Jump to content

codigo13

Probabilidade de Vencer o BR 2024

Recommended Posts

Como alguns sabem gosto muito de probabilidades e por isso que gosto de apostar. Sempre fico acompanhando as probabilidades dos campeonatos, já li vários trabalhos acadêmicos sobre o assunto.  A conclusão que cheguei é que, quase todos os sites que se propõem a calcular as probabilidades nos esportes sempre tem modelos falhos. 

Atualmente o site que a impressa consulta para publicar matérias pra em encher linguiça é o  https://www.mat.ufmg.br/futebol/campeao_seriea/  site legalzinho mas falho também, já acompanho a bastante tempo.  O melhor de todos é o https://projects.fivethirtyeight.com/previsoes-de-futebol/brasileirao/   mas esse ano eles não estão acompanhando o brasileirão.

Quase todos os sites são falhos, pois eles não tem nada a perder se as previsões não forem corretas, não tem Skin in the Game, pele em risco.  Mas os sites que tem são as casas de apostas elas tem que calcular as odds corretamente para lucrar. Por isso, fiz a média  das probabilidades embutidas  nas odds para ter um resultado melhor.

Segue aqui o resultado 

Probabilidade de vencer   BR 2024

Botafogo 47.76%
Palmeiras 47.31%
Fortaleza 3.52%
Flamengo 0.89%
Internacional 0.50%
São Paulo 0.02%

Está muito mais equilibrado mais equilibrado que o site da UFMG diz 

Odds consideradas no cálculo

spacer.png

Percebem que a maiorias das casas de apostas acreditam que Botafogo e Palmeiras tem a a mesmo probabilidade de vencer

Quem  quiser entender como fiz o cálculo segue a planilha https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ZgZmyctZNRYeT9f1jQ6N52ze1FQ-q6D4/edit?usp=sharing&ouid=115496253048581482927&rtpof=true&sd=true

Fazendo essa pesquisa encontrei uma casa de apostas muito errada

spacer.png

Considerando o Vasco  e o Fluminense com chances de título e detalhe Fluminense do Piauí.

5 minutos atrás, GuntherF disse:

Se eu não me engano, o Palmeiras chegou a ter menos de 1% de chance de ser campeão em determinado momento do brasileiro de 2023.

https://ge.globo.com/espiao-estatistico/noticia/2023/10/22/bahia-cruzeiro-e-inter-melhoram-chances-de-ficar-na-serie-a-vasco-corinthians-e-santos-pioram.ghtml

Exato. 1% de título após a 28 rodada.

Esse negócio de probabilidade eu acho bacana para jogar conversa fora em uma mesa de bar. Como o próprio nome diz, é probabilidade. Pode acontecer, como pode também não acontecer. Quase a mesma coisa que a previsão do tempo hahaha.

O legal disso é ter um parâmetro para pode fazer projeções. Teve vários campeonatos que a projeção era para um determinado time ser campeão (Palmeiras 2009) e o outro rebaixado (Fluminense não lembro qual ano, Santos várias vezes, o próprio curintia esse ano), porém a projeção não se concretizou.

É claro que por exemplo, de 10 jogos que o Palmeiras fizer com o CAG, a chance de vitória do Palmeiras é sei lá umas 6 vezes e talvez 1 ou 2 empates. Contudo, se perder o jogo quando estiver valendo, a projeção foi para o espaço.

E o mais legal do futebol é que tudo muda muito rápido. O time pode engatar 2 vitórias que consegue arrancar para o título ou fugir do rebaixamento, enquanto que 1 derrota e 1 empate pode fazer com que o título escape ou o time caia.

No futebol não é só a matemática que conta. Tem infinitas variáveis que pode mudar o jogo e consequentemente o campeonato.

Eu sempre tive pra mim que as chances são maiores para quem está jogando melhor. 

Hoje pra mim Botafogo tem mais chances sim justamente porque está jogando um futebol melhor, mais controlador e com uma defesa mais sólida (e nem olhando pelo lado dos números, apenas pelos jogos que assisti).

Portanto,perfeitamente natural ver as apostas altas para o lado do botafogo. 

Tenho achado esquisito entrar aqui no fórum e ver um par de gente já gritando campeão, que o Botafogo pipocou de novo, etc.. Não ganhamos nada ainda. 

Contudo, o jogo de amanhã pode ser a virada de chave. Esse jogo sim vai responder muitas questões que ainda martela na cabeça do torcedor palmeirense (ao menos da maioria que é racional e não clubista). 

1 hour ago, Londrinense said:

Eu sempre tive pra mim que as chances são maiores para quem está jogando melhor. 

Hoje pra mim Botafogo tem mais chances sim justamente porque está jogando um futebol melhor, mais controlador e com uma defesa mais sólida (e nem olhando pelo lado dos números, apenas pelos jogos que assisti).

Portanto,perfeitamente natural ver as apostas altas para o lado do botafogo. 

Tenho achado esquisito entrar aqui no fórum e ver um par de gente já gritando campeão, que o Botafogo pipocou de novo, etc.. Não ganhamos nada ainda. 

Contudo, o jogo de amanhã pode ser a virada de chave. Esse jogo sim vai responder muitas questões que ainda martela na cabeça do torcedor palmeirense (ao menos da maioria que é racional e não clubista). 

nas ultimas 3 rodadas o futebol do botinha nao foi melhor que o nosso, assista um dos jogos e voce vai ver que assim como nos, eles nao estao "envolvendo" adversarios. Foi cruzamento na area e bumba-meu-boi. 

No mais, nosso time e' o time mais cascudo do Brasil, enquanto eles parecem desmoronar na hora do vamos-ver.

Essas probabilidades não contam com a possibilidade do Mayke e Caio Paulista falharem na mesma jogada ou o Tiquinho Soares cabecear para fora e a bola bater no peito do adversário e a bola entrar e na sequencia ser expulso. 

Ou seja, futebol não dá para pensar em probabilidade, e olhe que sou Economista.

Se o Palmeiras entrar com sangue nos olhos amanhã e amassar o Botafogo, mesmo assim, precisamos que UMA bola entre e nossa defesa não seja vazada numa bola vadia.

E, ainda assim, teremos mais 2 jogos pela frente para poder comemorar, ou seja, jogo a jogo e f.... a probabilidade.

20 minutos atrás, LucasVerdao disse:

nas ultimas 3 rodadas o futebol do botinha nao foi melhor que o nosso, assista um dos jogos e voce vai ver que assim como nos, eles nao estao "envolvendo" adversarios. Foi cruzamento na area e bumba-meu-boi. 

No mais, nosso time e' o time mais cascudo do Brasil, enquanto eles parecem desmoronar na hora do vamos-ver.

Ocorre que ele dominaram os jogos tendo muito mais posse que o adversário, além de não correrem tantos riscos bobos na zaga. O Vitória mesmo saindo para o jogo, conseguiu o gol na primeira oportunidade clara deles lá pela metade do primeiro tempo. 

E é justamente isso que bato na tecla, a insegurança defensiva do nosso time. O nosso sistema defensivo oferece inúmeras oportunidades de gol aos adversários, que só não fazem porque estão com azar ou são muito incompetentes. Não vejo o botinha dando tanta sopa para o azar igual a gente. Aquele jogo contra Bahia foi inacreditável. Fomos dominados o jogo inteiro, eles tiveram várias oportunidades de gol. Nós tivemos duas o jogo inteiro. Acabamos fazendo o gol nessas duas graças a Deus, uma em cobrança de falta rara do veiga. 

O que eu quero dizer é que o sistema defensivo do time e o controle de meio de campo não me passam qualquer tranquilidade. Já o Botafogo não tem esse problema. O problema deles é só a falta de sorte e de competência na criação das jogadas e no acerto ao gol. Mas, em um dia inspirado os caras podem resolver. Enquanto nós temos que torcer para os outros não chutarem no nosso gol e ainda torcer pela eficiência dos nossos atacantes, os caras de la tem que torcer só para a eficiência dos atacantes. 

Nosso sistema defensivo ruim pode fatalmente acabar ajudando nessa ineficiência ofensiva deles. Tirando o vitória do primeiro tempo, eles só enfrentaram times que foram um primor na retranca, no sistema defensivo. Algo que nós somos incapazes de fazer. Por isso não estou tão confiante.

Mas como eu disse, esse jogo de amanhã pode virar essa chavinha e responder muitas questões pendentes. 

Em 22/11/2024 em 16:21, codigo13 disse:

Como alguns sabem gosto muito de probabilidades e por isso que gosto de apostar. Sempre fico acompanhando as probabilidades dos campeonatos, já li vários trabalhos acadêmicos sobre o assunto.  A conclusão que cheguei é que, quase todos os sites que se propõem a calcular as probabilidades nos esportes sempre tem modelos falhos. 

Atualmente o site que a impressa consulta para publicar matérias pra em encher linguiça é o  https://www.mat.ufmg.br/futebol/campeao_seriea/  site legalzinho mas falho também, já acompanho a bastante tempo.  O melhor de todos é o https://projects.fivethirtyeight.com/previsoes-de-futebol/brasileirao/   mas esse ano eles não estão acompanhando o brasileirão.

Quase todos os sites são falhos, pois eles não tem nada a perder se as previsões não forem corretas, não tem Skin in the Game, pele em risco.  Mas os sites que tem são as casas de apostas elas tem que calcular as odds corretamente para lucrar. Por isso, fiz a média  das probabilidades embutidas  nas odds para ter um resultado melhor.

Segue aqui o resultado 

Probabilidade de vencer   BR 2024

Botafogo 47.76%
Palmeiras 47.31%
Fortaleza 3.52%
Flamengo 0.89%
Internacional 0.50%
São Paulo 0.02%

Está muito mais equilibrado mais equilibrado que o site da UFMG diz 

Odds consideradas no cálculo

spacer.png

Percebem que a maiorias das casas de apostas acreditam que Botafogo e Palmeiras tem a a mesmo probabilidade de vencer

Quem  quiser entender como fiz o cálculo segue a planilha https://docs.google.com/spreadsheets/d/1ZgZmyctZNRYeT9f1jQ6N52ze1FQ-q6D4/edit?usp=sharing&ouid=115496253048581482927&rtpof=true&sd=true

Chance do Palmeiras ser campeão 50% Sim e 50% Não. 

Como-Pensar-como-un-sabio-.jpg

Edited by Porkoloko

Eu entendo e compartilho de todas as reticências, a gente quer sempre mais do nosso time. E por mais que tudo isso seja verdade, temos a segunda melhor defesa do campeonato e o melhor ataque. O adversário de amanhã divide em ordem inversa o mesmo pódio nesses critérios. 

É possível sim, a hora não é de comemorar antes, mas acreditar e incentivar é possível sim. 

Bora torcer carai