Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Palestrino Pira

Falando de Palmeiras - Proibido Off-topic

Posts Recomendados

5 horas atrás, guih_sep disse:

Por falar em Kevin de Bruyne.....

Pessoal INSISTE que não existe mais o meia clássico, o camisa 10. Até concordo. Mas defendem o Veiga como "meia moderno". Como se "ser moderno" fosse tocar a bola de lado ou para trás o tempo todo, porque é apenas isso que o nosso garoto consegue fazer ( assim como o Lucas Lima )

Dizem que nenhum time vencedor do mundo joga com meias clássicos, enganches. Mas tais times vencedores tem jogadores como KDB, Pjanic, Modric, Kroos, Koke, Messi, Firmino ( que não é centroavante como o Tite pensa ), Neymar, Pogba , etc. Todos com técnica apuradíssima, e capacidade de dar passes que quebram linhas.

De Bruyne deu uma aula hoje do que é ser um meia moderno.

Concordo que no Brasil, e até mesmo no mercado sul-americano, ta difícil achar esse tipo de jogador. Mas, guardada as devidas proporções, os mulambos acharam ( Everton Ribeiro e De Arrascaeta ) e não a toa estão se sobressaindo tecnicamente. Ou seja, esse tipo de jogador ainda é valioso, o problema é que está em falta no mercado sulamericano.

O último ótimo meia que tivemos foi o Moisés. Versátil, fazia o Box-to-box, tinha a capacidade de dar ótimos passes e chegar na área para marcar gols. Isso antes de um carniceiro acabar com o físico dele.

Quem pede um meia sabe que não vai receber um Riquelme ou um Rivaldo. Realmente esse tipo de meia não existe mais ( INFELIZMENTE ). Mas no mínimo um Moisés cairia bem. Se tem algum desse tipo com preço acessível não sei dizer, cabe a diretoria garimpar ( assim como fez com o próprio Moisés ). 

 

 

 

Você está querendo dizer que o De Bruyne é um 10 clássico? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, Eterno Verde disse:

Esse caras da ESPN são um nojo, a partida do Gabriel Jesus hoje contra o Real Madrid foi excepcional

Jornalistas incompetentes e mal intencionados... Nem sei de onde surgem alguns trastes como: Mauro César, Birne, Etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando a gente pede um meia, não quer dizer que queremos o antigo camisa 10 q é só bola nele q resolve. Queremos um meia q tenha qualidade técnica e q não se esconda das partidas dando toquinho de lado. Viram a jogada do D'alessandro no gol do Inter ontem? Então, é isso que a gente quer, um jogador que num jogo complicado pode resolver numa jogada individual e o D'alessandro com quase 40 anos ainda faz diferença pq simplesmente tem qualidade técnica.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, rodrigocavallaro disse:

Ao meu ver o LL começou até bem a temporada, aí é sacado do time pra entrar o Veiga.

O próximo será o Scarpa?

Sinceramente o Veiga é disparado o pior, mas paciência...

 

O Lucas Lima jogou bem os últimos jogos do brasileiro de 2019, foi bem nos primeiros jogos de 2020, jogou mal o primeiro tempo de um jogo e foi sacado para entrada do Rafael Veiga, a paciência com ele é zero, agora, tendo o Rony que é veloz entendo que ele é importante pela qualidade dos lançamentos, para jogar o Veiga de meia prefiro o Lucas Lima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Bruno_Palestra disse:

Você está querendo dizer que o De Bruyne é um 10 clássico? 

Não acho ele um 10 clássico, isso não existe mais. 10 clássico na cabeça de brasileiro é aquele cara que passa o jogo com a mão na cintura, recebe a bola, mete uma caneta e enfia o atacante na cara do gol. Esse tipo de jogador não tem mais espaço no futebol hoje .

O De Bruyne pra mim é o que chega mais perto de um meia completo hoje, ele marca bem, preenche os espaços, da combate, tem bom drible, chuta bem de fora da área e tem ótimo passe e visão de jogo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Felipe Ferreira disse:

Quando a gente pede um meia, não quer dizer que queremos o antigo camisa 10 q é só bola nele q resolve. Queremos um meia q tenha qualidade técnica e q não se esconda das partidas dando toquinho de lado. Viram a jogada do D'alessandro no gol do Inter ontem? Então, é isso que a gente quer, um jogador que num jogo complicado pode resolver numa jogada individual e o D'alessandro com quase 40 anos ainda faz diferença pq simplesmente tem qualidade técnica.  

             Sempre pensei no D'alessandro como exemplo quando via os nossos meias produzirem tão pouco, D'alessandro jogou com técnico retranqueiro, com técnico ofensivo, com técnico que não tem nem um perfil nem outro mais acentuado, ou seja ele sempre está jogando, sempre se esforçando, sempre ajudando de um jeito ou outro, e isso tudo com idade avançada, profissional ao extremo.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pessoal ainda ta com essa ideia de 10 clássico pq, acredito eu,  a maioria dos que postam no fórum uma certa idade (a qual me incluo) onde era normal e prazeroso ver jogadores desse tipo.

Porém, o futebol está cada vez mais físico e dinâmico, assim, as novas gerações não vão ter essa ideia de 10 clássico no sentido puro que alguns expõem, terão como referencia de 10, o jogador com alta técnica que da dinamismo ao meio campo, isso já é a atualidade e é o processo evolutivo do futebol.

Assim como o 9 clássico tbm está diminuindo, é um processo semelhante a NBA onde os pivôs pesados e grandões não são mais fundamentais e dominantes como outrora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
56 minutos atrás, gab_bigode disse:

Não acho ele um 10 clássico, isso não existe mais. 10 clássico na cabeça de brasileiro é aquele cara que passa o jogo com a mão na cintura, recebe a bola, mete uma caneta e enfia o atacante na cara do gol. Esse tipo de jogador não tem mais espaço no futebol hoje .

O De Bruyne pra mim é o que chega mais perto de um meia completo hoje, ele marca bem, preenche os espaços, da combate, tem bom drible, chuta bem de fora da área e tem ótimo passe e visão de jogo. 

              Isso quando não aparece dentro da área fazendo gol, o Palmeiras precisa muito de um jogador (meia)  assim pra mudar de nível, dos nossos três disponíveis, nenhum faz tudo isso bem. O único que ainda tenho esperança é o Veiga somente porque é mais novo e já teve momentos muito bons no Coritiba, quando driblava bem e chutava ainda melhor de fora da área, fez vários golaços assim e ainda lembro dele entortando o Jorge do cheirinho e chutando de direita quase fazendo um golaço em pleno Maracanã. LL e Scarpa já desisti.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Vamos la':

- "10 classico": seria o antigo "regista" do Calcio. O cara que recebe a bola no meio de campo e tenta articular a armacao de jogadas ofensivas, mas que, mais vezes do que nao, nao chega alem da meia-lua da area, finaliza so' ocasionalmente (fora bola parada) e nao necessariamente marca muitos gols (alias marca poucos com bola rolando). Seria o Modric, uma vez foram Ganso e LL, um pouco antes o sinonimo era o Pirlo, e tem muitos outros antes disto. 

- DeBruyne: nos ultimos dois anos, o Guardiola e o Martinez "encontraram" o lugar ideal para ele, dado que e' um cara altamente tecnico, que se movimenta muito bem e que finaliza tambem muito bem. Anteriormente tentavam usa-lo como segundo atacante, mas rende mais nesta posicao de "10 moderno", que, sim pode ser articulador, mas e' muito mais inicisivo que o "10 classico" de outrora. Como postei ontem, considero o Coutinho um 10 moderno, e, apesar de ser fa dele, acho que no momento o DeBruyne e' mais completo.

- Zico: meu idolo de infancia, apesar do time. Nao acho que era o 10 classico da epoca, porque jogava mais 'a frente e fazia muitos gols (bola rolando), fora ser um dos melhores cobradores de falta de curta/meia distancia da historia.

- Alex: foi idolo por onde passou (Coritiba, Palmeiras, Parma, Turquia). Se o debate e' "porque nao jogou em clube grade na Italia" acho que a resposta e' mesclada: na epoca o Parma ainda era forte (nao grande, mas forte), talvez a ocasiona sonolencia dele em campo pode ter sido um fator, e tambem pode ser que, na epoca, as equpies grandes da Italia estavam  bem srvidas de camisa 10. Tem outros fatores extra campo tambem ,ja' que a base de tudo no futebol e' grana e politicagem. Eu nao amava o jogo do Alex, pela inconstancia, mas o cara tinha altissima qualidade e e' um belo profissional.

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
37 minutos atrás, Alex (EUA) disse:

Bom dia. Vamos la':

- "10 classico": seria o antigo "regista" do Calcio. O cara que recebe a bola no meio de campo e tenta articular a armacao de jogadas ofensivas, mas que, mais vezes do que nao, nao chega alem da meia-lua da area, finaliza so' ocasionalmente (fora bola parada) e nao necessariamente marca muitos gols (alias marca poucos com bola rolando). Seria o Modric, uma vez foram Ganso e LL, um pouco antes o sinonimo era o Pirlo, e tem muitos outros antes disto. 

- DeBruyne: nos ultimos dois anos, o Guardiola e o Martinez "encontraram" o lugar ideal para ele, dado que e' um cara altamente tecnico, que se movimenta muito bem e que finaliza tambem muito bem. Anteriormente tentavam usa-lo como segundo atacante, mas rende mais nesta posicao de "10 moderno", que, sim pode ser articulador, mas e' muito mais inicisivo que o "10 classico" de outrora. Como postei ontem, considero o Coutinho um 10 moderno, e, apesar de ser fa dele, acho que no momento o DeBruyne e' mais completo.

- Zico: meu idolo de infancia, apesar do time. Nao acho que era o 10 classico da epoca, porque jogava mais 'a frente e fazia muitos gols (bola rolando), fora ser um dos melhores cobradores de falta de curta/meia distancia da historia.

- Alex: foi idolo por onde passou (Coritiba, Palmeiras, Parma, Turquia). Se o debate e' "porque nao jogou em clube grade na Italia" acho que a resposta e' mesclada: na epoca o Parma ainda era forte (nao grande, mas forte), talvez a ocasiona sonolencia dele em campo pode ter sido um fator, e tambem pode ser que, na epoca, as equpies grandes da Italia estavam  bem srvidas de camisa 10. Tem outros fatores extra campo tambem ,ja' que a base de tudo no futebol e' grana e politicagem. Eu nao amava o jogo do Alex, pela inconstancia, mas o cara tinha altissima qualidade e e' um belo profissional.

Abs

Acho que a gente gosta de rotular. Quando alguém pede um meia é porque acha que LL e Veiga não dão conta. Mas logo surge uma tropa para rotular que é saudosista e quer um "10 clássico". Depois é um festival de comentários tentando rotular os jogadores como isso ou aquilo.

Vejam a descrição do tal "10 clássico": "cara que recebe a bola no meio de campo e tenta articular a armacao de jogadas ofensivas, mas que, mais vezes do que nao, nao chega alem da meia-lua da area, finaliza so' ocasionalmente (fora bola parada) e nao necessariamente marca muitos gols (alias marca poucos com bola rolando)"

Não conheço nenhum 10 mais clássico que o Ademir da Guia. Pois bem, marcou 153 gols e é o terceiro maior goleador do clube. Com meia dúzia de passadas saia da intermediária e aparecia dentro da área para finalizar.

Mas tem razão quem diz que nas décadas de 70, 80 ou 90 havia mais espaço no meio de campo e a velocidade era outra (não vi ninguém negar isso). Por isso o meia atual tem que ser mais combativo e precisa saber jogar com maior contato físico. Portanto, quando se pede um meia quer dizer: jogador com visão de jogo, que sabe penetrar entre as linhas e fazer a ligação com os atacantes. A falta desse jogador faz a bola ficar girando de um lado para outro, entre laterais, volantes e zagueiros, sem conseguir penetrar na defesa. Jogador em falta no mercado? Sim, mas isso não quer dizer que não desejamos ter um perfil assim no time.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutes ago, PalmeirasDeca said:

Acho que a gente gosta de rotular. Quando alguém pede um meia é porque acha que LL e Veiga não dão conta. Mas logo surge uma tropa para rotular que é saudosista e quer um "10 clássico". Depois é um festival de comentários tentando rotular os jogadores como isso ou aquilo.

Vejam a descrição do tal "10 clássico": "cara que recebe a bola no meio de campo e tenta articular a armacao de jogadas ofensivas, mas que, mais vezes do que nao, nao chega alem da meia-lua da area, finaliza so' ocasionalmente (fora bola parada) e nao necessariamente marca muitos gols (alias marca poucos com bola rolando)"

Não conheço nenhum 10 mais clássico que o Ademir da Guia. Pois bem, marcou 153 gols e é o terceiro maior goleador do clube. Com meia dúzia de passadas saia da intermediária e aparecia dentro da área para finalizar.

Mas tem razão quem diz que nas décadas de 70, 80 ou 90 havia mais espaço no meio de campo e a velocidade era outra (não vi ninguém negar isso). Por isso o meia atual tem que ser mais combativo e precisa saber jogar com maior contato físico. Portanto, quando se pede um meia quer dizer: jogador com visão de jogo, que sabe penetrar entre as linhas e fazer a ligação com os atacantes. A falta desse jogador faz a bola ficar girando de um lado para outro, entre laterais, volantes e zagueiros, sem conseguir penetrar na defesa. Jogador em falta no mercado? Sim, mas isso não quer dizer que não desejamos ter um perfil assim no time.

Concordo com o paragrafo que frisei e, portanto, adicionando 'a tua conclusao: o elenco hoje nao tem meia, pois nenhum deles tem essa descricao...

PS1. O time pode encaixar sem ter esse jogador, se os 3-4 de ataque forem diferenciados. Dificil mas possivel.

PS2. Nao vi o Ademir jogar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
38 minutos atrás, Alex (EUA) disse:

Bom dia. Vamos la':

- "10 classico": seria o antigo "regista" do Calcio. O cara que recebe a bola no meio de campo e tenta articular a armacao de jogadas ofensivas, mas que, mais vezes do que nao, nao chega alem da meia-lua da area, finaliza so' ocasionalmente (fora bola parada) e nao necessariamente marca muitos gols (alias marca poucos com bola rolando). Seria o Modric, uma vez foram Ganso e LL, um pouco antes o sinonimo era o Pirlo, e tem muitos outros antes disto. 

- DeBruyne: nos ultimos dois anos, o Guardiola e o Martinez "encontraram" o lugar ideal para ele, dado que e' um cara altamente tecnico, que se movimenta muito bem e que finaliza tambem muito bem. Anteriormente tentavam usa-lo como segundo atacante, mas rende mais nesta posicao de "10 moderno", que, sim pode ser articulador, mas e' muito mais inicisivo que o "10 classico" de outrora. Como postei ontem, considero o Coutinho um 10 moderno, e, apesar de ser fa dele, acho que no momento o DeBruyne e' mais completo.

- Zico: meu idolo de infancia, apesar do time. Nao acho que era o 10 classico da epoca, porque jogava mais 'a frente e fazia muitos gols (bola rolando), fora ser um dos melhores cobradores de falta de curta/meia distancia da historia.

- Alex: foi idolo por onde passou (Coritiba, Palmeiras, Parma, Turquia). Se o debate e' "porque nao jogou em clube grade na Italia" acho que a resposta e' mesclada: na epoca o Parma ainda era forte (nao grande, mas forte), talvez a ocasiona sonolencia dele em campo pode ter sido um fator, e tambem pode ser que, na epoca, as equpies grandes da Italia estavam  bem srvidas de camisa 10. Tem outros fatores extra campo tambem ,ja' que a base de tudo no futebol e' grana e politicagem. Eu nao amava o jogo do Alex, pela inconstancia, mas o cara tinha altissima qualidade e e' um belo profissional.

Abs

Antigamente era mais fácil saber a posição dos jogadores, era mais bem definido.

Zico e Pelé, por exemplo, usavam a camisa 10, mas eram atacantes. Chamados de ponta de lança.
Ademir da Guia e Dirceu usavam a 10 e eram os caras que ditavam o jogo. A bola passava muito por eles. Eram os chamados meias-armadores. O Ademir da Guia mesmo não sendo atacante fazia muitos gols.

Maradona e Rivaldo eram um mix de meia armador com ponta de lança, já se aproximando do que se pratica hoje na Europa.

Bem, essa é minha opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Alex (EUA) disse:

Bom dia. Vamos la':

- "10 classico": seria o antigo "regista" do Calcio. O cara que recebe a bola no meio de campo e tenta articular a armacao de jogadas ofensivas, mas que, mais vezes do que nao, nao chega alem da meia-lua da area, finaliza so' ocasionalmente (fora bola parada) e nao necessariamente marca muitos gols (alias marca poucos com bola rolando). Seria o Modric, uma vez foram Ganso e LL, um pouco antes o sinonimo era o Pirlo, e tem muitos outros antes disto. 

- DeBruyne: nos ultimos dois anos, o Guardiola e o Martinez "encontraram" o lugar ideal para ele, dado que e' um cara altamente tecnico, que se movimenta muito bem e que finaliza tambem muito bem. Anteriormente tentavam usa-lo como segundo atacante, mas rende mais nesta posicao de "10 moderno", que, sim pode ser articulador, mas e' muito mais inicisivo que o "10 classico" de outrora. Como postei ontem, considero o Coutinho um 10 moderno, e, apesar de ser fa dele, acho que no momento o DeBruyne e' mais completo.

- Zico: meu idolo de infancia, apesar do time. Nao acho que era o 10 classico da epoca, porque jogava mais 'a frente e fazia muitos gols (bola rolando), fora ser um dos melhores cobradores de falta de curta/meia distancia da historia.

- Alex: foi idolo por onde passou (Coritiba, Palmeiras, Parma, Turquia). Se o debate e' "porque nao jogou em clube grade na Italia" acho que a resposta e' mesclada: na epoca o Parma ainda era forte (nao grande, mas forte), talvez a ocasiona sonolencia dele em campo pode ter sido um fator, e tambem pode ser que, na epoca, as equpies grandes da Italia estavam  bem srvidas de camisa 10. Tem outros fatores extra campo tambem ,ja' que a base de tudo no futebol e' grana e politicagem. Eu nao amava o jogo do Alex, pela inconstancia, mas o cara tinha altissima qualidade e e' um belo profissional.

Abs

Meu camarada, voce fazendo essa avaliação do "antigo 10 clássico" me veio a memória o maior de todos que vi jogar, nosso Divino mestre, Ademir da Guia!!! Mas eram outros tempos mesmo!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Ao usar o fórum você concorda com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade..