Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Palestrino Pira

Falando de Palmeiras - Proibido Off-topic

Posts Recomendados

18 minutos atrás, Gabriel.SRamos disse:

Não vou entrar no mérito da qualidade do Luxemburgo, do trabalho atual e muito menos de sua história. Quero pontuar somente uma coisa: quando o vídeo demonstra que o Luxemburgo utiliza o "camisa 9" como um falso 10, saindo da área para atrair a marcação e dar início às articulações, exatamente como ele fazia em 93, significa que sim, ele é preso a uma fórmula do passado e não trouxe nada de novo, exceto a ideia de sair do 4-3-3 e retomar o 4-4-2 que sempre foram característicos dos seus grandes trabalhos.

Pode dar certo como já deu anteriormente e eu torço por isso, mas não há como negar que isso é algo "velho e ultrapassado", já que é exatamente o que ele fazia há mais de 20 anos atrás.

Só porque alguma coisa é feita há bastante tempo ela é velha e ultrapassada? Velha até pode ser, ultrapassada, só se outros modelos táticos se provaram superiores na maior parte do tempo.

Guardiola não foi considerado gênio quando colocou o Messi como falso 9? Como que o falso 9 é ultrapassado?

Sabe o que me faz pensar? Que o Luxemburgo em 93 era um puta vanguardista que fazia o que hoje é praxe.

Se algo antigo continua funcionando bem, prova que NÃO está ultrapassado.

 

Agora, isso não quer dizer que seja um modelo tático que vá funcionar no Palmeiras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 minutos atrás, SemCriatividade disse:

Pode até ser velho, mas não é ultrapassado. O Firmino é um 9 que atua como um falso 10 no time mais badalado do mundo atualmente.

Não sei se vou escrever besteira, não sou estudioso de táticas e modelos de futebol, mas o L. Adriano jogando mais recuado em determinados momentos e armando as jogadas para os outros atacantes, não é nenhum fórmula, tática ou modelo, mas é somente o posicionamento de um jogador e não do coletivo.

Na minha opinião é a mesma coisa que dizer que o time que joga com zagueiro central é ultrapassado, pois em 1920 quando foi campeão paulista o Palmeiras já jogava com um beque central.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, SemCriatividade disse:

Pode até ser velho, mas não é ultrapassado. O Firmino é um 9 que atua como um falso 10 no time mais badalado do mundo atualmente.

Você tem razão, acho que a palavra "ultrapassado" é um pouco demais. Mas que ele está "reciclando" algo que deu certo há muito tempo atrás e torcendo para funcionar de novo, pra mim é inegável. É a mesma mentalidade "saudosista" que tem tomado conta do clube ultimamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, YuriPR disse:

Só porque alguma coisa é feita há bastante tempo ela é velha e ultrapassada? Velha até pode ser, ultrapassada, só se outros modelos táticos se provaram superiores na maior parte do tempo.

Guardiola não foi considerado gênio quando colocou o Messi como falso 9? Como que o falso 9 é ultrapassado?

Sabe o que me faz pensar? Que o Luxemburgo em 93 era um #*&! vanguardista que fazia o que hoje é praxe.

Se algo antigo continua funcionando bem, prova que NÃO está ultrapassado.

 

Agora, isso não quer dizer que seja um modelo tático que vá funcionar no Palmeiras.

Velha, exatamente. Ultrapassado é relativo, pelo menos no contexto do futebol. O futebol é cíclico, nada é realmente novo, tudo é adaptado.

Eu acho que em termos de criatividade, inovação e desempenho tático, o Luxemburgo foi um dos melhores que eu vi no Brasil, talvez o melhor. Mas, o que eu quis dizer, é que ele se apegou à fórmula e hoje torce para dar certo novamente. O Luxemburgo vanguardista dos anos 90, talvez tivesse muito mais desprendimento com relação a isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 minutos atrás, Silvio Osório disse:

legal foi ver o inter jogando ontem com o aclamado Coudet, só cruzamento p/ área e chutão... 

             Assisti uma boa parte só pra ver o trabalho do grande técnico e fiquei bastante decepcionado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ressignificar funções/posicionamentos antigos é fundamental como forma de sair da mesmice costumeira de futebol brasileiro que se resume a importar e tentar copiar fórmulas vencedoras no exterior. 

Inovar completamente sempre é algo difícil demais, especialmente após anos de prática esportiva e imensa massificação como é o futebol. A questão é saber utilizar de maneira distinta preceitos já existentes no jogo, adaptando eles a novas realidades e atualizando de forma convergente ao contexto atual.

Valorizo muito qualquer possibilidade de quebrar padrões engessados de escalação/função do futebol brasileiro. Inclusive o próprio Jesus fez isso no Flamengo, muitas vezes retomando premissas ofensivas típicas dos anos 90 e tendo muito sucesso por ser algo inesperado pelos adversários.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, YuriPR disse:

Só porque alguma coisa é feita há bastante tempo ela é velha e ultrapassada? Velha até pode ser, ultrapassada, só se outros modelos táticos se provaram superiores na maior parte do tempo.

Guardiola não foi considerado gênio quando colocou o Messi como falso 9? Como que o falso 9 é ultrapassado?

Sabe o que me faz pensar? Que o Luxemburgo em 93 era umue o Luxemburgo em 93 era um #*&! vanguardista que fazia o que hoje é praxe. #*&! vanguardista que fazia o que hoje é praxe.

Se algo antigo continua funcionando bem, prova que NÃO está ultrapassado.

 

Agora, isso não quer dizer que seja um modelo tático que vá funcionar no Palmeiras.

Então..... não sou fã do Luxa, mas voce fli feliz demais na sua colocação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Gabriel.SRamos disse:

Você tem razão, acho que a palavra "ultrapassado" é um pouco demais. Mas que ele está "reciclando" algo que deu certo há muito tempo atrás e torcendo para funcionar de novo, pra mim é inegável. É a mesma mentalidade "saudosista" que tem tomado conta do clube ultimamente.

Acredito que foi algo que aconteceu naturalmente, o Luiz Adriano não é um centro avante que fica paradão na área só esperando para empurrar a bola, ele é técnico e se movimenta muito portanto faz sentido a maneira como o Luxemburgo botou ele para jogar. O Luxa por exemplo não tentaria fazer isso com o Borja, portanto não acho que isso tenha a ver com saudosismo, e sim com as características dos jogadores que temos no elenco no momento atual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém acompanha os treinos? Pelo que Os setoristas estão comentAndo luan silva vem se destacando e chamando atenção. Já fez 2 gols no jogo-treino de ontem e mais 3 hoje no treino em campo reduzido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
28 minutos atrás, Joubert Scala disse:

Alguém acompanha os treinos? Pelo que Os setoristas estão comentAndo luan silva vem se destacando e chamando atenção. Já fez 2 gols no jogo-treino de ontem e mais 3 hoje no treino em campo reduzido.

Já fez mais gols que o LL em toda sua vida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..