Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eguren

Futebol resultado vs futebol "arte".

Você se importa com a qualidade do futebol jogado pelo Palmeiras?  

127 votos

  1. 1. Você se importa com a qualidade do futebol jogado pelo Palmeiras?

    • Não, só quero ver a vitória.
      26
    • Não, mas gostaria de ver um futebol melhor
      34
    • Sim, mesmo achando o resultado mais importante.
      60
    • Sim, quero ver a academia de volta.
      7


Posts Recomendados

Acredito que esse tópico tenha sido um dos mais produtivos que acompanhei no PTD. Há vida inteligente num grupo de discussões da internet!!!

O problema é que opino, leio algo aqui, outro ali, e percebo que não existe uma conclusão possível. A verdade se apresenta por mais de um modo. Tudo culpa dos bons argumentos de lado a lado.

Talvez tenhamos um consenso. O futebol atual precisa melhor enquanto produto. Parece que o esporte em si não agrada mais como antes. Se utilizarmos essa premissa, começaremos a levantar uma enormidade de causas, consequências e propostas para resolver.

Eu sintetizo algo que parece presente em cada uma das mensagens, a importância de querer mudar a mentalidade, num movimento que necessita ser coletivo. Salvo engano a @aninha.lu mencionou isso.

Basta ver a angustia dos colegas @Eduardo SEP 1914 e @Martoni. Duas pessoas utilizando o valioso tempo de suas vidas para discutir futebol, ao mesmo tempo que revelam o descontentamento de modo geral.

16 horas atrás, Eduardo SEP 1914 disse:

Eu acho que o futebol brasileiro precisa ser repensado, ou perderá público, torcedores, anunciantes... sinceramente eu não sei o que leva uma criança a torcer por um clube brasileiro hoje. Só o fanatismo de um pai pode formar um torcedor, pq o jogo em si é quase insuportável.

Imagine a gente hoje, sem o componente fanatismo. Imagine que o Palmeiras tomasse uma suspensão de 2 anos, proibido de jogar. Imagina que os clubes que vc mais odeia também, por exemplo, gambás, bambis... quem sabe flamengo por causa da " Flapress ". Quero dizer : Vc não tem o Palmeiras pra torcer e nem rivais pra torcer contra. Traço esse cenário, pq é exatamente um torcedor iniciando seus passos : sem o coração torcendo pra vitória ou derrota de alguém.
Sinceramente, vc conseguiria acompanhar nosso futebol ? Domingão, 16 horas... Cruzeiro X Ceará... vamos passar quase 2 horas curtindo ? Na boa... é chato.

(...)

 

12 horas atrás, Martoni disse:

E isso que fomos campeões ano passado hein, imagina a pressão agora se não tivesse sido?

De novo, entendo e concordo com as críticas, eu mesmo não consigo nem mais ver jogo do Palmeiras, mas esse tipo de jogo infelizmente é dá resultado aqui. 

Porém gostaria de levantar uma pergunta: o futebol mudou para pior ou a sociedade e os torcedores mudaram?

Impressionante como escreve bem o @BMarinho. Bastante persuasivo. Parabéns. 

Concordo, certamente, com a maior parte, não sei se discordo do restante.

- Descabe querer impor uma opinião, logo aceito que compreendemos o futebol de maneira distinta.

Só fico pensando se essa alegria toda (antes, durante e depois da partida) não transformaria o futebol numa espécie de Telecatch (lembra?). É aquilo, toda vez que o time entra em campo existe um adversário, com a mesma expectativa, o qual igualmente atacará, defenderá, pretende vencer e assim por diante.

E se eu puxar pela memória, tenho certeza que algumas situações proporcionaram muito emoção, alegria e satisfação, a qual não teria a mesma proporção de maneira diversa. Quer apostar? rs

1) Final do paulista de 93: como foi difícil aquela derrota na primeira partida, tantos anos na fila, jogo contra o rival e o Viola imita um porco. Sofri não por 90 minutos. Foi a semana inteira. Angustia séria, muito provavelmente por não ter o amadurecimento de hoje em dia. No final vencemos. Tivemos um momento de apoteose, mas a explosão de felicidade demorou para chegar, inclusive o enfrentamento de uma prorrogação;

2) Os gambás de novo: Eliminação na Libertadores de 99. Quem se recorda da primeira partida? O Marcos se tornou santo ali. Fomos massacrados, jogamos mal. Na segunda partida o Galeano fez gol de cabeça raspando a testa no chão. Cobrança de pênaltis, tudo equilibrado, eu em dúvida de quem começaria as cobranças alternadas. O resto você lembra, se parar para assistir o vídeo agora será provável que escorra uma lágrima. Aliás, o título veio em cobrança de pênaltis, com direito ao Zinho errar a primeira. Eu estava no estádio, muitos torcedores começaram a ir embora. Depois voltaram correndo. Será porque acreditavam em replay no estádio naquela época?

3) Naquele mesmo ano, Palmeiras X Flamengo. Nem de longe o time fez uma partida consistente. Tudo no bumba meu boi, aquela bagunça tática, chance de qualquer time vencer, bola na trave dos urubus nos instantes finais, até que veio o gol nos acréscimos.

4) Nos acréscimos foi o gol do Cleiton Xavier que nos classificou na Libertadores.

Ficaria o dia inteiro lembrando e relacionando. Como exemplos bastam estes. Pergunto novamento: sério que alguém abre mão disso tudo para ter uma experiência paz e amor no estádio?

10 horas atrás, BMarinho disse:

Exagerado, acho que o ponto principal discordamos é justamente por visões e experiências opostas quanto ao que o futebol representa ou deveria representar idelamente, pra um grupo ao qual me incluo, o futebol é um entretenimento, e por isso a principal "diversão" que ele pode proporcionar, é momentos de lazer, alegria e emoção positiva, isso passa por um jogo que no verdadeiro sentido da palavra seja um entretenimento, não um sofrimento de 90 minutos aguardando uma apoteose final de resultado, para esse tipo de visão o jogo deveria ser algo divertido de assistir.

(...)

Futebol é  para alguns ou deveria ser um processo que torna a vida mais agradável, integra amigos, oferece momentos de lazer e torna o dia-a-dia mais leve, o prêmio da conquista de títulos é o ápice de um processo que pode /deveria  também ser aproveitado, se for para sofrer existe uma centena de outras coisas que poderiam ser mais efetivas e com melhores resultados, e isso não é exatamente um critica ao Felipão, Bigode tem o seu estilo, é extremamente vencedor com ele, e não me parece que será agora nesse momento da carreira que vai abrir mão disso,até porque não faria muito sentido, a questão é acima dele, entender o que a diretoria, presidente, conselheiros e todos aqueles que planejam o futuro do clube planejam oferecer à longo prazo para a torcida em termos de futebol como lazer, para quem quer aproveitar não só os momentos de recompensa final, mas também o processo como um todo, pelas criticas e situação do futebol brasileiro parece ser bastante gente nesse sentido.

Então, se me devolver a pergunta, questionando se é sério que estou satisfeito com o pragmatismo? Se vez ou outra não me desinteresso em assistir partidas que o espetáculo se mantém em segundo plano?

É óbvio que eu também desejo isso tudo que foi mencionado e muitas vezes falta estímulo. Melhor seria se as partidas fossem mais dinâmicas, com muitos momentos de alegria e até euforia. Algo que fizesse valer a pena aqueles minutos de lazer, já que o futebol compete diretamente com outras opções, como cinemas, atividades físicas, restaurantes, reunião com a família ou amigos, a leitura de um bom livro etc. Ele precisa valer a pena nesse processo de avaliação do custo de oportunidade.

Porém, ao mesmo tempo que concordo com tudo que foi exposto pelo @BMarinho, vejo as ponderações do @PigFox ou do @Henrique- e concordo também. As duas últimas traduzem com precisão o que penso. 

8 horas atrás, PigFox disse:

Interessante essa discussão mais filosófica sobre o que é o futebol, para que se presta, entre outros. Sem menosprezo algum, eu realmente acho bacana essas "visões" diferentes sobre o esporte, o jogo bonito etc, o que cada um pensa a respeito e está sendo colocado no tópico.

Só que, e aqui até admito que talvez seja eu uma pessoa muito simples, e nada sofisticada, me importam 3 coisas no futebol: Palmeiras, Palmeiras e Palmeiras. Eu quero ver o meu palmeiras ganhar aquele jogo, quero ver o meu palmeiras ganhar aquele campeonato; o resto que acontece no mundo futebolístico, é resto. Eu sofro junto na partida, eu me alivio junto no apito final e aí está o meu prazer em assistir não um jogo de futebol, mas um jogo do Palmeiras. Mero entretenimento para mim, nunca será, não tenho dúvida. Aliás, o mero entretenimento, sem maiores envolvimentos emocionais, eu busco com outros afazeres, dos mais variados, incluindo, até, porque não, num eventual dia chuvoso, assistir a um jogo ou outro de time europeu (o que tiver mais na moda no momento atual), um ou outro jogo da copa do mundo, se for ano de copa, e por aí em diante. 

 

10 horas atrás, Henrique- disse:

Sou a favor de manter o que dá certo. 

Felipão é um dos raros técnicos brasileiros que entregam resultado.

(...)

Exaustivo dizer que essa maneira "chata" de jogar que o Felipão coloca nos seus times, é a receita de todo seu sucesso. Pq é assim que ele sabe jogar, é assim que ele se torna mais competitivo e mais vitorioso que os outros.

Estar em maio e ter apenas duas derrotas durante esse período todo é um indício que as coisas estão dando certo. O que nao significa que nao podemos perder também.

E futebol bonito e bem jogado não faz ninguém de "diferentao", todo mundo quer isso no fim das contas. A diferença é a tolerância e entendimento de que um futebol não tão bonito, porém eficiente, também pode fazer bem ao clube.

Com isso, concluo que todos estamos certos, cada qual interpretando os fatos - se isso for possível - segundo as experiências pessoais. O futebol é um esporte de competição, como tal deve buscar vitórias. Não há um único modo ou visão que garanta o resultado, visto que se trata de um esporte com forte carga de imprevisão, conforme o próprio ensinamento do Cruyff, citado pelo BMarinho. O ideal é que o meio escolhido para as conquistas propicie um entretenimento de qualidade.

Até aqui estamos em paz. Os grupos divergem entre aqueles que acreditam existir um único modelo a ser aprovado e aqueles que toleram partidas menos empolgantes, desde que o resultado seja alcançado. Qualquer dos grupos quer vencer.

Sendo assim, vale retomar a pergunta: o futebol mudou para pior? Se afirmativo, como mudar?

O @Animal já respondeu assim:

9 horas atrás, Animal disse:

Ótimo explanação mas futebol voltar a ser entretenimento no Brasil se faz necessário mais do que planejamento do Palmeiras, se faz necessário uma mudança de cultura , de aceitar que o importante não é vencer e sim jogar um bom futebol. E não só do Palmeiras mas dá maioria dos times , pois a tendência mundial é que o jogo pragmática vença o jogo bem jogado. Se assim não fosse Espanha sempre seria campeã mundial e Barcelona das Champions. Mas não é o que ocorre e se até lá às derrotas geram crise o que dirá aqui. Além do que é muito difícil criar e manter jogadores que consigam jogar um futebol de qualidade pois este costumam se mudar cada vez mais cedo para a Europa, vide nossa revelação do sub 15. 

No mesmo passo, como eu havia escrito em outro momento, talvez não aceitamos mais o modelo atual das partidas. Será necessário modernizar o esporte com novas regras, assim como fizeram com o rugby.

Nesse campeonato brasileiro, em razão da RGT, voltamos a acompanhar a partida pelo rádio. Foram vários os foristas que comentaram como tinha sido animada a narração, a qual não teria correspondido a própria partida.

Acho que é por ai as nossas respostas. Hoje temos excesso de informação. Conseguimos acompanhar tudo em tempo real, da TV ou celular. No passado não assistíamos todas as partidas. Não havia os meios disponíveis, sobrava a empolgação do rádio. O que se tem de imagem guardada não reflete os dias ruins, mas somente os dias bons. Pense um programa esportivo retransmitindo uma partida do Pele que ele não tenha feito gol? Estranho né? Eu não assistiria.

Sem contar que o mundo atual nos tornou mais dinâmicos. Estamos nos acostumando a fazer várias coisas simultaneamente, tem gerado até explosão de estresse e depressão, mas a verdade é que não somos mais a humanidade de anos atrás. Não temos mais a disponibilidade que tínhamos antes. Não obstante a falta de tempo, podemos acompanhar todas as partidas, as boas e as ruins.

Tempos desse o G1 publicou artigo trazendo matérias dos anos 50, 60 e 70 sobre o futebol. Postei aqui. Incrível como as críticas eram as mesmas, como a referência ao futebol europeu se repete, quase tudo que debatemos hoje em dia.

A diferença que lá naquele tempo não se acompanhava todas as partidas. O que sobrava mesmo era saber o resultado e a conversa fora com os amigos que torciam pelo rival. 

Penso que mudou, que não seja mais suficiente.

De outro canto, saindo da nossa bolha, é verdade que o grande público se comporta diferente da descrição imediatamente acima? Tenho dúvida, pois os responsáveis por tornar o futebol rentável não se preocupam nenhum pouco em promover a mudança cultural necessária, na forma apontada pelo @Animal.

Portanto, concordo que precisamos mudar as coisas para tornar o futebol mais atrativo enquanto espetáculo. Enquanto isso não acontecer, estarei contente acompanhando meu verdão, nos momentos difíceis inclusive, mas principalmente nas vitórias, as quais precisam ser alcançadas do modo que for.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 04/05/2019 em 22:55, vitorpalestrino disse:

Pra mim futebol é só entretenimento, e não é entretenimento coletivo no sentido de provocações ou discussões entre amigos, mas entretenimento individual, gosto de ver outros seres humanos que se dedicam pelo esporte e mostram alguma espécie de dom, ou fruto de um trabalho duro, ou até uma maneira diferente de pensar. 

Eu gosto dos títulos, eu gosto de comemorar os resultados, mas a partir do momento que eu não sinto prazer em despender uma hora e meia do meu fim de semana pra acompanhar o espetáculo, aí pra mim o futebol perde seu propósito. Eu não quero espetáculo de times europeus, porque eu sou apaixonado pelo Palmeiras, quero o Palmeiras mostrando um futebol vistoso, com vontade de vencer. 

O time do Cuca em 2016 por exemplo, eu gostava de assistir porque sempre era a sensação "caraca daqui a pouco vai ter uma jogada bacana e veloz e vai sair um gol, é só questão de tempo", já o futebol de hoje do Felipão não me anima, não tenho prazer em ver os jogos, começo animado, mas tão logo o jogo fica entediante que eu começo a ter vontade de fazer outra coisa, ver meu celular ou algo do tipo, e não prestar atenção no jogo.

Então nesse sentido eu não me sinto um apoiador do estilo de jogo do Felipão, porque pra mim perde o propósito de acompanhar o esporte.

Abraços!

Eu tb, futebol Europeu acompanho a Champions ou algum clássico, e olhe lá. Assisto futebol na maioria das vezes exclusivamente por ser o Palmeiras e tb queria ver o time praticando um futebol mais bonito, como vc bem disse, o time de 2016 era muito bom de assistir, ir no estádio... hj minha vontade de ir no estádio é zero.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o "futebol arte" não deveria ser posto como oposto ao "futebol resultado", os próprios times Europeus mostram isso, todos os clubes grandes lá jogam "bonito", cada um com sua característica, entretanto ninguém trata a bola como "inimigo", a bola não "queima" no pé dos jogadores, apenas quando não há opção realmente. Obviamente alguns dão mais importância a posse de bola, outros são mais agudos etc. Já o que vemos por aqui EM BASICAMENTE TODO O PAÍS e nosso time hoje acaba sendo expoente maior ( PQ É O CAMPEÃO BRASILEIRO) é um "medo" da bola, zagueiros não tem a menor cerimônia em simplesmente se livrar da bola e deixar com que o centroavante que lute por ela, laterais e volantes tb não tentam dar opção, quando zagueiro pega na bola, eles muitas vezes simplesmente vão mais para frente já pensando em brigar pelo rebote do chutão. Como o amigo disse pouco acima, isso realmente me tira do jogo tb, até os jogos do palmeiras estão difíceis de assistir, quando não são jogos "importantes", já mata-mata, jogo como o do brasileirão contra atlético... esses jogos já trazem uma carga de importância que suprem a de um bom espetáculo e te fazem ficar ligados no jogo independente da "qualidade" do espetáculo ( NÃO É BARCELONA E MAN. CITY!!!).

Dito isto, obviamente que eu não quero um jogo com "futebol bem jogado" e que nós só tomemos lapadas, até pq uma coisa não é oposta a outra. O mais importante sempre vai ser títulos, entretanto nenhum modelo de futebol te garante eles.

P.S. Obviamente que isso é questão pessoal de gosto, há quem realmente ache legal o futebol praticado por muitos clubes no Brasil, em especial o palmeiras, eu não acho, queria algo no meu entendimento "melhor", mas já até desisti de querer, tenho total ciência que será este modelo até, pelo menos o final do ano, que entendo ser o MÍNIMO que o Felipão ficará no clube, independente de título ou não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que pela qualidade do Palmeiras (jogadores, comissão técnica e estrutura do dpto de fut) a gente não deveria sofrer tanto. Custa ao invés de tentar segurar o 0x0 fora de casa, jogar de maneira incisiva para fazer 1x0? E nos jogos em casa, custa fazer o 2x0 antes de fechar a casinha? 

O Palmeiras, quando quer, consegue criar e fazer gols na maioria das vezes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que devemos separar algumas coisas: "Jogar bonito" é diferente de "Jogar bem", assim como jogar feio é diferente de jogar mal. Explico.

Em 2018 o time do Roger, ao menos na teoria, tentava fazer um jogo um pouco mais bonito. Posse de bola, time no ataque, pressão no adversário. Mas em raras oportunidades conseguia jogar BEM. Mesma coisa o Gareca, notava-se a tentativa de um jogo bem jogado, mas por não ter "pé-de-obra" era mal executado.

Já o Cuca do primeiro turno de 2016, conseguiu aliar as duas coisas: Jogava um futebol agradável, e conseguia jogar bem, de forma consistente. No segundo turno, o mesmo adotou uma postura mais "feia", porém era nítido que o time segui jogando BEM.

O Felipão nunca foi adepto do jogo bonito, isso é um fato. Mas por vezes consegue fazer o time jogar BEM. De cabeça lembro do jogo contra o Grêmio, Gambás, SPFC... Inter ( pra não falaram que eu só peguei jogo que ganhamos )...O PALMEIRAS jogou "futebol total" nessas partidas? Óbviamente não, mas jogamos bem, de forma consistente.

O que está acontecendo esse ano, na maioria das partidas, é que o time além de jogar FEIO, está jogando MUITO MAL. Não tem como falar que o time foi "eficiente" na partida contra o San Lorenzo, sendo que ACHAMOS um gol. O time jogou MUITO MAL, essa é a verdade e eu acredito que seja essa a maior parte das reclamações. Contras os bixas o problema também não foi jogar feio, foi jogar MAL, nos dois jogos.

Eu aceito um jogo mas pragmático, para conquistarmos títulos. O que não dá é o time jogar CONSTANTEMENTE essa bolinha que jogou contra o San Lorenzo. Um time desinteressado, sem vontade de fazer gols...Até porque, isso cobra seu preço, como cobrou contra o Boca ano passado.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..