Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

1999

Uma nova lista de técnicos estrangeiros

Posts Recomendados

Prezados,

Dada a má (péssima) performance recente da equipe e dificuldade em crer que o desatualizado e arrogante Vanderlei Luxemburgo irá conseguir dar a volta por cima, resolvi renovar minha lista de técnicos estrangeiros, até por crer que, caso confirmada a queda do Luxa, haverá significativa pressão por um técnico de fora do Brasil.

Para quem não viu, eis o tópico anterior:

Mais um vez friso aqui que a lista leva em conta nomes minimamente VIÁVEIS. Não venham viajando com Pocchetino, Bielsa ou Gallardo, por exemplo.

Nomes negritados seriam os mais robustos oferecidos realisticamente pelo mercado.

 

Portugueses:

 

Ter um técnico português traz duas grandes vantagens: língua e formação UEFA. Vamos à lista:

 

1 - Rui Barros: segue como técnico do Porto B, cogitado por alguns para assumir a equipe principal caso Sergio Conceição decida sair.

2 - José Peseiro: experiente técnico português, já teve passagens por Porto e Sporting. Nunca conquistou nenhum título de expressão. Assumiu o lugar do Rafael Dudamel à frente da Venezuela. Diretoria do Flamengo chegou a conversar com ele. Pelo que já fez até hoje, não recomendo.

3 - Rui Vitória: Segue firme à frente do Al-Nassr. Figura meio polêmica à frente do Benfica, seus resultados são difíceis de questionar, porém. É um cara que poderia tranquilamente repetir a história do JJ no Brasil. Recentemente recusou o Fenerbaçe, mas acho que poderia se sentir tentado a seguir o mesmo passo do "Mister", com quem tem uma notória e ácida rivalidade.

4 - Paulo Sérgio: recentemente salvou a Portimonense do rebaixamento.

5 - Vítor Pereira: Depois de passagens de sucesso pelo Porto e pelo Olympiakos, foi para o futebol chinês em 2017, onde se sagrou campeão nacional ano passado com o Shanghai SIPG. Possui estilo de jogar ofensivo. Atual técnico do Hulk e também o treinou no Porto, algo a se considerar se o Palmeiras pensa em ter esse jogador que significará um alto investimento. Contratação um pouco difícil, porém, pois ganha um salário absurdo e já recusou até o Everton recentemente.

6 - Leonardo Jardim: recusou o Flamengo apostando ainda ter mercado relevante na Europa. Caso isso não se confirme poderia muito bem aparecer por aqui se pagarem bem e em dia.

7 - Marco Silva: teve uma passagem fracassada pelo Everton recentemente, embora tenha conseguido resultados fortes no início da gestão da equipe. É um nome português bem visto pelo mercado e que também crê ainda ter colocação em equipe de grande liga europeia, motivo pelo qual não deu seguimento à conversa com o Flamengo.

8 - Miguel Cardoso: conseguiu a proeza de ser mandado embora 3 vezes seguidas em menos de um ano (Nantes, Celta e AEK Atenas).

9 - Abel Ferreira: técnico do PAOK da Grécia, já teve performance expressiva com o Braga. Merece ser observado mais de perto.

10 - Bruno Lage: recentemente mandado embora do Benfica, tem mercado expressivo na Europa ainda. Cogitado no Aston Villa e até mesmo no Porto em caso de saída do Sergio Conceição, motivo pelo qual o deixo desmarcado.

11 - Ivo Vieira: teve passagem interessante pelo Moreirense e mais recentemente teve uma temporada regular com o Vitória de Guimarães. Anunciou que irá tirar uma temporada sabática.

12 - Pedro Caixinha: nome que já ouvi especulado no Brasil, assinou há um mês com um time saudita, então não é nome realista no momento.

13 - João Pedro Souza: impressionou com uma temporada muito forte do super azarão Famalicão, depois de ser assistente do Marco Silva por longa data. Nascido em Angola, possui passaporte português. Tem estilo de jogo muito interessante, resta ver se não é outro Fernando Diniz.

14 - Pedro Emanuel: ex-assistente do AVB, é atual técnico do Al-Ain.

15 - Paulo Souza: já treinou vários clubes importantes na Europa, incluindo QPR, Swansea, Leicester City, Basel, Fiorentina e, na última temporada, Bordeaux. Os resultados não são inspiradors, porém.

 

Espanhóis:

 

Além de certa proximidade linguística, os espanhóis oferecem selo UEFA de qualidade. Vamos aos que parecem ser possíveis:

 

1 - Míchel: há poucos pediu demissão da UNAM Pumas em função da crise financeira que afetava a equipe, com vários jogadores sem receber salário deixando o clube, além da situação da COVID-19 no México. Carreira mediana no futebol Europeu, com destaque para 2 títulos gregos com o Olympiakos. Estilo ofensivo.

2 - Luis Miguel Ramis: depois de quase levar o Albacete à La Liga, quase rebaixou a mesma equipe para a 3ª Divisão espanhola e acabou mandado embora. Recentemente especulado no Rayo Vallecano.

3 - Marcelino: difícil crer que ainda está desempregado depois de tudo que fez no Villareal e no Valencia. Seria contratação muito segura.

4 - Abelardo: não foi bem no Espanyol, mas é difícil saber se a culpa maior foi dele ou da direção da equipe. No Alavés foi muito bem. Ainda vejo como aposta interessante.

5 - Luis Zubeldia: apesar de espanhol, fez sua carreira aqui pela América do Sul. Atualmente está em sua segunda passagem pelo Lanús, onde se firmou. Bastante especulado para assumir a seleção do Equador.

6 - Rafa Benítez: atualmente amargando péssimas performances no seu time na China. Parece-me que seu tempo já passou.

7 - Gerard: ex-jogador do Barcelona e ex-técnico do Barcelona B, segue desempregado.

8 - Jordi Vinyals: teve boa performance no futebol chinês, além de histórico de técnico de base do Barcelona. Seria uma resposta interessante ao Torrent.

9 - Eusebio: outro ex-jogador do Barcelona. Mais recentemente treinou o Girona e atualmente é especulado no Sporting. Não deveria ser descartado.

10 - Sergi: mais um da escola Barcelona, recentemente teve performance interessante em passagem de dois anos pelo futebol chinês.

11 - Guti: ex-jogador do Real Madrid, foi recentemente mandado embora do Almeria em circunstâncias no mínimo estranhas. Ainda é bastante novo como técnico.

12 - Albert Celades: teve longa experiência como técnico das categorias de base da seleção da Espanha. Mais recentemente treinou o caótico Valencia por uma temporada. Considero que deveria ser cogitado.

13  - Paco López: já há 2 anos comandando o Levante com sucesso, surpreende-me ainda não ter sido cogitado para voos mais altos na Espanha.

14 - Juan Muñiz: já teve passagem por várias equipes medianas da La Liga e recentemente salvou o Alavés da queda para a segunda divisão.

15 - Rubi: aos 50 anos já é um técnico bastante rodado no futebol espanhol, tendo mais recentemente substituído o Setien à frente do Betis.

16 - Quique Flores: já treinou várias equipes de destaque, incluindo Benfica, Valencia e Atletico de Madrid. Na última temporada teve passagem muito ruim pelo Watford.

17 - Ernesto Valverde: segue desempregado desde sua demissão do Barcelona no início da temporada. Mesmo não sendo impressionante no Barcelona, foi muito bem no Athletic Bilbao, e provavelmente iria bem no Palmeiras. 

18 - Quique Setién: pode parecer piada, mas o recente fiasco monumental no Estádio da Luz pode tornar o nome dele mais acessível a um mercado secundário como o brasileiro. Além disso, a verdade é que ele nunca treinou uma equipe de expressão na Europa antes do Barcelona. A ver.

19 - Miguel Ángel Ramírez: sempre mencionado aqui no fórum, dispensa maiores apresentações e não seria uma contratação difícil de viabilizar.

 

Argentinos:

 

Atualmente em alta no mercado nacional, chegam em diversos tamanhos e modelos. Vejamos.

 

1 - Ariel Holan: cortejado por várias equipes brasileiras, acabou caindo no colo da Universidad Católica, onde atualmente lidera o Campeonato Chileno.

2 - Sebastian Beccacece: depois de também ser ignorado pelo mercado brasileiro, acertou com o Racing. 

3 - Frank Kudelka: técnico do Newell's. Possui estilo ofensivo.

4 - Guillermo Hoyos: técnico com bastante rodagem, inclusive com passagem pela seleção da Bolívia. Atualmente treina o pequeno Aldosivi na Primeira Divisão argentina. Formado na escola de treinadores do Barcelona.

5 - Gabriel Milito: recentemente mandado embora do Estudiantes.

6 - Mauricio Pellegrino: lembrado por boa passagem pelo Alaves, teve outras passagens menos gloriosas pelo futebol europeu. Recentemente assumiu o Velez Sarsfield.

7 - Juan Antonio Pizzi: ainda buscando sucesso depois da Copa América conquistada com o Chile. Mandado embora da San Lorenzo no ano passado, é especulado no México.

8 - Rodolfo Arruabarrena: jogador consagrado do Boca Juniors nos anos 90, teve passagem interessante como técnico do próprio Boca 2 décadas depois, com direito à conquista de um campeonato argentino. Desde então tem feito boa carreira no mundo árabe. 

9 - Gustavo Quinteros: depois de passar com força pelo Emelec e pela Universidad Católica, teve passagem rápida pelo Tijuana. Atualmente especulado no Colo Colo.

10 - Edgardo Bauza: conhece o futebol brasileiro. Atualmente o favorito para assumir a seleção do Equador.

11 - Claudio Biaggio: técnico do pouco conhecido Chacarita Juniors da Primeira Divisão argentina. Já treinou o San Lorenzo, sem sucesso.

12 - Jorge Almirón: conhecido pelo sucesso no Lanús, tem sido assediado por equipes de vários países. Ainda novo, é um técnico muito bem visto pelo mercado.

13 - Ricardo Gareca: técnico do Peru até segunda ordem. Não adianta especular muito no momento.

14 - Gabriel Heinze: o nome mais quente do mercado argentino no momento, seria uma contratação relativamente segura e bastante realista.

15 - Matías Almeyda: não quis trocar o San Jose Earthquakes pela seleção do Equador, talvez o Palmeiras represente um desafio mais interessante para um dos mais promissores técnicos argentinos.

16 - Hernán Crespo: lembram dele? Ainda não teve sucesso como treinador e atualmente dirige o Defensa y Justicia.

17 - Diego Dabove: levou primeiro o Godoy Cruz e agora o Argentinos Juniors à Libertadores. Já começa a chamar a atenção dos grandes da Argentina e inclusive do mercado sul americano. Vale monitorar.

18 - Lucas Pusineri - recentemente assumiu o Independiente, já treinou o Cucuta e o Deportivo Cali na Colômbia.

 

Uruguaios:

 

1 - Diego Aguirre: "quase brasileiro", não traz o estilo de jogo que a torcida deseja, mas tem competência acima da média e pode se dizer que foi injustiçado nas 3 demissões que sofreu no Brasil. Atualmente está no mundo árabe.

2 - Leonardo Ramos: bicampeão uruguaio com o Danubio, depois também conquistou título nacional com o Peñarol. Jogador de sucesso nos anos 90, vale ser observado.

3 - Guillermo Almada: depois de 4 anos de sucesso no Barcelona de Guayaquil, foi para o México e segue muito forte no mercado. Outro namorado pela seleção do Equador. Contratação segura.

4 - Pablo Bengoechea: bicampeão peruano com o Alianza Lima, está agora desempregado e desimpedido no mercado.

5 - Martín Lasarte: exigente técnico uruguaio, já treinou clubes como Real Sociedad, Universidad Catolica, Universidad de Chile e Nacional. Quase foi para o Colo Colo há alguns meses.

6 - Alexander Medina: promissor técnico do Talleres, tem estilo ofensivo.

7 - Gustavo Munúa: técnico do Nacional, ainda não mostrou a que veio como treinador.

8 - Pablo Repetto: técnico de muito sucesso recente na LDU, tem sido namorado por inúmeros clubes. Vale ser observado.

 

Chilenos:

 

1 - Héctor Tapia: depois de passagem rápida pelo Real Garcilaso, está sem clube. Visto como promissor, mas ainda sem resultados que comprovem a reputação.

2 - Hernán Caputto: muito bem sucedido como técnico das categorias de base da seleção chilena, assumiu a Universidad de Chile há pouco menos de um ano.

 

Paraguaios:

 

1 - Francisco Arce: como jogador, dispensa apresentação por aqui. Como treinador, tem carreira irregular. Acaba de reassumir o Cerro Porteño.

 

Colombianos:

 

1 - Reinaldo Rueda: ainda segue na seleção chilena. Conhece o Brasil e conhece muito bem nossa concorrência. Um nome a se observar.

2 - Hernán Darío Gómez: fez história levando o Equador à Copa de 2002 e o Panamá à Copa do Mundo de 2018. Tenho dúvida se é o perfil de técnico desejado por aqui, porém. Como técnico do Equador pós-2018 não deu certo.

3 - Juan Carlos Osorio: ainda não mostrou muito na volta ao Atlético Nacional. Sinceramente, acho que (com razão) pegou trauma do futebol brasileiro.

4 - Alberto Gamero: depois de muito tempo à frente do Tolima, foi para o Millonarios.

5 - Arturo Reyes: depois de passagem longeva pelo Junior, é atualmente técnico das seleções de base da Colômbia. Chegou a assumir a direção da seleção principal interinamente depois da saída do Pékerman.

6 - Wílmer Cabrera: nome clássico da seleção colombiana dos anos 90, foi mandado embora de 2 equipes da MLS em menos de um ano durante 2019 e está agora desempregado.

 

Venezuelanos:

 

1 - Rafael Dudamel: não impressionou no Atlético Mineiro, mas parece ter tido azar de pegar o elenco antes da diretoria abrir os cofres. Isso sem contar que deixaram inúmeras dívidas com ele.

 

Canadenses:

 

1 - Marc dos Santos: um caso interessantíssimo de um canadense de família portuguesa que viveu boa parte da sua vida em Portugal. Quando virou treinador passou pelo Brasil e foi parte do Primeira Camisa e do Desportivo Brasil, até que virou técnico Sub-15 do Palmeiras, onde foi campeão da categoria em 2012. Atualmente é técnico do Vancouver Whitecaps da MLS. Tem licença A da UEFA.

 

Alemães:

 

1 - Felix Magath: o lendário técnico do Wolfsburg que fazia seus jogadores escalarem montanhas na pré-temporada conquistou 3 vezes a Bundesliga e 2 vezes a Pokal, mas já há muitos anos não faz um trabalho relevante.

 

Italianos:

 

1 - Roberto Di Matteo: improvável campeão da Champions League com o Chelsea, desde 2016 está parado e nunca repetiu o sucesso daquela temporada mágica.

2 - Roberto Donadoni: mais conhecido pelos 2 anos à frente da seleção da Itália, teve campanhas razoáveis com equipes como Parma e Bologna depois disso. Acaba de deixar seu time na China.

3 - Cesare Prandelli: outro ex-técnico da Azzurra, levou a Itália a um inesperado vice na Euro 2012, mas fracassou na Copa de 2014. Depois disso não voltou a fazer trabalhos interessantes. Parado há uma temporada.

4 - Walter Mazzarri: o técnico que iniciou a reconstrução do Napoli não teve o mesmo sucesso no Inter de Milão e no Watford, mas fez boa temporada 2018-19 com o Torino. Mandado embora no início desse ano.

5 - Roberto D'Aversa: desde 2016 é técnico do Parma e recentemente conseguiu trazer a equipe de volta à Série A e mante-la na Série A. Visto como o herói que ressuscitou a tradicional equipe.

6 - Massimo Oddo: acaba de ser rebaixado à Série C com o Perugia.

7 - Giovanni Stroppa: jogador habilidoso dos anos 90, acaba de levar o Crotone à Série A.

8 - Gianluca Zambrotta: outro campeão mundial com a Itália, começou tímida carreira de técnico há alguns anos.

9 - Mauro Camoranesi: de família argentina, foi há pouco contratado por um time da Eslovênia. Ainda não empolgou como técnico.

10 - Luciano Spalletti: um dos grandes técnicos da história recente da Itália, teve grandes temporadas com a Roma e com o Zenit, mas nos últimos trabalhos não repetiu os grandes feitos de anos anteriores. Acho que se viesse para o Brasil poderia repetir a história do JJ.

11 - Roberto de Zerbi: bom técnico do Sassuolo, fechou a Serie A no top 10. Acho que tem mercado europeu, mas não custa dar uma ligada para ver.

 

Israelitas:

 

1 - Avram Grant: outro ex-técnico do Chelsea, está desempregado há algum tempo.

 

Holandeses:

 

1 - Marcel Keizer: já foi técnico do Sporting e do Ajax. Atualmente está no mundo árabe. Tem estilo ofensivo.

2 - Guus Hiddink: parece que se aposentou no fim da última temporada passada, mas do jeito que gosta de desafios inusitados, nunca se sabe.

3 - Jordi Cruyff: recentemente deixou a seleção do Equador sem nem estrear para assumir o Shenzhen na China.

 

Romenos:

 

1 - Razvan Lucescu: técnico de aproveitamento excepcional, conquistou títulos na Romênia e depois seguiu para Grécia, onde teve muito destaque com o Xanthi e ganhou títulos com o PAOK. Acaba de se sagrar campeão asiático com o al-Hilal.

2 - Mircea Lucescu: lendário técnico do Shakhtar Donetsk, dizia ter se aposentado mas acaba de assumir o Dinamo Kiev. Dito isso, improvável que venha para o Brasil aos 75 anos.

 

Sérvios:

 

1 - Vladimir Ivic: ex jogador da seleção da Sérvia, fez boa estréia como técnico no PAOK e acaba de se sagrar campeão de Israel no Maccabi Tel Aviv com uma vantagem absurda de 31 pontos sobre o 2o colocado. De uma ótima escola de managers.

 

Franceses:

 

1 - Laurent Blanc: parado desde 2016, chegou a ser cogitado como solução tampão no Barcelona. Pelo tempo parado, vai que?

2 - Jocelyn Gourvennec: já treinou inúmeros times na Ligue 1. Atualmente desempregado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
55 minutos atrás, 1999 disse:

Prezados,

Dada a má (péssima) performance recente da equipe e dificuldade em crer que o desatualizado e arrogante Vanderlei Luxemburgo irá conseguir dar a volta por cima, resolvi renovar minha lista de técnicos estrangeiros, até por crer que, caso confirmada a queda do Luxa, haverá significativa pressão por um técnico de fora do Brasil.

Para quem não viu, eis o tópico anterior:

Mais um vez friso aqui que a lista leva em conta nomes minimamente VIÁVEIS. Não venham viajando com Pocchetino, Bielsa ou Gallardo, por exemplo.

Nomes negritados seriam os mais robustos oferecidos realisticamente pelo mercado.

 

Portugueses:

 

Ter um técnico português traz duas grandes vantagens: língua e formação UEFA. Vamos à lista:

 

1 - Rui Barros: segue como técnico do Porto B, cogitado por alguns para assumir a equipe principal caso Sergio Conceição decida sair.

2 - José Peseiro: experiente técnico português, já teve passagens por Porto e Sporting. Nunca conquistou nenhum título de expressão. Assumiu o lugar do Rafael Dudamel à frente da Venezuela. Diretoria do Flamengo chegou a conversar com ele. Pelo que já fez até hoje, não recomendo.

3 - Rui Vitória: Segue firme à frente do Al-Nassr. Figura meio polêmica à frente do Benfica, seus resultados são difíceis de questionar, porém. É um cara que poderia tranquilamente repetir a história do JJ no Brasil. Recentemente recusou o Fenerbaçe, mas acho que poderia se sentir tentado a seguir o mesmo passo do "Mister", com quem tem uma notória e ácida rivalidade.

4 - Paulo Sérgio: recentemente salvou a Portimonense do rebaixamento.

5 - Vítor Pereira: Depois de passagens de sucesso pelo Porto e pelo Olympiakos, foi para o futebol chinês em 2017, onde se sagrou campeão nacional ano passado com o Shanghai SIPG. Possui estilo de jogar ofensivo. Atual técnico do Hulk e também o treinou no Porto, algo a se considerar se o Palmeiras pensa em ter esse jogador que significará um alto investimento. Contratação um pouco difícil, porém, pois ganha um salário absurdo e já recusou até o Everton recentemente.

6 - Leonardo Jardim: recusou o Flamengo apostando ainda ter mercado relevante na Europa. Caso isso não se confirme poderia muito bem aparecer por aqui se pagarem bem e em dia.

7 - Marco Silva: teve uma passagem fracassada pelo Everton recentemente, embora tenha conseguido resultados fortes no início da gestão da equipe. É um nome português bem visto pelo mercado e que também crê ainda ter colocação em equipe de grande liga europeia, motivo pelo qual não deu seguimento à conversa com o Flamengo.

8 - Miguel Cardoso: conseguiu a proeza de ser mandado embora 3 vezes seguidas em menos de um ano (Nantes, Celta e AEK Atenas).

9 - Abel Ferreira: técnico do PAOK da Grécia, já teve performance expressiva com o Braga. Merece ser observado mais de perto.

10 - Bruno Lage: recentemente mandado embora do Benfica, tem mercado expressivo na Europa ainda. Cogitado no Aston Villa e até mesmo no Porto em caso de saída do Sergio Conceição, motivo pelo qual o deixo desmarcado.

11 - Ivo Vieira: teve passagem interessante pelo Moreirense e mais recentemente teve uma temporada regular com o Vitória de Guimarães. Anunciou que irá tirar uma temporada sabática.

12 - Pedro Caixinha: nome que já ouvi especulado no Brasil, assinou há um mês com um time saudita, então não é nome realista no momento.

13 - João Pedro Souza: impressionou com uma temporada muito forte do super azarão Famalicão, depois de ser assistente do Marco Silva por longa data. Nascido em Angola, possui passaporte português. Tem estilo de jogo muito interessante, resta ver se não é outro Fernando Diniz.

14 - Pedro Emanuel: ex-assistente do AVB, é atual técnico do Al-Ain.

15 - Paulo Souza: já treinou vários clubes importantes na Europa, incluindo QPR, Swansea, Leicester City, Basel, Fiorentina e, na última temporada, Bordeaux. Os resultados não são inspiradors, porém.

 

Espanhóis:

 

Além de certa proximidade linguística, os espanhóis oferecem selo UEFA de qualidade. Vamos aos que parecem ser possíveis:

 

1 - Míchel: há poucos pediu demissão da UNAM Pumas em função da crise financeira que afetava a equipe, com vários jogadores sem receber salário deixando o clube, além da situação da COVID-19 no México. Carreira mediana no futebol Europeu, com destaque para 2 títulos gregos com o Olympiakos. Estilo ofensivo.

2 - Luis Miguel Ramis: depois de quase levar o Albacete à La Liga, quase rebaixou a mesma equipe para a 3ª Divisão espanhola e acabou mandado embora. Recentemente especulado no Rayo Vallecano.

3 - Marcelino: difícil crer que ainda está desempregado depois de tudo que fez no Villareal e no Valencia. Seria contratação muito segura.

4 - Abelardo: não foi bem no Espanyol, mas é difícil saber se a culpa maior foi dele ou da direção da equipe. No Alavés foi muito bem. Ainda vejo como aposta interessante.

5 - Luis Zubeldia: apesar de espanhol, fez sua carreira aqui pela América do Sul. Atualmente está em sua segunda passagem pelo Lanús, onde se firmou. Bastante especulado para assumir a seleção do Equador.

6 - Rafa Benítez: atualmente amargando péssimas performances no seu time na China. Parece-me que seu tempo já passou.

7 - Gerard: ex-jogador do Barcelona e ex-técnico do Barcelona B, segue desempregado.

8 - Jordi Vinyals: teve boa performance no futebol chinês, além de histórico de técnico de base do Barcelona. Seria uma resposta interessante ao Torrent.

9 - Eusebio: outro ex-jogador do Barcelona. Mais recentemente treinou o Girona e atualmente é especulado no Sporting. Não deveria ser descartado.

10 - Sergi: mais um da escola Barcelona, recentemente teve performance interessante em passagem de dois anos pelo futebol chinês.

11 - Guti: ex-jogador do Real Madrid, foi recentemente mandado embora do Almeria em circunstâncias no mínimo estranhas. Ainda é bastante novo como técnico.

12 - Albert Celades: teve longa experiência como técnico das categorias de base da seleção da Espanha. Mais recentemente treinou o caótico Valencia por uma temporada. Considero que deveria ser cogitado.

13  - Paco López: já há 2 anos comandando o Levante com sucesso, surpreende-me ainda não ter sido cogitado para voos mais altos na Espanha.

14 - Juan Muñiz: já teve passagem por várias equipes medianas da La Liga e recentemente salvou o Alavés da queda para a segunda divisão.

15 - Rubi: aos 50 anos já é um técnico bastante rodado no futebol espanhol, tendo mais recentemente substituído o Setien à frente do Betis.

16 - Quique Flores: já treinou várias equipes de destaque, incluindo Benfica, Valencia e Atletico de Madrid. Na última temporada teve passagem muito ruim pelo Watford.

17 - Ernesto Valverde: segue desempregado desde sua demissão do Barcelona no início da temporada. Mesmo não sendo impressionante no Barcelona, foi muito bem no Athletic Bilbao, e provavelmente iria bem no Palmeiras. 

18 - Quique Setién: pode parecer piada, mas o recente fiasco monumental no Estádio da Luz pode tornar o nome dele mais acessível a um mercado secundário como o brasileiro. Além disso, a verdade é que ele nunca treinou uma equipe de expressão na Europa antes do Barcelona. A ver.

19 - Miguel Ángel Ramírez: sempre mencionado aqui no fórum, dispensa maiores apresentações e não seria uma contratação difícil de viabilizar.

 

Argentinos:

 

Atualmente em alta no mercado nacional, chegam em diversos tamanhos e modelos. Vejamos.

 

1 - Ariel Holan: cortejado por várias equipes brasileiras, acabou caindo no colo da Universidad Católica, onde atualmente lidera o Campeonato Chileno.

2 - Sebastian Beccacece: depois de também ser ignorado pelo mercado brasileiro, acertou com o Racing. 

3 - Frank Kudelka: técnico do Newell's. Possui estilo ofensivo.

4 - Guillermo Hoyos: técnico com bastante rodagem, inclusive com passagem pela seleção da Bolívia. Atualmente treina o pequeno Aldosivi na Primeira Divisão argentina. Formado na escola de treinadores do Barcelona.

5 - Gabriel Milito: recentemente mandado embora do Estudiantes.

6 - Mauricio Pellegrino: lembrado por boa passagem pelo Alaves, teve outras passagens menos gloriosas pelo futebol europeu. Recentemente assumiu o Velez Sarsfield.

7 - Juan Antonio Pizzi: ainda buscando sucesso depois da Copa América conquistada com o Chile. Mandado embora da San Lorenzo no ano passado, é especulado no México.

8 - Rodolfo Arruabarrena: jogador consagrado do Boca Juniors nos anos 90, teve passagem interessante como técnico do próprio Boca 2 décadas depois, com direito à conquista de um campeonato argentino. Desde então tem feito boa carreira no mundo árabe. 

9 - Gustavo Quinteros: depois de passar com força pelo Emelec e pela Universidad Católica, teve passagem rápida pelo Tijuana. Atualmente especulado no Colo Colo.

10 - Edgardo Bauza: conhece o futebol brasileiro. Atualmente o favorito para assumir a seleção do Equador.

11 - Claudio Biaggio: técnico do pouco conhecido Chacarita Juniors da Primeira Divisão argentina. Já treinou o San Lorenzo, sem sucesso.

12 - Jorge Almirón: conhecido pelo sucesso no Lanús, tem sido assediado por equipes de vários países. Ainda novo, é um técnico muito bem visto pelo mercado.

13 - Ricardo Gareca: técnico do Peru até segunda ordem. Não adianta especular muito no momento.

14 - Gabriel Heinze: o nome mais quente do mercado argentino no momento, seria uma contratação relativamente segura e bastante realista.

15 - Matías Almeyda: não quis trocar o San Jose Earthquakes pela seleção do Equador, talvez o Palmeiras represente um desafio mais interessante para um dos mais promissores técnicos argentinos.

16 - Hernán Crespo: lembram dele? Ainda não teve sucesso como treinador e atualmente dirige o Defensa y Justicia.

17 - Diego Dabove: levou primeiro o Godoy Cruz e agora o Argentinos Juniors à Libertadores. Já começa a chamar a atenção dos grandes da Argentina e inclusive do mercado sul americano. Vale monitorar.

18 - Lucas Pusineri - recentemente assumiu o Independiente, já treinou o Cucuta e o Deportivo Cali na Colômbia.

 

Uruguaios:

 

1 - Diego Aguirre: "quase brasileiro", não traz o estilo de jogo que a torcida deseja, mas tem competência acima da média e pode se dizer que foi injustiçado nas 3 demissões que sofreu no Brasil. Atualmente está no mundo árabe.

2 - Leonardo Ramos: bicampeão uruguaio com o Danubio, depois também conquistou título nacional com o Peñarol. Jogador de sucesso nos anos 90, vale ser observado.

3 - Guillermo Almada: depois de 4 anos de sucesso no Barcelona de Guayaquil, foi para o México e segue muito forte no mercado. Outro namorado pela seleção do Equador. Contratação segura.

4 - Pablo Bengoechea: bicampeão peruano com o Alianza Lima, está agora desempregado e desimpedido no mercado.

5 - Martín Lasarte: exigente técnico uruguaio, já treinou clubes como Real Sociedad, Universidad Catolica, Universidad de Chile e Nacional. Quase foi para o Colo Colo há alguns meses.

6 - Alexander Medina: promissor técnico do Talleres, tem estilo ofensivo.

7 - Gustavo Munúa: técnico do Nacional, ainda não mostrou a que veio como treinador.

8 - Pablo Repetto: técnico de muito sucesso recente na LDU, tem sido namorado por inúmeros clubes. Vale ser observado.

 

Chilenos:

 

1 - Héctor Tapia: depois de passagem rápida pelo Real Garcilaso, está sem clube. Visto como promissor, mas ainda sem resultados que comprovem a reputação.

2 - Hernán Caputto: muito bem sucedido como técnico das categorias de base da seleção chilena, assumiu a Universidad de Chile há pouco menos de um ano.

 

Paraguaios:

 

1 - Francisco Arce: como jogador, dispensa apresentação por aqui. Como treinador, tem carreira irregular. Acaba de reassumir o Cerro Porteño.

 

Colombianos:

 

1 - Reinaldo Rueda: ainda segue na seleção chilena. Conhece o Brasil e conhece muito bem nossa concorrência. Um nome a se observar.

2 - Hernán Darío Gómez: fez história levando o Equador à Copa de 2002 e o Panamá à Copa do Mundo de 2018. Tenho dúvida se é o perfil de técnico desejado por aqui, porém. Como técnico do Equador pós-2018 não deu certo.

3 - Juan Carlos Osorio: ainda não mostrou muito na volta ao Atlético Nacional. Sinceramente, acho que (com razão) pegou trauma do futebol brasileiro.

4 - Alberto Gamero: depois de muito tempo à frente do Tolima, foi para o Millonarios.

5 - Arturo Reyes: depois de passagem longeva pelo Junior, é atualmente técnico das seleções de base da Colômbia. Chegou a assumir a direção da seleção principal interinamente depois da saída do Pékerman.

6 - Wílmer Cabrera: nome clássico da seleção colombiana dos anos 90, foi mandado embora de 2 equipes da MLS em menos de um ano durante 2019 e está agora desempregado.

 

Venezuelanos:

 

1 - Rafael Dudamel: não impressionou no Atlético Mineiro, mas parece ter tido azar de pegar o elenco antes da diretoria abrir os cofres. Isso sem contar que deixaram inúmeras dívidas com ele.

 

Canadenses:

 

1 - Marc dos Santos: um caso interessantíssimo de um canadense de família portuguesa que viveu boa parte da sua vida em Portugal. Quando virou treinador passou pelo Brasil e foi parte do Primeira Camisa e do Desportivo Brasil, até que virou técnico Sub-15 do Palmeiras, onde foi campeão da categoria em 2012. Atualmente é técnico do Vancouver Whitecaps da MLS. Tem licença A da UEFA.

 

Alemães:

 

1 - Felix Magath: o lendário técnico do Wolfsburg que fazia seus jogadores escalarem montanhas na pré-temporada conquistou 3 vezes a Bundesliga e 2 vezes a Pokal, mas já há muitos anos não faz um trabalho relevante.

 

Italianos:

 

1 - Roberto Di Matteo: improvável campeão da Champions League com o Chelsea, desde 2016 está parado e nunca repetiu o sucesso daquela temporada mágica.

2 - Roberto Donadoni: mais conhecido pelos 2 anos à frente da seleção da Itália, teve campanhas razoáveis com equipes como Parma e Bologna depois disso. Acaba de deixar seu time na China.

3 - Cesare Prandelli: outro ex-técnico da Azzurra, levou a Itália a um inesperado vice na Euro 2012, mas fracassou na Copa de 2014. Depois disso não voltou a fazer trabalhos interessantes. Parado há uma temporada.

4 - Walter Mazzarri: o técnico que iniciou a reconstrução do Napoli não teve o mesmo sucesso no Inter de Milão e no Watford, mas fez boa temporada 2018-19 com o Torino. Mandado embora no início desse ano.

5 - Roberto D'Aversa: desde 2016 é técnico do Parma e recentemente conseguiu trazer a equipe de volta à Série A e mante-la na Série A. Visto como o herói que ressuscitou a tradicional equipe.

6 - Massimo Oddo: acaba de ser rebaixado à Série C com o Perugia.

7 - Giovanni Stroppa: jogador habilidoso dos anos 90, acaba de levar o Crotone à Série A.

8 - Gianluca Zambrotta: outro campeão mundial com a Itália, começou tímida carreira de técnico há alguns anos.

9 - Mauro Camoranesi: de família argentina, foi há pouco contratado por um time da Eslovênia. Ainda não empolgou como técnico.

10 - Luciano Spalletti: um dos grandes técnicos da história recente da Itália, teve grandes temporadas com a Roma e com o Zenit, mas nos últimos trabalhos não repetiu os grandes feitos de anos anteriores. Acho que se viesse para o Brasil poderia repetir a história do JJ.

11 - Roberto de Zerbi: bom técnico do Sassuolo, fechou a Serie A no top 10. Acho que tem mercado europeu, mas não custa dar uma ligada para ver.

 

Israelitas:

 

1 - Avram Grant: outro ex-técnico do Chelsea, está desempregado há algum tempo.

 

Holandeses:

 

1 - Marcel Keizer: já foi técnico do Sporting e do Ajax. Atualmente está no mundo árabe. Tem estilo ofensivo.

2 - Guus Hiddink: parece que se aposentou no fim da última temporada passada, mas do jeito que gosta de desafios inusitados, nunca se sabe.

3 - Jordi Cruyff: recentemente deixou a seleção do Equador sem nem estrear para assumir o Shenzhen na China.

 

Romenos:

 

1 - Razvan Lucescu: técnico de aproveitamento excepcional, conquistou títulos na Romênia e depois seguiu para Grécia, onde teve muito destaque com o Xanthi e ganhou títulos com o PAOK. Acaba de se sagrar campeão asiático com o al-Hilal.

2 - Mircea Lucescu: lendário técnico do Shakhtar Donetsk, dizia ter se aposentado mas acaba de assumir o Dinamo Kiev. Dito isso, improvável que venha para o Brasil aos 75 anos.

 

Sérvios:

 

1 - Vladimir Ivic: ex jogador da seleção da Sérvia, fez boa estréia como técnico no PAOK e acaba de se sagrar campeão de Israel no Maccabi Tel Aviv com uma vantagem absurda de 31 pontos sobre o 2o colocado. De uma ótima escola de managers.

 

Franceses:

 

1 - Laurent Blanc: parado desde 2016, chegou a ser cogitado como solução tampão no Barcelona. Pelo tempo parado, vai que?

2 - Jocelyn Gourvennec: já treinou inúmeros times na Ligue 1. Atualmente desempregado.

Isso é um Scout global 

Parabéns pela excelência em buscar essas infos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a troca de tecnico tem q ser agora, pois como o calendário vai entrar no ano que vem, o técnico desse ano vai ter q continuar em 2021, não teremos pré temporada para a troca.

Ou troca agora, ou estaremos jogando fora 2 anos de planejamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico e extremamente relevante.

Parabéns pela dedicação. Em tempo, minhas opções seriam Rui Vitória, Marcelino, Miguel Ángel Ramírez, Heinze, Beccacece e Gallardo, não necessariamente nesta ordem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest VERDAO TODO DIA

Troca de técnico se faz mais do que necessária, juntamente com o afastamento de 5 ou 6 perebas e/ou paneleiros desse elenco.

Tecnico vem com sua filosofia, chega aqui é obrigado a escalar Ramires, BH, FM, LL, Scarpa, RV etc etc etc

Tem que ser uma mudança profunda neste time, do contrário não funciona.

Perda financeira ??? A perda técnica é infinitamente muito maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava assistindo o Bola Da Vez com o Miguel Angel Ramirez e gostei demais.

Acho que sofreria um pouco do mal do Sampaoli, de ter alguns resultados adversos até encaixar só que não teria as costas tão quentes para pressão. Ele mesmo trata a base dessa forma, que os garotos tem que ter oportunidade, e que vão errar, mas faz parte do processo.

 

Ficaria extremamente contente se fosse contratado para substituir o Luxa.

 

Uma coisa que eu acho importante, é quando Luxa cair, vamos precisar nos movimentar para deixar claro para a diretoria que não aceitaremos nomes como Luxa, Abel, Mano e afins. Em tempos de pandemia isso significa se movimentar em redes sociais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bélissima lista,  me parece pouco provável realmente que a diretoria atual vá atrás de qualquer nome estrangeiro, mas até pra contribuir na parte de Holandeses:

  • Martin Jol: Figura histórica do futebol Holandês, treinador do Tottenham por 4 anos, figura estilo meio paizão meio ditador, mas muito e muito conhecimento tático agregado, saiu a um tempo do Egito (2016 pelo que vi Ah Ahly) e não trabalhou mais(Podia trazer com ele pra ser diretor de futebol o Frank Arnesen com quem trabalhou no Tottenham).
  • Fred Rutten: Fez um trabalho bem interessante com o PSV, taticamente seus times tentam ser equilibrados, demitido do Anderlecht em 2019, seria um nome bem interessante.
  • Adrie Koster: Foi treinador de base do Ajax, o que significa que traz muito consigo o conhecimento de processos e métodos da melhor categoria de base do mundo, é um treinador de estilo ofensivo, bom representante do conhecimento Holandês.

E menos possíveis talvez, mas de longe meus favoritos:

  • John Van ' t Schip: Jogador histórico do Ajax, trabalhou ainda mais tempo como técnico nas categorias de base do Ajax, tem muito mas muito conhecimento tático e de formação, treinador no geral ofensivo, teve uma experiência alternativa até, veio pro continente Americano treinar o Chivas do México, indicado por ninguém menos que a lenda Johan Cruyff, num projeto que tentaram fazer com o time. Hoje é treinador da Grécia.
  • Giovanni van Bronckhorst: trabalho absurdo (dentro da realidade do campeonato Holandês claro) com o Feyenoord, muita mas muita capacidade tática de organização, mudança de rumo de jogo, entendimento de cenários e reação a eles, etc, saiu do Feyenoord e infelizmente foi se esconder mas encher o bolso de dinheiro na China.
  • e claro porque não - Frank de Boer: montou um dos times mais agradáveis de ver no Ajax dos ultimos anos, capacidade tática monstra, muito conhecimento, prometia ser um grande nome para o futuro dos treinadores Holandeses, mas vem numa sequencia péssima de trabalhos, Inter, Crystal Palace (que foi uma das piores decisões de sua carreira sem dúvida, optou por ir pra um time com histórico recente mais defensivo e tentou implantar a força suas idéias ofensivas, caiu bonito do cavalo) e recente o trabalho que começou até bem no Atalanta dos EUA, mas nesses ultimos jogos depois da parada de pandemia, foi horrivel e parece que foi demitido. Está sendo cotado apesar disso pra ser treinador da Holanda caso Koeman realmente vá ao Barcelona.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas questões:

- Quantos desses técnicos falam português?

- Quantos desses técnicos tem ao menos afinidade com alguma idioma latino e estariam realmente dispostos a aprender o idioma nativo?

- Quantos desses técnicos se encaixam no orçamento ATUAL do Palmeiras?

....

Essas três perguntas já eliminam vários dessa lista, à exceção do Lucescu (que fala português), e com todo respeito ao autor do tópico que fez um belíssimo trabalho de pesquisa, todos os demais do "eixo não-latino" parecem devaneio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
44 minutos atrás, Silva disse:

Algumas questões:

- Quantos desses técnicos falam português?

- Quantos desses técnicos tem ao menos afinidade com alguma idioma latino e estariam realmente dispostos a aprender o idioma nativo?

- Quantos desses técnicos se encaixam no orçamento ATUAL do Palmeiras?

....

Essas três perguntas já eliminam vários dessa lista, à exceção do Lucescu (que fala português), e com todo respeito ao autor do tópico que fez um belíssimo trabalho de pesquisa, todos os demais do "eixo não-latino" parecem devaneio.

 

 

Se for pensar no idioma como um limitador, vamos ficar rodando nos Luxemburgos e Felipões para sempre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
58 minutos atrás, Silva disse:

Algumas questões:

- Quantos desses técnicos falam português?

- Quantos desses técnicos tem ao menos afinidade com alguma idioma latino e estariam realmente dispostos a aprender o idioma nativo?

- Quantos desses técnicos se encaixam no orçamento ATUAL do Palmeiras?

....

Essas três perguntas já eliminam vários dessa lista, à exceção do Lucescu (que fala português), e com todo respeito ao autor do tópico que fez um belíssimo trabalho de pesquisa, todos os demais do "eixo não-latino" parecem devaneio.

Eu também o exercicio do 1999 bem legal, a lista que ele propõe sensacional, dei uma contribuição pra não perder o embalo, mas sendo bem pragmático mesmo, pra mim a chance de 99% das listas se tornarem efetivamente algo concreto é nula, não só por nossa diretoria claro, que já deu todos os sinais que não só não está muito preocupada com futebol, como também pela estrutura do futebol Brasileiro como um todo, parece pouco provável hoje que a cultura estabelecida do futebol Brasileiro, comporte esse tipo de contratação, a chegada de um português com um pouco mais de nome ainda que segundo escalão na Europa, já se tornou de certa forma um evento controverso, eu imagino um nome desses fora da caixa....

Falando em termos de grana, acho que o percentual de possibilidade nula sobe para 99,99%.....

Idioma claro seria sim um grande problema claro, é algo sempre a ser considerado, principalmente no pacote maior que ele está inserido que seria o choque cultural de algum nome desses vir pra cá, e isso acho o fator ainda mais relevante, pura e simplesmente o idioma até como curiosidade desse levantamento holandês, dos nomes mais "nova geração" que coloquei, creio que não seria um grande problema:

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a troca tem que ser agora. No ritmo que está as competições já vão pro vinagre mesmo.

Mais do que mudar de técnico, pegar alguém dessa lista seria mudar a mentalidade. Duvido que não surtisse um impacto positivo até nos atletas mais acomodados. Os que não se mostraram afim mesmo com isso negociamos. Mandar embora jogador que não rende com Luxa me parece precipitado, melhor ver o que vira com um tecnico de verdade primeiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, 1999 disse:

Prezados,

Dada a má (péssima) performance recente da equipe e dificuldade em crer que o desatualizado e arrogante Vanderlei Luxemburgo irá conseguir dar a volta por cima, resolvi renovar minha lista de técnicos estrangeiros, até por crer que, caso confirmada a queda do Luxa, haverá significativa pressão por um técnico de fora do Brasil.

Para quem não viu, eis o tópico anterior:

Mais um vez friso aqui que a lista leva em conta nomes minimamente VIÁVEIS. Não venham viajando com Pocchetino, Bielsa ou Gallardo, por exemplo.

Nomes negritados seriam os mais robustos oferecidos realisticamente pelo mercado.

 

Portugueses:

 

Ter um técnico português traz duas grandes vantagens: língua e formação UEFA. Vamos à lista:

 

1 - Rui Barros: segue como técnico do Porto B, cogitado por alguns para assumir a equipe principal caso Sergio Conceição decida sair.

2 - José Peseiro: experiente técnico português, já teve passagens por Porto e Sporting. Nunca conquistou nenhum título de expressão. Assumiu o lugar do Rafael Dudamel à frente da Venezuela. Diretoria do Flamengo chegou a conversar com ele. Pelo que já fez até hoje, não recomendo.

3 - Rui Vitória: Segue firme à frente do Al-Nassr. Figura meio polêmica à frente do Benfica, seus resultados são difíceis de questionar, porém. É um cara que poderia tranquilamente repetir a história do JJ no Brasil. Recentemente recusou o Fenerbaçe, mas acho que poderia se sentir tentado a seguir o mesmo passo do "Mister", com quem tem uma notória e ácida rivalidade.

4 - Paulo Sérgio: recentemente salvou a Portimonense do rebaixamento.

5 - Vítor Pereira: Depois de passagens de sucesso pelo Porto e pelo Olympiakos, foi para o futebol chinês em 2017, onde se sagrou campeão nacional ano passado com o Shanghai SIPG. Possui estilo de jogar ofensivo. Atual técnico do Hulk e também o treinou no Porto, algo a se considerar se o Palmeiras pensa em ter esse jogador que significará um alto investimento. Contratação um pouco difícil, porém, pois ganha um salário absurdo e já recusou até o Everton recentemente.

6 - Leonardo Jardim: recusou o Flamengo apostando ainda ter mercado relevante na Europa. Caso isso não se confirme poderia muito bem aparecer por aqui se pagarem bem e em dia.

7 - Marco Silva: teve uma passagem fracassada pelo Everton recentemente, embora tenha conseguido resultados fortes no início da gestão da equipe. É um nome português bem visto pelo mercado e que também crê ainda ter colocação em equipe de grande liga europeia, motivo pelo qual não deu seguimento à conversa com o Flamengo.

8 - Miguel Cardoso: conseguiu a proeza de ser mandado embora 3 vezes seguidas em menos de um ano (Nantes, Celta e AEK Atenas).

9 - Abel Ferreira: técnico do PAOK da Grécia, já teve performance expressiva com o Braga. Merece ser observado mais de perto.

10 - Bruno Lage: recentemente mandado embora do Benfica, tem mercado expressivo na Europa ainda. Cogitado no Aston Villa e até mesmo no Porto em caso de saída do Sergio Conceição, motivo pelo qual o deixo desmarcado.

11 - Ivo Vieira: teve passagem interessante pelo Moreirense e mais recentemente teve uma temporada regular com o Vitória de Guimarães. Anunciou que irá tirar uma temporada sabática.

12 - Pedro Caixinha: nome que já ouvi especulado no Brasil, assinou há um mês com um time saudita, então não é nome realista no momento.

13 - João Pedro Souza: impressionou com uma temporada muito forte do super azarão Famalicão, depois de ser assistente do Marco Silva por longa data. Nascido em Angola, possui passaporte português. Tem estilo de jogo muito interessante, resta ver se não é outro Fernando Diniz.

14 - Pedro Emanuel: ex-assistente do AVB, é atual técnico do Al-Ain.

15 - Paulo Souza: já treinou vários clubes importantes na Europa, incluindo QPR, Swansea, Leicester City, Basel, Fiorentina e, na última temporada, Bordeaux. Os resultados não são inspiradors, porém.

 

Espanhóis:

 

Além de certa proximidade linguística, os espanhóis oferecem selo UEFA de qualidade. Vamos aos que parecem ser possíveis:

 

1 - Míchel: há poucos pediu demissão da UNAM Pumas em função da crise financeira que afetava a equipe, com vários jogadores sem receber salário deixando o clube, além da situação da COVID-19 no México. Carreira mediana no futebol Europeu, com destaque para 2 títulos gregos com o Olympiakos. Estilo ofensivo.

2 - Luis Miguel Ramis: depois de quase levar o Albacete à La Liga, quase rebaixou a mesma equipe para a 3ª Divisão espanhola e acabou mandado embora. Recentemente especulado no Rayo Vallecano.

3 - Marcelino: difícil crer que ainda está desempregado depois de tudo que fez no Villareal e no Valencia. Seria contratação muito segura.

4 - Abelardo: não foi bem no Espanyol, mas é difícil saber se a culpa maior foi dele ou da direção da equipe. No Alavés foi muito bem. Ainda vejo como aposta interessante.

5 - Luis Zubeldia: apesar de espanhol, fez sua carreira aqui pela América do Sul. Atualmente está em sua segunda passagem pelo Lanús, onde se firmou. Bastante especulado para assumir a seleção do Equador.

6 - Rafa Benítez: atualmente amargando péssimas performances no seu time na China. Parece-me que seu tempo já passou.

7 - Gerard: ex-jogador do Barcelona e ex-técnico do Barcelona B, segue desempregado.

8 - Jordi Vinyals: teve boa performance no futebol chinês, além de histórico de técnico de base do Barcelona. Seria uma resposta interessante ao Torrent.

9 - Eusebio: outro ex-jogador do Barcelona. Mais recentemente treinou o Girona e atualmente é especulado no Sporting. Não deveria ser descartado.

10 - Sergi: mais um da escola Barcelona, recentemente teve performance interessante em passagem de dois anos pelo futebol chinês.

11 - Guti: ex-jogador do Real Madrid, foi recentemente mandado embora do Almeria em circunstâncias no mínimo estranhas. Ainda é bastante novo como técnico.

12 - Albert Celades: teve longa experiência como técnico das categorias de base da seleção da Espanha. Mais recentemente treinou o caótico Valencia por uma temporada. Considero que deveria ser cogitado.

13  - Paco López: já há 2 anos comandando o Levante com sucesso, surpreende-me ainda não ter sido cogitado para voos mais altos na Espanha.

14 - Juan Muñiz: já teve passagem por várias equipes medianas da La Liga e recentemente salvou o Alavés da queda para a segunda divisão.

15 - Rubi: aos 50 anos já é um técnico bastante rodado no futebol espanhol, tendo mais recentemente substituído o Setien à frente do Betis.

16 - Quique Flores: já treinou várias equipes de destaque, incluindo Benfica, Valencia e Atletico de Madrid. Na última temporada teve passagem muito ruim pelo Watford.

17 - Ernesto Valverde: segue desempregado desde sua demissão do Barcelona no início da temporada. Mesmo não sendo impressionante no Barcelona, foi muito bem no Athletic Bilbao, e provavelmente iria bem no Palmeiras. 

18 - Quique Setién: pode parecer piada, mas o recente fiasco monumental no Estádio da Luz pode tornar o nome dele mais acessível a um mercado secundário como o brasileiro. Além disso, a verdade é que ele nunca treinou uma equipe de expressão na Europa antes do Barcelona. A ver.

19 - Miguel Ángel Ramírez: sempre mencionado aqui no fórum, dispensa maiores apresentações e não seria uma contratação difícil de viabilizar.

 

Argentinos:

 

Atualmente em alta no mercado nacional, chegam em diversos tamanhos e modelos. Vejamos.

 

1 - Ariel Holan: cortejado por várias equipes brasileiras, acabou caindo no colo da Universidad Católica, onde atualmente lidera o Campeonato Chileno.

2 - Sebastian Beccacece: depois de também ser ignorado pelo mercado brasileiro, acertou com o Racing. 

3 - Frank Kudelka: técnico do Newell's. Possui estilo ofensivo.

4 - Guillermo Hoyos: técnico com bastante rodagem, inclusive com passagem pela seleção da Bolívia. Atualmente treina o pequeno Aldosivi na Primeira Divisão argentina. Formado na escola de treinadores do Barcelona.

5 - Gabriel Milito: recentemente mandado embora do Estudiantes.

6 - Mauricio Pellegrino: lembrado por boa passagem pelo Alaves, teve outras passagens menos gloriosas pelo futebol europeu. Recentemente assumiu o Velez Sarsfield.

7 - Juan Antonio Pizzi: ainda buscando sucesso depois da Copa América conquistada com o Chile. Mandado embora da San Lorenzo no ano passado, é especulado no México.

8 - Rodolfo Arruabarrena: jogador consagrado do Boca Juniors nos anos 90, teve passagem interessante como técnico do próprio Boca 2 décadas depois, com direito à conquista de um campeonato argentino. Desde então tem feito boa carreira no mundo árabe. 

9 - Gustavo Quinteros: depois de passar com força pelo Emelec e pela Universidad Católica, teve passagem rápida pelo Tijuana. Atualmente especulado no Colo Colo.

10 - Edgardo Bauza: conhece o futebol brasileiro. Atualmente o favorito para assumir a seleção do Equador.

11 - Claudio Biaggio: técnico do pouco conhecido Chacarita Juniors da Primeira Divisão argentina. Já treinou o San Lorenzo, sem sucesso.

12 - Jorge Almirón: conhecido pelo sucesso no Lanús, tem sido assediado por equipes de vários países. Ainda novo, é um técnico muito bem visto pelo mercado.

13 - Ricardo Gareca: técnico do Peru até segunda ordem. Não adianta especular muito no momento.

14 - Gabriel Heinze: o nome mais quente do mercado argentino no momento, seria uma contratação relativamente segura e bastante realista.

15 - Matías Almeyda: não quis trocar o San Jose Earthquakes pela seleção do Equador, talvez o Palmeiras represente um desafio mais interessante para um dos mais promissores técnicos argentinos.

16 - Hernán Crespo: lembram dele? Ainda não teve sucesso como treinador e atualmente dirige o Defensa y Justicia.

17 - Diego Dabove: levou primeiro o Godoy Cruz e agora o Argentinos Juniors à Libertadores. Já começa a chamar a atenção dos grandes da Argentina e inclusive do mercado sul americano. Vale monitorar.

18 - Lucas Pusineri - recentemente assumiu o Independiente, já treinou o Cucuta e o Deportivo Cali na Colômbia.

 

Uruguaios:

 

1 - Diego Aguirre: "quase brasileiro", não traz o estilo de jogo que a torcida deseja, mas tem competência acima da média e pode se dizer que foi injustiçado nas 3 demissões que sofreu no Brasil. Atualmente está no mundo árabe.

2 - Leonardo Ramos: bicampeão uruguaio com o Danubio, depois também conquistou título nacional com o Peñarol. Jogador de sucesso nos anos 90, vale ser observado.

3 - Guillermo Almada: depois de 4 anos de sucesso no Barcelona de Guayaquil, foi para o México e segue muito forte no mercado. Outro namorado pela seleção do Equador. Contratação segura.

4 - Pablo Bengoechea: bicampeão peruano com o Alianza Lima, está agora desempregado e desimpedido no mercado.

5 - Martín Lasarte: exigente técnico uruguaio, já treinou clubes como Real Sociedad, Universidad Catolica, Universidad de Chile e Nacional. Quase foi para o Colo Colo há alguns meses.

6 - Alexander Medina: promissor técnico do Talleres, tem estilo ofensivo.

7 - Gustavo Munúa: técnico do Nacional, ainda não mostrou a que veio como treinador.

8 - Pablo Repetto: técnico de muito sucesso recente na LDU, tem sido namorado por inúmeros clubes. Vale ser observado.

 

Chilenos:

 

1 - Héctor Tapia: depois de passagem rápida pelo Real Garcilaso, está sem clube. Visto como promissor, mas ainda sem resultados que comprovem a reputação.

2 - Hernán Caputto: muito bem sucedido como técnico das categorias de base da seleção chilena, assumiu a Universidad de Chile há pouco menos de um ano.

 

Paraguaios:

 

1 - Francisco Arce: como jogador, dispensa apresentação por aqui. Como treinador, tem carreira irregular. Acaba de reassumir o Cerro Porteño.

 

Colombianos:

 

1 - Reinaldo Rueda: ainda segue na seleção chilena. Conhece o Brasil e conhece muito bem nossa concorrência. Um nome a se observar.

2 - Hernán Darío Gómez: fez história levando o Equador à Copa de 2002 e o Panamá à Copa do Mundo de 2018. Tenho dúvida se é o perfil de técnico desejado por aqui, porém. Como técnico do Equador pós-2018 não deu certo.

3 - Juan Carlos Osorio: ainda não mostrou muito na volta ao Atlético Nacional. Sinceramente, acho que (com razão) pegou trauma do futebol brasileiro.

4 - Alberto Gamero: depois de muito tempo à frente do Tolima, foi para o Millonarios.

5 - Arturo Reyes: depois de passagem longeva pelo Junior, é atualmente técnico das seleções de base da Colômbia. Chegou a assumir a direção da seleção principal interinamente depois da saída do Pékerman.

6 - Wílmer Cabrera: nome clássico da seleção colombiana dos anos 90, foi mandado embora de 2 equipes da MLS em menos de um ano durante 2019 e está agora desempregado.

 

Venezuelanos:

 

1 - Rafael Dudamel: não impressionou no Atlético Mineiro, mas parece ter tido azar de pegar o elenco antes da diretoria abrir os cofres. Isso sem contar que deixaram inúmeras dívidas com ele.

 

Canadenses:

 

1 - Marc dos Santos: um caso interessantíssimo de um canadense de família portuguesa que viveu boa parte da sua vida em Portugal. Quando virou treinador passou pelo Brasil e foi parte do Primeira Camisa e do Desportivo Brasil, até que virou técnico Sub-15 do Palmeiras, onde foi campeão da categoria em 2012. Atualmente é técnico do Vancouver Whitecaps da MLS. Tem licença A da UEFA.

 

Alemães:

 

1 - Felix Magath: o lendário técnico do Wolfsburg que fazia seus jogadores escalarem montanhas na pré-temporada conquistou 3 vezes a Bundesliga e 2 vezes a Pokal, mas já há muitos anos não faz um trabalho relevante.

 

Italianos:

 

1 - Roberto Di Matteo: improvável campeão da Champions League com o Chelsea, desde 2016 está parado e nunca repetiu o sucesso daquela temporada mágica.

2 - Roberto Donadoni: mais conhecido pelos 2 anos à frente da seleção da Itália, teve campanhas razoáveis com equipes como Parma e Bologna depois disso. Acaba de deixar seu time na China.

3 - Cesare Prandelli: outro ex-técnico da Azzurra, levou a Itália a um inesperado vice na Euro 2012, mas fracassou na Copa de 2014. Depois disso não voltou a fazer trabalhos interessantes. Parado há uma temporada.

4 - Walter Mazzarri: o técnico que iniciou a reconstrução do Napoli não teve o mesmo sucesso no Inter de Milão e no Watford, mas fez boa temporada 2018-19 com o Torino. Mandado embora no início desse ano.

5 - Roberto D'Aversa: desde 2016 é técnico do Parma e recentemente conseguiu trazer a equipe de volta à Série A e mante-la na Série A. Visto como o herói que ressuscitou a tradicional equipe.

6 - Massimo Oddo: acaba de ser rebaixado à Série C com o Perugia.

7 - Giovanni Stroppa: jogador habilidoso dos anos 90, acaba de levar o Crotone à Série A.

8 - Gianluca Zambrotta: outro campeão mundial com a Itália, começou tímida carreira de técnico há alguns anos.

9 - Mauro Camoranesi: de família argentina, foi há pouco contratado por um time da Eslovênia. Ainda não empolgou como técnico.

10 - Luciano Spalletti: um dos grandes técnicos da história recente da Itália, teve grandes temporadas com a Roma e com o Zenit, mas nos últimos trabalhos não repetiu os grandes feitos de anos anteriores. Acho que se viesse para o Brasil poderia repetir a história do JJ.

11 - Roberto de Zerbi: bom técnico do Sassuolo, fechou a Serie A no top 10. Acho que tem mercado europeu, mas não custa dar uma ligada para ver.

 

Israelitas:

 

1 - Avram Grant: outro ex-técnico do Chelsea, está desempregado há algum tempo.

 

Holandeses:

 

1 - Marcel Keizer: já foi técnico do Sporting e do Ajax. Atualmente está no mundo árabe. Tem estilo ofensivo.

2 - Guus Hiddink: parece que se aposentou no fim da última temporada passada, mas do jeito que gosta de desafios inusitados, nunca se sabe.

3 - Jordi Cruyff: recentemente deixou a seleção do Equador sem nem estrear para assumir o Shenzhen na China.

 

Romenos:

 

1 - Razvan Lucescu: técnico de aproveitamento excepcional, conquistou títulos na Romênia e depois seguiu para Grécia, onde teve muito destaque com o Xanthi e ganhou títulos com o PAOK. Acaba de se sagrar campeão asiático com o al-Hilal.

2 - Mircea Lucescu: lendário técnico do Shakhtar Donetsk, dizia ter se aposentado mas acaba de assumir o Dinamo Kiev. Dito isso, improvável que venha para o Brasil aos 75 anos.

 

Sérvios:

 

1 - Vladimir Ivic: ex jogador da seleção da Sérvia, fez boa estréia como técnico no PAOK e acaba de se sagrar campeão de Israel no Maccabi Tel Aviv com uma vantagem absurda de 31 pontos sobre o 2o colocado. De uma ótima escola de managers.

 

Franceses:

 

1 - Laurent Blanc: parado desde 2016, chegou a ser cogitado como solução tampão no Barcelona. Pelo tempo parado, vai que?

2 - Jocelyn Gourvennec: já treinou inúmeros times na Ligue 1. Atualmente desempregado.

Observações:

1) Parabéns pelo trabalho de pesquisa e pelo vasto conhecimento;

2) você está muito mais preparado para ter um cargo no Palmeiras que todos os que estão lá;

3) uma pergunta: nessa panela de pressão que é o Palmeiras, você acha que existe algum nome (viável) que teria maiores chances de por ordem na casa (pelo perfil mais exigente e disciplinador)? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..