Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jfrancisco2012

Qual deveria ser a proposta de jogo do Palmeiras?

Posts Recomendados

5 horas atrás, ricardo_sep disse:

Me agradam muito os times que constroem jogadas de pé em pé, progridem até a área adversária, criam volume de jogo imenso etc. Mas gosto igualmente de times que ficam menos com a bola, montam defesas quase intransponíveis e decidem jogos em lances de 5 segundos - não à toa, coloco a Inter do Mourinho e o Atlético do Simeone como alguns dos times mais fantásticos que vi jogar nesse século, enquanto tem nego que me xinga por isso e diz que esses times representam o anti-jogo, a "morte do futebol bonito" etc.

O que quero dizer com isso é que qualquer discussão acerca de "jogo feio" ou "jogo bonito" é vazia de sentido, por um simples motivo: cai no campo da subjetividade, do estilo de futebol que agrada cada um. No âmbito do debate, cabe discussão técnica e objetiva: nossa proposta de jogo é bem executada? Como poderia melhorar? Elenco está absorvendo a ideia transmitida pelo treinador? Maior parte dos atletas está correspondendo dentro de campo?

Posto isso, nossa ideia de jogo será a mais "Felipônica" possível, e cobrar volume de jogo e bola de pé em pé do Bigode é como entrar em uma farmácia e pedir um pão na chapa e um café com leite. O homem não joga assim, nunca jogou assim, e isso não é intrinsecamente ruim. Time dele é defesa sólida e transição rápida em primeiro lugar. "Ah, mas o Palmeiras não pode ficar se defendendo contra times pequenos, de qualidade inferior". Pode sim. Atrair um time de qualidade inferior à nossa pro ataque e forçá-lo a sair do seu planejamento pro jogo é uma maneira de abrir espaços na defesa adversária, que fatalmente será surpreendida pela qualidade dos nossos atletas quando estiver desprotegida. Jeito tão válido de furar uma defesa quanto ir pra cima, triangular, trocar 30 passes na frente da área adversária etc. E isso não tem relação nenhuma com "retranca" - quer dizer que nosso time tenta ao máximo acelerar a definição da jogada, diminuir o caminho pro gol, sem desproteger a própria defesa. Essa é a tal da "identidade" citada pelo Scolari nas entrevistas coletivas: uma ideia geral dentro do elenco, que faz os boleiros entenderem o porque de estarem fazendo o que fazem dentro de campo. Se ele martelar isso na cabeça dos atletas e estes mostrarem em campo que absorveram a ideia, o bom desempenho será consequência natural e eu já vou ficar pra lá de satisfeito.

Pra mim, a melhor ideia de jogo pro Palmeiras é aquela que é bem praticada, bem jogada, seja com 300 passes até o gol, seja com 5. É aquela que o elenco entende e executa da melhor maneira, levando desempenho e resultado como consequência.

Cara, vc é foda. Que baita análise, parabéns.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria que o Palmeiras desse menos chutão , saisse jogando com tranquilidade e isso forçaria os adversarios a adiantar a marcação e no contra ataque somos o melhor do Brasil e com isso o futebol do Lucas lima voltaria , da forma como joga eh dificil pra qualquer meia jogar no palmeiras , a bola só passa pelo alto , as vezes acho interessante jogar com 3 zagueiros liberando o Diogo barbosa pra atacar e nisso ele eh bom ,no paulista seria o ideal para treinar essa forma de jogar ,mas agora nao dá mais tempo , acho que o palmeiras desde o ano passado joga no limite da derrota ou vitória , sempre ganhando no aperto e pelo elenco que tem pode melhorar o futebol com certeza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verdade seja dita. 4-3-3 engana quase todo mundo. Ah, vem com atacante e dois pontas, time ofensivo.

Não adianta pensar em esquema tático voltado primeiro para o ataque e depois para a defesa.

No 4-3-3 tendo dois pontas em velocidade, são eles que fazem a cobertura dos laterais. Não precisam os zagueiros saírem da frente da área. Aliás, os zagueiros são os caras da sobra e do chutão, para quando tudo der errado. Na entrada da área são os três homens de meio campo que fecham os espaços e tomam a bola para contra-ataque em velocidade. Se passar deles, chutão para onde estiver virado.

Tanto que no lance Luan X Benedetto, o zagueiro não pode ser crucificado sozinho. Aquela situação de jogo nem era para acontecer. O erro começou bem lá atrás, na cobertura. O zagueiro deve sempre estar de frente para o atacante.

Simples assim, o 4-3-3 ajuda a fechar o ferrolho. É frequente vermos o Dudu brigando pela bola na bandeira de escanteio defensiva. Haja fôlego para atacar depois.

Não tomando gols, o resto é bem vindo. Por isso a insistência no Carlos Eduardo. Enquanto a torcida olha para ele e espera o drible, o toque de bola visando a assistência para o gol, o próprio gol e no mínimo o domínio de bola (eu espero que ele seja jogador de futebol, ainda que ruim), a equipe técnica está interessada em saber se ele acompanha a lateral do campo, defesa e ataque o jogo todo. Isso ele está tentando fazer.

Eu particularmente gosto do 4-4-2 tradicional. Meu time teria LL e Scarpa na meia e Dudu e Goulart no ataque, pensando neles em sistema carrocel, invertendo posições nas linhas de frente. De efeito surpresa viria com Moises e BH que chegam bem para concluir jogadas.

No caso dos atacantes, os dois cobririam apenas a saída de bola da defesa, nunca voltando até a linha de fundo defensiva. Eles precisam de condições físicas plenas visando arrancadas.

Viram, só pensamos em como atacar quando o lado torcedor fala mais alto.

Daí como fica a defesa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bigode tem o estilão dele e não vai mudar, aliás nem pode, como se diz técnico que tenta fazer algo diferente daquilo que pensa/acredita, já começa derrotado. Dentro da idéia de jogo do Bigode e comissão técnica, eu gostaria de ver em determinadas situações uma organização "mais ativa dentro do modelo reativo", ou seja, pressão em algumas situações especificas que provoquem erro do adversário e nos dê condições de aproveitar os espaços, algo que o Simeone por exemplo é muito bom em fazer com o Atletico, Cholo também é um cara com idéia bem reativa, principalmente contra os adversários mais fortes, mas em certos momentos quando há possibilidade o time dele sabe executar pressão e provocar o erro do adversário, não só esperar que ela aconteça e tentar reagir a isso.

Além disso, é claro alguma variações de sistema dentro do mesmo modelo também criam alternativas e podem possibilitar alguma coisa de diferente durante o jogo, trocar Carlos Eduardo por Felipe Pires, Moises por Bruno Henrique não é exatamente uma mudança drástica de sistema que vai provocar grandes dúvidas na cabeça do adversário quanto a movimentação e marcação.

Entendo sim que paulista é campeonato para testes, avaliações e que resultado não é lá das coisas mais importantes nesse momento, o que seria mais importante sim nesse momento seria poder ver o Bigode colocar em prática alternativas dentro do seu modelo, principalmente contra times mais retrancados que foi nosso maior calcanhar de aquiles no ano passado em momentos chave da temporada, depender menos de individualidade e ter um jogo coletivo ofensivo melhor estruturado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu queria que o time jogasse bem, mas não adianta discutir isso aqui. Se ganhar de 1x0 jogando como time pequeno e no final for campeão, 90% desse fórum vai aplaudir...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao adianta, esse time não sabe tocar bola. Vejam como a bola cai no pé, o jogador demora para tocar, e finalmente quando "se livra" dela, normalmente não abre novamente para receber. Isso em pelo 80% das jogadas.

Muito toque inútil para os lados e para trás. 

Quer ser reativo, deixar a posse pro adversário? Ótimo! Mas quando precisarmos pressionar, é necessário toque de bola e movimentação para construção de jogadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo e compartilho da lamúria sobre o futebol jogado pelo time, porém, esse é e sempre foi o estilo competitivo do Bigode, retranca sem vergonha de chutões e chuveirinhos (vide Jardeis, Oséias, Barcos e Bentinhos da vida). Vencendo ou empatando, retranca + correria, perdendo faz chuveirinhos.

Não adianta esperar mudança, ele sempre levantou taça assim, ou seja, não vai mudar. Sobra se acostumar com esse futebol e torcer por taça.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de ver o Palmeiras jogando como o City, com toque de bola, intensidade, pressão, futebol ofensivo. Mas no Brasil o que ganha campeonato é retranca, contra ataque e bola aérea e eu quero o Palmeiras campeão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Buffon

qualquer proposta, mas deveria ter alguma

O time não é intransponível na defesa (não esqueço Boca Jr.), no ataque está faltando precisão, e na criação está terrivel, jogadores de meio campo nos salvam com algumas boas jogadas individuais, ali estão nossos melhjores jogadores, mas a criação do time inteiro inclusive deles é péssima e sem criatividade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 23/02/2019 em 13:42, leo1993 disse:

Eu queria que o time jogasse bem, mas não adianta discutir isso aqui. Se ganhar de 1x0 jogando como time pequeno e no final for campeão, 90% desse fórum vai aplaudir...s.é

Mas é o que interessa.o caneco do que adianta jogar que nem a seleção do tele 82 e não trazer o caneco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Temos tantos jogadores bons que fica dificil montar qualquer formacao sem cocar a cabeca.

E essa eh minha bronca com a comissao tecnica esse ano, nao estao usando o paulistinha para as experiencias necessarias. Ficam insistindo numa mesma formacao que deu certo ano passado, mas que ja esta manjada. As experiencias nao deveriam se restringir a testes individuais mas tb de formacao.

Eu adoraria ver como o time se comporta numa formacao com mais "meias" e mais posse. Como a formacao abaixo 4-2-3-1 com o Tiago mais fixo dando liberdade para os meias da frente, que quando atacando teria os mesmos 3 meias so que com o BH adiantado e o Dudu mais na ponta. Com o Scarpa machucado, ate o Ze Rafael caberia ali, Gourlart nao pode jogar 90? Testa o LL nessa formacao.

1740382_SE_Palmeiras.jpg

O mais interessante sobre nossos jogadores eh que a maior eh bem versatil podendo jogar nos dois lados do campo, como por exemplo, trocando o Dudu com o Scarpa. Dudu com Goulart. Scarpa cobrindo a lateral enquanto Rocha sobe. etc.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, LucasVerdao disse:

Temos tantos jogadores bons que fica dificil montar qualquer formacao sem cocar a cabeca.

E essa eh minha bronca com a comissao tecnica esse ano, nao estao usando o paulistinha para as experiencias necessarias. Ficam insistindo numa mesma formacao que deu certo ano passado, mas que ja esta manjada. As experiencias nao deveriam se restringir a testes individuais mas tb de formacao.

Eu adoraria ver como o time se comporta numa formacao com mais "meias" e mais posse. Como a formacao abaixo 4-2-3-1 com o Tiago mais fixo dando liberdade para os meias da frente, que quando atacando teria os mesmos 3 meias so que com o BH adiantado e o Dudu mais na ponta. Com o Scarpa machucado, ate o Ze Rafael caberia ali, Gourlart nao pode jogar 90? Testa o LL nessa formacao.

1740382_SE_Palmeiras.jpg

O mais interessante sobre nossos jogadores eh que a maior eh bem versatil podendo jogar nos dois lados do campo, como por exemplo, trocando o Dudu com o Scarpa. Dudu com Goulart. Scarpa cobrindo a lateral enquanto Rocha sobe. etc.

 

Mas essa não seria nossa formação costumeira?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 23/02/2019 em 03:12, ricardo_sep disse:

Me agradam muito os times que constroem jogadas de pé em pé, progridem até a área adversária, criam volume de jogo imenso etc. Mas gosto igualmente de times que ficam menos com a bola, montam defesas quase intransponíveis e decidem jogos em lances de 5 segundos - não à toa, coloco a Inter do Mourinho e o Atlético do Simeone como alguns dos times mais fantásticos que vi jogar nesse século, enquanto tem nego que me xinga por isso e diz que esses times representam o anti-jogo, a "morte do futebol bonito" etc.

O que quero dizer com isso é que qualquer discussão acerca de "jogo feio" ou "jogo bonito" é vazia de sentido, por um simples motivo: cai no campo da subjetividade, do estilo de futebol que agrada cada um. No âmbito do debate, cabe discussão técnica e objetiva: nossa proposta de jogo é bem executada? Como poderia melhorar? Elenco está absorvendo a ideia transmitida pelo treinador? Maior parte dos atletas está correspondendo dentro de campo?

Posto isso, nossa ideia de jogo será a mais "Felipônica" possível, e cobrar volume de jogo e bola de pé em pé do Bigode é como entrar em uma farmácia e pedir um pão na chapa e um café com leite. O homem não joga assim, nunca jogou assim, e isso não é intrinsecamente ruim. Time dele é defesa sólida e transição rápida em primeiro lugar. "Ah, mas o Palmeiras não pode ficar se defendendo contra times pequenos, de qualidade inferior". Pode sim. Atrair um time de qualidade inferior à nossa pro ataque e forçá-lo a sair do seu planejamento pro jogo é uma maneira de abrir espaços na defesa adversária, que fatalmente será surpreendida pela qualidade dos nossos atletas quando estiver desprotegida. Jeito tão válido de furar uma defesa quanto ir pra cima, triangular, trocar 30 passes na frente da área adversária etc. E isso não tem relação nenhuma com "retranca" - quer dizer que nosso time tenta ao máximo acelerar a definição da jogada, diminuir o caminho pro gol, sem desproteger a própria defesa. Essa é a tal da "identidade" citada pelo Scolari nas entrevistas coletivas: uma ideia geral dentro do elenco, que faz os boleiros entenderem o porque de estarem fazendo o que fazem dentro de campo. Se ele martelar isso na cabeça dos atletas e estes mostrarem em campo que absorveram a ideia, o bom desempenho será consequência natural e eu já vou ficar pra lá de satisfeito.

Pra mim, a melhor ideia de jogo pro Palmeiras é aquela que é bem praticada, bem jogada, seja com 300 passes até o gol, seja com 5. É aquela que o elenco entende e executa da melhor maneira, levando desempenho e resultado como consequência.

Sem dúvidas q jogar bonito não é fazer lances plásticos toda hora, mas nosso elenco é muito bom para um futebol tão pobre, sem variação alguma.

Vc cita "a Inter do Mourinho e o Atlético do Simeone", eu fiquei encantado em um jogo q o Godin poderia ter dando combate no meio, mas preferiu voltar e fechar a defesa, como foi treinado, ou seja, o time joga bonito dentro do q se propõe, e uma coisa é fazer essa jogo contra potências do futebol, como enfrentar Barça do Messi e Real do CR7 de igual pra igual? Outra é fazer cera contra o Bragantino.

Nosso time nem parece q foi treinado, é um catado correndo, não temos essa solidez defensiva e nem uma jogada forte, é um bico pra quem esteja pronto pra correr e ver no q vai dar, não tem jogada ensaiada... e ficar cruzando bola para jogadores q não tem essa característica de bom cabeceio, beira insanidade. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..