É uma soma dos dois. Se 2025 tivesse sido um ano excepcionalmente irregular, poderia ser apenas tático, mas 2023-24 também foram inconsistentes, entregando a decadência técnica e física de alguns jogadores (Weverton, Murilo e Veiga) e a inutilidade de outros (Giay e Aníbal). Fora as chegadas altamente questionáveis como Micael.
O elenco está longe de ser ruim, mas carece de maior consistência defensiva e de jogadores mais decisivos. Alguns (poucos) jogadores precisam sair, já estão há tempo demais jogando mal.
Mas é um fato: é impossível avaliar completamente qualquer jogador do time nestes últimos três anos inconsistentes da comissão técnica portuguesa. Eles raramente conseguem ajudar os jogadores. O maior reforço para 2026 realmente seria a saída do Abel.
Você imagina alguém colocando o Arrascaeta para marcar mano a mano um volante ou um lateral?
Pois é, aqui o pardal faz isso, todos jogadores tem duelos individuais definidos. Se perdeu os duelos, fudeu.
Entendo que o time do Palmeiras só pode contratar as demais peças após trazer um camisa 5 com as características que casem com estilo de jogo do elenco. Nosso time precisa de volante roubador de bola e com distribuição vertical, esse é o estilo no nosso elenco. Um cara que estava barato e fazia isso facilmente é o Gregore, alto poder de desarmes e boa distribuição de bola, foi vendido por R$ 39 milhões.
A falha do camisa 5 deixa a defesa totalmente desguarnecida e impossibilita o ataque de pegar o adversário desarrumado, um bom camisa 5 resolve um boa parte dos problemas desse elenco!
Claro que gostaria de ver um Fabinho ou um Casemiro(Utopia), mas tem outros bom nos como Jefferson Lerma ou Guido Rodriguez que podem fazer isso com sucesso!