Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Manhas

Tô cansado de técnico que não acho bom

Posts Recomendados

Uma coisa que me incomoda é ver o Lucas Lima ali posicionado como volante.

Na minha opinião ele tem que ficar mais próximo do ataque. Ontem uma jogada nítida sobre isso, foi o passe dado ao Borja. Lucas Lima com muita visão de jogo deixou Borja em ótima posição para tentar o gol.

Seguindo nessa lógica, apostaria na dupla Lucas Lima e outro ali no meio (Guerra, Dudu, Scarpa).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, Paulo Falcone disse:

Agora, passados mais de 2 horas do vexame (sim, pra mim foi um vexame), cabeça mais fria e mais calmo, posso falar com um pouco mais de razão.

Entendo que o Roger está tentando impor uma estrutura tática interessante ao Palmeiras, e aprovo isso, mas o que não dá pra aceitar é algumas decisões (e não são poucas) que ele vem tendo, vejamos:

Insistência com Michel Bastos -> simplesmente não dá, ele é fraco, foi reserva do Egídio maior parte de 2017, Victor Luis está longe de ser o lateral dos sonhos mas é nitidamente superior ao Michel, acho que pelo menos 9 em cada 10 torcedores concordam comigo em relação a isso.

Insistência com Thiago Martins -> é prata da casa, beleza, mas é um zagueiro inseguro, inconstante, dificilmente ganha uma no 1x1, tem o corpo duro (aquele lance do Ruimero no 1º tempo quase que eu destrui a TV de raiva), enfim é um zagueiro muito ruim que não serve pra ser titular aqui (não servia nem no Baêa), e assim como no parágrafo anterior, tenho certeza que 9 em cada 10 torcedores concordam comigo em relação a isso.

Os intocáveis -> Tchê Tchê e Dudu, vem jogando uma bolinha ridícula mas não perdem o posto de titulares.

Substituições -> já não é de hoje que ele vem literalmente cagando no pau na hora das substituições, não sei se foi apenas eu que achou um absurdo ele tirar o Lucas Lima pra colocar o Prass. Pra mim ali o Roger acabou com qualquer chance de reação do time, era pra ter tirado o Borja ou os inoperantes Dudu/Tche².

Motivação -> parece que falta ao Roger aquele brio pra inflamar o elenco, algo que o Felipão e Luxa tinham de sobra, lembro até hoje daquela bronca do Felipão às vésperas do 2º jogo das semi-finais da Libertadores, bronca essa que transcrevo a seguir: "Eu quero ver é vocês não falarem, mas sentirem raiva do próximo jogo e comer a orelha do cara… vocês têm que ter consciência disso que ‘tô’ falando para vocês. Raiva dessa porra de Corinthians!” É esse o espírito que tem que ter nesse tipo de jogo.

 

 

Me poupou digitação.  E tem uma coisa que ele já perdeu ( além da confiança de boa parte da torcida ): a chance de ter rodado o elenco no início da temporada para ver a respostas de alguns jogadores que nunca tiveram uma oportunidade em campo. Insistiu tanto com um time só... E agora ?? Vai mudar na primeira partida da Libertadores ou vai com esses jogadores que ninguém mais confia ? Digamos que ele tem se mostrado além de teimoso, um pouco desprovido de inteligência. Está trilhando os passos do Eduardo Batista.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
24 minutos atrás, Palestra1999 disse:

Muitos se empolgaram com as 6 vitórias seguidas batendo em cachorro morto. Em nenhum jogo se viu um futebol brilhante, consistente e dominante. O time tem substituições manjadas, algumas escalações são bizarras e as falhas são nítidas.

1) 9 jogos na temporada e a zaga foi inalterada (só Antônio Carlos passou no teste ao meu ver). Cadê os testes?

2) Michel Bastos de lateral esquerdo soa como piada. Vc tem 2 bons laterais esquerdos  (Diogo ainda machucado) e usa o RESERVA do Egídio. Inadmissível pq Victor Luiz não estava mal e tem muito mais cancha pra jogar por ali 

3) a dupla de volantes. Tche Tche e Felipe Melo são cachorros que não mordem, sem combatividade. O primeiro é titular por CORRER E OCUPAR ESPAÇO, quando deveria ser por jogar bola. O segundo tem uma técnica refinada e aparenta ter uma liderança absurda no grupo, mas com ele se perde a pegada no meio e o dinamismo  (ao menos tá mais quieto em 2018). Futebol se ganha no meio campo. Quem de fato, dominou o meio e o ocupou melhor ontem?

4) usar Lucas Lima pra ficar recuando buscar bola, ao invés de deixá-lo flutuar nos dois últimos terços do campo e onde faz a diferença. 

5) insistir com William e Dudu. Ambos não vem jogando nada, criando nada e fazendo nada. Me espanta esses "técnicos modernos" insistirem nessas porras de 4231 4321 433 que viram 3 atacantes ao ter a bola e depois RECUAM pra marcar Lateral . Pera lá. Vc contrata o Gustavo Scarpa que tem mais cérebro que os 2 e coloca o cara na reserva? Keno que foi o melhor de 2017 e vinha produzindo razoavelmente em 18, no banco. Sem oportunidades. Difícil de entender essa meritocracia. 

6) esse time arame liso que não machuca ninguém, não tem tesão, brio, vontade e garra. Porra mermão, ta jogando um PALMEIRAS e Corinthians, não entregue menos que 110%. Chega de passividade. Perder faz parte do jogo, mas perder desse jeito não 

Enfim, não sou contra a troca de técnico, mas o Roger precisa se espertar. Variar de esquema, não tentar fazer os jogadores se adaptarem ao esquema dele, e sim o inverso. Menos tatiques e mais simplicidade. Humildade. Não ficar insistindo. O futebol é movido a resultados, e o Roger não está imune a isso. Ontem ele pegou a pá no armário. Resta saber se irá querer sair da dispensa pra começar a cavar a cova ou devolvê-la de onde pegou. 

 

perfeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, luizverde disse:

 

Me poupou digitação.  E tem uma coisa que ele já perdeu ( além da confiança de boa parte da torcida ): a chance de ter rodado o elenco no início da temporada para ver a respostas de alguns jogadores que nunca tiveram uma oportunidade em campo. Insistiu tanto com um time só... E agora ?? Vai mudar na primeira partida da Libertadores ou vai com esses jogadores que ninguém mais confia ? Digamos que ele tem se mostrado além de teimoso, um pouco desprovido de inteligência. Está trilhando os passos do Eduardo Batista.

perfeito 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Paulo Falcone disse:

Agora, passados mais de 2 horas do vexame (sim, pra mim foi um vexame), cabeça mais fria e mais calmo, posso falar com um pouco mais de razão.

Entendo que o Roger está tentando impor uma estrutura tática interessante ao Palmeiras, e aprovo isso, mas o que não dá pra aceitar é algumas decisões (e não são poucas) que ele vem tendo, vejamos:

Insistência com Michel Bastos -> simplesmente não dá, ele é fraco, foi reserva do Egídio maior parte de 2017, Victor Luis está longe de ser o lateral dos sonhos mas é nitidamente superior ao Michel, acho que pelo menos 9 em cada 10 torcedores concordam comigo em relação a isso.

Insistência com Thiago Martins -> é prata da casa, beleza, mas é um zagueiro inseguro, inconstante, dificilmente ganha uma no 1x1, tem o corpo duro (aquele lance do Ruimero no 1º tempo quase que eu destrui a TV de raiva), enfim é um zagueiro muito ruim que não serve pra ser titular aqui (não servia nem no Baêa), e assim como no parágrafo anterior, tenho certeza que 9 em cada 10 torcedores concordam comigo em relação a isso.

Os intocáveis -> Tchê Tchê e Dudu, vem jogando uma bolinha ridícula mas não perdem o posto de titulares.

Substituições -> já não é de hoje que ele vem literalmente cagando no pau na hora das substituições, não sei se foi apenas eu que achou um absurdo ele tirar o Lucas Lima pra colocar o Prass. Pra mim ali o Roger acabou com qualquer chance de reação do time, era pra ter tirado o Borja ou os inoperantes Dudu/Tche².

Motivação -> parece que falta ao Roger aquele brio pra inflamar o elenco, algo que o Felipão e Luxa tinham de sobra, lembro até hoje daquela bronca do Felipão às vésperas do 2º jogo das semi-finais da Libertadores, bronca essa que transcrevo a seguir: "Eu quero ver é vocês não falarem, mas sentirem raiva do próximo jogo e comer a orelha do cara… vocês têm que ter consciência disso que ‘tô’ falando para vocês. Raiva dessa porra de Corinthians!” É esse o espírito que tem que ter nesse tipo de jogo.

 

Insistência com Felipe Mello: Porque alguns torcedores não enxergam que o FM só joga pelo nome ?Em câmara lente, trota pelo gramado, enquanto assiste adversários passando voando ao seu lado ! Zero de proteção à zaga. Qual a utilidade desse jogador ? "Ah, mas só ele pareceu abatido com a derrota." Isso basta, então, ficar abatido ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como disse o Edmundo: "técnico com prazo de validade".. trabalhos horríveis no Grêmio e Atlético MG.. jogadores fora de posição.. muito estudioso na teoria.. na prática, o time nunca empolgou.. ganhou de times medíocres do interior.. contra o Santos, quando tava no 1x2, por pouco o time não se borrou todo e sofreu o empate... O meio de campo com esse TT (Márcio Araujo2) não cria e nem marca.. aí sobrecarrega o FM e o LL.. e o gênio que ganha 700 mil não enxerga.. esse esquema de 3 atacantes não dá certo. Deu certo em 2016 porque tínhamos o GJ em excelente fase. Ano passado foi um fiasco esse 433.. joga o simples.. 2 volantes, 2 meias, 2 atacantes.. prof pardal dos infernos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A zaga do Palmeiras é fraquíssima (todos os zagueiros do elenco são fracos, TODOS), o FM é um homem a menos em campo, o Borja é jogador que depende de um time jogando para ele. O Dudu precisa de banco, de muita conversa, de uma chamada, de alguma coisa que quem está dentro do clube tem que perceber e fazer por onde.

Tirando esses aspectos, que precisam ser corrigidos em termos pontuais e para ontem, o resto é questão tática. Vivem dizendo que o time dos gambás é horrível. Horrível em que? Em individualidade? Eles têm uns 4 ou 5 jogadores muito bons, mas encontraram sucesso exatamente na implantação de um modelo de jogo absolutamente sólido. Pode-se contestar a estética de tal jogo, mas é inegavelmente eficiente.

E até para que as individualidades apareçam (e uso o termo "individualidade" com grande parcimônia e alta dose de contextualização - sim, para mim jogadores como LL e Scarpa, por exemplo, são comuns em um contexto amplo, apenas ganhando um maior status em função do atual momento do futebol brasileiro), é preciso de um modelo tático consistente. E isso só se consegue com tempo, com repetição, até porque a inteligência do jogador brasileiro hoje é limitada.

É ingenuidade extrema acreditar que haja um técnico messias que faça o time jogar em questão de um mês. Esse cara não existe mais, o futebol é outro, é fundamentalmente ocupação de espaço, movimentação, recomposição, disciplina tática.

Como já colocaram por aí, tem que dar tempo ao treinador para se ter uma ideia clara de onde ele pode chegar. Pelo menos um ano, se não der certo, paciência e parte para outra, mas de nada adianta ficar nesse loop perpétuo de troca de treinador a cada 4, 5 meses, isso não leva a nada.

E torcedor tem que parar com o devaneio de acreditar que temos supertime. Não só não temos algo que sequer chegue perto disso, como mesmo se tivéssemos, não acrescentaria tanto assim se o que pesa mais é a tática.

Mais humildade, mais pé no chão, menos imediatismo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
8 horas atrás, Trootter disse:

Mas aí você tem que avisar o Gustavo Scarpa.

Porque nem ele sabe que ele não joga na ponta direita.

Gustavo Scarpa se destacou no Fluminense jogando de meia, foi contratado como meia. Ponta direita?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Roger tem discurso bonito que agrada a imprensa e torcedores, mas...

 

Essa historia de não rodar o elenco sempre me cheirou mal. Temos 30 jogadores, quase todos do mesmo nível, e o Roger não dá chance para os caras?! Aí quando precisa, igual agora com o Thiago Martins, ele não tem como substituir, porque não deu nenhum minuto de jogo para o Luan.

 

Victor Luis pode não ter sido nenhum Roberto Carlos, mas ele não jogou mal em nenhuma partida pra perder a posição pro fraco Michel Bastos

 

Felipe Melo todo jogo sozinho na marcação, e ele já tem 35 anos. E de vez em quando Lucas Lima vem ajudar a marcar.

Todo mundo tem o direito de defender quem quiser, mas eu não consigo enxergar futebol no Tchê Tchê. Na marcação ele lembra o Marcio Araujo, quase nunca tá na jogada, é quando tá, é correndo atrás da bola, nunca bem posicionado pra desarmar. No ataque é mais nulo ainda, e ele joga mais avançado que o Lucas Lima. Kkkkkkkk Rir pra não chorar.

 

Eu gosto do William, mas ele não é jogador de ponta. Pra isso temos Keno e tinha o Artur antes de se lesionar sem nunca ter tido um minuto em campo.

 

Scarpa tem que ser titular. Roger tem que se virar pra arrumar lugar pra ele. Líder de assistências nos últimos 3 anos. Cobra falta e chuta bem de fora da área. Precisamos dele no time titular.

 

A diretoria e Mattos apostaram no Roger, então tem que manter o cara, mas ele precisa acordar.

 

A única jogada desse time é rodar a bola na defesa e dar um lançamento de 50 metros e deus nos ajude.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, Leo Basile disse:

A zaga do Palmeiras é fraquíssima (todos os zagueiros do elenco são fracos, TODOS), o FM é um homem a menos em campo, o Borja é jogador que depende de um time jogando para ele. O Dudu precisa de banco, de muita conversa, de uma chamada, de alguma coisa que quem está dentro do clube tem que perceber e fazer por onde.

Tirando esses aspectos, que precisam ser corrigidos em termos pontuais e para ontem, o resto é questão tática. Vivem dizendo que o time dos gambás é horrível. Horrível em que? Em individualidade? Eles têm uns 4 ou 5 jogadores muito bons, mas encontraram sucesso exatamente na implantação de um modelo de jogo absolutamente sólido. Pode-se contestar a estética de tal jogo, mas é inegavelmente eficiente.

E até para que as individualidades apareçam (e uso o termo "individualidade" com grande parcimônia e alta dose de contextualização - sim, para mim jogadores como LL e Scarpa, por exemplo, são comuns em um contexto amplo, apenas ganhando um maior status em função do atual momento do futebol brasileiro), é preciso de um modelo tático consistente. E isso só se consegue com tempo, com repetição, até porque a inteligência do jogador brasileiro hoje é limitada.

É ingenuidade extrema acreditar que haja um técnico messias que faça o time jogar em questão de um mês. Esse cara não existe mais, o futebol é outro, é fundamentalmente ocupação de espaço, movimentação, recomposição, disciplina tática.

Como já colocaram por aí, tem que dar tempo ao treinador para se ter uma ideia clara de onde ele pode chegar. Pelo menos um ano, se não der certo, paciência e parte para outra, mas de nada adianta ficar nesse loop perpétuo de troca de treinador a cada 4, 5 meses, isso não leva a nada.

E torcedor tem que parar com o devaneio de acreditar que temos supertime. Não só não temos algo que sequer chegue perto disso, como mesmo se tivéssemos, não acrescentaria tanto assim se o que pesa mais é a tática.

Mais humildade, mais pé no chão, menos imediatismo.

Concordo, mas vou acrescentar uma coisa, o Roger precisa motivar esse time, com o time que tem, o Palmeiras não pode jogar como se estivesse cumprindo uma tarefa burocrática. Até com o Marcelo Oliveira o time tinha mais vontade, precisa resolver isso logo, porque na Libertadores todos os times sul americanos jogam com um apetite danado, e o Palmeiras nessa pasmaceira não passará da primeira fase. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Palestra1999 disse:

Muitos se empolgaram com as 6 vitórias seguidas batendo em cachorro morto. Em nenhum jogo se viu um futebol brilhante, consistente e dominante. O time tem substituições manjadas, algumas escalações são bizarras e as falhas são nítidas.

1) 9 jogos na temporada e a zaga foi inalterada (só Antônio Carlos passou no teste ao meu ver). Cadê os testes?

2) Michel Bastos de lateral esquerdo soa como piada. Vc tem 2 bons laterais esquerdos  (Diogo ainda machucado) e usa o RESERVA do Egídio. Inadmissível pq Victor Luiz não estava mal e tem muito mais cancha pra jogar por ali 

3) a dupla de volantes. Tche Tche e Felipe Melo são cachorros que não mordem, sem combatividade. O primeiro é titular por CORRER E OCUPAR ESPAÇO, quando deveria ser por jogar bola. O segundo tem uma técnica refinada e aparenta ter uma liderança absurda no grupo, mas com ele se perde a pegada no meio e o dinamismo  (ao menos tá mais quieto em 2018). Futebol se ganha no meio campo. Quem de fato, dominou o meio e o ocupou melhor ontem?

4) usar Lucas Lima pra ficar recuando buscar bola, ao invés de deixá-lo flutuar nos dois últimos terços do campo e onde faz a diferença. 

5) insistir com William e Dudu. Ambos não vem jogando nada, criando nada e fazendo nada. Me espanta esses "técnicos modernos" insistirem nessas porras de 4231 4321 433 que viram 3 atacantes ao ter a bola e depois RECUAM pra marcar Lateral . Pera lá. Vc contrata o Gustavo Scarpa que tem mais cérebro que os 2 e coloca o cara na reserva? Keno que foi o melhor de 2017 e vinha produzindo razoavelmente em 18, no banco. Sem oportunidades. Difícil de entender essa meritocracia. 

6) esse time arame liso que não machuca ninguém, não tem tesão, brio, vontade e garra. Porra mermão, ta jogando um PALMEIRAS e Corinthians, não entregue menos que 110%. Chega de passividade. Perder faz parte do jogo, mas perder desse jeito não 

Enfim, não sou contra a troca de técnico, mas o Roger precisa se espertar. Variar de esquema, não tentar fazer os jogadores se adaptarem ao esquema dele, e sim o inverso. Menos tatiques e mais simplicidade. Humildade. Não ficar insistindo. O futebol é movido a resultados, e o Roger não está imune a isso. Ontem ele pegou a pá no armário. Resta saber se irá querer sair da dispensa pra começar a cavar a cova ou devolvê-la de onde pegou. 

 

Perfeito. Banco para FM e TT. Volantes: TS e Moisés. Mudaria da água para o vinho.

Assim, Lucas Lima não precisaria ser o 3o. volante, para cobrir a falta de mobilidade do FM, e poderia se empenhar mais na criação de jogadas de ataque. 

Tá tudo errado, Roger. Acorda, senão nós vamos acordar você.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 minutos atrás, Caiser Soze disse:

Concordo, mas vou acrescentar uma coisa, o Roger precisa motivar esse time, com o time que tem, o Palmeiras não pode jogar como se estivesse cumprindo uma tarefa burocrática. Até com o Marcelo Oliveira o time tinha mais vontade, precisa resolver isso logo, porque na Libertadores todos os times sul americanos jogam com um apetite danado, e o Palmeiras nessa pasmaceira não passará da primeira fase. 

Sim, exatamente, esse é um ponto que ele pode trabalhar e melhorar no curto prazo.

De fora a gente não sabe o que se passa, mas aparentemente todos se mostram tranquilos e obrigatoriamente precisam ter tesão para seguir trabalhando e jogando bola, então não tem explicação para a apatia que se observa.

E nisso entra também a atuação daqueles que estão acima do treinador na hierarquia, ajudando-o a identificar o que se passa para encontrar a solução. Um clube que se gaba de profissionalismo e gestão moderna tem que ter todos os profissionais agindo de modo coeso nesse sentido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o Roger tem potencial pra ser um grande técnico, diferente do que acreditava/acredito do Eduardo Baptista por exemplo. Acho que Roger, Carille e Jair estão realmente no patamar de novos "bons" técnicos brasileiros.

Mas ele ainda precisa se provar. Ser técnico do Palmeiras nesse estágio que o clube se encontra é pra poucos, muito poucos. Pq a cobrança em cima de títulos vai ser enorme, e tem que ser assim. Talvez seja um dos cargos mais difíceis pra se assumir no Brasil.

Acredito que ele teve alguns bons acertos... O trabalho não é de todo ruim, e não é essa derrota que vai me fazer ver isso. Por exemplo, ele colocou o Jailson que era pedido por 99% da torcida, testou uma zaga completamente diferente, deu uma "cara" ao time e criou um time titular.. Tudo isso é importante pro desenvolvimento do trabalho. 

Concordo com algumas partes que o colega Palestra1999 mencionou... Roger fez alguns testes, mas mexeu muito pouco na zaga. Antonio Carlos "passou no teste", mas Thiago Martins não. Ele teve tempo de testar outros jogadores por ali, antes do garoto se queimar como agora aconteceu. Isso ao meu ver foi um erro.

Outro erro: Michel Bastos. Eu concordei e MUITO quando Roger fez rodízio na LE, mantendo o time base. Nunca esperei muito do MB, nem quando chegou. Tava claro pra mim que ele jogaria em pequenos jogos, só pra dar rodagem, pontuação de entrada de campo agora no começo de ano. Era uma ótima ideia até pro VL descansar. Mas comecei a não entender quando percebi que VL havia realmente perdido a posição, mesmo sem haver queda de rendimento. Não que o VL estivesse "arregaçando", mas fez todos os primeiros jogos do ano de forma muito consciente e segura. Qual foi o critério aqui? Será que o Roger se empolgou com a entrevista que o MB disse ser fã dele? Não entendi.

O caso Dudu é um pouco mais complicado. TECNICAMENTE ele ainda é nosso melhor jogador nesse time. A matada que ele deu pra fazer aquele gol(esqueci contra quem) onde ele deu um "totozinho" na bola de lado e já chutou, o Borja tentou fazer o mesmo ontem. E deu no que deu. 
Fora a importância que o Dudu JÁ TEVE nessa reconstrução do Palmeiras. Então antes de irem xingar o cara no twiter, temos que pensar em tudo isso. Agora, isso não impede do Roger sentar um pouco o Dudu no banco, fazer um trabalho especial de recondicionamento físico, pq tá muito claro que ele não tá no seu "normal". Roger fez O CONTRÁRIO. Se não me engano Dudu foi um dos únicos(como LL, porém esse bem) que entrou em todos os jogos do time no ano. Por que?

Sei que é fácil contestar na derrota, não sou disso. Mas algumas dessas coisas que citei a grande maioria das pessoas já viram também. Não é algo complicado. Por que só o Roger não vê isso? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
37 minutos atrás, Leo Basile disse:

Sim, exatamente, esse é um ponto que ele pode trabalhar e melhorar no curto prazo.

De fora a gente não sabe o que se passa, mas aparentemente todos se mostram tranquilos e obrigatoriamente precisam ter tesão para seguir trabalhando e jogando bola, então não tem explicação para a apatia que se observa.

E nisso entra também a atuação daqueles que estão acima do treinador na hierarquia, ajudando-o a identificar o que se passa para encontrar a solução. Um clube que se gaba de profissionalismo e gestão moderna tem que ter todos os profissionais agindo de modo coeso nesse sentido.

              Perfeito. Se tem um momento para mostrar profissionalismo, é esse agora. Ontem, eu li uma coisa que considerei boa, o Mattos foi falar com o juiz e tal, mas principalmente, deu uma declaração dizendo "que faltou um pouco de futebol" ao Palmeiras. Essa foi a parte para a imprensa e público em geral, por dentro o cara deve estar muito puto, e essa é a hora dele, o Cícero, e até o Galliote darem uma chegada e conversar com o treinador e elenco a respeito. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..