Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FabioHenrique

Porque nenhum meia do elenco rende?

Posts Recomendados

Em 14/10/2019 em 08:56, FabioHenrique disse:

Faz tempo que não vemos um jogador de meio de campo sendo protagonista.

Quem foi nosso último grande meia?
Aceitem ou não, foi o Valdivia!
Quais eram os principais recursos dele?

1 - Passe! Ele enfiava bola onde ninguém imaginava, era milimetricamente calculado a ponto do zagueiro esticar a perna e não alcançar!

2 - Drible! Ele sabia usar esse recurso para se livrar de um marcador, as vezes 3 jogadores em cima dele e conseguia sair com a bola dominada em direção a área adversária.

3 - Condução de bola! Mesmo com todo o problema de lesão, ele pegava a bola saia enfileirando adversário até achar alguém para dar um passe. Ou então ele pegava a bola na linha do meio de carregava ela até perto da área para dar uma assistência.

Sem falar a visão de jogo, a facilidade para limpar uma jogada, criar um espaço e etc...

Qual jogador hoje no elenco reúne essas 3 características? Tirando o passe (hoje temos dois meias que passam mto bem, Scarpa e Lucas Lima) qual outro recurso nossos meias tem?

Que meia hoje consegue pegar a bola na faixa do meio de campo e conduzir ela até a entrada da área para dar um passe?

Que meia hoje consegue estar entre 2 marcadores e limpar a jogada criando uma opção para um dos atacantes?

Qual meia hoje consegue fazer um lançamento de bola NO CHÃO, colocando um atacante em condições de finalizar?

Infelizmente nossos meias não reúnem essas qualidades.

Para mim os dois melhores meias do elenco são Scarpa e Lucas Lima, e as duas qualidades deles são o passe (O Scarpa tem um bom chute de longe), mas eles não conseguem jogar sem alguém do lado para dar esse passe. Veja a quantidade de bolas que o Scarpa serve os atacantes quando ele recebe um passe na entrada da área, nisso ele é bom, por exemplo o passe para o gol do Dudu contra o atlético.

Para que esses jogadores possam render, eles precisam ter gente do lado deles, para fazer uma tabela, para dar opção de passe.

Hoje o Scarpa ou o Lucas Lima, Ze Rafael pegam a bola no meio de campo como fazia o Valdivia, eles não vão carregar a bola até a área, eles vão tocar de lado pq as únicas opções de passe estão abertas nas laterais do campo.

Nao tem como esperar mais que isso deles. 
Primeiro pela característica deles, segundo pelo esquema de jogo que não ajuda.

Hoje o Palmeiras toca mais a bola, mas toca sem objetividade, toques de lado, pq? Pq as opções de passe estão no lado!

Faria sentido se o Dudu rendesse jogando centralizado. Dudu tem drible, passe e condução de bola, mas também não rende quando joga centralizado.

Veja que desde que começamos a jogar no 4231/433 já passaram nessa posição:
Cleiton Xavier, Moises, Lucas Lima, Scarpa, Guerra, Allione, Zé Rafael, Goulart, Hyoran, Rafael Veiga.

O único que rendeu foi o Cleiton Xavier na campanha em que fomos campeões em 2016.

E na minha análise, o Cuca escolheu armar o time dessa forma porque ele sabia que não tinha um meio de campo driblador, mas sim um cara de poucos toques na bola mas com passe preciso. Não tinha outra opção para o Cuca colocar ali no meio, só o Cleiton. Fez então um esquema que não exige muito do meio campista, que era o que o Cleiton precisava pois já estava com 33 anos.
Então, a forma como estamos jogando hoje é exatamente igual a 2016, mas as peças tem características diferentes e por isso não rendem.

O problema não são os nossos jogadores, mas sim esse esquema que praticamente anula as qualidades do meio campista. É quase como se o jogador fosse situacional, sendo exigido somente em momento específicos na partida. 

Hoje cobramos muito para que Lucas Lima e Scarpa apareçam mais pro jogo. Mas como que o cara vai fazer isso se o esquema quase suprime o cara do jogo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falta coragem.

Um exemplo do BH: geralmente recebe a bola de costas protege e gira. Quando está mal viver perdendo a bola quando leva tranco. Quando está bem dificilmente perde o controle.

Por exemplo o Scarpa: não dribla, poucas vezes encontra um passe e sempre perde no 1x1 se tiver contato físico.

Não será medo?

Nem o bigode está com coragem de partir pra cima. Ontem ficou claro isso.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Scarpa: Só quer ajeitar o corpo pra chutar de qualquer jeito. LL: Nunca foi lá grandes coisas nem na época do Santos e se esconde em jogos decisivos, só lembrar da CDB de 2015 q o Matheus Salles pois ele no bolso ainda bem pra nós. RV: Parece que sente o peso da camisa, e olha que é palmeirense imagina se não fosse.    

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É notório, que nosso time tem sido apático, insosso, sem sangue... Seja lá qual adjetivo negativo prefiram usar para classificar nossas atuações nos últimos tempos. 

Porém, dois jogadores me chamam a atenção quanto a isso, não digo que são os piores do time, mas diria que estes são as maiores representações da figura atual do nosso time, e são eles os dois meio campistas, Bruno Henrique e Raphael Veiga (não é um post com intuito de achar culpados ou ao menos de pedir dispensa de tais jogadores, apenas são pontos nos mesmos que me chamam a atenção)

 

Bruno Henrique: totalmente apático esse ano e em 2017, as vezes me dá a impressão de estar aquém fisicamente dos outros jogadores, para ele conseguir mudar de direção ou conseguir girar parece fazer um esforço descomunal, além de estar totalmente sem explosão. Tenho a impressão de que essa é a forma normal do BH, desde os tempos de Corinthians era um jogador que já nutria uma certa antipatia minha. Não por ser folgado como muitos exemplos que vemos na equipe corintiana nesses anos, mas por ser um jogador totalmente sem sangue, sem fibra, que vivia de dar seus chutes que terminavam acertando a arquibancada (a própria torcida do Corinthians reclamava disso) fundamento este que melhorou bastante a partir de 2018. 

Minha impressão é essa, que teve um ano fora da curva em 2018 e sua forma normal é representada por esse ano de 2019 e 2017.

 

 

Raphael Veiga: meia que chegou com certa expectativa vindo do Coritiba, sendo elogiado pelo próprio Alex. Palmeirense de coração, já tendo sido encontradas fotos do mesmo com camisa do Palmeiras no antigo Palestra quando mais jovem. Porém o que me chama atenção é a total falta de criatividade e apatia também apresentada, não consigo encontrar nenhum atributo realmente bom nesse jogador. Já teve certa sequência, porém me parece que não consegue fluir seu jogo, talvez uma mudança de posição pudesse ajudá-lo, talvez como um 3° homem de meio campo ou 2° volante pudesse executar um futebol menos burocrático.

 

 

Deixem aí a opinião de vcs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim é por deficiência técnica dos jogadores e por falta de treinamento em variação no sistema de jogo. Nenhum técnico brasileiro procura fazer isso. Que clube no Brasil tem um meia que rende? Só o Arrascaesta no Flamidia que era banco do Abel. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 16/10/2019 em 13:47, Rafael Pozza disse:

O que vejo é o seguinte, meia com proteção, drible, que sabe enfiar uma bola, tem o timing correto pra cadenciar, virar um jogo e até mesmo cobrar faltas é algo praticamente em extinção no futebol. Por isso não temos nenhum dos nossos "meias" que demonstrem essas habilidades. Nem adianta cobrar isso hoje. Acho que não veremos facilmente alguém que lembre o Alex, um Zinho, um Djalminha ou até mesmo o chileno que é sempre citado.

Agora, se olhar o rendimento dos nossos meias como meias de beirada de campo (que é isso que eles são e é nisso que os camisas 10 clássicos se transformaram) , também temos um rendimento muito abaixo do esperado... Zé Rafael e Scarpa, por exemplo, pela bola que jogaram antes de vir para cá, são 2 nomes que eram para estar voando nesse time. A dúvida que fica é por que. Será que não eram tudo aquilo? Será que a camisa pesou? Será que o esquema não os favorece? Falta motivação? Raphael Veiga deitava no Athletico. E aí, por que não consegue render?

Lucas Lima é um caso aparte, estranho seria se jogasse. 

Meu palpite é mais o peso da camisa, a pressão. Foram jogadores que tiveram pequenos lampejos que demonstraram o mínimo de intimidade com a bola em alguns determinados momentos. Porém, nos jogos decisivos pipocaram feio. Portanto, na minha opinião, o problema hoje é a falta de personalidade e de psicológico. Os caras tomam gol e vc já ve a cara de desespero, de desanimo. Nem parece que estão jogando no atual campeão brasileiro, p###@!

O único cara que vejo esse sangue nos olhos de verdade é o Dudu. Faltam jogadores com "espírito de Dudu" em campo.

LL, Raphael Veiga, Scarpa e Zé Rafael eram titulares nos seus times. No Palmeiras nenhum deles atua em todos os jogos, nenhum deles têm sequência. O Lucas Lima jogou um pouco melhor no campeonato de 2018, pois teve uma sequência maior.

Quase toda a torcida do Palmeiras crítica o Carlos Eduardo, mas ninguém em sã consciência poderia dizer que ele é ruim, nem que ele é bom... Ele não teve sequência para demonstrar coisa alguma. O mesmo vale para os meias. Toda hora muda...

Fora isso, às vezes, são obrigados à jogar pelos lados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, A causa principal é a falta de continuidade de um trabalho, o que gera a falta de continuidade aos jogadores. 

Além de alguns meias, assim como outros, me parecem extremamente acomodados ou sem vontade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque aqui os treinadores são todos uns covardes armam o time para tentar não perder, aí quando ponta um treinador gringo que não está nem aí para segurar emprego e coloca o time pra jogar bola todos ficamos impressionados, não só aqui no Palmeiras mas na grande maioria dos times do país

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 hours ago, lulu93 said:

Na minha opinião, A causa principal é a falta de continuidade de um trabalho, o que gera a falta de continuidade aos jogadores. 

Além de alguns meias, assim como outros, me parecem extremamente acomodados ou sem vontade.

Eu diria todos os meias.

Parece que o que está no banco so vai bem quando entra, pois ao ganhar a vaga de titular vai mal. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meia bom é difícil, tem poucos rendendo no Brasil. O problema é que aqui eles não conseguem nem ser regulares. Acho que nosso último meia regular foi o Robinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 14/10/2019 em 20:05, Animal disse:

Se o Palmeiras não trouxer nenhum outro meio do nível dele vai ter mesmo, pois jogadores como ele e alex deixam saudade. Já jogadores como Lucas Lima, Scarpa, Zé Rafael  não!

Top!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 10/22/2019 at 6:00 PM, Vajroli Prema said:

LL, Raphael Veiga, Scarpa e Zé Rafael eram titulares nos seus times. No Palmeiras nenhum deles atua em todos os jogos, nenhum deles têm sequência. O Lucas Lima jogou um pouco melhor no campeonato de 2018, pois teve uma sequência maior.

Quase toda a torcida do Palmeiras crítica o Carlos Eduardo, mas ninguém em sã consciência poderia dizer que ele é ruim, nem que ele é bom... Ele não teve sequência para demonstrar coisa alguma. O mesmo vale para os meias. Toda hora muda...

Fora isso, às vezes, são obrigados à jogar pelos lados.

Desculpa, mas dizer que Scarpa, LL e Zé Rafael não tiveram sequência de jogos não é uma verdade. Todos eles foram titulares em várias sequências de jogos. Lucas Lima já está a 2 anos aqui e não mostrou a que veio. Scarpa e Zé Rafael foram titulares na maioria dos jogos com o Felipão.

O único que se aplica relativamente a este argumento é o Raphael Veiga, que teve algumas chances e não correspondeu. 

Mesmo jogando como meias de beirada de campo (realidade em 90% dos meias do futebol brasileiro) todos eles poderiam render muito mais do que rendem. E lembrando que LL sempre jogou centralizado e o Scarpa fez essa função em algumas oportunidades.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
59 minutos atrás, Rafael Pozza disse:

Desculpa, mas dizer que Scarpa, LL e Zé Rafael não tiveram sequência de jogos não é uma verdade. Todos eles foram titulares em várias sequências de jogos. Lucas Lima já está a 2 anos aqui e não mostrou a que veio. Scarpa e Zé Rafael foram titulares na maioria dos jogos com o Felipão.

O único que se aplica relativamente a este argumento é o Raphael Veiga, que teve algumas chances e não correspondeu. 

Mesmo jogando como meias de beirada de campo (realidade em 90% dos meias do futebol brasileiro) todos eles poderiam render muito mais do que rendem. E lembrando que LL sempre jogou centralizado e o Scarpa fez essa função em algumas oportunidades.

 

Depende o que consideramos como sequencia boa para um jogador. O Alex hoje, opinou, que falta sequencia ao meia de armação.

Vou criticar sem citar o nome, pois espero que o Palmeiras venda esse jogador rapidamente, mas vou fazer uma comparação. Havia um meia de armação, do time adversário do Palmeiras, que lançava a bola, o centroavante corria e a bola batia em suas costas. O meia lançava novamente e o centroavante corria para o lado contrário da bola. Lançava de novo e o centroavante não dominava, não "matava" a bola. Esse centroavante atrapalhava o desempenho do meia, atrapalhava o time e ainda deixava o meia mal com a torcida. Quando esse meia jogava com um centroavante melhorzinho  era outro jogador. Quando jogava com outros meias habilidosos o futebol fluía...

É isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 hours ago, Rafael Pozza said:

Desculpa, mas dizer que Scarpa, LL e Zé Rafael não tiveram sequência de jogos não é uma verdade. Todos eles foram titulares em várias sequências de jogos. Lucas Lima já está a 2 anos aqui e não mostrou a que veio. Scarpa e Zé Rafael foram titulares na maioria dos jogos com o Felipão.

O único que se aplica relativamente a este argumento é o Raphael Veiga, que teve algumas chances e não correspondeu. 

Mesmo jogando como meias de beirada de campo (realidade em 90% dos meias do futebol brasileiro) todos eles poderiam render muito mais do que rendem. E lembrando que LL sempre jogou centralizado e o Scarpa fez essa função em algumas oportunidades.

 

Concordo em relação ao Scarpa. Aos demais não.

Sequencia para mim é 6, 7, 8 jogos

2 ou 3 jogos não da para considerar sequência 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 hours ago, Vajroli Prema said:

Depende o que consideramos como sequencia boa para um jogador. O Alex hoje, opinou, que falta sequencia ao meia de armação.

Vou criticar sem citar o nome, pois espero que o Palmeiras venda esse jogador rapidamente, mas vou fazer uma comparação. Havia um meia de armação, do time adversário do Palmeiras, que lançava a bola, o centroavante corria e a bola batia em suas costas. O meia lançava novamente e o centroavante corria para o lado contrário da bola. Lançava de novo e o centroavante não dominava, não "matava" a bola. Esse centroavante atrapalhava o desempenho do meia, atrapalhava o time e ainda deixava o meia mal com a torcida. Quando esse meia jogava com um centroavante melhorzinho  era outro jogador. Quando jogava com outros meias habilidosos o futebol fluía...

É isso.

Isso eu tbm concordo.

Reclamam que o Lucas Lima não deu nenhuma assistência a gol. Assistência ele deu, o problema é que nosso atacante é o Deyverson, aí ele recebe a bola açucarada do meia mas não converte em gol e a culpa é do meia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..