@Exagerado
Refazendo o post, fui fazer o cálculo rápido pra poder responder rápido e a calculadora comeu um sinal:
cara, eu até comecei um post aqui sobre o orçamento, como tinha prometido falar dos números em geral, mas não salvou aqui depois que fechei a aba (geralmente salva)... Vou reescrever. A dívida líquida, usando o método que o Grafietti e GE usam (por uniformidade) em fevereiro (último dado disponível) estava em torno de 812m de reais. Como o Palmeiras esses anos tem vendido muito e comprado muito, pelo método de cálculo da dívida usado no BR, a tendência é de aumento da dívida (pq você fica com um crédito a receber alto e um débito a pagar alto, e o crédito a receber não entra na conta da dívida pelo cálculo que se faz aqui, mas a conta a pagar entra)... Então qualquer time com essa tendência de muita compra e venda tende a ver esse número do endividamento subindo, que não leva em conta os 260m em créditos a receber (é parte do critério).
Eu tenho meus receios com o nível de investimento que fizemos esse ano (ia falar sobre o tema no post sobre o orçamento), mas boa parte disso estava previsto já no próprio orçamento para o ano de 2025 - de forma indireta, eles não colocam um número explícito para consultar, mas dá pra ver pela depreciação/amortização que existia uma previsão de aumento do intangível (ou redução do tempo de contrato de cada investimento, que não faria sentido, logo, aumento do intangível é a explicação mais provável).
Depois faço um post mais detalhado... Mas sim, a dívida acaba subindo por conta desses investimentos... Mas não quero entrar muito no tema sem tempo para explicar com calma, e olhar alguns detalhes...