Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Paulo Adriano

Após usar luvas da TV e venda de Gabriel Jesus, Palmeiras quita R$ 74 milhões de dívida com Nobre em 2017

Posts Recomendados

Se o Palmeiras fosse uma firma com situação constante a ultima coisa que deveria fazer era quitar as dívidas de baixo perfil, aquelas que possui menor juros. Nessa situação muitos investimentos seriam mais vantajosos (comprar jogadores, investir na infraestrutura, etc...) bastaria apenas que seu retorno fosse maior que o juros a ser pago ao Nobre pelo empréstimo ( que dizem ser bem abaixo do mercado). Empréstimos a juros baixos é o sonho de qualquer empresa que precisa fazer investimentos. É lucrar com o dinheiro dos outros. Era o que o BNDES deveria oferecer, se não tivesse na situação que está.

 

Porém, a situação do Palmeiras. como nos demais clubes, não é constante, principalmente no futebol brasileiro. Logo planejamentos financeiros a longo prazo não funcionam por falta de premissas confiáveis. Você não pode garantir que lucrará tanto com venda de jogadores, que vai receber tanto de patrocínio, que vai manter a renda dos seus jogos na média de 2 milhões por jogo. Você pode ate estimar mas não há nada que garanta que vai acontecer.

 

No caso do Palmeiras a questão é simples: temos investimentos a fazer que garanta um minimo de retorno para que compense utilizar o dinheiro no investimento e não no pagamento das dívidas? Na minha opinião não, até porque os investimentos estão sendo feitos pela Crefisa e o lucro é todo nosso. A Crefisa nos bancará para sempre? provavelmente não, talvez saia daqui 02 anos. É garantido que teremos patrocínios do mesmo patamar que banque nossos investimentos? muito provavelmente não.

 

Logo, acredito que o melhor a ser feito é pagar essa dívida. Com a dívida paga nosso rating sera elevado (quanto maior rating menor a chance de calotes), o que fará que, na necessidade futura de empréstimos, esses serão a taxas baixíssimas, mesmo no mercado, sem precisar de um novo (ou o velho) Paulo Nobre. É se tornar um clube autossustentável.

 

Perfeito, penso da mesma maneira e digo mais, tenho certeza que muitos aqui que estão criticando o Galliote devido a essa estratégia devem ter criticado o Paulo Nobre em 2013/14 quando ele optou (acertadamente) por uma política de austeridade financeira em detrimento aos investimentos no futebol.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Penso q o PN emprestou a $ para q o Palmeiras se libertasse da situação de ser refém de banco com juros pesados, mas não para que o Palmeiras reinvestisse a $ e faturasse com $ emprestada. Por essa lógica me parece bastante correto devolver a $ o quanto antes, logicamente desde q não comprometendo a contabilidade do dpto de futebol.

 

Já imaginaram que talvez, hipoteticamente, o Galliote poderia ter alinhado nesse sentido com o PN antes mesmo da eleição, e q talvez este tenha sido um fator importante na escolha de seu sucessor? eu acho q pode ser uma possibilidade, e se caso ocorreu, Galliote então está agindo corretamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Essa idéia de pagar o Nobre tão rapidamente não veio da cabeça do Galiotte,ele é incapaz de tomar uma decisão dessas, aliás,ele é incapaz de tomar qualquer decisão.De quem foi a idéia? Candidatos não faltam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou crítico ferrenho do Galliote, acho que ele tem falhado mais que acertado. Mas reclamar de estar pagando as dívidas adiantadamente é besteira.

 

Pense você, adquiriu uma dívida para não deixar sua família morrer de fome enquanto estava desemprego, o tempo passou, você estabilizou e arrumo um emprego que lhe garante uma vida muito boa e ainda sobre, o que você faria? Ia pagando as parcelas da prestação e gastando o resto em restaurantes caros ou ia dar um jeito de quitar a sua dívida e não ter mais ela em possíveis tempos de "vacas magras"?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tipo emprestar dinheiro do pai pra não morrer de fome enquanto está desempregado.

Daí arruma-se um emprego com um senhor salário e começa a gastar de novo, troca carro, compra roupas novas, viaja pelo mundo, etc, e não quita a dívida com o pai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nossa torcida é a única no mundo que critica o time por se livrar das dívidas mesmo com um dos melhores elencos do país.

Exatamente... é um caso a ser estudado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Exatamente... é um caso a ser estudado.

 

Velho não tem o porque não pagar as dívidas...

 

Vejo gente pedindo jogador nível Europa, ou seja gastar MAIS.

 

Fim do ano que vem, temos um elenco recheado de estrelas, contratos longos e salários altos, CREFISA vai embora e temos uma dívida enorme pra pagar e os contratos vigentes...É difícil pensar lá na frente?

 

A torcida do Palmeiras realmente precisa não só ser estudada, mas tomar um choque de realidade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre aprendi que dever a alguém não é uma coisa normal e que pagar dívida é obrigação, por isso tem minha total aprovação.

Quanto ao usuário que disse que existe instituições financeiras que pagam 110% do CDI, por favor me informe qual porque gostaria de conhecer, claro que a instituição financeira tem que ser idônea e o investimento com liquidez!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sempre aprendi que dever a alguém não é uma coisa normal e que pagar dívida é obrigação, por isso tem minha total aprovação.

Quanto ao usuário que disse que existe instituições financeiras que pagam 110% do CDI, por favor me informe qual porque gostaria de conhecer, claro que a instituição financeira tem que ser idônea e o investimento com liquidez!

 

Por favor Sérgio escolha:

 

Investimentos

 

Olha que sou só pessoa física heim, infelizmente não tenho grana e poder de negociar investimentos que um clube/insitiuição tem......

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, o que eu pelo menos estou falando, não é que o Galiotte está errado, nem que é o fim do mundo ele pagar dívida, muito pelo contrário, a questão é pensar um pouco fora da caixa, assim como o próprio Nobre fez, fosse ele mais um a pensar como todos, teriamos antecipado verba de TV, e nos amarrado por mais longos anos, ou recorrido a emprestimos bancários de altos juros, o que o Nobre fez, foi exatamente fugir do pensamento da manada, e ir no mercado financeiro resolver nossos problemas.

 

Não se trata também de utilizar diinheiro do Nobre, o dinheiro do empréstimo dele, que usou, foi ele mesmo, colocando a casa em ordem, ao mesmo tempo ele deixou o clube com uma obrigação financeira, normal em qualquer empresa, só que com juros bem reduzidos.

 

Obrigação financeira,o clube/empresa cumpre gerando renda para cumprí-la, ou alguém acha que um Banco pega o dinheiro que a galera deposita na poupança e não o usa pra nada, deixa lá quietinho rendendo juros irrisórios para quem depositou?, isso é lei de mercado, não é usar dinheiro dos outros, é ser inteligente ao ponto de cumprir suas obrigaçoes financeiras acordadas e ao mesmo tempo gerar renda passiva.

 

A preocupação quanto ao futuro, de possíveis conselheiros sanguessugas vendo um montante de grana elevado, acho válida, porém ai cabe pensar: se temos essa preocupação com relação a administração, o que impedirá que ainda que não tenhamos dívidas no curto prazo, ela não será corrosiva co clube?

 

Viver/sobreviver com aportes de patrocinadora, é algo completamente impensável, temos nós como clube, dever de justamente saber investir nosso capital próprio e nos preparar para gerir o clube com nossa própria renda, independente do patrocinador, esse aliás era um dos objetivos do Nobre.

 

Não há nada de errado em o Galiotte pagar a dívida, lógico que não, a questão que eu pelo menos vejo é: se recebemos uma grana extra, há um acordo de pagamento de dívida em 10 anos a juros baixos, o clube está financeiramente estável e trabalhando com lucro, porque não executar planejamento para o futuro com a renda extra? existe algo de errado com isso?

 

A coisa muda de figura é claro, e no acordo financeiro, existe clausula que o pagamento antecipado nos livra muito mas muito dos juros, com abatimento real do valor a ser pago, aí sim é um baita movimento financeiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal não tá separando pessoa física de instituição/pessoa jurídica.

 

O Palmeiras não é o cara endividado que compra pão fiado na padaria e depois sente orgulho de quitar aquilo o mais rápido possível.

 

A coisa é muito mais embaixo. O grande mérito do Paulo Nobre não foi simplesmente emprestar dinheiro ao Palmeiras, mas sim mudar o perfil das dívidas, diminuindo (e muito) os juros que eram pagos às instituições financeiras.

 

Esse quadro permite ao Palmeiras pagar as suas dívidas e, ao mesmo tempo, investir no time/clube e até mesmo em outras esferas. É discutível sim a real necessidade de se quitar rapidamente a única dívida realmente equacionada do clube.

 

Mas deixo claro: não sou contra que se adiante esse pagamento e até concordo que diante do cenário existente no futebol brasileiro, essa medida possa vir a nos trazer bons frutos. O que questiono vai na linha do que disse o forista Guaraná - como está o nosso caixa?

 

O que estamos fazendo pra antecipar esse pagamento? Há um planejamento sério sobre isso ou estamos usando o superávit gerado nesses meses pra quitar a dívida de forma mais rápido possível? E que se dane o resto, pois a Crefisa paga os jogadores que a gente quer mesmo...

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sempre aprendi que dever a alguém não é uma coisa normal e que pagar dívida é obrigação, por isso tem minha total aprovação.

Quanto ao usuário que disse que existe instituições financeiras que pagam 110% do CDI, por favor me informe qual porque gostaria de conhecer, claro que a instituição financeira tem que ser idônea e o investimento com liquidez!

 

Vc está confundindo, ngm reclama de pagar, reclamamos de pagar adiantado algo q não tem tanta necessidade e correr o risco de ficar sem dinheiro. Vai q dá a louca na Leila (não é difícil), já q pagamos essa dívida ADIANTADA certamente contando com a Crefisa por trás.

 

Pessoal não tá separando pessoa física de instituição/pessoa jurídica.

 

O Palmeiras não é o cara endividado que compra pão fiado na padaria e depois sente orgulho de quitar aquilo o mais rápido possível.

A coisa é muito mais embaixo. O grande mérito do Paulo Nobre não foi simplesmente emprestar dinheiro ao Palmeiras, mas sim mudar o perfil das dívidas, diminuindo (e muito) os juros que eram pagos às instituições financeiras.

 

Esse quadro permite ao Palmeiras pagar as suas dívidas e, ao mesmo tempo, investir no time/clube e até mesmo em outras esferas. É discutível sim a real necessidade de se quitar rapidamente a única dívida realmente equacionada do clube.

 

Mas deixo claro: não sou contra que se adiante esse pagamento e até concordo que diante do cenário existente no futebol brasileiro, essa medida possa vir a nos trazer bons frutos. O que questiono vai na linha do que disse o forista Guaraná - como está o nosso caixa?

 

O que estamos fazendo pra antecipar esse pagamento? Há um planejamento sério sobre isso ou estamos usando o superávit gerado nesses meses pra quitar a dívida de forma mais rápido possível? E que se dane o resto, pois a Crefisa paga os jogadores que a gente quer mesmo...

 

Essa parte ilustra muito bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Por favor Sérgio escolha:

 

Investimentos

 

Olha que sou só pessoa física heim, infelizmente não tenho grana e poder de negociar investimentos que um clube/insitiuição tem......

Os que pagam acima 100% são com vencimentos para 2020/22, ou seja, sem liquidez!

Não existe banco que pague acima dos 100% com liquidez imediata.

 

 

E outra, o Palmeiras/Crefisa não estão investindo no time? E a nova estrutura do CT, não foi investimento?

Agora se investiu certo ou errado é outra coisa.

Esse argumento não me convence.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Os que pagam acima 100% são com vencimentos para 2020/22, ou seja, sem liquidez!

Não existe banco que pague acima dos 100% com liquidez imediata.

 

 

E outra, o Palmeiras/Crefisa não estão investindo no time? E a nova estrutura do CT, não foi investimento?

Agora se investiu certo ou errado é outra coisa.

Esse argumento não me convence.

 

 

Cara, não sei que experiência você tem com investimento, mas você já viu algum tipo de investimento que seja de curto prazo e tenha retorno alto? Você já viu algum investidor no verdadeiro sentido da palavra que busca liquidez de curto prazo para um investimento?

 

Existe a questão de risco x retorno em qualquer investimento, se alguém quer baixo risco e lliquidez curta, tem de aceitar baixo retorno, isso é "regra" de mercado, a mágica de liquidez diária, é o chamariz perfeito para os "investidores" de poupança.

 

Eu uma pessoa física, com nem 0,001% de acesso a produtos financeiros melhores por conta do volume financeiro que movimento, tenho opções de CDB(renda fixa, nem estou falando de composição de carteira com renda fixa e variável, nem de produtos finaneiros melhores que um CDB), com taxas maiores do que o Juros cobrado pelo Nobre, voce imagina uma instituição com volume financeiro absurdo, como nosso clube..... isso ainda eu, um investidor bem meia boca, você imagina um clube que pode fechar acordo com uma instituição e exigir taxa de retorno que proteja seus investimentos, compondo uma carteira de investimentos.

 

Investimento do clube/patrocinador no time, é necessidade operacional, não apenas planejamento de futuro, se o clube de futebol não investir no time vai viver de que? CT que aliás o Nobre deu do próprio bolso 4 milhões e ajuduou a construir junto com a Crefisa, é uma melhoria de estrutura do clube, seja por necessidade ou por facilidade, se eu constuir uma piscina na minha casa, estou melhorando a minha estrutura, mas esse "investimento" até onde eu sei, não ira me gerar nenhum tipo de renda passiva, a não ser que eu alugue para algum evento, cobre ingresso para entrada, não sei.

 

 

Pessoal não tá separando pessoa física de instituição/pessoa jurídica.

 

O Palmeiras não é o cara endividado que compra pão fiado na padaria e depois sente orgulho de quitar aquilo o mais rápido possível.

 

A coisa é muito mais embaixo. O grande mérito do Paulo Nobre não foi simplesmente emprestar dinheiro ao Palmeiras, mas sim mudar o perfil das dívidas, diminuindo (e muito) os juros que eram pagos às instituições financeiras.

 

Esse quadro permite ao Palmeiras pagar as suas dívidas e, ao mesmo tempo, investir no time/clube e até mesmo em outras esferas. É discutível sim a real necessidade de se quitar rapidamente a única dívida realmente equacionada do clube.

 

Mas deixo claro: não sou contra que se adiante esse pagamento e até concordo que diante do cenário existente no futebol brasileiro, essa medida possa vir a nos trazer bons frutos. O que questiono vai na linha do que disse o forista Guaraná - como está o nosso caixa?

 

O que estamos fazendo pra antecipar esse pagamento? Há um planejamento sério sobre isso ou estamos usando o superávit gerado nesses meses pra quitar a dívida de forma mais rápido possível? E que se dane o resto, pois a Crefisa paga os jogadores que a gente quer mesmo...

 

Brihante Titi,exatamente isso. Uma coisa é eu dever pro tio da padaria, e por vergonha disso, assim que receber uma grana extra de qualquer lugar, ir lá correndo pagar ele por questão de consciência, por orgulho, por ver a necessidade dele,etc, outra coisa bem mas bem diferente é negociação e acordos financeiros entre instituições.

 

O Nobre como homem de negocios e de visão, fez o que era preciso no seu mandato, usou uma grana que ele mesmo levantou no mercado financeiro, como uma forma de cumprir os objetivos traçados para a instituição, por isso também, como bom homem de negócios, deixou uma obrigação financeira ao clube, que já existiria de qualquer forma se por exemplo ele recorresse a emprestimos em bancos, porém como bom palmeirense, com juros abaixo do mercado.

 

Com essa obrigação financeira que temos, dentre tantas outras, de que forma estamos lidando? estamos delegando nossas outras obrigações ao parceiro Crefisa e usando dinheiro que seria do dia-a-dia do clube para antecipar uma dívida especifica? se sim por qual motivo, e com qual planejamento/objetivo?

 

Não é questão de pagar ou não a dívida, isso está planejado para acontecer desde quando o Nobre emprestou a grana, a questão é a forma como está sendo feito isso, e nem é uma critica na verdade, se estamos antecipando abatendo valores reais da dívida,bom demais, se estamos escorados em patrocinador, aí acredito eu temos um problema futuro caso essa decida por exemplo ir para outro lugar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Clube de Futebol no Brasil investir a longo prazo? Ai para mim já é de mais!

Caráter ou vc tem ou vc não tem, pessoa que paga a conta da padaria é um pequeno gesto que define quem ela é! Pessoas idôneas geralmente são as que o mercado procura devido a escassez.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..