu gostei da escalação inicial do MO e fiquei contente que ele finalmente começou a se mexer. Acabou aquela escalação de sempre. Errou nas alterações e chamou o Santos pra cima, mas também não é só técnico: Não vi ninguém falar das pobres atuações de Arouca e Lucas por exemplo que vem jogando com o nome há um tempo. Talvez seja a hora de trocar também uns 4 ou 5 que parecem estar acomodados

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Paulo Adriano

Bom teve uns comentarios questionado a qualidade do elenco. realmente nosso elenco é de mediano para bom... mas agora pergunto... quem na america latina tem um elenco acima da media? olha o time dos gambas? time cheio de refugos, olha o gremio o galo, times medianos... mas que possuem padrão de jogo. e por isso se destacam no brasil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou decepcionado, essa é a única palavra que encontro... Não sei se o problema é técnico, ou O Técnico, não sei se o problema são os jogadores, ou a falta de jogadores, ou excesso... Não sei se i problema é o esquema, ou a falta de esquema, ou se os jogadores não encaixam no esquema, ou se o técnico não encaixa os jogadores errados no esquema errado, não sei mais o que é o certo...

Talvez seja a cor da grama, os uniformes dos gandulas ou a posição do telão... Talvez todos estejam certos e só nós torcedores que somos imediatistas estamos todos errados... Quero ver o Palmeiras jogando bola... Só isso...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo que as explicações são sempre falta de algo subjetivo; Vontade, correr mais, ansiedade, atenção e derivados.

O que falta no time são coisas objetivas, treino, compactação, aproximação, preenchimento de espaços, jogadas ensaiadas...

Estamos parecendo o Brasil contra a Alemanha apostando na "alegria", "sambão no ônibus", "torcida", enquanto o adversário trabalhou duro aspectos táticos OBJETIVOS.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O time do Oswaldo tocava MUITO BEM A BOLA. O problema é que era só isso, objetividade zero. Isso torna mais incompreensível o time atual, são os mesmos jogadores praticamente, incapazes de trocar 6 passes, parece que desaprenderam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..